Reposição de caches

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #41 a quarta 29 ago 2012, 15:31 

Re: Reposição de caches

Era este post do prodrive que faltava.
O geocaching não era melhor ou pior que o de agora, mas as justificações para os actos do Bolacha (e meus e do tmob, etc) são aqueles.
Hoje em dia já não tenho tanto cuidado com essa reposição, porque não tenho vagar para perceber onde e como posso ajudar. Mas cheguei a fazer viagens propositadas para repor caches dos outros, a mais de 200kms, por ex. A cache não estava lá, mas o passeio era aquele e não ia ser por causa de não haver caixinha que o iria deixar de fazer.
Como em tudo há que ter bom senso, e equacionar se de facto vale a pena a substituição ou não, tomando em contas os vários fatores.
Exemplos práticos:
1. o almeidara foi trabalhar uns meses para o estrangeiro, a malta ficou encarregue de lhes manter as caches, mesmo as mais reles.
2. o clcortez teve que fazer uma pausa por questões profissionais, a comunidade manteve as suas caches, mesmo as mais reles
3. os greenshades têm caches históricas, "não se podem perder", a comunidade foi mantendo as suas caches
4. o geocacher da Moimenta tem lá na terra uma cache em cada fonte e cada pinheiro, falta uma? Paciência.
5. o geocacher da Travancatem lá na terra uma cache em cada fonte e cada pinheiro, falta uma? Paciência.

O found não interessa para o caso.
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #42 a quarta 29 ago 2012, 16:40 

Mas, quem é que afinal anda a recolocar caches desaparecidas sem avisar o owner? E desses quantos o fazem apenas para o (mal)dito found? Um ou dois?
Vejo muitos a fazer founds em caches que não encontram, isso sim. Dos outros, nunca vi...

Já recoloquei um logbook na cache mais antiga activa - A Praia e o Rio [Ericeira] e "Ps - Coloquei um novo logbook na cache, tinha visto que estava a necessitar de manutenção. Se, ao contrário do antigo, os colegas escreverem nas duas faces das folhas e nos imensos espaços livres, dará para um bom tempo!
Em troca tirei um Smile azul! :)"

Quem terá feito mal? Eu que coloquei um novo se calhar sem perguntar, não me lembro, ou, quem pediu a manutenção e não escreveu nas duas faces do antigo? Ainda por cima a cache foi adoptada por um Revisor... (-challenge-)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #43 a quarta 29 ago 2012, 16:44 

prodrive Escreveu:Isto que estamos aqui a assistir não é mais do que um choque cultural entre duas gerações distintas :)

Não pretendo julgar ninguém, nem dar razão a ninguém, mas para que percebam melhor a forma de estar e de "jogar" do Bolacha, gostaria de fazer aqui um pequeno enquadramento do Geocaching em 2006 ou 2007.

Basicamente, na altura não havia um Geocaching de proximidade. O geocaching urbano era um conceito pouco instituído. Lisboa tinha na altura umas 20 ou 30 caches, espalhadas por parques e jardins e não existia sequer aquele conceito de esconder uma cache à porta de casa com um texto copiado da Wikipédia sobre o "artista" que dá o nome à rua.

As caches estavam escondidas em locais recônditos, longe da civilização e mais longe ainda de casa dos owners :)

Na altura, o Almeidara era o owner que tinha mais caches escondidas, quase uma centena delas, que iam desde Rio de Onor (fronteira entre o distrito de Bragança e Espanha), até Bensafrim (o extremo oposto no Algarve, junto a Sagres), passado por distritos como Viseu, Setúbal, Guarda, Portalegre, Beja, Évora, Coimbra, etc., etc.).

Esse era o caso mais notável, mas havia muitos outros, como os GreenShades, ClCortez, MAntunes, Touperdido, etc., com caches escondidas fora das áreas de residência. Nessa época não havia quaisquer restrições à publicação de caches fora das áreas de residência. Felizmente que não havia, pois foi essa liberdade que proporcionou o desenvolvimento do Geocaching nas áreas Natura e em distritos sem Geocachers.

Estamos a falar de uma época em que os nicks de Geocachers se conheciam quase todos. As caches tinham todas identidade própria e os Geocachers mais activos conseguiam acompanhar os logs todos que eram feitos em todas as caches de Portugal Continental e Ilhas. Os logs minimalistas eram raros e havia muitas referências ao estado das caches e necessidades de manutenção.

