por pcostaphotography
Olá a todos,
Aquando do passeio á Serra do Risco, no qual o Tmob owner da cache do Formosinho, também participou, recordo-me que falámos sobre este Alto da Serra da Arrábida que desconhecia, dos companheiros desse belo dia, jasafara, arqueolobo também bons comentários se fizeram ouvir sobre essa zona desconhecida para mim.
Recentemente num passeio no Portinho da Arrábida, voltámos a falar no Formosinho zona que ansiava conhecer.
Como gosto de partilhar locais de elevada beleza natural com outros companheiros de caminhada,
resolvi partilhar a intenção no GeoPT.
Rápidamente ouve bastante adesão e o jasafara sugeriu realizarmos a visita para Ver Nascer o Sol.
Dai foi um turbilhão de acontecimentos, passando por 2 idas consecutivas ao Formosinho em curto espaço de tempo, a primeira na boa companhia do anjosear que me ensinou o caminho, num fim de tarde inesquecivel, em que chegámos a El Carmen de noite, a segunda na boa companhia do biscas, em que aproveitámos para logar as caches e colocar mais 8 novas, que assinalavam o "novo trilho" que evitava passagem em ZPT e indicavam o caminho até há Quinta de El Carmen e dai a Casais da Serra.
Reconhecido o caminho circular, o grupo não parava de crescer e os conselhos de alguns amigos e geocachers também de Setúbal, apontavam para dar a conhecer o projecto ao ICNF para que este organismo que tutela o Parque da Arrábida autorizasse a passagem numa zona contigua a ZPT.
O percurso foi enviado, um pouco tarde reconheço, mas infelizmente o troço do trilho proposto não estava reconhecido pelos técnicos do Parque e não foi possivel utilizá-lo.
In extremis submito a apreciação uma alteração, subida e descida ao Formosinho por Casais da Serra - Fonte do Zambujo e obtenho a autorização há última da hora, a horas do inicio da caminhada.
Afinal seria possivel cumprir o grande objectivo proposto, de subir ao alto do Formosinho.
Em simultâneo sou informado que a Quinta de El Carmen é propriedade privada e que o caminho a tomar cruzaria a Quinta. Apressei-me a recorrer ao meu amigo anjosear que me deu o contacto da D.ª Gertrudes, e surgiu de imediato a minha ideia de num espaço tão bonito podermos lá tomar o pequeno almoço com as saborosas tortas de Azeitão.
Em bom termo o fiz porque este contacto foi precioso pois curiosamente a filha da D.ª Gertrudes a Teresa Costa que no geocacher é a MissPochete, veio também dar uma preciosa ajuda no contacto com o ICNF por forma a conseguirmos autorização para o percurso que viemos finalmente a fazer.
Obrigado Teresa pelo esforço constante.
Quero ainda agradeçer ao biscas (pedro lopes) que me acompanhou na colocação das caches e guiou parte do grupo na ascensão ao Formosinho.
Á associação Desnível de Cascais que divulgou o evento e no qual participaram vários sócios desta e, que no final foram também á Quinta ao pequeno almoço.
Ao Zé Ribeiro que fechou o primeiro grupo como guia.
A todos os presentes que vieram conosco neste dia inesquecivel.
No final ainda foi possivel a quem se deslocou á Quinta de El Carmen, fazer o percurso entre a Quinta e a Cache Peneireiro, aproveitando para percorrer esse belo trilho no qual a Vista para as Terras do Risco é constante.
Obrigado á Miss Pochete pela autorização por parte da Quinta de El Carmen.
[Pequeno almoço]
Depois de chegarmos a Casais da Serra vindos do Alto do Formosinho, seguiu-se a deslocação a El Carmen de carro.
Estacionados no parque da Quinta, depará-mos com um local maravilhoso, e onde iria ocorrer um casamento no final da manhã, reunidos todos, fomos visitar a Capela, e conhecer a Quinta e os seus salões.
Depois foi tempo de nos deliciarmos com as tortas de azeitão, um café ou chá e finalmente um belo moscatel para rematar.
O espaço é muito bonito, o serviço de catering excelente.
Houve tempo para apreciar a bela colecção de TB's e Geocoins do Pavarotti a quem agradeço o gesto.
Convivio, descanso e sombra.
Aproveitei para falar sobre a origem da ermida de El Carmen e sua história desde a sua construção.
Afinal nasceu das ofertas do povo, depois com os tempos foi tendo vários proprietários da nobreza, até que recentemente pertencia á Casa de Palmela.
Ficou uma porta aberta para quem desejar poder visitar a Quinta e pedir autorização de passagem para quem quiser fazer o trilho.
Um local histórico com uma paisagem deslumbrante onde apetecia viver.
Seguiu-se para alguns o regresso a casa e para muitos a continuação de um dia bem passado a cachar.
Presentes no Evento que logaram o logbook:
BTT
Mitorigeikos
Felinos
N@vegante
AnaSofiaAzevedo
SaintJonh06+SaintJonh-JR
Filven
JorgeTadeuRamos
Junh
Cindy/Kika
Ftav
Ricky&Ly
A.D.R. – Achada Geocaching Team
Team Leitão
Shorta
Pavarotti
Mafill
Pepolino e as muggles Zeca e Carlos Sérgio
Otigre
Team Cotovia
Fox14 na companhia da muggle Sofia G.
Rafal.pt
Bodi&Bifes
Team Pika7
Gang da Pata Negra
Biscas
MJPA@BRR
Dr. Gigabyte
Jasafara
BTT Rio Azul – João Narciso
Fafafive
Joãotiago4 e muggle marisa
ISDTeam
Team Ribeiro
Luis11
Mystique
Cardosole
Team47&Cia – wiko15 / pimenta82 / Trebaruna / 3Machados / Sugomes
High Trekkers
Requeijão
Mendes Teixeira Team
Finalmente, o meu agradecimento á Drª Ana Sofia Palma do ICNF , Biologa a Técnica Superior do Parque que autorizou a subida e descida do grupo ao Alto do Formosinho.
cumprimentos,
pcostaphotography