PaintFreg - Pintar as freguesias de Portugal

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Nano
Nano

Registado: quarta 17 abr 2013, 23:13

Mensagem Post: #1 a terça 06 jan 2026, 02:11 

PaintFreg - Pintar as freguesias de Portugal

Nos últimos anos tenho pintado as freguesias de Portugal com os meus founds. Para facilitar no planeamento das viagens, desenvolvi uma tool que permite adicionar uma layer no Google Earth com o desenho das freguesias pintadas a duas cores, a vermelho as que ainda não GeoVisitei e a verde as que já loguei com um found.

Acedendo a alguns pedidos, e com o incentivo do Idílio para tornar a tool mais fácil de usar, efetuei alguns ajustes para que possa ser usada pela comunidade dos geocachers que tenham também o objetivo de geovisitar o máximo de freguesias em Portugal

Com o PaintFreg é possível:
  • Gerar um ficheiro KMZ que adiciona no GoogleEarth um layer com as freguesias de Portugal pintados a duas cores, vermelho para as freguesias em que não tenho logado caches com founds e verde para as freguesias em que tenho um ou mais founds
  • Gerar um ficheiro KMZ que adiciona no GoogleEarth as caches apenas nas freguesias em que não tenho logado nenhum found
  • Dado ser uma tool, permite ainda outras funcionalidades, tal como:
    • mostrar o mapa dum distrito e respetivas divisórias das freguesias pintadas a verde ou vermelho conforme ela tenha caches ou não.
    • mostrar a freguesia, concelho e distrito onde me localizo ou em que se localiza qualquer ponto de referência

Algumas notas relevantes sobre o PaintFreg:
  • É necessário ter o GoogleEarth instalado no seu telemóvel, tablet ou PC para poder usar com os ficheiros KMZ gerados pelo PaintFreg
  • Os ficheiros KMZ gerados pelo PaintFreg só foram testados no GoogleEarth mas é provável que sejam também compatíveis com outras aplicações tais como o QGIS
  • É necessário acesso à Internet para poder efetuar o download das últimas caches logadas.
  • Algumas das funcionalidades do PaintFreg só são possíveis se forem usadas juntamente com o GSAK.

Estas aplicações têm-me permitido viajar por Portugal à descoberta das freguesias sem muito planeamento pelo que espero que vos seja tão útil como me tem sido a mim

No post seguinte seguem as instruções de como instalar e usar o PaintFreg
Anexos
GoogleEarth.jpg

Nano
Nano

Mensagem Post: #2 a terça 06 jan 2026, 03:17 

Re: PaintFreg - Pintar as freguesias de Portugal

Instalação do PaintFreg

O PaintFreg tem um instalador para o Windows que permite efetuar a instalação no PC de uma forma simples. Os passos abaixo indicam o procedimento a efetuar:
  • 1. Fazer o download do instalador para o seu PC clicando aqui
  • 2. Iniciar a instalação, efetuando duplo click no ficheiro PaintFregInstall.msi copiado para a diretoria de transferências do seu PC
  • 3. No caso de aparecer uma janela de aviso do Windows indicando que a aplicação executada não é reconhecida como segura, terá de indicar que confia no produtor.
    Este aviso acontece porque a aplicação não tem um certificado digital a reconhecer que é de um produtor reconhecido. Quem me conhece poderá certificar (verbalmente) que o programa produzido por mim é fiável pelo que terá de dizer ao Windows que quer continuar com a instalação
    Se confias no programa e no produtor, terás de efetuas os seguintes passos:
    • a. Na janela do aviso, clica em “Mais informações”
    • b. Depois em “Executar assim mesmo”
  • 4. Prossegue com a instalação clicando sempre em next até à sua conclusão

Fica assim concluída a instalação, que poderás verificar procurando pelo icon com uma Jamanta no Desktop ou por PaintFreg na lista de programas instalados.
Nota: O mesmo instalador PaintFregInstall.msi pode ser usado para desinstalar o PaintFreg, basta executá-lo de novo e seguir a opção para o remover

Para executar o PaintFreg, faz um duplo click no icon Jamanta do desktop para abrir o PaintFreg
Se te aparecer o aviso que o executável não é seguro, volta a clicar no “Mais Informações” seguido do “Executar assim mesmo”

Quando a aplicação é aberta, o PaintFreg apresenta dois blocos, cada um com o seu botão de Go (ver figura)"
  • Bloco "Obtém Founds pelo GeoPT" - Obtém do GeoPT as freguesias em que o utilizador logou caches com founds
  • Bloco "Obtém Founds pelo GSAK" - Obtém da BD do GSAK as caches logadas com founds ou gera um KMZ com as caches localizadas nas freguesias ainda por GeoVisitar. A funcionalidade deste bloco só é possível se tiver o GDSK instalado no mesmo PC.

Estes dois blocos permitem controlar todas as funcionalidades do PaintFreg, conforme é explicado na próxima mensagem
Anexos
PaintFreg.jpg

Nano
Nano

Mensagem Post: #3 a terça 06 jan 2026, 03:48 

Como Usar o PaintFreg

Pintar as freguesias de Portugal a duas cores conforme os seus founds

No Bloco da esquerda “Obtém Founds pelo GeoPT “ terá de instroduzir o seu MemberID do geocaching.com pressionando o botão “Member ID”
Para obter o MemberID:
  • 1.Abra a sua conta do geocaching.com num browser do Windows
  • 2. Pressione no símbolo parecido com um "V” situado no lado direito da barra verde superior do site de geocaching.com
  • 3. Selecione Settings
  • 4. Na janela de “settings”, escolha o menu “Account”
  • 5. Copie o seu MemberID (número com 6 a 7 digitos)

Vá agora para o PaintFreg e execute os seguintes passos:
  • 1. Pressione no Botão "Member ID"
  • 2. Na nova janela de dialog, introduza o número de Member ID obtido do site de geocaching.com
  • 3. Clique em OK para configurar e gravar o seu MemberID. Estes passos não precisam ser executados de novo a não ser que queira alterar o Member ID
  • 4. Clique no botão Go para que o PaintFreg gere os ficheiros KMZ com as suas freguesias.

Depois de calculado, o PaintFreg abre o explorer na diretoria dos ficheiros KMZ gerados.
Nota: as freguesias com found só são calculadas pelo GeoPT no dia seguinte a ser logada a cache, pelo que terá de esperar um dia para ver o seu mapa atualizado

Abra o ficheiro FreguesiasPortugal.kmz GoogleEarth Pro para visualizar todas as freguesias de Portugal pintada a duas cores de acordo com os teus Founds no geocaching.com
Não aconselho a usar este ficheiro no Google Earth do telemóvel ou tablet devido à sua dimensão. Para estes equipamentos, deverá usar o os ficheiros KMZ com o nome dos distritos ou das ilhas.

Pintar as freguesias de Portugal a duas cores conforme as caches do GSAK

Para usar esta funcionalidade, é necessário ter o GSAK instalado no mesmo PC
  • 1. No Bloco da direita “Obtém Founds pelo GSAK“ seleccione a BD com as caches que serão usadas para pintar a verde as freguesias onde as caches se situam.
  • 2. No campo BD de PTs a filtrar deverá selecionar “** Não Calcular **”
  • 3. Pressione Go para gerar os ficheiros KMZ

Nota: Caso mantenha uma BD com os seus founds (como é o meu caso) poderá usar esta funcionalidade para gerar o ficheiro KMZ pintado de acordo com os seus founds. Neste caso, não precisa de esperar pelo dia seguinte, basta atualizar a BD com as caches logadas e gerar o ficheiro KMZ pressionando no Go.
Pode também usar esta funcionalidade para ver as freguesias de um distrito que não têm caches. Para isso bastará carregar na BD todas as caches do distrito pretendido e selecionar a BD nesta funcionalidade

Filtrar as caches para visualizar apenas as localizadas nas freguesias ainda por GeoVisitar

Para usar esta funcionalidade, é necessário ter o GSAK instalado no mesmo PC
  • 1. No Bloco da direita “Obtém Founds pelo GSAK“ seleccione no campo “BD de PTs a Filtrar” a BD com as caches que quer filtrar pelas freguesias ainda por Geovisitar.
  • 2. No campo “BD com Founds” indicar a BD onde mantém todos os seus founds. Caso queira usar as freguesias calculadas pelo GeoPT, indicar neste campo “** Não Usar**”
  • 3. Pessione GO para gerar o ficheiro KML com as caches pretendidas
Nota: A informação visível nas caches é obtida a partir da informação indicada pelo GSAK pelo que, para garantir que a informação aparece atualizada, efetue uma atualização das caches no GSAK antes de gerar o ficheiro KMZ

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #4 a terça 06 jan 2026, 10:59 

Obrigado pela partilha.

Normalmente tenho uma bookmark com pelo menos uma cache de cada uma das freguesias que nunca visitei. Como já não são muitas é facilmente gerível. Serve-me perfeitamente para jornadas de Geocaching com pouco planeamento.

Quando vou para as zonas do interior onde tenho a grande concentração de freguesias por visitar faço um plano mais elaborado e assertivo. De qualquer forma isto é um grande passo em frente. Quando tiver disponibilidade vou instalar e experimentar.

Excelente trabalho ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Nano
Nano

Registado: quarta 01 set 2010, 13:51

Mensagem Post: #5 a quinta 08 jan 2026, 12:43 

Muito obrigado pela partilha!
Ainda não li tudo mas vou testar com certeza :P

Happy geocaching!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado