[INDEX VMT] Beja

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #11 a sábado 28 jan 2012, 01:49 

Re: [INDEX VMT] Beja

Imagem Imagem

Imagem

EN 2 – A MAIS LONGA ESTRADA DE PORTUGAL

“É difícil encontrarmos a história da Estrada Nacional 2. Sabe-se que foi Estrada Real nos finais do séc. XIX, em 1884 era a Estrada Distrital nº 128 (de Faro a Castro Verde), em 1910 era a Estrada Nacional nº 17 (de Faro a Beja), depois foi a Estrada Nacional nº 19-1ª e desde 1944 é a Estrada Nacional nº 2…e só ganhou alcatrão no Algarve na década 30 do séc. XX (dominava então o empedrado).”
Por: João Xavier

Com inclinações suaves e muitas curvas, o seu traçado foi pensado não para os veículos automóveis que circularam nela aquando da sua conclusão, mas sim para as carroças de tracção animal existentes aquando do seu planeamento inicial.

Na Segunda República seria agregada a várias outras estradas existentes pelo país, criando a Estrada Nacional 2, ligando Chaves a Faro, com 739kms de extensão, tornando-se assim na mais longa e mais antiga estrada de Portugal.

Considerada a “Route 66” portuguesa, ao longo dos anos tem vindo a ser descaracterizada, alguns sítios substituída por novos traçados, e noutros, completamente deixada ao abandono.

ESTRADA PATRIMÓNIO

A reabilitação de vias rodoviárias com elevado interesse patrimonial, por razões históricas ou turísticas, levou à criação em 2001 do programa “ As Estradas como Património”, cuja primeira obra incidiu no troço da EN-2, entre Almodôvar e São Brás de Alportel

O desgaste que sofreu ao longo de décadas, aliado a um traçado sinuoso e antigo, justificou esta intervenção que transformou a EN-2 numa “nova estrada antiga”.

Foram melhorados o pavimento, a sinalização e as condições de segurança. Foram remodelados e construídos equipamentos marginais à estrada, tais como: posto de apoio, áreas de repouso com parques de estacionamento e de merendas, ajardinamento de um fontanário e de um miradouro. Foram ainda recuperadas duas casas de cantoneiro localizadas à beira da estrada.

A estrada passou a ter um importante significado turístico, graças às condições de comodidade criadas pela intervenção aliadas à magnífica paisagem envolvente.

A EN-2 reveste-se de um particular interesse para os concelhos de Almodôvar, Loulé e São Brás de Alportel, sobretudo para as freguesias que durante anos reclamaram as obras entretanto concretizadas.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #12 a sábado 28 jan 2012, 02:09 

Esta estátua é um espectáculo!

Imagem

Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #13 a sábado 28 jan 2012, 02:19 

A estátua do carro dos bombeiros, também é do mesmo artista e feita com materiais semelhantes ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #14 a sábado 28 jan 2012, 02:36 

Imagem

Imagem

Aqui um video com mais obras do Aureliano Aguiar

http://videos.sapo.pt/vRI6QjB5PAvzeALp841W
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #15 a sábado 28 jan 2012, 04:27 

Excelente!
Muito obrigado pela partilha das fotografias e dos vídeos.
Aquelas estátuas também dão uns excelentes waymarks. [:P]
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #16 a quarta 01 fev 2012, 00:09 

O concelho de hoje é uma vergonha, com apenas 3 caches activas. Oh, caros amigos alentejanos, o que é que estão à espera para povoar o Alvito.

Imagem Imagem

E tem uma cache que tem de mudar de nome...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #17 a quarta 01 fev 2012, 01:52 

jasafara Escreveu:

Ou isso ou então Alvito tem menos uma cache que aquilo que o IAAN pensa...
De acordo com o meu estudo e baseado nos meus arquivos temos que a linha divisoria entre os concelhos de Ferreira do Alentejo e de Alvito é ali naquela linha azul, e todos sabemos (pelo menos eu sei) que a cache está ali naqueles eucaliptos gigantescos onde está o quadrado com as coordenadas, ou seja, a cache está confortavelmente 46 metros dentro do concelho de Ferreira do Alentejo...
Afinal de contas, o alieri apesar de algarvio é bom rapaz, e para salvaguardar a coisa está bem apoiado por uma alentejana pura.
Imagem

Quanto ao haver poucas caches, lembro-me que o alieri tinha Alvito bem povoado mas elas teimavam em desaparecer misteriosamente e ele acabou com elas, o que na altura até achei bem...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #18 a quarta 01 fev 2012, 02:09 

Quem sou eu para discutir limite concelhios. Mas deixa lá estar a cache no Alvito que já tem tão poucas. E quando fores fazer a manutenção às tuas caches de Ferreira do Alentejo, dá lá um saltinho e pelo menos no Castelo põe lá um caixotinho.
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #19 a quarta 01 fev 2012, 02:14 

O problema é que o castelo é o centro da vila e há estudantes e pensionistas por todo o lado. mas acho que uma cachezita PMO tem sérias possibilidades de se safar.
Vou conferenciar com o vizinho algarvio e ver o que se poderá arranjar, porque de facto é um local bastante agradável e merecedor de uma cache.

Large
Large

Registado: quarta 28 abr 2010, 01:13

Mensagem Post: #20 a quarta 01 fev 2012, 13:29 

MightyReek Escreveu:
jasafara Escreveu:

Ou isso ou então Alvito tem menos uma cache que aquilo que o IAAN pensa...
De acordo com o meu estudo e baseado nos meus arquivos temos que a linha divisoria entre os concelhos de Ferreira do Alentejo e de Alvito é ali naquela linha azul, e todos sabemos (pelo menos eu sei) que a cache está ali naqueles eucaliptos gigantescos onde está o quadrado com as coordenadas, ou seja, a cache está confortavelmente 46 metros dentro do concelho de Ferreira do Alentejo...
Afinal de contas, o alieri apesar de algarvio é bom rapaz, e para salvaguardar a coisa está bem apoiado por uma alentejana pura.

Quanto ao haver poucas caches, lembro-me que o alieri tinha Alvito bem povoado mas elas teimavam em desaparecer misteriosamente e ele acabou com elas, o que na altura até achei bem...

sobre a barragem, há quem diga que pertence ao concelho de Ferreira e quem diga que abarca dois concelhos - http://cnpgb.inag.pt/gr_barragens/gbportugal/FICHAS/Odivelasficha.htm

A Barragem é conhecida por "de Odivelas" (e não de Alvito, aliás, acho que há outra com esse nome).
A localidade mais proxima é Odivelas, concelho de Ferreira do Alentejo.
Ferreira do Alentejo é provavelmente mais conhecida ou mais facilmente identificável do que Alvito.
Essas são as razões do nome da cache e não o tenciono alterar.
Se pertence ao concelho A ou B, sinceramente não sei, e confesso que é algo que não me importa muito.

Alvito é muito bonita, merece ser visitada com calma. E certamente merece que alguém lá esconda umas boas caches.
Fi-lo no passado, e não resultou.
As caches que lá escondi desapareceram e foram repostas várias vezes, até que achei melhor desistir.
Se alguém quiser esconder lá caches e quiser usar os textos ou fotos das minhas, está à vontade.

As caches entretanto arquivadas, são estas
Multicache GC1EXTJ Castelo de Alvito
Multicache GC1E6Q0 Sebastião & o Bagaço no Rossio [Alvito]
Multicache GC1E7QD Igreja Matriz [Alvito]
Traditional Cache GC1E6XG Santa Luzia [Alvito]
Traditional Cache GC1JTW7 Moinhos de Alvito
AnteriorPróximo

Voltar para BEJA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes