Azambuja 160

Moderadores: KimPossible, jasafara

Small
Small

Registado: terça 18 set 2012, 20:00

Mensagem Post: #91 a quinta 15 ago 2013, 01:30 

Re: Azambuja 160

IDILIO49 Escreveu:Se tivesses respeito pelo owner escrevias a verdade, a sinceridade é um grande valor, e só tendo feedback realista o owner pode evoluir com a cache

Claro que é um grande valor a sinceridade mas deve ser usada só para transparecer honestidade, seria honesto da minha parte desconsiderar o trabalho do owner que, ao ter o trabalho para colocar ali aquela cache para me divertir, e só porque eu não gostei ou porque está fora do meu critério deve ser objeto da minha "critica" ou observação menos positiva ? Se acho alguma coisa mal envio uma mensagem ao owner, meter no log só se fosse para me exibir ("eu sou o mais esperto e estás a ver aquilo assim...") claro que estava a ser sincero, mas estaria a ser educado ? estaria a ter consideração pelo trabalho do owner ? Estariam os meus critérios certos e do owner errados ?

Será de bom tom classificar ao meu critério a colocação daquela cache e não respeitar as opções e critérios diferentes dos meus ? Essa coisa da sinceridade deve ser usada com moderação e bom senso, mas nos logs pode dar origem a mal entendidos, atritos e conflitos desnecessários.

Como já foram ver, sou pouco mais que muggle, é um privilégio para mim encontrar uma cache escondida por alguém, se há um problema envio uma msg ao owner (não deito abaixo o owner no log), isto está a ficar off-topic o Fernando que me desculpe.

Mas existe uma coisa que me reservo o direito, não dizer mal da cache no log, se o tiver que fazer direi ao owner. Das poucas caches que fiz, vou ver quantas... 345, mais de 100 são do Fernando(geoduplaP&F) deste tópico, já levou com algumas mensagens minhas, mas acima de tudo se não gostar daquela cache não a faço, se não gostar daquele restaurante vou a outro, mas se não gostar também não vou dizer que é a melhor do mundo.

Para situarmos isto, o ano passado deu uma reportagem na TV, eu estava a ver TV, olha pois é.. tenho ali um tablet... abri o site vi as caches próximas e toca de ir procurar a cache... Mas qual cache aquilo nunca mais apareceu (era problema do tablet só podia...) era nada, mas fui comprar um gps e quando descobri a cache.... mas que é que vou escrever aqui ?? OPC foi o que escrevi ... sem contato nenhum no meio, sem ter lido mais do que meia dúzia de logs, a única coisa que queria era agradecer.

Por isso, a sinceridade é uma coisa muito bonita quando não é usada para exibir ou tentar propagar conceitos, estatutos e pontos de vista. Quanto aos logs, não vou escrever a dizer que é bom, vou sempre agradecer porque respeito o trabalho do owner, nunca vou escrever publicamente que aquilo não presta mas também não vou dar "GRAXA" a dizer que é bom. Sendo assim, numa cache má (na minha opinião) vou escrever o quê? Pois é.... vcs que são mais experientes expliquem-me(nos).

Afinal quando leio os logs, claro que outros podem ter outros critérios, gosto de saber que local é aquele, as aventuras e desventuras para encontrar a cache etc etc etc. Os mais experientes expliquem-nos o que deve ter um log... metam no listing se for preciso.

Abram um tópico com isso, o Fernando que me desculpe, mas dizer apenas que o log deve ser bom não é suficiente, eu escrevo mal, não gosto de escrever, ninguém percebe bem o que quero dizer e não sou melhor nem pior que os outros. Por isso fica o desafio, abram um tópico e definam que critérios deve ter um bom log, se a informação ou um texto pomposo de alguém que nasceu para escrever.

Já sei qual é a próxima resposta... já andas nisto à tempo suficiente para não teres estas dúvidas... será mesmo ?
Existe uma coisa que deve basear tudo, o "Respeito"... Usar a sinceridade para faltar ao respeito é algo muito comum mas que eu não concordo.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #92 a quinta 15 ago 2013, 01:44 

Estás a confundir respeito e reconhecimento com sinceridade. Não é por alguém dizer o que realmente acha que está a faltar ao respeito a ninguém, nem tão pouco não reconhecer o trabalho do Owner. Infelizmente temos é muita gente que não sabe encaixar comentários e apenas por não serem opiniões concordantes com as próprias acham que são pejorativas.
Qual é o problema de ser público? Se é uma opinião verdadeira, ou é algum crime?
Não é com um sorriso e uma pancadinha nas costas "tá tudo bem" que o Mundo evolui...infelizmente é o que mais temos para aí...em conjunto com quem não sabe ouvir uma opinião diferente....
Imagem Imagem Imagem

Small
Small

Mensagem Post: #93 a quinta 15 ago 2013, 03:12 

São formas de estar diferentes... existem limites diferentes para cada um, voltamos à questão do respeito.
O owner deve ser respeitado pelo seu trabalho, ser classificado, a cache classificada... mas, que respeito tem alguém ao dizer "se fosse eu não colocava a a cache ali"...., isto foi dito em que contexto ? "eu sou o mais esperto e fazia aquilo melhor" ou, "acho que aquilo melhorava se estivesse assim", pois é.... Lá vamos para a questão dos logs e a sua interpretação.
Mas é um nitida falta de "Respeito" pelo Owner, "hoje vi fontes, igrejas e autocarros peço desculpa pelos logs iguais"... ora, colocar limites comportamentais é impensável, conseguir que todos coloquem informação relevante para o owner melhorar impossível, educar ou ensinar a escrever muito menos.... por isso, se calhar o melhor é fazer uma coisa deste tipo:
A cache é bonita (0-10) :
Gostam da cor do logbook? (0-10):
O local da cache tem entradas de ar ? (0-10):
Com critérios adequados claro.
Assim, tipos como eu que escrevem mal, têm a possibilidade de passar a informação relevante.

Sinceridade implica franqueza e honestidade, se essa sinceridade gerar conflitos, más interpretações e o seu uso for desnecessário, serve para quê?
Existe alguma confusão entre omissão e as tais pancadinhas nas costas, uma coisa é dizer que aquilo é muito bom, a outra é omitir publicamente o que está mal, uma outra ainda... uma resposta que um chefe me deu "Alguém lhe perguntou alguma coisa?".
Isto está a ficar off-topic outra vez , ainda sou banido :)
A questão é..... colocar informação para um bom log, como fazer e como colocar ?
A outra questão... como owner o que gostava de ter no log ?

Small
Small

Mensagem Post: #95 a quinta 15 ago 2013, 05:13 

Ora aí temos algo....
E tem mesmo de ser assim ? Que dados existem irrelevantes que já estão em logs anteriores... por exemplo o trajeto etc etc.
Será lógico seguir um critério de repetição e escrever a mesma coisa que 10 geocachers anteriores só para ter um log bonito mas que no fundo não acrescenta nada de novo ?
Ou seria mais útil transmitir ao owner informação mais objetiva ?
Não será limitativo criar apenas um estereotipo de log porque se definiu que era assim que era bonito, útil pode até nem ser nem para o owner nem para quem vai ler ?
Eu estava à espera de ideias novas, de variantes, de conceitos que melhorem e sejam abrangentes para todos e não limitativos para alguns. Não pegar no conceito que é bom mas sem variantes.
Assim, o resultado é que poucos conseguem escrever um log decente (estou a incluir-me), porque se definiu que o critério é este quando o critério podia ser mais abrangente e com mais informação para o owner e todos os outros.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #96 a quinta 15 ago 2013, 07:43 

Bom bom é escreveres para o outros o que gostavas que escrevessem para ti.
Se gostas de pancadinhas nas costas, força.
Se gostas de logs detalhados, força.
Se não tens paciencia para um log descritivo, força.
Se achas que respeito é dares a tua opinião sincera, força.
Se achas que respeito é não dares a tua opinião sincera, força.
Se achas que como o owner fez é que está bem, sempre, força.
Se achas que como o owner fez é que está bem, muitas vezes, força.
Se achas que como o owner fez é que está bem, algumas vezes, força.
Se achas que o owner se esforçou, e que deves recompensa-lo com o log e umas fotos, força.
Se achas que o owner tropeçou e deixou cair a cache num buraco, e que deves crucifica-lo com o log, força.
Força a fazer como gostavas que te fizessem a ti... sempre preparado para o retorno, que vem muito mais facilmente se não fores adepto do "está tudo bem".
E como estas coisas aparecem sempre pelo lado negativo da coisa, por causa dos logs repetidos ou por causa dos OPCs e etc, porque é que achas que se alguem não se dá ao trabalho de esconder uma coisa num local interessante, ás vezes no meio do lixo, a centena e meia de metros de outra e a mostrar o mesmo, com uma listing de copy/paste de um qualquer site da net, com coordenadas tiradas às três pancadas, que não faz manutenção às suas caches, merece o "respeito" de apenas ouvir essas coisas em privado? Não confundas o Falta de Respeito com Sinceridade.
Conheço vários casos de caches com coordenadas mal tiradas de propósito... isso sim, é falta de respeito.
Resumindo, faz o que não te importas que te façam a ti. Assim, acertas sempre.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 29 abr 2010, 23:54

Mensagem Post: #97 a sexta 16 ago 2013, 11:33 

Vamos lá a ver...

bitpt Escreveu:o Fernando que me desculpe, mas dizer apenas que o log deve ser bom não é suficiente, eu escrevo mal, não gosto de escrever, ninguém percebe bem o que quero dizer e não sou melhor nem pior que os outros.

bitpt Escreveu:"hoje vi fontes, igrejas e autocarros peço desculpa pelos logs iguais"

Em relação ao que gosto ou não gosto nos logs, nunca escrevi em lado algum (se bem me lembro) que eles devem ser bons ou maus.
Se uma pessoa escrever "Gustei muto do lucal onde a caxe istá excondida pruque a paisagem e excelente" não se pode considerar um log bem escrito, ou pode? Mas deu a sua opinião sobre o que lá viu.
Agora se a pessoa escrever "Hoje saímos de manhã cedo para percorrer todas as caches do concelho de Azambuja que faltavam no nosso mapa de encontradas. Logo pelas 8 horas encontrámos a primeira, que foi (etc etc etc e mais 50 linhas pelo meio ...) e apenas terminámos a busca por volta das 10 horas da noite, já com 54 cache descobertas, porque já estava escuro demais. Peço desculpa aos owners por os logs serem todos iguais, mas com tantas caches descobertas tem mesmo que ser assim." Este log está bem escrito, sem erros, em português correto, mas sem qualquer referência ou descrição da cache onde foi escrito.

Verdade verdadinha, qual prefiro? O primeiro. Com erros ou sem erros refere-se à cache, mostra que quem o escreveu pelo menos tentou escrever alguma coisa relevante.

O segundo log não é original meu. Aparece muitas vezes e, note-se os pormenores:
- "peço desculpa..." - Quando alguém pede desculpa é porque fez algo mal inadvertidamente, sem querer, porque se enganou em algo, porque fez algo que não devia, e pede desculpa pelo sucedido tentando, se for possível, corrigir o mal que fez. Não tem qualquer sentido pedir desculpa por uma coisa que fizemos propositadamente. Ou estou a ver errado? Faz-me lembrar aquela tabuletas que vemos na estrada "Pedimos desculpa pela demora nas obras mas estamos a trabalhar para o vosso bem." Pedir desculpa pelo que estão a fazer e a cumprir um contrato que fizeram com alguém? Enfim.

"mas com tantas caches descobertas tem mesmo que ser assim" - Sim, alguém já escreveu isto num desses logs-testamento-repetitivos. Tem mesmo que ser assim? Então dou uma sugestão: Criem um log único e escrevam-no da primeira à última cache que encontrarem em toda a vossa vida. Tem mesmo que ser assim.

Continuemos.

IDILIO49 Escreveu:Estás a confundir respeito e reconhecimento com sinceridade.

Eu digo o mesmo. A sinceridade é que é importante. Eu não gostei daquela cache porque... algum motivo? Então escrevo-o. Já o fiz, lembro-me bem deste exemplo, na cache "Pulo do Lobo" em Mértola. Sinceramente não gostei de onde a esconderam, Poucos metros ao lado ou abaixo havia locais mais fáceis, não perigosos e com vista sobre o rio, o que não acontece no local da cache. Achei isso e escrevi-o.
Mas se acho bem também o escrevo, elogiando o que foi feito. Se não gostamos de uma cache mas escrevemos que gostei muito, para não ofender o autor, não estamos a ajudar. Pessoalmente, gosto de ouvir ou ler as opiniões sinceras, e se mostram algo de desagrado fazem com que a melhore, se for possível. Se só dizem bem, penso que está tudo bem e deixo ficar, com o desagrado de todos os que lá vão. Aliás, nesta série das 160 já fiz diversas modificações depois de opiniões que li ou ouvi.

bitpt Escreveu:Sinceridade implica franqueza e honestidade, se essa sinceridade gerar conflitos, más interpretações e o seu uso for desnecessário, serve para quê?

Tudo depende da forma como o escreves. "Esta cache é a pior que alguma vez vi. Tudo está mal. O tamanho, o local" e etc. Ou então "Esta cache está num local interessante, no entanto peca por ser pequena demais, é a minha opinião. Também penso que 2 metros à frente há um local mais escondido, e onde se pode esconder uma cache que não levanta qualquer problema." Embora no fundo digam o mesmo, estes dois logs mostram uma atitude bem diferente, negativa no primeiro, positiva no segundo.

E, repito, não é preciso saber-se escrever bem para escrever tanto um como outro.

bitpt Escreveu:A questão é..... colocar informação para um bom log, como fazer e como colocar ?

Basta escreveres o que estás a pensar. Não é preciso um testamento de 135 linhas.
bitpt Escreveu:A outra questão... como owner o que gostava de ter no log ?

Alguma opinião, positiva ou negativa, mas construtiva.
bitpt Escreveu:Será lógico seguir um critério de repetição e escrever a mesma coisa que 10 geocachers anteriores só para ter um log bonito mas que no fundo não acrescenta nada de novo ?Ou seria mais útil transmitir ao owner informação mais objetiva ?

Inclino-me mais pela segunda hipótese. Informação objetiva sem necessidade de repetir o que os anteriores escreveram. Mas se repetir, qual é o problema?

Mais uma vez, não é preciso ser-se literado nem escrever obras dignas de um Prémio Nobel. Basta escrevermos o que pensamos.

Quanto aos "OPC" ou outros logs minimalistas, é como irmos ao teatro e no final, para aplaudirmos, em vez de aplausos contínuos durante 10 minutos toda a gente bate as palmas uma única vez. Uma palmada de uma mão na outra e chega. Algum autor ou actor gostaria disso?

E quanto aos logs repetidos, de novo com a analogia do teatro, vou ver 7 peças de teatro numa semana e no final vou escrever vários artigos numa revista sobre teatro descrevendo tudo o que vi. "Saí de casa no Domingo às 20 horas para me dirigir ao primeiro teatro, no dia seguinte ao segundo, depois o terceiro, e assim por diante até sábado em que vi a sétima peça. Gostei muito de todas elas, mas peço desculpa aos encenadores por escrever esta opiniões todas iguais."
ImagemImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #98 a sexta 16 ago 2013, 14:46 

A série 160 é como as telenovelas, conforme já escrevi mais acima, e vai-se adaptando conforme a audiência.

Seguindo umas sugestões, já submeti para publicação as caches 37 (já lá está há mais de uma semana) até à 42, porque estão em sequência na mesma estrada. Assim, começam na primeira nesta sequência (34) e seguem sempre em frente até à 42 evitando ter que ir várias vezes ao mesmo local.

Quando possível irei fazer o mesmo em outras sequências.
ImagemImagemImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #99 a sexta 16 ago 2013, 16:28 

Tudo de acordo, excepto esta pequena frase:

Fern@ndo Escreveu:Tudo depende da forma como o escreves.

É muito mais importante a forma como é interpretado! [;)]
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #100 a sexta 16 ago 2013, 17:42 

IDILIO49 Escreveu:Tudo de acordo, excepto esta pequena frase:

Fern@ndo Escreveu:Tudo depende da forma como o escreves.

É muito mais importante a forma como é interpretado! [;)]

Tens toda a razão! Muitas vezes escrevemos ou dizemos algo que não é interpretado da forma como pretendíamos dizer. Ou não sabemos dizê-lo da forma mais correta. Um "lugar comum" dia-a-dia.
ImagemImagemImagemImagem
AnteriorPróximo

Voltar para LISBOA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1 visitante