Neste cenário, era impensável, apesar dos esforços que consumiam aos owners, quer em viagens propositadas quer em enormes desvios, conseguirem dar conta do recado sozinhos. O espírito comunitário era muito sólido, e a manutenção era assegurada pela comunidade. Se houvesse uma referência a uma falta de lápis porque o Geocacher anterior tinha referido no seu log que tinha levado o da cache por engano, o Geocacher seguinte tratava de o recolocar em vez de colocar um Needs Maintenance para o Almeidara ir num instante a Rio de Onor, recolocá-lo :)

O mesmo para a Recolocação de Caches. Se havia uma consciência que a cache tinha efectivamente desaparecido, o Geocacher seguinte que tivesse intenção de visitar a cache, oferecia-se para a recolocar, sem necessidade de uma deslocação propositada do owner. Claro que também havia excepções e havia owners que não aceitavam essa oferta de ajuda, e faziam questão de manter exemplarmente as suas caches, com todos os sacrifícios que daí advinham.

Foi esta a cultura que o Bolacha apreendeu e é esta a cultura que continua a manter em prática.

Pessoalmente, consegui adaptar-me à nova realidade de caches descartáveis "paridas em ninhadas", e não me atrevo a recolocar uma cache desta geração, contudo se me deparar com uma situação destas, mais recônditas, de um Geocacher da "Velha Guarda" não terei a mínima dúvida em recolocá-la em concordância com o owner :)

Obrigado Gustavo pela tão elaborada descrição! Está muito bem!
Ainda assim sabemos que atendendo à brutal diferença entre essa altura e agora na maneira como se vê o geocaching quase ninguém que tenha chegado recentemente consegue enquadrar-se e sentir realmente o que foi. No entanto enalteço quem ainda se dá ao trabalho de tentar mostrar que nem sempre foi assim, e que ainda existem alguns que conseguem dar valor às coisas boas que haviam antes da massificação.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #44 a quarta 29 ago 2012, 16:45 

Também não me apanham a fazer manutenções sem falar com o owner, mas também por outro lado, a não ser que seja na minha zona (e por acaso só aconteceu uma vez e com o vsergios) é complicado eu contactar o owner numa cache que estou a fazer a 500km de casa.

Se esses owners quiserem que a malta faça manutenção, que indique, na descrição da cache, no logbook fisico, whatever... algo como "Se encontrar o logbook cheio e puder dispensar um de emergência agradeço".

Isto acontece muito em por ex caches "one for the road" em AE's, onde com o volume de visitas e todas elas geralmente micro enchem num instante, eu nem me importava de em algumas delas que encontro tirar o logbook antigo e meter um novo... se o owner lá tivesse deixado essa indicação.

Cláudio
Imagem

Large
Large

Registado: segunda 07 jun 2010, 02:44

Mensagem Post: #45 a quarta 29 ago 2012, 17:27 

dupladepeso Escreveu:Também não me apanham a fazer manutenções sem falar com o owner, mas também por outro lado, a não ser que seja na minha zona (e por acaso só aconteceu uma vez e com o vsergios) é complicado eu contactar o owner numa cache que estou a fazer a 500km de casa.

Se esses owners quiserem que a malta faça manutenção, que indique, na descrição da cache, no logbook fisico, whatever... algo como "Se encontrar o logbook cheio e puder dispensar um de emergência agradeço".

Isto acontece muito em por ex caches "one for the road" em AE's, onde com o volume de visitas e todas elas geralmente micro enchem num instante, eu nem me importava de em algumas delas que encontro tirar o logbook antigo e meter um novo... se o owner lá tivesse deixado essa indicação.

Cláudio

Isto não tem a ver com gerações, mas pelos vistos o geocacher dupladepeso chegou lá, que fique claro já que sou da geração "rasca" como parece alguns querem referir, pelos vistos a educação da geração anterior é pior que a de agora, que fique claro eu já fiz manutenções em caches/recolocar, mas com contacto com o Owner e não porque decidi por mim próprio fazer essa manutenção, que nem é bem manutenção (troca de logbook) estamos a falar de um container desaparecer e ir a uma cache e colocar lá um container sem dar "cavaco" a ninguém, é disso que estamos a falar.
Mas nós desta geração, pelos vistos, temos que aprender com a geração anterior, não tenham dúvidas não farei mais pedidos de manutenção, irá andar comigo muitas folhas e rolos fotográficos para fazer as respectivas manutenções/recolocações, sempre vou contribuir para menos arquivamentos e ficar bem "visto" pela geração anterior.

Que fique claro este tópico está para mim encerrado, escusam de comentar mais.
A não ser que alguém que seja desta ou outra geração venha para aqui ofender seja quem for.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #46 a quarta 29 ago 2012, 17:39 

pcsilva Escreveu:Isto não tem a ver com gerações, mas pelos vistos o geocacher dupladepeso chegou lá, que fique claro já que sou da geração "rasca" como parece alguns querem referir, pelos vistos a educação da geração anterior é pior que a de agora, que fique claro eu já fiz manutenções em caches/recolocar, mas com contacto com o Owner e não porque decidi por mim próprio fazer essa manutenção, que nem é bem manutenção (troca de logbook) estamos a falar de um container desaparecer e ir a uma cache e colocar lá um container sem dar "cavaco" a ninguém, é disso que estamos a falar.

Pedro, em momento algum referi ou quis referir que esta geração é "rasca", ou mesmo sequer pior que a anterior. Não me sinto mais rasca ou menos rasca em ter mudado o meu comportamento com a não-recolação de caches actualmente.
São cenários diferentes que geram comportamentos diferentes. Não me choca que outros tenham comportamentos diferentes, nem sequer os julgo.
pcsilva Escreveu:Mas nós desta geração, pelos vistos, temos que aprender com a geração anterior, não tenham dúvidas não farei mais pedidos de manutenção, irá andar comigo muitas folhas e rolos fotográficos para fazer as respectivas manutenções/recolocações, sempre vou contribuir para menos arquivamentos e ficar bem "visto" pela geração anterior.

Todos temos que aprender com todos, sempre! Acho que deves agir em conformidade com as tuas convicções, e melhor do que ficar bem "visto" aos olhos dos outros, deves querer ficar bem "visto" aos teus próprios olhos :)
Sei que essa é a tua postura, não tenho dúvidas ;)

Micro
Micro

Registado: terça 17 jul 2012, 12:52

Mensagem Post: #47 a quinta 30 ago 2012, 03:16 

Enfim... a língua portuguesa é muito traiçoeira e por vezes damos interpretações diferentes à mesma coisa, apenas nos expressamos de forma diferente.

Creio contudo que sejamos nós de que geração formos, a educação é a base para tudo e houve neste tópico um pouco de má educação, talvez um palavreado excessivo... mas pronto, cada qual é responsável pelos seus actos e atitudes.

Gustavo, parabéns pelos teus logs... elucidativos, práticos e directos... de uma forma educada tentaste "arrumar" esta questão... esta era a imagem que tinha de ti e que o tempo que já convivemos veio comprovar que estava certa.

OBS: Apesar do log estar em nome do @fonso GS, é óbvio que é a Cláudia que está a escrever!

Boas cachadas a todos, muita diversão, partilha e amizade!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #48 a quinta 30 ago 2012, 11:58 

Obrigado Cláudia :)

Large
Large

Registado: terça 13 abr 2010, 19:25

Mensagem Post: #49 a terça 19 fev 2013, 17:55 

RuiJSDuarte Escreveu:Mas, quem é que afinal anda a recolocar caches desaparecidas sem avisar o owner? E desses quantos o fazem apenas para o (mal)dito found? Um ou dois?
Vejo muitos a fazer founds em caches que não encontram, isso sim. Dos outros, nunca vi...

Já recoloquei um logbook na cache mais antiga activa - A Praia e o Rio [Ericeira] e "Ps - Coloquei um novo logbook na cache, tinha visto que estava a necessitar de manutenção. Se, ao contrário do antigo, os colegas escreverem nas duas faces das folhas e nos imensos espaços livres, dará para um bom tempo!
Em troca tirei um Smile azul! :)"

Quem terá feito mal? Eu que coloquei um novo se calhar sem perguntar, não me lembro, ou, quem pediu a manutenção e não escreveu nas duas faces do antigo? Ainda por cima a cache foi adoptada por um Revisor... (-challenge-)

Ao passar os olhos neste post já antigo, reparei numa imprecisão que julgo que se deve corrigir, a cache A Praia e o Rio não é a cache mais antiga activa, a cache mais antiga activa em Portugal é esta http://coord.info/GC8EF9 Translant Chess Cache. Já agora esta cache tem sobrevivido também graças à manutenção que vários geocachres foram fazendo ao longo dos anos.
Revolução é uma palavra antiga para uma ideia moderna.

Imagem

Boas cacheadas!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #50 a terça 19 fev 2013, 23:10 

:) Não me lembro porque é que escrevi isso, mas lembro-me de que estava convencido de tal... talvez me tenha pura e simplesmente enganado ou a outra estivesse "disable" à data.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes