Geopt Helpdesk

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #31 a sábado 27 abr 2013, 11:03 

Re: Geopt Helpdesk

Ao que isto chegou.... a batota legitimada, promovida e facilitada. É um reflexo da sociedade e dos princípios que a regem.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #32 a sábado 27 abr 2013, 11:23 

Torgut Escreveu:Ao que isto chegou.... a batota legitimada, promovida e facilitada. É um reflexo da sociedade e dos princípios que a regem.

Não é bem batota... é saber quem é que já fez a cache e se pode ajudar. Ou não?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #33 a sábado 27 abr 2013, 11:47 

Espera, não estou a perceber... ajudar a quê? Não é o fulcro do jogo o desafio entre o geocacacher e o esconderijo da cache e o seu container? Será que a opção de DNF é uma aberração que para ali anda e não serve para nada, visto que basta telefonar para ter um found?

Então se calhar, ao contrário do que dizem as guidelines, não é preciso coordenadas para nada. Publica-se uma cache lá para a Praia do Barrigudo, o primeiro a lá chegar telefona ao owner, e o segundo telefona ao primeiro ou ao owner, o terceiro telefona ao owner, ao prmeiro ou ao segundo. E quem não é de cá e só veio ver a bola telefona ao totta e não encontra nada. Mais ou menos o que já sucede com muitas caches, especialmente multis, que estão tão mal desenhadas que só quem conversa com Deus ou com a linhagem de achadores de Helpdesk é que as encontra. Exemplo: a antiga cache do Museu do Ar em Alverca. Como aquilo era virtualmente impossivel de encontrar de forma natural e tive a ousadia de o dizer no log, levei logo: "ah e tal, já 25 gajos a encontraram, deves ser esquisito". E eu... ah pois... dos 25 gajos, só 2 é que de facto a encontraram. O resto ou foi porque vieram em magote ou porque telefeonaram a alguém que já sabia onde a cache estava. Mas pronto, a legitimização de caches mal paridas pelos founds sucessivos obtidos através de helpdesk - assumido ou não - é apenas uma das facetas negras do comportamento.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #34 a sábado 27 abr 2013, 12:15 

Ei... :) ... não estou a dizer que concordo ou que discordo, estou a dizer que é apenas uma forma de pedir ajuda...
Os Dnf´s não têm nada de aberrante, e mesmo para quem não liga muito aos rankings posso dizer que estou no top20 para Portugal nesse particular.
Para mim, que regra geral o DNF está "enfiado" no meio de uma volta de bicicleta ou num passeio que fui fazer a qualquer lado, este tipo de ajuda não me seduz por aí além, nem me faz falta, mas para aqueles que se deslocam de propósito "ali" em busca daquela cache, dará muito jeito se tal se vier a mostrar necessário.
Respostas como essa que recebeste, tenho pelo menos meia dúzia no currículo, e a ultima até fez com que a dita cache ficasse desativada por um revisor... parece que afinal a cache tinha as coordenadas erradas propositadamente para caber em menos de 161m... enfim.
Que me lembre já telefonei para Owners umas poucas vezes (também tenho poucos contactos) e da ultima, na Buracos Mineiros, se não falasse com o Arquelobo nunca a encontraria por mais vezes que lá fosse... ainda tenho dúvidas que tenha sido ele próprio a colocar a cache e se ele lá cabe!

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #35 a sábado 27 abr 2013, 18:39 

Bom, eu inscrevi-me agora. Deixa lá ver como é que isto funciona! Seja como for, a criatividade desta malta é qualquer coisa. Parece que há sempre qualquer coisa mais para fazer e acrescentar!

Sent from my ASUS Transformer Pad TF300T

Regular
Regular

Registado: terça 26 jun 2012, 23:09

Mensagem Post: #36 a sábado 27 abr 2013, 19:12 

Torgut Escreveu:Espera, não estou a perceber... ajudar a quê? Não é o fulcro do jogo o desafio entre o geocacacher e o esconderijo da cache e o seu container? Será que a opção de DNF é uma aberração que para ali anda e não serve para nada, visto que basta telefonar para ter um found?

Então se calhar, ao contrário do que dizem as guidelines, não é preciso coordenadas para nada. Publica-se uma cache lá para a Praia do Barrigudo, o primeiro a lá chegar telefona ao owner, e o segundo telefona ao primeiro ou ao owner, o terceiro telefona ao owner, ao prmeiro ou ao segundo. E quem não é de cá e só veio ver a bola telefona ao totta e não encontra nada. Mais ou menos o que já sucede com muitas caches, especialmente multis, que estão tão mal desenhadas que só quem conversa com Deus ou com a linhagem de achadores de Helpdesk é que as encontra. Exemplo: a antiga cache do Museu do Ar em Alverca. Como aquilo era virtualmente impossivel de encontrar de forma natural e tive a ousadia de o dizer no log, levei logo: "ah e tal, já 25 gajos a encontraram, deves ser esquisito". E eu... ah pois... dos 25 gajos, só 2 é que de facto a encontraram. O resto ou foi porque vieram em magote ou porque telefeonaram a alguém que já sabia onde a cache estava. Mas pronto, a legitimização de caches mal paridas pelos founds sucessivos obtidos através de helpdesk - assumido ou não - é apenas uma das facetas negras do comportamento.

Já fiz um comentário na própria aplicação sem me aperceber que a verdadeira discussão sobre a ferramenta estava aqui.
Creio que se está a confundir alguma coisa.
Listar aqui comportamentos e facetas negras do mesmo seria demasiado fastidioso e pouco pedagógico mas, incluir esta ferramenta nessa lista é que me parece um verdadeiro exagero.
No geocaching há muitas maneiras de as pessoas se divertirem e nem sempre essa diversão passa por encontrar sempre a cache. Como disse, há dicas que não são dicas e caches que nem deviam existir mas ... existem.
Eu pessoalmente divirto-me a apagar as manchas originais (verdes e outras) do meu mapa de observação que é o da minha zona e das zonas onde me desloco por qualquer outro motivo (nunca as caches).
Já em vários sítios sugeri que os DNFs alterassem esse mapa de observação, passando por exemplo os DNFs a cara azul (dnf) tal como aparece nas listagens, mas isso é algo que incomoda filosóficamente a GS. Se isso acontecesse, faria muito mais DNFs (e não faço poucos) e nunca iria utilizar o HD.
Acontece que há sítios por onde passo e não gostava de voltar a passar. Nesses casos, fazer o DNF não me diverte porque mantèm lá a mancha que me confunde sempre que procuro percursos em função das manchas. :?
Nas circunstâncias descritas um HD torna-se útil e não vejo porque isto tenha de ser considerado um aspecto negativo do geocaching.
Cachadas em grupo sempre houve e não me parece que acabem com elas. Conheço pessoas que nunca fazem o log nestas circunstâncias, como também quando há HDs.
HDs sempre houve só que por núcleos de conhecidos mais directos. Esta ferramente só vem alargar esse núcleo de amigos e por isso merece o meu aplauso.
É quase perfeita.
Um found só pode e deve ser considerado "batota" quando o objectio é participar nos vários tipos de campeonatos [V] .
Fora disso, até os founds de "sofá" devem ser respeitados quando quem os faz se diverte muito com isso, e não são poucos.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #37 a segunda 29 abr 2013, 00:43 

Torgut Escreveu:Ao que isto chegou.... a batota legitimada, promovida e facilitada. É um reflexo da sociedade e dos princípios que a regem.

Respeito, mas não concordo dentro dos meus princípios de puritanismo. Tudo depende de como encaras o jogo.

Há tipos que se recusam a ler a hint por considerarem que isso é batota.
Há tipos que se recusam a ler os logs anteriores por considerarem que isso é batota.
Há tipos que se recusam a ler a ver as fotos colocadas por outros Geocachers por considerarem que isso é batota.
Há tipos que se recusam a pedir Helpdesk por considerarem que isso é batota.
Há tipos que se recusam a assinar o log-book quando são outros geocachers do grupo em que estão inseridos a encontrar a cache por considerarem que isso é batota.
Há tipos que se recusam a logar o found quando é o cão deles a encontrar a cache por considerarem que isso é batota.
Há tipos que se recusam a procurar caches em veículos TT por considerarem que isso é batota.

E poderia ír por aí fora com outros níveis de fundamentalismo que respeito mas nos quais o meu nível de puritanismo não se enquadra.

Quantas vezes foste procurar uma cache e te deparaste com um listing sem hint, uma hint filosófica que não diz nada, uma hint patética que diz "cuidado com os muggles" ou uma hint tão inútil como "deixa tudo como encontraste"?

Nesses casos encaro o Helpdesk como a hint legítima que o owner não teve a capacidade ou a generosidade de a colocar no listing. A particularidade de o owner ter colocado essa hint no listing ou não faz do meu found, batoteiro ou não? No meu ponto de vista não o faz de todo, mas respeito quem tiver um nível de puritanismo diferente do meu :)

Large
Large

Registado: quinta 12 abr 2012, 18:32

Mensagem Post: #38 a segunda 29 abr 2013, 04:34 

Ajudarei naquilo que for preciso

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #39 a terça 30 abr 2013, 21:23 

E não é que funciona?! Acabo de ser contactado pelos GoAND, que chegaram até mim via Geopt Helpdesk, que estavam em apurosnnuma cache nos arredores de Braga... E apercebi-me da utilidade desta app quando do outro lado alguém mexeu no container bem camuflado e oiço um "Ah!, não acredito!" Deliciado.

Provavelmente, mais um cliente satisfeito, e a mim não me custou nada. :)

Tapatalk HD. Erros ortográficos? Queixem-se a esse senhor...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #40 a quarta 01 mai 2013, 00:00 

nice! primeiro relato de um cliente satisfeito! ;)
AnteriorPróximo

Voltar para UTILITÁRIOS/OUTROS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes