[CITO] Em busca do lixo perdido [Rio de Frades] (20/07/2013)

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 23 jun 2011, 16:21

Mensagem Post: #1 a sexta 07 jun 2013, 11:42 

[CITO] Em busca do lixo perdido [Rio de Frades] (20/07/2013)

(cito-) Em busca do lixo perdido [Rio de Frades] by Valente Cruz

Dificuldade:Imagem
Terreno:Imagem

Rio de Frades é uma aldeia perdida entre as serranias de um passado dedicado à exploração mineira de volfrâmio, particularmente aquando da segunda guerra mundial, sita na freguesia de Cabreiros e no concelho de Arouca. No seu apogeu, mais de 3000 pessoas trabalharam por lá. Findo o frenesi da exploração, o tempo adormeceu então a aldeia, cravada pelas encostas escarpadas, entre a quietude da Natureza e o esquecimento parecia votá-la ao abandono.

Recentemente, as águas cristalinas, que correm de cascata em lagoa, e a paisagem agreste mas bela, trouxeram novos visitantes, desejosos por esconder a inquietação da vida moderna entre o sossego do lugar. Também por isso, é natural que algum lixo seja deixado por lá. Existe ainda outro que se vai agarrando às margens do rio, trazido pelas águas invernosas.

Como gostamos de regressar a Rio de Frades, tencionamos aproveitar a próxima visita para ajudarmos um pouco a Natureza a livrar-se de algum deste lixo e convidamos os geocachers a usufruírem o estio do verão num local edílico, contribuindo ainda para a sua preservação.

Informação relevante:

O quê? Evento CITO.

Onde? Rio de Frades.

A que horas? 10 horas.

Almoço/lanche?
Cada um deverá levar o seu.

Qual o material necessário? Uma mochila, ou algo semelhante para ajudar a transportar o saco do lixo, e luvas.

Fim do evento:
Quando o último geocacher abandonar o local.

Venham desfrutar e cuidar de um local paradisíaco!
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #2 a sexta 07 jun 2013, 16:48 

Re: [CITO] Em busca do lixo perdido [Rio de Frades] (20/07/2

Obrigado pela divulgação! [:|] Se tiverem alguma dúvida ou questão, contactem.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #3 a sexta 07 jun 2013, 17:29 

Valente Cruz Escreveu:Obrigado pela divulgação! [:|] Se tiverem alguma dúvida ou questão, contactem.

Tenho uma dúvida. E quais as caches que se podem fazer associadas a esta meritória iniciativa.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #4 a sexta 07 jun 2013, 18:47 

jasafara Escreveu:
Valente Cruz Escreveu:Obrigado pela divulgação! [:|] Se tiverem alguma dúvida ou questão, contactem.

Tenho uma dúvida. E quais as caches que se podem fazer associadas a esta meritória iniciativa.

À excepção da International Space Station, cuja descoberta implica mais um ou outro pormenor de logística, praticamente todas as outras caches, e com os devidos desvios, são passíveis de serem procuradas pelo caminho. [:|]

Mas a ideia, em particular, será visitar os percursos/locais mais percorridos, sendo ou não por geocachers, e apanhar o que houver de lixo. Naturalmente que tais percursos passam também por locais onde existem caches e que poderão ser visitadas no dia. Assim, pela manhã, irá ser percorrido parte do Caminho do Carteiro, onde poderá ser encontrada a The postman's hideout. De seguida irá fazer-se um pequeno desvio e percurso pelo rio até à Canyoning @ Rio de Frades [Arouca] e quiçá depois, para quem quiser, poderá fazer-se um percurso um pouco mais radical e por onde gosto de passar sempre que lá vou.

De seguida irá regressar-se pelo mesmo Caminho do Carteiro até ao ponto inicial (onde parte do lixo poderá ser deixado). Seguir-se-á então o almoço e creio que fará sentido que decorra à sombrinha e junto ao rio, mesmo ao lado da The Lost Nazi Mine. A ideia será depois subir o rio até à Indiana Jones and the Mysterious Waterfall. O regresso será feito pelo mesmo trilho e, se der tempo, também estou a pensar descer pelo rio a partir da local Lost Nazi Mine e quiçá até ao local da lavandaria da antiga exploração mineira, perto da cache Schwarzes Gold. Na aldeia ainda pode ser visitada a cache Rota do Ouro Negro - A chegada.

Será, mais ou menos, isto.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a sexta 07 jun 2013, 18:51 

Não é que o CITO não fosse por si só um programa muito atraente e nobre, mas não sei porquê fiquei com mais vontade de participar depois do post anterior [:D]

Imagem
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #6 a sábado 06 jul 2013, 09:52 

A duas semanas do evento, fica a lembrança. Apareçam! :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a quinta 18 jul 2013, 13:34 

Valente Cruz Escreveu:A duas semanas do evento, fica a lembrança. Apareçam! :)

A dois dias a resposta via WA está muito composta.

E não é que só hoje descobri que ao fim de 4 anos de geocaching é a 1ª vez que vou participar num CITO...
Mas está de acordo com o que defendi num célebre tópico sobre grafitt's, de que as caminhadas e PT's eram uma óptima oportunidade para organização de CITO's rolantes em caminhos com pouco lixo em complemento aos CITO's estáticos em sítios com muito lixo.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a quinta 18 jul 2013, 13:47 

Para domingo, ainda estou indeciso entre andar por Mizarela ou pela Aldeia da Pena/Aldeia de Drave...
Se não fosse em família ia aos dois lados. Assim é capaz de ser mais avisado ficar só por uma zona...
Se for à Mizarela quando tempo é que demoro a trepar à Frecha da Mizarela [Arouca Geopark] com a pressão de estar sobre o olhar angustiado da minha mulher?
O Trilho Maia como é proposto aqui está fora de questão...

edit: Um dos meus objetivos se for à Mizarela é fazer o found desta cache arquivada :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a quinta 18 jul 2013, 13:58 

jasafara Escreveu:Se for à Mizarela quando tempo é que demoro a trepar à Frecha da Mizarela [Arouca Geopark] com a pressão de estar sobre o olhar angustiado da minha mulher?

Se desceres em vez de subires, é coisa para demorar cerca de meia horita. É bastante simples, diria que o terreno adequado é 3 ou 3,5 no máximo, está muitíssimo inflacionado, mas é uma cache excepcional.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a quinta 18 jul 2013, 14:01 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Se for à Mizarela quando tempo é que demoro a trepar à Frecha da Mizarela [Arouca Geopark] com a pressão de estar sobre o olhar angustiado da minha mulher?

Se desceres em vez de subires, é coisa para demorar cerca de meia horita. É bastante simples, diria que o terreno adequado é 3 ou 3,5 no máximo, está muitíssimo inflacionado, mas é uma cache excepcional.

Mas prefiro subir. Além de lá em baixo ser fantástico, quero fazer a do zoom_bee ;)
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para AVEIRO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante