Needs Maintenance por distrito errado

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a segunda 30 jul 2012, 18:42 

Needs Maintenance por distrito errado

No nosso vizinho geocaching@pt, o hfilipe abriu um tópico denominado "Needs Maintenance por (suposto) distrito errado". Quem quiser vá lá ver que não morde :)

Já percebi que ILIDIO49 costuma criar logs do tipo "Needs Maintenance" quando detecta as situações a partir da infalibilidade dos ficheiros vectoriais CAOP 2012.

Uma opinião e uma pergunta.

Opinião. "Needs Maintenance" talvez seja imperioso de mais...Só os revisores se tivessem condições poderiam impor/sugerir fortemente a correção do distrito. Acho que uma simples Note seria suficiente...

Pergunta. Os owners normalmente ligam ao pedido? Neste momento existem 36 caches não arquivadas com o distrito publicado diferente do do IAAN.

Código:
waypoint   cacheName   cacheOwner   Distrito   Date Hidden   Status   gps_distrito   gps_concelho   gps_freguesia
GC16YWB   A galinha dos ovos de (mini) golf - TP72 [Fátima]    touperdido   Santarém   2007-10-25   E   Leiria   Leiria   Santa Catarina Da Serra
GCPTXZ   The Odeceixe Beach   zoom_bee   Faro   2005-07-22   E   Beja   Odemira   São Teotónio
GC2KYN6   #04 Vale dos Poios à Estrela   Paulo_Domingues   Leiria   2011-01-08   E   Coimbra   Soure   Degracias
GCP9A4   Lapa Da Columbeira [Bombarral]   manchanegra   Leiria   2005-06-12   E   Lisboa   Lourinhã   Reguengo Grande
GC3H2BW   25*PT do Porto Alto   liberdade63   Lisboa   2012-04-14   E   Santarém   Benavente   Samora Correia
GC1594G   PRAIA FLUVIAL DE FERMIL   eterlusitano   Vila Real   2007-08-20   D   Braga   Celorico De Basto   Veade
GCW5EA   A FENDA [Bombarral]   miguelrk   Leiria   2006-05-21   E   Lisboa   Lourinhã   Reguengo Grande
GC10EK8   Castelo do Trevim [Lousã]   McPenha   Coimbra   2007-01-18   E   Leiria   Castanheira De Pêra   Coentral
GC15P9Z   AA11 - Dom Quixote   fsena   Leiria   2007-09-04   E   Santarém   Ourém   Fátima
GC15D76   Powertrail do Montemuro #14 - S. Pedro do Campo   daraopedal   Aveiro   2007-08-25   E   Viseu   Cinfães   Tendais
GC3DQG6   VG - Espinho   matrixamp   Porto   2012-04-15   E   Aveiro   Espinho   Espinho
GC30184   [175] Farol das Berlengas   Team GeocacherZONE   Lisboa   2011-07-10   E   Leiria   Peniche   Peniche (São Pedro)
GC17K6Y   MIRADOURO DE SÃO SILVESTRE   eterlusitano   Vila Real   2007-11-24   E   Porto   Baião   Tresouras
GC20X36   Nascente do Vouga   ACorreia+Bé   Viseu   2009-11-10   E   Guarda   Aguiar Da Beira   Gradiz
GC17MXK   ENTRE OS RIOS   eterlusitano   Porto   2007-11-26   E   Aveiro   Castelo De Paiva   Santa Maria De Sardoura
GC1GEY9   MESÃO FRIO FLUVIAL   eterlusitano   Vila Real   2008-09-19   D   Porto   Baião   Gestaçô
GC1X424   Powertrail do Montemuro #12 - VG da Pedra Alçada   daraopedal   Aveiro   2009-08-10   E   Viseu   Cinfães   Nespereira
GC3667N   #41 Ecovia Tâmega - Parques   geo.CBT.smurfs   Braga   2011-10-18   E   Porto   Amarante   Fregim
GC1X42B   Powertrail do Montemuro #18 - Amarelo e Violeta   daraopedal   Aveiro   2009-08-10   E   Viseu   Castro Daire   Cabril
GC17TBK   MOSTEIRO DE POMBEIRO    eterlusitano   Porto   2007-12-05   E   Braga   Guimarães   Serzedo
GC1R1WR   Vista a perder de Vista [Arrimal]   touperdido   Leiria   2009-05-06   E   Santarém   Santarém   Alcanede
GC159PH   EX EX-LIBRIS DE MONDIM DE BASTO   eterlusitano   Vila Real   2007-08-21   E   Braga   Celorico De Basto   Veade
GC17A3V   Monte da Armada -Capela S.Lourenço de Gondufe   teotonio   Braga   2007-11-06   E   Viana Do Castelo   Ponte De Lima   Serdedelo
GC16657   Fafião - Varanda das Sombrosas   naventuras   Braga   2007-09-23   E   Vila Real   Montalegre   Cabril
GC3MAD2   #51 one for the road EN103   buscaterra   Vila Real   2012-05-27   E   Braga   Vieira Do Minho   Campos
GC2VZ7R   Girando ao vento   h_raky   Santarém   2011-05-10   E   Leiria   Caldas Da Rainha   Vidais
GC1PN50   Senhora do Viso - Custóias [Vila Nova de Foz Côa]   Geod'arc   Viseu   2009-04-07   E   Guarda   Vila Nova De Foz Côa   Custóias
GC1GK2G   Carvalhal   CMAgueda   Aveiro   2008-09-24   E   Viseu   Tondela   São João Do Monte
GC2FTED   Rio Teixeira #1 - Depois do lazer   Valente Cruz   Aveiro   2010-09-25   E   Viseu   Oliveira De Frades   São João Da Serra
GC14BWD   TP44 - Monstro de Ness [Dornes]   touperdido   Santarém   2007-07-14   E   Castelo Branco   Sertã   Cernache Do Bonjardim
GC3B4Z0   VG - Bacalhau   matrixamp   Leiria   2012-01-19   E   Lisboa   Cadaval   Cadaval
GC3JKD9   Penedo Padrão (Pedra do Altar) - [TB Hotel]   DannySSA   Santarém   2012-05-04   E   Leiria   Porto De Mós   Mira De Aire
GC299HD   SERRA DA OPA (Sabugal)   white_shark   Guarda   2010-06-10   E   Castelo Branco   Penamacor   Vale Da Senhora Da Póvoa
GC3R55N   A Cepa Torta   @fonso GS   Bragança   2012-07-21   E   Guarda   Figueira De Castelo Rodrigo   Escalhão
GC3QCBY   Juntaram-se os três à esquina   GeoDuplaP&F   Santarém   2012-07-25   E   Leiria   Caldas Da Rainha   Landal
GC32CER   Casa da Ventosa   Team Lynce   Guarda   2011-08-22   E   Castelo Branco   Penamacor   Penamacor
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 08 fev 2012, 23:16

Mensagem Post: #2 a segunda 30 jul 2012, 18:48 

Re: Needs Maintenance por distrito errado

Eu recebi um desses pedidos de manutenção e achei que foi despropositado.

Na minha óptica, um Needs Maintenance serve para manter/reparar uma cache, física - ou porque o log book está cheio, container danificado, etc, etc... E não para detalhes estatísticos e/ou listings... Na lógica destes pedidos, teria-mos de fazer o mesmo para erros ortográficos nas listings...

Fiz a devida alteração (até porque foi uma cache que adoptei recentemente), e fiz o owner maintenance - mas simplesmente para não ter lá o irritante e, neste caso, flagrantemente desnecessário icone vermelho de SOS ;)

A minha opinião é que este tipo de pedidos deveria ser feito através ou de nota ou mensagem ao respectivo owner ;)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #3 a segunda 30 jul 2012, 18:52 

Eu corrigi a minha, mas não gostei do "Needs Maintenance", até porque este cria um atributo e pode levar os Geocachers ao engano, porque afinal está tudo bem com a cache.

Além disso, o Distrito, normalmente, se está incorrecto, a GS (ou alguém) corrige, corrigiram-me várias desse PT, que anda pelo limite de Distritos, essa não foi corrigida, parto do princípio de estaria correcta de acordo com os mapas da GS.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a segunda 30 jul 2012, 19:00 

Paulo_Domingues Escreveu:... parto do princípio de estaria correcta de acordo com os mapas da GS.

Mas a GS valida isso? Já não crio caches há muito tempo, mas tenho ideia que o State é de colocação manual pelo owner e que não existe nenhuma validação automática (nem sequer no que diz respeito ao país...por exemplo a rifkinda aludiu ao caso da cache o Planato que teve reclamações por supostamente estar em Espanha...)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #5 a segunda 30 jul 2012, 19:04 

No caso do PT alguém alterou, eu coloquei Leiria em todas. Mas, já li por aí algo, salvo erro escrito pelo Sup3rFM, a falar disso e que alteravam.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a segunda 30 jul 2012, 19:09 

Paulo_Domingues Escreveu:No caso do PT alguém alterou, eu coloquei Leiria em todas. Mas, já li por aí algo, salvo erro escrito pelo Sup3rFM, a falar disso e que alteravam.

Acredito que quando se apercebem o façam. De recordar o fantástico trabalho inicial do Hugo de atribuir o State a todas as caches que não o tinham preenchido (ver este post e os seguintes).
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a segunda 30 jul 2012, 19:17 

À atenção dos revisores que serão os únicos a poder corrigir a situação...

Neste momento em caches arquivadas temos estas divergências.

Código:
waypoint   cacheName   cacheOwner   Tipo   Distrito   Date Hidden   Status   gps_distrito   gps_concelho   gps_freguesia
GC8C49   Roman Bridges   orebelo   Locationless   None   2002-09-09   A         
GCA9CE   Ancient Aqueducts   MAntunes   Locationless   Lisboa   2002-11-17   A         
GC1PMVP   Marco - Minas dos Carris    Robiin   Traditional   Vila Real   2009-04-04   A   Braga   Terras De Bouro   Campo Do Gerês
GC18CY2   Do Moinho até à Igreja [Foros do Arrão]   manelov   Multi   Portalegre   2008-01-05   A   Santarém   Chamusca   Chouto
GC17AY0   CARRAPATELO    eterlusitano   Traditional   Porto   2007-11-11   A   Viseu   Cinfães   São Cristovão De Nogueira
GCC53D   Vasco da Gama   ricardobsilva   Locationless   None   2003-01-17   A         
GC309GP   Pedras nos Casais da Serra (Landal)   ivosimpson   Traditional   Leiria   2011-07-16   A   Lisboa   Cadaval   Alguber
GC204MK   Espeleólogo(a) por um dia [Fátima]   touperdido   Event   Santarém   2009-11-21   A   Leiria   Batalha   São Mamede
GC1NFAM   Castelo do Rei Wamba   candeia   Traditional   Castelo Branco   2009-03-08   A   Portalegre   Nisa   Santana
GC1X2WB   O outro lado de Odeceixe   heldinho   Traditional   Faro   2009-08-10   A   Beja   Odemira   São Teotónio
GC1PY2Z   Fátima y el muro de Berlín   clubaltamira   Traditional   Leiria   2009-04-11   A   Santarém   Ourém   Fátima

As Locationless parece claro que não deverão ter State, as outras e para ficarmos com a BD de arquivadas correcta seria interessante serem corrigidas...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #8 a segunda 30 jul 2012, 21:05 

Aplaudo e admiro a iniciativa do Idilio49, para tentar corrigir as anomalias nas caches.

Não contesto a forma. Se é eficaz e alertou os owners para as "irregularidades", é porque foi boa. Se poderia ter sido outra, acho que sim, eventualmente alguém a contestaria também.

Sinto que a comunidade portuguesa é muito privilegiada por ter acesso a este tipo de informação! Se é irrelevante ou não estar incorrecta. Não me escandaliza que esteja incorrecta, mas se puder estar bem, melhor :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a segunda 30 jul 2012, 22:20 

prodrive Escreveu:Aplaudo e admiro a iniciativa do Idilio49, para tentar corrigir as anomalias nas caches.

Imagem Sei que este smile te dá suores frios, mas subscrevo completamente o que dizes e ainda acrescento, agradeço :)

prodrive Escreveu:Não contesto a forma. Se é eficaz e alertou os owners para as "irregularidades", é porque foi boa. Se poderia ter sido outra, acho que sim, eventualmente alguém a contestaria também.

Eu então só contesto a forma. Um "Needs Maintenance" no meu ponto de vista indica a necessidade urgente de se fazer uma intervenção física na cache e não o indicar de erros mais ou menos grosseiros no distrito, nas classificações de terreno e dificuldade, na qualidade da listing ou nos erros de português. Se o owner estiver interessado no aviso uma note é perfeitamente suficiente. Uma das coisas que ia aqui dizer é que além de dizer que o distrito estava errado devia explicar, mas o ILIDIO49 já se antecipou e o último log está perfeito [^]. Mas embora uma imagem seja melhor do que 1.000 palavras podia à mesma indicar textualmente que o distrito estava errado ;)

prodrive Escreveu:Sinto que a comunidade portuguesa é muito privilegiada por ter acesso a este tipo de informação! Se é irrelevante ou não estar incorrecta. Não me escandaliza que esteja incorrecta, mas se puder estar bem, melhor :)

Concordo a 100%. E não acho nem um pouco que seja irrelevante. Se se pode identificar automaticamente o distrito de uma determinada coordenada não há razão para manter um erro. No entanto o hfilipe levantou uma questão pertinente. Sendo que em alguns casos o distrito está errado por muito poucos metros, poderão eventualmente ser as coordenadas que estão erradas! Afinal a precisão dos nossos GPS são bastante menores do que as dos utilizados em cartografia/topografia... Isso não invalida o aviso, mas pode significar que o que terá de ser corrigido são as coordenadas. Deixo aqui uma sugestão. A de as Geopt Geocaching Tool, Coordinate and Distance Converter indicar qual o distrito, concelho e freguesia da coordenada. Esta não me parece complicada. O que não sei se seria possível é ser dado um aviso quando a coordenada ficasse a menos de X metros de outro distrito e ser fornecida a coordenada mais próxima da introduzida que ficasse nesse tal outro distrito...
O "idiota" deu a ideia, agora os "duendes" que se pronunciem sobre a sua exequibilidade :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #10 a segunda 30 jul 2012, 22:26 

Isso iria obrigar a ter OS shapefiles no gctools e aumentar consideravelmente o tamanho da app. Não vejo grande benefício nisto...

Sent from my NexusHD2 using Tapatalk 2
Imagem Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes