hautamaki Escreveu:...
Mas sabes qual é a verdade depois nisto tudo? É que as caches cheias de polémicas por causa disto e daquilo e deste ou daquele...são sempre as melhores. Que mesmo algumas depois de arquivadas e com logs trancados continuam a ser visitadas aos "bandos" SEMANALMENTE.
Tem sido prática corrente nos ultimos tempos (nos ultimos 2 anos, vá. Ou melhor, desde que inventaram Prémios para as "melhores" caches) criarem caches com objectivos muito para além de levarem os geocachers a conhecer o local ou uma história. Os objectivos passam por levarem os geocachers a atribuir favoritos, usarem todos os atributos esquesitos que existem, e ganharem prémios. Isso sim, é que importa. Mas afinal, são os números. Ok, tudo bem, até aqui eu até nem me importo.
Mas o problema sério começa quando começamos a "atropelar" a legalidade, nomeadamente a invasão de propriedade privada, e muitas vezes facultar o acesso a todos os geocachers a parimónio privado, municipal, nacional ou mundial levando à destruição acelarada do mesmo. Tenho assistido a verdadeiros exemplos de lapidação do património, destruição de fauna e flora, e um total desrespeito pelos bens alheios.
Enquanto eramos meia dúzia de geeks que tínhamos GPSr caros e gostávamos de novas tecnoclogias e respeitávamos a Natureza e o património, a coisa correu bem, mas à medida que a massificação se foi implementando (nomeadamente com a descida abrupta dos preços dos equipamentos e acesso facilitado a formas de encontrar caches por diversos meios) tornou-se imparável e incontrolável a forma como se pratica geocaching.
Como já disse aqui, e vou repetir, estas formas de "actuar" só estão a acelerar a "morte" do geocaching na forma como o conhecemos (e gostamos). A imagem de que é uma actividade praticada por pessoas sem escrúpulos e respeito já existe, e só vai piorar. Espero que nãp aconteca, mas se continua assim das duas uma: ou começa a haver uma verdadeira "caça" às caches e aos geocachers, ou a GS tem que meter um travão nesta situação através de critérios rigorosos nas guidelines e na publicação de caches.
A partir do momento e que vejo aqui ( e no terreno) geocachers a defenderem que as melhores caches são as que nos levam a propriedades privadas (sem que haja autorização para o acesso às mesmas por parte dos geocachers) e a locais sensíveis (ruínas, grutas, reservas naturais e afins) só porque vai lá muita gente e essa gente diz "espectacular! flashei 3 morcegos e trouxe umas coisas para casa que estavam lá ao abandono!" temos um cenário desolador que não agoira nada de bom.
Mais uma vez digo também (isto que escrevo é só para descarregar aqui a minha indignação e não ir descarrgar em alguém que não tem culpa nenhuma) que de nada vale o que estou a aqui a escrever: continuarão todos os dias a ser publicadas caches em locais como os que descrevi acima, porque os revisores nada podem fazer sobre isso, limitam-se a verificar se as guidelines são cumpridas, e todos os dias as caches serão visitadas por todo o tipo de pessoas e e que terão todo o tipo de comportamentos e atitudes.
Lamento que a comunidade no seu geral continue (como sempre fez) a assobiar para o lado e achar que está tudo bem assim, que cada um faz o que quer, como quer e quando quer, e que uma vez que é (supostamente) uma actividade de lazer que tudo é permitido, e que a ingenuidade de acreditar que só por se ser geocacher se é uma pessoa boa continue a ser regra.
Que ninguém se abstenha de assumir a sua cota parte de culpa. Todos somos humanos e cometemos erros, seja nas atitudes seja na escrita. E neste caso concreto, ainda consigo contar pelos dedos os geocachers que considero ter uma atitude e postura praticamente 100% correcta.