À Descoberta das Minas dos Carris [Gerês]

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #11 a sexta 12 set 2014, 10:44 

Re: À Descoberta das Minas dos Carris [Gerês]

Vale bem a pena ler o livro e aprender um pouco mais sobre a história do local. Estar lá no Inverno com tudo nevado dá para para pensar sobre as duras condições de trabalho.

Há muita informação sobre o livro e sob o PNPG aqui no blog do Rui Barbosa.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #12 a sexta 12 set 2014, 17:34 

joom Escreveu:Vale bem a pena ler o livro e aprender um pouco mais sobre a história do local. Estar lá no Inverno com tudo nevado dá para para pensar sobre as duras condições de trabalho.

Fui à apresentação do livro e comprei-o. Acho que o livro foca muito na vertente humana e social e pouco na geologia mineira.
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #13 a sexta 12 set 2014, 18:00 

danieloliveira Escreveu:
joom Escreveu:Vale bem a pena ler o livro e aprender um pouco mais sobre a história do local. Estar lá no Inverno com tudo nevado dá para para pensar sobre as duras condições de trabalho.

Fui à apresentação do livro e comprei-o. Acho que o livro foca muito na vertente humana e social e pouco na geologia mineira.

Tens razão eu também queria saber um pouco mais mas mais vale qualquer coisa do que nada.

De qualquer das formas é uma resenha histórica sobre o local e que permite conhecer um pouco mais, ou muito mais, esta zona quase no fim do mundo.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #14 a sexta 12 set 2014, 23:16 

Valente Cruz Escreveu:
ArqueoLobo Escreveu:Também ando a pensar em arranjar equipa para rumar ao Gerês num percurso de 2 dias em autonomia entra a Portela do Homem e Pitões das Júnias.
Talvez aqui alguém me saiba esclarecer uma dúvida, onde acampar pela zona de Pitões?

Normalmente, nessa travessia e para dois dias, a pernoita é nas Minas dos Carris, que corresponde mais ou menos a metade do percurso. As vistas, dos Carris para o amanhecer, são excelentes [:)] Para além da sugestão dos Carris, queres pernoitar em mais algum lado, próximo de Pitões?

Expliquei-me mal, os dois dias correspondiam à ida e volta. dia 1 (Portela - Pitões) e dia 2 (Pitões - Portela), mas estive a pensar melhor e para a primeira abordagem ao Gerês é capaz de ser preferível andar sem tenda às costas.
Obrigado pela informação.
Relativamente a dormir nos Carris acho que vou esperar por mais um evento dos veteranos do Gerês ;)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #15 a sexta 12 set 2014, 23:34 

joom Escreveu:A ideia de dormir em Fafião é para depois fazeres o regresso pelo mesmo caminho?

Na zona de Fafião há um parque de merendas perto mas depende do trilho que forem fazer e de que lado vão chegar. Se forem pela Capela de São João, uns dos mais fantásticos locais, passam já na parte final, por uma área boa.

Obrigado pela informação. Como Fafião é um bocado mais a Sul (chegava lá, mas tinha muito que penar) suponho que querias dizer Pitões. E suponho que o parque de merendas seja o desta cache "GC3YRT5 Parque de Merendas - Pitões das Júnias" que realmente parece ser um bom local para acampar [8D]

joom Escreveu:Aconselho o trilho da cumeada para o início. Procura no wikiloc.

Entretanto decidi que para primeira vez nos carris deve ser melhor não seguir até Pitões pois o caminho de regresso tem uma grande parte repetida. Agradeço o conselho do trilho das cumeadas, se calhar vou pela ermida do Xurés (que me parece uma subida mais longa e suave) e para o regresso desço pela cumeada. Fica a subida do trilho das cumeadas para quando me decidir a percorrer ... montanhas nebulosas ;)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #16 a sexta 12 set 2014, 23:40 

Sim, queria dizer Pitões das Júnias. Por Fafião é outra volta e outro tipo de terreno.

Estás a pensar vir quando? O tempo em algumas partes do território influência alguma coisa.

E há vários caminhos Portela do Homem - Pitões das Júnias. Um pelos marcos de fronteira e outro mais para baixo e chegas às minas dos Carris por baixo, na zona da Lamalonga.

Sim, é essa a cache. Ainda não a encontrei, nas vezes que passei por aí ainda não havia.

Nano
Nano

Registado: terça 16 set 2014, 01:12

Mensagem Post: #17 a terça 16 set 2014, 02:27 

ArqueoLobo Escreveu:Também ando a pensar em arranjar equipa para rumar ao Gerês num percurso de 2 dias em autonomia entra a Portela do Homem e Pitões das Júnias.
Talvez aqui alguém me saiba esclarecer uma dúvida, onde acampar pela zona de Pitões?

Também gostava de fazer o trilho Portela Homem-Pitões das Júnias. Pernoitar em Pitões e fazer o caminho inverso no dia seguinte. Há alguns anos que estou para fazer isto e acho que vai ser ainda este ano.
Estas a pensar fazer o trilho em que data.
Abraço

Large
Large

Registado: quinta 30 ago 2012, 11:19

Mensagem Post: #18 a terça 16 set 2014, 15:38 

100limites Escreveu:

Também gostava de fazer o trilho Portela Homem-Pitões das Júnias. Pernoitar em Pitões e fazer o caminho inverso no dia seguinte. Há alguns anos que estou para fazer isto e acho que vai ser ainda este ano.
Abraço

O percurso mais directo entra em Zona de Protecção Total
http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/ap/resource/img/pnpg/mapas/map-pt-gde

Nano
Nano

Registado: terça 16 set 2014, 01:12

Mensagem Post: #19 a sexta 19 set 2014, 00:31 

biscas Escreveu:
100limites Escreveu:

Abraço

O percurso mais directo entra em Zona de Protecção Total
http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/ap/resource/img/pnpg/mapas/map-pt-gde

É proibido fazer os trilhos na Zona de Protecção Total??

Large
Large

Registado: quarta 26 mar 2014, 12:41

Mensagem Post: #20 a sexta 19 set 2014, 12:29 

Só com autorização do PNPG.
AnteriorPróximo

Voltar para VILA REAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante