Geopt Lackey
Registado: terça 27 abr 2010, 13:57
Re: [Mafra] pequena história das caches ainda menos urbanas
Ora, estava prometida uma visita de bike a uma cache da zona e depois do passeio aqui está a história da dita... 
A Geologia e as Linhas de Torres [Mafra] - http://coord.info/GCPAQZ, uma cache com o selo BH e que sendo de 2005 ainda não atingiu sequer a marca dos 90 founds... será medo? A listing dá a sensação de que será algo difícil de alcançar...
E para alguns foi-o mesmo... que o diga o "lynx pardinus"
1 -
2 -
3 - ufaaaa
Para outros é mesmo drive-in.

Adiante... FTF para o "HDV", o seu primeiro!
Ao que o owner responde!
e ainda recomenda literatura sobre o assunto! Outros tempos!
Ainda sobre o FTFinder... uma nota para o seu perfil no site da GS...
Não haverão muitos que possam assegurar o mesmo nos tempos que correm, se algum!

Terrenos dinâmicos hein?
Uma cache algo esquecida pelos Geocachers, ávidos de micros em rotundas e que vão deixando fechar pela vegetação trilhos mais recondidos e cheios de histórias.
Cá por mim, muito Obrigado!

A Geologia e as Linhas de Torres [Mafra] - http://coord.info/GCPAQZ, uma cache com o selo BH e que sendo de 2005 ainda não atingiu sequer a marca dos 90 founds... será medo? A listing dá a sensação de que será algo difícil de alcançar...
E para alguns foi-o mesmo... que o diga o "lynx pardinus"
1 -
Chegado à referida igreja (depois, confesso, de ter escolhido o caminho errado...), apeio-me do carro e... deparo-me com um portão novinho em folha (tinha todas as indicações de que teria sido posto esta semana) fechado, a impedir-me de entrar no recinto. OOooooppppsss!
2 -
...toca de subir por ali acima. Algumas oportunidades de praticar exercícios de bouldering (escalada sem corda, em superfícies rochosas) depois, acompanhados normalmente de pensamentos como "UHHH! Não trouxe calças para mudar para o almoço! A João (ndr - a anfitriã, que já fez uma cache comigo) vai ficar furiosa! Ao menos já me posso voluntariar para o grelhador...", chego à conclusão que tem que haver outro caminho. Estou apenas 28 metros da cache, mas a vegetação à minha frente é simplesmente intransponível. Já demorei 10 minutos para vencer os últimos 5 metros até aqui...
3 - ufaaaa
Sabem porque é que eu não a encontrei da outra vez? Bom, porque não somei o 'mês do Miguel' à latitude (só o fiz à longitude)... Pois... Por isso, passei meia-hora daquele dia fatídico a revolver um maciço calcário a 15 metros do local da cache... Eh, eh, eh... Hoje foi chegar, ver a cache em 2 segundos, logar, ir para o carro e bater com a cabeça num dos muros da aldeia durante meia-hora (ainda está lá o buraco).
Para outros é mesmo drive-in.

Adiante... FTF para o "HDV", o seu primeiro!
Depois de ter debalde tentado uma aproximação mais directa pelo colo da elevação pude finalmente reclamar um «first found», tendo chegado à cache esbaforido e arranhado. Com um dólmen, sabre e uma espingarda de pedreneira a pender ao ombro, sob uma saraivada de chumbo e depois de centenas de quilómetros palmilhados a pé, a experiência teria sido certamente ainda mais penosa – até porque ao tempo das invasões as estradas seriam bem piores.
Fiquei com vontade de saber mais - e, sobretudo, de perceber porque é que, com tal aparato defensivo, apesar de tudo, as invasões tiveram algum sucesso. Será que alguém tem conhecimento de um bom volume de história militar portuguesa que me possa recomendar?
Ao que o owner responde!
As primeiras escaramuças que se verificaram junto à 1ª Linha, na zona de Sobral de Monte Agraço, marcaram a viragem no rumo da Guerra Peninsular e também, muito antes de Waterloo, a viragem das Guerras Napoleónicas.
No entanto, nesta altura estávamos já no decorrer da 3ª Invasão de Portugal, tendo já estado sob o domínio francês durante duas vezes, nos anos anteriores.
A partir do momento em que os exércitos de Napoleão, liderados pelo mítico General Messena, começaram a retirada para Norte, sempre seguidos à distância pelos ingleses e portugueses, nunca mais os franceses conseguiram dominar o território nacional.
Tempos depois ainda ensaiaram uma fugaz 4ª Invasão, sem sucesso, mas já era tarde para impedir o declínio da dominação francesa, sendo os seus exércitos perseguidos e humilhados, desde os arredores de Lisboa, por toda a Espanha, até França...
e ainda recomenda literatura sobre o assunto! Outros tempos!
Ainda sobre o FTFinder... uma nota para o seu perfil no site da GS...
ALL of my Finds certified 4x4 off road vehicles and all sorts of shameless aids and spoilers other than info supplied on the cache page FREE!
I make a point of finding the caches exclusively by my own means and I am very much proud of it like that. Most notably, I endorse a Spartan notion of sportsmanship, fair play and healthy competition in geocaching where effort is valued and as a rule I particularly NEVER:
1.made use of a mobile phone in search of advice while looking for a cache;
2.asked for hints or advice prior trying to find a cache myself for at least two times and/or a minimum of 5-6 hours of search;
3.claimed as my find a cache actually searched by/in the company of more than one person, with a couple (two) exceptions;
4.used climbing or other specialized equipment while searching for a cache other than a GPS and normal trekking stuff.
Não haverão muitos que possam assegurar o mesmo nos tempos que correm, se algum!

Terrenos dinâmicos hein?
Uma cache algo esquecida pelos Geocachers, ávidos de micros em rotundas e que vão deixando fechar pela vegetação trilhos mais recondidos e cheios de histórias.
Cá por mim, muito Obrigado!