Gerês, sempre o Gerês

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #11 a segunda 07 jun 2010, 15:15 

Re: Gerês, sempre o Gerês

the_Ateam Escreveu:A burocracia do camandro.... agora imagina que querias ter ido ontem?!
Não vá estar a senhora de férias, reencaminha também o mail para:
pnpg@icnb.pt
icnb@icnb.pt

Eh Eh! Afinal demoram...mas respondem!!!

"(...)informamos que existe um conjunto de trilhos sinalizados do PNPG, constante da lista em anexo, que não carecem de autorização formal.

Quanto aos outros percursos, nomeadamente os que se situarem na Área de Ambiente Natural do PNPG, estamos a aguardar o esclarecimento de dúvidas que entretanto se colocaram relativamente à aplicação da Portaria 138-A/2010, de 04 de Março, pelo que responderemos a essa questão logo que o mesmo ocorra(...)"

A Dª. Maria do Céu enviou-me uma lista actualizada à data de Abril 2010 dos percursos pedestres que não carecem de autorização; se acharem bem posso disponibilizá-la para consulta aqui no tópico.
Pache, posso te enviar o ficheiro pdf por mail e tratas de partilhar?

Muito obrigada, 1 abraço!
Flora
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #12 a segunda 07 jun 2010, 15:18 

Sim, obrigado

paulopache at netcabo dot pt

Depois coloco neste mesmo post! ;)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #13 a segunda 07 jun 2010, 16:13 

Primeiro post actualizado. Obrigado Flora ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #14 a quarta 08 mai 2019, 21:34 

Este é o primeiro tópico aberto no (geopt-) com Gerês na designação.

FIca então aqui a notícia de que já se pode dar de caras com um urso pardo por lá :)

https://observador.pt/2019/05/08/portugal-confirmou-a-espanha-a-existencia-de-um-urso-pardo-considerado-extinto/

ps. Porque diabo é que este tópico está em Aveiro :?

edit: Na verdade onde ele foi visto é mais para o Parque Natural de Montesinho.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #15 a quarta 08 mai 2019, 23:50 

jasafara Escreveu:Este é o primeiro tópico aberto no (geopt-) com Gerês na designação.

FIca então aqui a notícia de que já se pode dar de caras com um urso pardo por lá :)

https://observador.pt/2019/05/08/portugal-confirmou-a-espanha-a-existencia-de-um-urso-pardo-considerado-extinto/

ps. Porque diabo é que este tópico está em Aveiro :?

edit: Na verdade onde ele foi visto é mais para o Parque Natural de Montesinho.

Sim, foi no Montesinho. No seguimento desse "avistamento" também li um artigo acerca da "criação" de um corredor verde que, a médio/longo prazo, poderá contribuir para o regresso da espécie a Portugal. Vou ver se descubro isso! ;)

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #16 a sábado 18 mai 2019, 13:33 

Parece-me que que escreveu a informação relatada, não é do norte, e a localização geográfica não é o seu forte, e como o Parque Natural do Montesinho é no norte... então corre-se tudo como Gerês... para abreviar a coisa.

TB
TB

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #17 a quinta 30 mai 2019, 11:17 

Este ano, em princípio, terei a oportunidade de passar uns dias de férias no Gerês. Será a minha primeira visita enquanto geocacher, e gostava de obter algumas dicas. Pareceu-me adequado procurar neste tópico, apesar de estar indexado no fórum à Secção de Geocaching Regional de Aveiro...

Tenho algumas caches míticas debaixo de olho, em especial as mais antigas. O problema é que não disponho de muitas ocasiões nem de companhia para me ausentar em incursões prolongadas pelas montanhas - para meu grande pesar - mas gostaria de visitar a Fenda da Calcedónia e a Stairway to Heaven.

Acham que, apesar das indicações da listing, é realizável ir sozinho a qualquer uma destas?
Algum dos geocachers locais ou visitantes habituais estará por lá e quererá acompanhar-me?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #18 a quinta 30 mai 2019, 13:06 

Ambas as caches poderão ser consideradas drive-in para o Gerês e são pacíficas de fazer sozinho.

Na Fenda da Calcedónia recomendo a travessia da Fenda, embora para chegar à cache não seja necessário, mas que faz toda a diferença para efeitos de satisfação.

A Stairway to Heaven recomendo numa primeira abordagem o início a partir do Santuário da Peneda. É um bocadinho durinha porque é sempre a subir a escadaria natural em zigue-zague. Um desnível de 400 metros. Mas é sempre trilho e não têm nada que enganar :)

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #19 a quinta 30 mai 2019, 16:04 

É como o Prodrive diz... Para o nível do PNPG são ambas muito acessíveis.

No passado fim-de-semana tive a oportunidade de regressar ao parque para conquistar as Estepes do Norte e, por isso, revisitei a Stairway que está de óptima saúde e recomenda-se.

Das duas vezes que a visitei fiz a abordagem desde o santuário. A subida é curta e intensa. Mas para quem esteja minimamente habituado a caminhar não terá dificuldades em chegar lá acima.

A visita ao Santuário tendo como pano de fundo a Meadinha também é uma imagem clássica e obrigatória para quem visita a zona. Assim sendo, este é mais um aspecto a ter em conta na abordagem à cache!

Ir à Calcedonia ser aceder ao topo pela fenda é como ir a Roma e não ver o Papa (omissão na qual já incorri...). É uma experiência única e desafiante mas não excessivamente difícil.

Quando eu lá fui tinha intenções de subir sozinho, no entanto, acabei por encontrar por lá um grupo de geocachers que acabou por ajudar na subida. Há pontos em que uma mão extra facilita a ascensão e como eu ia de mochila e máquina fotográfica (algo que nunca dispenso) tive de passar a "bagagem" de mão em mão. Há zonas em que é estreita e com volume adicional a passagem é mais difícil. Fora essa condicionante é perfeitamente exequível mesmo a solo! Basta alguma genica!

Ah! E tem atenção para dares com a entrada da Fenda! É quase mais difícil de escapar do que a própria cache!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #20 a quinta 30 mai 2019, 19:33 

Gatarron Escreveu:...apesar de estar indexado no fórum à Secção de Geocaching Regional de Aveiro...

Está na altura de corrigir isto. É só dizerem o que é mais correto...Braga, Viana do Castelo ou Vila Real...

edit: Viana do Castelo não será, ainda por cima se estamos a falar do Gerês e não da Peneda-Gerês...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para BRAGA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes