Arquivamento das caches da Rocha da Pena (Loulé)

Moderadores: KimPossible, jasafara

Regular
Regular

Registado: terça 04 mai 2010, 21:34

Mensagem Post: #31 a sábado 01 out 2011, 03:16 

Re: Arquivamento das caches da Rocha da Pena (Loulé)

btrodrigues Escreveu:
SawCastro Escreveu:
btrodrigues Escreveu:
SawCastro Escreveu:Era bom que os senhores em causa também não fossem radicais e começassem logo por exigir o arquivamento das caches em causa enquanto estudam...
Por acaso vedaram a área para que não vão para lá outras pessoas entretanto?
Ou antes, encorajam as visitas à área desde que não sejam os "vândalos do geocaching"...

as áreas vedadas e com proibição de transposição de barreiras nunca pararam geocachers sedentos de "só mais um found". são os piores.

Cada um fala por si!

Pois. Locais com cenas a interditar a passagem. Os logs falam por si.

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 062d61a5cd

Sawcastro found Indiana Jones and the Lost Gardens of Babylon

FTF

Andei por aqui durante a minha já longínqua juventude e, quando havia aqui a antiga cache ainda tentei cá vir, mas já não foi possível... e entretanto foi arquivada!

Agora que foi publicada outra fiquei de imediato com vontade de a visitar estas já pouco mais que ruínas.

O edifício está de facto muito degradado e suspeito que a conversa de que estão a recuperar alguma coisa não passe disso mesmo, conversa!

Gostei do passeio e da cache. Não gostei no fulano do ICN, porque não percebo o que é que ele está ali a proteger...

TNLN TFTC

Para além da mesquinhês patente na tua resposta não consigo entender o que é que está a tentar provar reproduzindo este meu log.
É por causa de gente como tu que eu detesto forums.
Com este podes perfeitamente ficar só para ti porque este foi o último post que aqui coloquei!
Passa bem!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #32 a sábado 01 out 2011, 03:34 

SawCastro Escreveu:Com este podes perfeitamente ficar só para ti porque este foi o último post que aqui coloquei!
Passa bem!

[off-topic]Não acompanhei nada do que aqui foi dito, apenas quero reforçar a ideia de que os fóruns são espaços de discussão aberta onde se debatem ideias e diferentes pontos de vista.
As discussões por vezes tornam-se mais acesas mas isso faz parte da sua essência.
Quanto à não mais participação no fórum, a comunidade teria bastante a perder com isso e julgo que não merece, porque existe ali ao lado muito trabalho ao lado que depende de ti.
Obrigado SawCastro e o IAAN agradece.[/off-topic]
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #33 a sábado 01 out 2011, 13:37 

SawCastro Escreveu:Para além da mesquinhês patente na tua resposta não consigo entender o que é que está a tentar provar reproduzindo este meu log.

Eu explico.
Limitei-me a dizer que existem geocachers que se estão a borrifar para o facto de existirem barreiras, vedações ou indicações a dizer "acesso restrito". Que o que conta é carimbar mais um logbook. Que a remoção da cache (neste e em muitos casos) é o melhor remédio. Falei de uma forma geral. Mostraste-te ofendido e disseste "cada um fala por si" como se fosse coisa que não te assistisse.

Não foi preciso pensar muito para encontrar um exemplo onde a procura de uma cache numa área vedada pelo ICN não te impedisse (a ti e aos outros geocachers) de desobedecer às indicações dadas e ser inclusivamente confrontado com uma autoridade. Foi isso que tentei reproduzir com o teu log. Que para ti e para muitos geocachers a autoridade do ICN é NULA e ridicularizada em público.
--
BR

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #34 a sábado 01 out 2011, 14:44 

Concordo...
E há mais exemplos... nas praias da zona sul de peniche, toda ou praticamente toda zona está interdita depois da Consolação devido à queda das Arribas... existem diversas caches por aí, algumas que eu mesmo fiz à poucas semanas. A da Praia de São Bernardino não fiz a pedido da minha esposa até porque está bem patente na praia o resultado da desobediencia e transgressão do espaço vedado.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #35 a sábado 01 out 2011, 15:58 

Não me choca que o ICN ou qualquer outra entidade dê instruções de arquivamento das caches. Eles é que são os técnicos e possuem os meios necessários de avaliação dos impactos que a actividade possa gerar (sendo real).
Choca-me sim, e confesso que na altura (no momento que visitei a fonte) fiquei revoltadíssimo, que abram ao público locais de lazer sem qualquer restrição, criem infraestruturas que incentivam a utilização desses espaços e, no final, deixam-nos entregues a si próprios sem qualquer manutenção.
Vi montes de lixo (velho) espalhado pelo chão porque os contentores estavam a rebentar pelas costuras - uma demonstração clara da enorme quantidade de pessoas que utilizam o espaço e da total ausência de recolha de lixos pelas entidades oficiais.
Não falo do picnic que estava a decorrer num grupo jeitoso de pessoas com as portas dos carros abertas e o rádio num volume descumunal. Não falo dos utilizadores do espaço com falta de civismo que deixam as garrafas vazias da minis por ali e os copos dos iogurtes por acolá de qualquer forma talvez com o intuito de alimentar as lontras com os restos. Não falo do pneu e da lata velha que estava no interior da ribeira provavelmente trazidas pelas chuvas mas uma demonstração clara da ausência de manutenção.
Falo exactamente disto: É mais fácil ordenar o encerramento duma actividade num local que fazer vigilância activa num local aberto ao público (porra, que contrassenso - não é permitido o acesso público a um local aberto ao público).
É disto que falo e que me choca.
Numa altura que se apela à contensão de custos e à redução da despesa pública, o que esperam que pense sobre as reais rasões desta decisão?
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #36 a domingo 02 out 2011, 00:58 

btrodrigues Escreveu:Limitei-me a dizer que existem geocachers que se estão a borrifar para o facto de existirem barreiras, vedações ou indicações a dizer "acesso restrito".

Esse é um facto.
Agora quando se concretiza com um exemplo, tem mais credibilidade quando se tem conhecimento de causa e se sabe do que se fala! [:o)] [xx(] [:o)] [xx(] [:o)]
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #37 a domingo 02 out 2011, 01:08 

btrodrigues Escreveu:Eu explico.
Limitei-me a dizer que existem geocachers que se estão a borrifar para o facto de existirem barreiras, vedações ou indicações a dizer "acesso restrito". Que o que conta é carimbar mais um logbook. Que a remoção da cache (neste e em muitos casos) é o melhor remédio. Falei de uma forma geral. Mostraste-te ofendido e disseste "cada um fala por si" como se fosse coisa que não te assistisse.

Não foi preciso pensar muito para encontrar um exemplo onde a procura de uma cache numa área vedada pelo ICN não te impedisse (a ti e aos outros geocachers) de desobedecer às indicações dadas e ser inclusivamente confrontado com uma autoridade. Foi isso que tentei reproduzir com o teu log. Que para ti e para muitos geocachers a autoridade do ICN é NULA e ridicularizada em público.

Bruno, o outro feioso está a par da situação toda.
Eu participei nessa "aventura" e acho que já me conheces o suficiente para saber que se estivesse lá a vedação eu não tinha sequer entrado.

Seguimos o caminho recomendado pelo owner, e nesse não existe nenhuma vedação, alias existia mas foi arrancada e atirada para lá para baixo, para o meio das silvas, quem vem a descer é impossível de a ver e só na subida (regresso) é que a consegues detectar, e foi precisamente nesse local é que apareceu o funcionário do ICN a alertar-nos do facto e que não queriam lá ninguém, e neste caso há que respeitar, tentei explicar, pedi desculpa, e ficou por ali...

Por causa do sucedido, dei logo o alerta para a situação no meu log... e foram tomadas as medidas certas ;)
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #38 a domingo 02 out 2011, 02:20 

Por ter a ver com o assunto deste tópico e ser uma chamada de atenção para a época de hibernação dos morcegos que começará lá para o fim de Outubro e se prolongará até ao final do Inverno, coloco aqui link para o tópico Morcegos & geocaching aberto no geocaching@pt pelo lynxpardinus.
Importa assim realçar
Durante o Outono e Inverno tenham o máximo cuidado ao fazerem caches em Minas, Grutas ou Túneis onde possam haver colónias de morcegos. Se um morcego acorda da hibernação de forma anormal (por exemplo pela luz das laternas ou por barulho excessivo) o mais provável é que MORRA.
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #39 a domingo 02 out 2011, 13:41 

jasafara Escreveu:Durante o Outono e Inverno tenham o máximo cuidado ao fazerem caches em Minas, Grutas ou Túneis onde possam haver colónias de morcegos. Se um morcego acorda da hibernação de forma anormal (por exemplo pela luz das laternas ou por barulho excessivo) o mais provável é que MORRA.

08-10-2009 micha3l19 found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
07-11-2009 xinito found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)

09-01-2010 carolinaelisabetesem found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
19-03-2010 PINGUIM RIDER found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
03-04-2010 k_stab found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
03-04-2010 show_time found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
04-04-2010 kars10 found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
04-04-2010 elkduck found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
04-04-2010 lemonCurd found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
06-04-2010 Miss-Moneypenny found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
12-04-2010 tmob found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
11-05-2010 laranja found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
26-09-2010 johnny_pt found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
30-09-2010 resope found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)

03-02-2011 Wilde Bill & Barbara found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
05-02-2011 SandroD couldn't find Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
06-02-2011 Team Macheira found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
20-03-2011 pedrovitorino found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
20-03-2011 yoramdavid found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
21-04-2011 fkk found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
26-04-2011 wolfraider found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
01-05-2011 FamiliaSilvestre found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
10-05-2011 MitoriGeikos found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
15-05-2011 jasafara found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
19-06-2011 RANTRST found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
12-07-2011 LauraBrava found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
25-07-2011 Baleia e Finhota found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
08-09-2011 hulkman found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)
15-09-2011 ajsa found Grutas da Salustreira [Loulé] (Multi-cache)

Chamo especial atenção para estes logs:

"Já conhecia a gruta... ainda na semana passada lá tinha dado uma voltinha... mas desta vez tinha um interesse especial... a cache.(...)"
Luis_Martins, 21-03-2009

"Tivemos o prazer de conhecer estas grutas aquando da cache vizinha da fonte benémola, por mero acaso e com a ajuda de um muggle com que nos cruzámos. (...)"
TeamGeo2CV, 14-04-2009

"Esta cache foi concretizada pelo owner após o planeamento de uma actividade pedestre para colegas de trabalho.
Hoje concretizou-se a actividade em que cerca de 80 muggles visitaram a gruta! Como organizador não tive tempo para apreciar o trabalho excelente e imaginação do owner que também esteve presente e tive o prazer de conhecer
.(...)"
corridas, 19-04-2009

"Por estar tão próximo, decidi espreitar este local e ver como seria a cache. Apesar de estar sozinho, se não fosse muito perigoso ainda arriscava um pouco.Logo no início do trilho, encontrei algo estranho que me levou a supor que seria algum tipo de feitiçaria de três tostões: um ananás dentro de um prato de um vaso. Mas que raio... Gritei "Vade retro Satanás" (...)"
Daraopedal, 13-07-2009; Será macumba

"Há uma razão para esta cache não ter sido colocada na gruta que o Billy e o Torgut referem: a entrada tem uma vedação(!) metálica que foi vandalizada e permite a passagem.
Por essa razão NÃO RECOMENDAMOS a entrada nessa outra gruta.
A vedação foi lá colocada por alguma razão, e se não tivesse um buraco certamente não fariam um para poder entrar.
"
Compadrio Marafado, 15-09-2009

"(...)Pelo caminho encontramos um residente local que ia mostrar as grutas a um grupo de turistas suíços. (...)"
pedrovitorino, 20-03-2011]/url]

"O sitio é muito giro, e o passeio até às grutas oferece uma vista fantástica do vale. As grutas estão muito degradas e com algum lixo humano. É pena as pessoas continuarem a fazer fogueiras e deixarem inscrições nas paredes das grutas, assim como a destruirem as formaçoes geologicas no seu interior."
[url=http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=27a5428f-9d9d-4c15-bcbc-51e3e4402a31]LauraBrava, 12-07-2011

Que conclusões poderemos tirar?

Afinal a ameaça não são os Geocachers. O ICN, ou outro, colocou uma vedação numa outra gruta (provavelmente para preservar uma colónia de morcegos e simplesmente a vedação foi vandalizada.
Por Geocachers? Não. Não me parece.
São os mesmos que já conhecem o local de longa data e usam-no para fazer bruxaria, fogueiras ou até mesmo dar lustro a preservativos.

Verificamos ainda que são organizadas excursões para apresentação do local. Não quero com isto dizer que são estes os vândalos.
Quero dizer que existem milhentas formas de acesso/utilização do local por muitos mais pessoas. Reparem que de uma só vez foram 80, muitos mais que o número de Geocachers total em dois anos e meio.

Por fim, é facilmente observado que no período de hibernação dos morcegos a cache simplesmente não tem visitas.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #40 a quinta 17 jan 2013, 23:25 

A Cm Loulé acabou de criar uma cache na Rocha da Pena, que me mereceu esta nota:

"Um gajo não sabe se há-de rir ou chorar. Portanto, a CM Loulé apresenta uma queixa à Groundspeak devido à existência de caches nas zonas protegidas da Rocha da Pena e da Fonte Benémola. As caches existentes nessas áreas, colocadas de maneira que não causavam qualquer dano, foram compulsivamente arquivadas. E agora, a CM Loulé aparece a criar uma cache, para já, num destes locais. A isto, meus senhores, chama-se gangsterismo. Por muito menos que isto já se armaram grandes confusões na chamada "comunidade de Geocachers portugueses. Mas como V. Exas são0 uma instituição, já deve ser OK."

Fica também mentalmente anotado que se aprovam caches em áreas reservadas, onde outras foram compulsivamente arquivadas. É uma nova versão das caches com locais reservados. É a reserva por oficialidade do owner. Se é uma autarquia, pode. Se não é, não pode.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com
AnteriorPróximo

Voltar para FARO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante