[NOVIDADE] Novo servidor

Espaço onde são apresentados e discutidos todos os temas relacionados com projectos geopt.org tais como mini-super liga, trackable race, projecto Geogare, GeoScouts, Floresta Viva, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #21 a quinta 31 jan 2013, 04:32 

Re: [NOVIDADE] Novo servidor

Excelente ! [^]
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #22 a quinta 31 jan 2013, 04:55 

KimPossible Escreveu:As vezes um pouco de humildade e de "Desculpa, se calhar até compreendi mal" ficavam melhor que milhentas argumentações sem objectivo nenhum...
Mas isto é só a minha opinião.

Concordo plenamente, e talvez a mim não me perceberam e deram a resposta que deram.

Eu explico, quando vi o anuncio do novo servidor para ajudar a novo tool gpx, o que imediatamente me apercebi, e ainda não vi aqui ninguém referir é que o resultado dessas queries não correspondem 100% ao online, dai ter imediatamente perguntado como iriam resolver a questão dos delays a actualizar as caches.

Pondo a questão mais concreta e com factos, caches activas e inactivas. Quando pedimos uma query à GS o resultado é o actual ( pelo menos de quando a query é gerada). Com esta tool isto não acontece a 100% nem a 90% e convém avisar e explicar isso.

João, casos concretos uma vez que só tenho 6000 request por dia:

Aqua Cetóbriga 29/01/2013 Ficou activa
Piscinas Municipais da Zebreira "Ka13" 27/01/2013 Ficou activa
Sra das Galinheiras Aveleda 27/01/2013 Ficou activa
Rota das Lavadeiras - Fontela 25/01/2013 Ficou activa
Ecopista PVZ-VNF #9# - AMORIM 27/01/2013 Ficou activa

Depois de descarregar todo o pais (dia 30 as 23:40), verifiquei apenas as caches que vinham como inactivas, estas foram as que online estão diferentes, e no caso mais distante com um delay de 6 dias.
Não verifiquei as caches que vieram como activas que podem ter passado para inactivas.

Em suma, a pergunta que deu origem a isto tudo vinha no intuito de explicar e alertar para algo que era óbvio, a menos claro que as regras da GS tivessem mudado ou o geopt tivesse feito algum acordo diferente do actual. E foi exactamente percebendo como a ferramenta funciona que perguntei como iriam resolver a situação de caches desactualizadas até 9 dias. (não apanhei nenhum caso em concreto com 9 dias mas o de 6 dias já deve dar para o exemplo)

[Modo honesto e humilde ]Ou seja, a ferramenta está BRUTAL, Fantástica, e agradeço mesmo a nova tool, ainda mais agradeço o novo servidor, mas pergunto. Estão a pensar diminuir o tempo que demora a todas as caches de Portugal ficarem actualizadas?

Kim? percebeste os argumentos agora? Percebeste agora as milhentas explicações? Percebeste que quem usar a tool deve ter a noção das coisas? Das vantagens e desvantagens? Percebeste o objectivo? Queres um desenho???

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #23 a quinta 31 jan 2013, 05:06 

PS:
GC3WR2H Lagoa dos Linhos Available Temp Disabled a dia 27/01/2013 delay de 4 dias
GC3Y5KP Salvador Dalí Cache Available Temp Disabled a dia 26/01/2013 delay de 5 dias
GC32NPM Soldados da Paz de Beja Available Temp Disabled a dia 28/01/2013 delay de 3 dias

PS2: Se ajudar posso despender a minha conta para durante a semana usarem a minha API para acelerar o processo de actualização.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #24 a quinta 31 jan 2013, 06:12 

GC17H20 G Spot II [Lisboa] Available Temp Disabled dia 27/01/2013 delay 4 dias
GC3QNPM Capela de S. Sebastião Available Temp Disabled dia 28/01/2013 delay 3 dias
GC2P3V9 Geocouto - Casa Visconde Carregoso Available Temp Disabled dia 28/01/2013 delay 3 dias
GC3RY6F Os Mouros em Paiões Available Temp Disabled dia 28/01/2013 delay 3 dias

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #25 a quinta 31 jan 2013, 10:18 

Digamos que o GPX Generator dá uma imagem igual à disponível no IAAN e mais especificamente no excel das caches (mas com as coordenadas correctas).
Existe assim um delay que pode ir até alguns dias em algmas caches sem dúvida. Tudo o que se poder fazer para diminuir esses delay será perfeito.

No entanto nas PQ nós só podemos pedir 5.000 caches por dias. Por isso mesmo que as tivessemos a correr em contínuo (eu pessoalmente corro um conjunto por semana), haverá sempre caches com um delay de vários dias também.
Isso nas PQ com o objectivo de ter o GSAK actualizado com a totalidade das caches (e podia-se também jogar com as actualizações disponíveis por dentro do próprio GSAK).
Para os casos em que se quer mesmo ter as caches actualizadas à hora o melhor mesmo é antes de se extrair as caches para o GPS fazer um Refresh cache data... da zona que nos interessa (e para isso o limite diário de 6.000 da API chega perfeitamente).

Quanto à diminuição do delay no IAAN se realmente se pode fazer como o João acha que o http://project-gc.com/ faz, é de fazer o mesmo, mas sem ser de forma encoberta. Arranjar voluntários que disponibizem quota para se conseguir fazer um refresh diário da totalidade das caches.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #26 a quinta 31 jan 2013, 16:32 

Duas coisas a apontar, a primeira é quem o fizer o update de todas as caches de Portugal "à la pata" apenas precisa de 25h.

5000 caches em PQ por dia + 6000 requests da API por dia = 11000 updates diarios, existem 20700 caches em Portugal, logo 25h chegam.

A segunda coisa é, para os casos de caches desactualizadas (activas/inactivas/arquivadas) originarias da GPX Tool pode-se contornar o problema da seguinte forma:

Faz-se o download que se pretende com o GPX TOOL
[No GSAK]
Carrega-se as PQs para o GSAK
-> Geocaching.com access -> Status Check -> ALL in Current Filter

Pode-se fazer o status check para a DB toda (as quase 27000), este tipo de "hit" não é contabilizado para os 6000 requests disponíveis diários.
Desta forma pelo menos a estado das caches (activas/inactivas/arquivadas) ficam 100% actualizadas.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #27 a quinta 31 jan 2013, 17:05 

Atenção que o uso da Tool não é vinculativo. Quem quiser continuar a usar o método antigo poderá continuar a fazê-lo [:P]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #28 a quinta 31 jan 2013, 17:09 

olha agora é que me deste uma ideia... usar esse status check para ter as caches de PT com o status mais actualizado... logo à noite já tenho com que me entreter.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #29 a quinta 31 jan 2013, 17:15 

Ptolomeu…da discussão nasce a luz... ;)
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #30 a quinta 31 jan 2013, 17:33 

... :( (sem ferir sentimentos) era isso que eu pretendia, e por isso mesmo que fiquei "lixado" por me responderem que não havia mais explicações a dar... Mas parece que a Admin geopt gostou mais de me "cair" em cima. Como disse passo horas de volta da IAAN, passo horas a fazer o que o geopt faz a nível pessoal no meu portátil. De forma nenhuma querendo dar uma ideia errada, mas pessoalmente tenho as coisas em casa organizadas a ter TODO Portugal actualizado em menos de 30m. Quando digo actualizado digo a todos os níveis, status, favoritos, médias, tempo que está inactiva, founds, caches novas, TUDO igual ao online em 30m. Para mim pessoalmente o GPX Tool não me vai dar vantagem nenhuma, isto nunca significou que não tentasse contribuir para melhorar a "vida" dos outros. Exemplos disso são as macros TomTom e Badges... O que desenvolvi foi para os outros, eu já tinha aquilo implementado para mim há muito tempo. Assim como tenho a nível pessoal implementadas outras funções como Top 1000, Top 5%, Top caches de difícil acesso. Outras funções que tenho são a criação de rotas mediante a "importância" de caches. Alertas para caches em concelhos não preenchidos... Sei lá o que já tenho implementado... No entanto por estar um passo mais à frente alerto para algo que era óbvio e levo com as reacções que levei... Triste...
AnteriorPróximo

Voltar para PROJECTOS GEOPT

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes