Chegou o IPF em Regime aberto!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: segunda 17 out 2011, 22:10

Mensagem Post: #41 a terça 05 mar 2013, 18:33 

Re: Chegou o IPF em Regime aberto!

prodrive Escreveu:
David Santos 87 Escreveu:agora é que entendo quando me ligam pessoas a quem eu nunca dei o numero nem falei antes Imagem

Também já me aconteceu isso... mais do que uma vez...

Por aqui tb mas percebo o porquê pois não é todos os dias que o pessoal cá vem aos Açores e se por um lado um DNF é sempre válido cá, um FI é mais saboroso .
ImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #42 a terça 05 mar 2013, 19:50 

hautamaki Escreveu:Elpombero, os numeros existem, criados pela Groundspeak, logo, tb devem ser levados em conta.
Farto-me de debater isto no café: o geocaching tem 1001 interpretações e formas de jogar...e todas elas válidas.
:-)

Claro que os números também devem ser levados em conta.
Eu também gosto dos "meus" números. O objectivo este ano é chegar às 1000 (já sei que não vou conseguir [:I)] )
Só acho que os fins não justificam os meios... Mas isto sou eu...
Em relação a todas as formas de jogar serem válidas, lamento mas não concordo! Todas as formas são possíveis, mas nem todas são válidas!
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #43 a terça 05 mar 2013, 20:05 

elpombero Escreveu:
hautamaki Escreveu:Elpombero, os numeros existem, criados pela Groundspeak, logo, tb devem ser levados em conta.
Farto-me de debater isto no café: o geocaching tem 1001 interpretações e formas de jogar...e todas elas válidas.
:-)

Claro que os números também devem ser levados em conta.
Eu também gosto dos "meus" números. O objectivo este ano é chegar às 1000 (já sei que não vou conseguir [:I)] )
Só acho que os fins não justificam os meios... Mas isto sou eu...
Em relação a todas as formas de jogar serem válidas, lamento mas não concordo! Todas as formas são possíveis, mas nem todas são válidas!

Eu não concordo com a distribuição de listas de pontos finais de multi ou de caches mistério. Não considero válidas, pois são uma imensa falta de respeito por quem cria essas caches. E isto independemente se há muitas coisas para contar ou se o o "trabalho intelectual" a encontrar as coordenadas das caches seja complicado.

Eu uso o seguinte princípio, não resolvo, não vou lá. E se por acaso vou em excursão (tipo Maria vai com as outras), e antes de reclamar como encontrada essa cache, resolvo o enigma. Em multis há sempre hipótese se se visitar os locais em que se tem de recolher dados. Ou no local ou virtualmente.

Se a intenção dos proprietários das caches mistério fosse que se disponibilizassem as coordenadas finais a todos, estas seriam tradicionais e não mistério.

Na maior parte dos casos há uma "preguiça" para fazer um esforço na procura da solução ou então a pressa de ter as coordenadas finais para ter mais um sorriso no mapa. E simplesmente, só mais um sorriso no mapa.

Às vezes basta procurar no melhor amigo de quem quer resolver enigmas, o google, para começar a perceber qual será o caminho para se encontrar a solução. Basta isso, e também na maior parte das vezes, do outro lado, os proprietários das caches estão à disposição e ao alcance de uma mensagem. É só fazer esse esforço: ir ao perfil, enviar mensagem e explicar o que já foi feito na resolução e onde estão parados. Simples, eficaz e dá algum trabalho.

E as caches mistério, criadas pela Groundspeak, também devem ser levadas em conta, tal como os números.

TB
TB

Registado: quinta 29 dez 2011, 01:40

Mensagem Post: #44 a terça 05 mar 2013, 20:12 

O não concordar com essas listas é uma opinião e uma forma de estar que faz todo o sentido e com a qual, sinceramente, não discordo de todo.

A minha intervenção neste tópico apenas teve a ver com a indignação e reações de espanto de alguns para com o grupo criado no facebook, pois estou convicto que 90% dos que aqui estão a postar neste tópico têm conhecimento dessas listas, usando-as ou não!
Curiosamente ninguém fala nelas, talvez porque são criadas por alguns "tubarões" da cena nacional, ou até mesmo participantes deste forum....não sei, nem interessa!

Ou seja, não é coisa nova!
Aliás é até bem mais à descarada do que o grupo do facebook! À descarada e elitista, porque não é para todos...
Foi só mesmo por isso que trouxe esse ponto à discussão, porque tudo o resto já é bem mais complexo...se concordamos ou se usamos....enfim, dá pano para mangas!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #45 a terça 05 mar 2013, 20:20 

sergiomdias Escreveu:O não concordar com essas listas é uma opinião e uma forma de estar que faz todo o sentido e com a qual, siceramente, não discordo de todo.

A minha intervenção neste tópico apenas teve a ver com a indignação de algum para com o grupo criado no facebook, pois estou convicto que 90% dos que aqui estão a postar neste tópico têm conhecimento dessas listas, usando-as ou não!

A minha indignação não é a criação do grupo, nem que ajude quem "realmente" precise. Não concordo é que se coloque as coordenadas finais ou até com algumas pistas. Uma boa parte das caches tem essas mesmas pistas nas páginas.

sergiomdias Escreveu:Curiosamente ninguém fala nelas, talvez porque são criadas por alguns "tubarões" da cena nacional, ou até mesmo participantes deste forum.

Há um a frase que uso desde miúdo: "lead by example" e se calhar se quem cá está há mais tempo quer ser respeitado devia dar o exemplo. Agora se o exemplo que querem dar é este, com a criação e divulgação de listas, não é de admirar que depois existem outros problemas. E às vezes até fico apreensivo como é que quem tem caches mistério, e as criou e gosta que elas tenham visitas, alinha nestes esquemas e também alimente estes ficheiros excel que andam a circular.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #46 a terça 05 mar 2013, 20:27 

sergiomdias Escreveu:Curiosamente ninguém fala nelas, talvez porque são criadas por alguns "tubarões" da cena nacional, ou até mesmo participantes deste forum....não sei, nem interessa!

Ou seja, não é coisa nova!
Aliás é até bem mais à descarada do que o grupo do facebook! À descarada e elitista, porque não é para todos...
Foi só mesmo por isso que trouxe esse ponto à discussão, porque tudo o resto já é bem mais complexo...se concordamos ou se usamos....enfim, dá pano para mangas!

Andam dezenas dessas listas a circular de mãos em mãos entre Geocachers. Uns são tubarões, outros são baleias, há uns cavalos, uns ratos, uns melgas e não sei mais que espécies haverão.

Não são elitistas a partir do momento em que cada um as pode criar e passar a quem muito bem entender. Diria que mais democrático não existe. Dependendo do grupo de amigos e de pessoas envolvidas, as listas poderão ser mais ou menos completas.

A única diferença para esta que agora foi criada é que (que eu tenha conhecimento) as listas não estão disponíveis à distância de um click como esta que agora foi divulgada. Se eu acho bem? Nem bem, nem mal, antes pelo contrário...

TB
TB

Registado: quinta 29 dez 2011, 01:40

Mensagem Post: #47 a terça 05 mar 2013, 20:41 

É pah...isto tudo para dizer que a mim não me chocam nem listas, nem grupos no facebook! Basicamente é só essa a minha posição, sendo que respeito todas as outras já aqui expressas
A realidade é que as coisas existem e não são de agora...

Sou owner de 5 caches Mistery, uma delas nomeada aos prémios GPS, e algumas de resolução bem complexa.

Revolta-me mais o "parasitismo" dos logs em grupo em caches que tenho de terreno 5, onde só 1 vai à cache e os outros ficam a bater palmas, do que listagens com coordenadas finais.
Se não resolvem o enigma, mas estiverem no GZ da cache, pelo menos já desfrutam de grande parte do que o owner pretendia!

Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #48 a terça 05 mar 2013, 20:44 

prodrive Escreveu:A única diferença para esta que agora foi criada é que (que eu tenha conhecimento) as listas não estão disponíveis à distância de um click como esta que agora foi divulgada. Se eu acho bem? Nem bem, nem mal, antes pelo contrário...

Penso que esta frase resume tudo...
Uma coisa é uns amigos trocarem umas dicas ou umas coordenadas...
outra é estarem escarrapachadas num local público...e onde até quem nunca pensou em usar tal coisa, pela facilidade da coisa cai em tentação....então o pessoal novo nem vai chegar a perceber o que era uma mistério...
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #49 a terça 05 mar 2013, 20:47 

sergiomdias Escreveu:...Revolta-me mais o "parasitismo" dos logs em grupo em caches que tenho de terreno 5, onde só 1 vai à cache e os outros ficam a bater palmas, do que listagens com coordenadas finais.
Se não resolvem o enigma, mas estiverem no GZ da cache, pelo menos já desfrutam de grande parte do que o owner pretendia!

Isso já é outra coisa, mas para alguns bater palmas já é "encontrar" a cache. É assim. Infelizmente.

Há enigmas que o ponto final não tem nada de apelativo, o que é a mais valia na cache é mesmo a "história" que se tem de percorrer para encontrar as coordenadas finais.

Mas cada um retira aquilo que quer, uns mais e têm a experiência toda, outros ficam-se pelas bancadas.

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #50 a terça 05 mar 2013, 20:52 

prodrive Escreveu:Não são elitistas a partir do momento em que cada um as pode criar e passar a quem muito bem entender. Diria que mais democrático não existe. Dependendo do grupo de amigos e de pessoas envolvidas, as listas poderão ser mais ou menos completas.

IDILIO49 Escreveu:Uma coisa é uns amigos trocarem umas dicas ou umas coordenadas...
outra é estarem escarrapachadas num local público...

Listagens à parte, espécies também... é o chamado jobs for the boys.
Democrático, sem dúvida...
PS: Não estou minimamente interessado em nenhuma dessas "democráticas" listagens!
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 3 visitantes