Porque damos favoritos?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #11 a quinta 17 jan 2013, 19:32 

Re: Porque damos favoritos?

prodrive Escreveu:Local não joga bem com Urbex, e muito menos com monumento. Dar um Favorito à Monsanto Subterrâneo ou à Belém Time Portal pelo local, é um bocado... redutor.

Mas a minha opinião vale o que vale... eu votei contra a rotulagem das caches.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #12 a quinta 17 jan 2013, 19:37 

prodrive Escreveu:Local não joga bem com Urbex, e muito menos com monumento. Dar um Favorito à Monsanto Subterrâneo ou à Belém Time Portal pelo local, é um bocado... redutor.

E então? Achas que Local devia ser só Natura?
Não sei...Acho que se cada um pode considerar o que entende por Local...

Por exemplo a Cache do Gil ou do Belém Time Portal, acredito que para o pessoal de fora de Lisboa mereça um favorito também pelo Local. Para um lisboeta, não...

Nada como concretizares a tua visão com as caches indicadas...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #13 a quinta 17 jan 2013, 19:42 

E atenção que eu não estou a dizer que os favoritos foram dados apenas pelas categorias. O que eu quero saber é se a tua percepção de porquê é que os favoritos foram dados, além da apreciação total da cache (que não é isso que quero ver aqui e que seria a votação principal),qual ou quais as categorias que podem ter tido influência.
E é por isso que eu pessoalmente tenho uma visão alargada do que entra dentro de cada categoria...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 14 ago 2010, 12:39

Mensagem Post: #14 a quinta 17 jan 2013, 19:48 

Das que EU fiz e estão na lista acho que estão bem "separadas", mas continuo a dizer que pode fazer confusão do tipo uma cache que seja uma "grannndeee aventuraaa" mas que não tem enredo e essa cache tar no topo das Aventura/Enredo. Tas a perceber?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #15 a quinta 17 jan 2013, 19:52 

Local - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentemente de o "Container" poder ser um simples rolo fotográfico e independentente de não ser nenhuma "Aventura" lá chegar

Aventura - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentemente de o "Container" poder ser um simples rolo fotográfico e mesmo que o "Local" não seja grande coisa.

Container - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentente de não ser nenhuma "Aventura" lá chegar e mesmo que o "Local" não seja grande coisa.

Depois claro que podem coexistir vários factores e como é óbvio a apreciação global da cache pode ser devida a muitos mais factores do que a soma simples destes factores.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #16 a quinta 17 jan 2013, 19:53 

pika7 Escreveu:Das que EU fiz e estão na lista acho que estão bem "separadas", mas continuo a dizer que pode fazer confusão do tipo uma cache que seja uma "grannndeee aventuraaa" mas que não tem enredo e essa cache tar no topo das Aventura/Enredo. Tas a perceber?

Estou... Estás a defender que o ideal seria teres mais categorias. Como isso ainda daria mais confusão, nada como começar por aqui.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #17 a quinta 17 jan 2013, 19:58 

Admito que o termo Aventura não seja o mais feliz, para resumir numa só palavra os vários sentidos diferentes que lhe estou a dar. Estejam à vontade para propor outra.
Já o Local acho que serve para abranger muita coisa e o Container parece-me pacífico.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #18 a quinta 17 jan 2013, 20:10 

Estas já fiz. Se não concordarem digam!

Imagem

Estas não fiz. Agradecia mesmo uma validação de quem já as tenha feito...

Imagem
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 21 jul 2011, 16:12

Mensagem Post: #19 a quinta 17 jan 2013, 20:26 

jasafara Escreveu:Local - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentemente de o "Container" poder ser um simples rolo fotográfico e independentente de não ser nenhuma "Aventura" lá chegar

Aventura - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentemente de o "Container" poder ser um simples rolo fotográfico e mesmo que o "Local" não seja grande coisa.

Container - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentente de não ser nenhuma "Aventura" lá chegar e mesmo que o "Local" não seja grande coisa.

Depois claro que podem coexistir vários factores e como é óbvio a apreciação global da cache pode ser devida a muitos mais factores do que a soma simples destes factores.

Boas,

Talvez seja mais fácil hierarquizando o nosso pensamento da seguinte forma, na classificação de caches nas categorias propostas:

Local
Enredo / Aventura
Container

Independentemente se é natura, urbex, ou outro tipo.

Para mim pessoalmente, tem de existir local, depois no projecto de criação da cache, o enredo pode ser simples, isto é, a história que fundamenta a existência da cache no local, relacionada com este ou ficcional.

Depois se existir aventura, trilhos, passos intermédios, dificuldades a superar, pontua mais.

Finalmente se existir harmonia e interligação, entre o enredo/aventura para chegar ao local e os containers que forem surgindo forem disitintos e engenhosos então a pontuação será máxima.

Mas pessoalmente o container para mim não é factor decisivo se não existir num bom local.

Deste modo ao votar vou utilizar este esquema de pensamento.

abcs.
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #20 a quinta 17 jan 2013, 20:36 

pcostaphotography Escreveu:...Deste modo ao votar vou utilizar este esquema de pensamento...

Compreendo perfeitamente. É outra hipótese.
Mas por exemplo isso levaria a que não votasses em nenhuma das caches do helderjust acima indicadas. Tudo bem!
Mas eu com este tópico, mais do que saber qual é a tua opinião pessoal (ou a de qualquer outro) gostaria de saber o que vocês pensam sobre a razão de as caches terem favoritos. Aì independentemente de não votares nelas, não terás dúvidas nenhuma que as caches do helderjust tem os favoritos pelo containers. Certo? E isso mesmo sem as teres visitado, eventualmente :)

Foi o mesmo tipo de raccioccínio que tive para classificar pelo local as caches de Belém, Parque das Nações ou Castelo. Um lisboeta nunca se lembraria de votar nelas pelo local, mas é por isso que elas têm pelo menos uma parte dos favoritos (a do Castelo todos...).
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes