[AJUDA] GPS Tomtom

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 26 fev 2011, 00:05

Mensagem Post: #21 a sexta 10 jun 2011, 16:01 

Re: GPS Tomtom

fightnight Escreveu:Porque é que vocês andam a mexer nos navcores dos vossos TomTom's?
Eu tenho o statnav off, o offroad navigator e uma carrada de programas, assim como os pois das caches e a possibilidade de ler ficheiros html com o navcore de origem. O 7.903...

[^] .... por causa dos mapas mais recentes!!! :D
Vais-me dizer que consegues actualizar os mapas mais recentes com esse navcore? :roll:
Imagem

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:38

Mensagem Post: #22 a domingo 12 jun 2011, 23:44 

Carlytos Escreveu:Vais-me dizer que consegues actualizar os mapas mais recentes com esse navcore? :roll:

Claro que consegue!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #23 a segunda 13 jun 2011, 00:03 

hfilipe Escreveu:
Carlytos Escreveu:Vais-me dizer que consegues actualizar os mapas mais recentes com esse navcore? :roll:

Claro que consegue!

Conseguir CONSEGUE, mas como se pode ver não é com todos os mapas, tem que ser selectivo, enquanto com o navcore v9.xxx é só "comprar" qualquer versão do mapa e instalar!

Imagem
Imagem

Large
Large

Registado: terça 31 mai 2011, 18:35

Mensagem Post: #24 a terça 12 jul 2011, 22:07 

O que vos tenho a dizer, é que o único problema com que me tenho deparado é ao retirar coordenadas com o software offroad navigation, do resto, funciona que é uma maravilha, e continuo a ter o software de origem do GPS.
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #25 a quinta 14 jul 2011, 20:32 

Re: [AJUDA] GPS Tomtom

Uma pequena dica para colocar as coordenadas no Offroad de forma mais fácil e sem erros de digitação.

Colocar o ficheiro .ov2 com as coordenadas das caches dentro da pasta do mapa no TomTom. Eu uso o GSAK mas há várias ferramentas para converter o GPX para .ov2, incluíndo aqui, no geopt.org.
No TomTom ir ao menu e escolher "Planeamento de Itinerário" e clicar em Adicionar -> Ponto de Interesse -> PI Próximo de Si -> Nome do Ficheiro .ov2 e escolhem a cache que pretendem.
Podem repetir estes passos e adicionar várias caches pela ordem que as pretendem fazer.

Depois, escolhem Opções -> Guardar Itinerário. Normalmente dou o nome GC mas podem escolher um nome qualquer. Até podem gravar mais que um itinerário como, por exemplo, um para as caches do dia e outro com os pontos intermédios de uma multi.

Clicam em concluído e voltam para o mapa. Agora abrem o Offroad Navigator e clicam em File. Se necessário clicam nas setas Prev. ou Next até aparecer o nome do itinerário que gravaram e clicam em Submit.
As coordenadas da cache estão carregadas e já seta mágica já aponta para o GZ! Se gravaram o itinerário com mais que uma cache, podem escolher a que pretendem com Prev. ou Next.

À primeira vista pode parecer um processo demorado, mas com alguma prática vão ver que é bastante fácil e rápido e evitam erros na digitação das coordenadas.

Regular
Regular

Registado: segunda 03 mai 2010, 19:46

Mensagem Post: #26 a quinta 14 jul 2011, 20:59 

hfilipe Escreveu:Uma pequena dica para colocar as coordenadas no Offroad de forma mais fácil e sem erros de digitação.

Colocar o ficheiro .ov2 com as coordenadas das caches dentro da pasta do mapa no TomTom. Eu uso o GSAK mas há várias ferramentas para converter o GPX para .ov2, incluíndo aqui, no geopt.org.
No TomTom ir ao menu e escolher "Planeamento de Itinerário" e clicar em Adicionar -> Ponto de Interesse -> PI Próximo de Si -> Nome do Ficheiro .ov2 e escolhem a cache que pretendem.
Podem repetir estes passos e adicionar várias caches pela ordem que as pretendem fazer.

Depois, escolhem Opções -> Guardar Itinerário. Normalmente dou o nome GC mas podem escolher um nome qualquer. Até podem gravar mais que um itinerário como, por exemplo, um para as caches do dia e outro com os pontos intermédios de uma multi.

Clicam em concluído e voltam para o mapa. Agora abrem o Offroad Navigator e clicam em File. Se necessário clicam nas setas Prev. ou Next até aparecer o nome do itinerário que gravaram e clicam em Submit.
As coordenadas da cache estão carregadas e já seta mágica já aponta para o GZ! Se gravaram o itinerário com mais que uma cache, podem escolher a que pretendem com Prev. ou Next.

À primeira vista pode parecer um processo demorado, mas com alguma prática vão ver que é bastante fácil e rápido e evitam erros na digitação das coordenadas.

Também faço isso! Depois de fazeres isso algumas vezes, vais ver que carregas nos botões sem pensar.

Large
Large

Registado: terça 31 mai 2011, 18:35

Mensagem Post: #27 a sexta 15 jul 2011, 19:28 

Por isso é que a minha seta não funciona! Tenho de começar a usar esse metódo!

Obrigado pela dica!
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #28 a sexta 15 jul 2011, 21:19 

Esteves_Devil Escreveu:Por isso é que a minha seta não funciona!

Não me parece que seja por isso que ela não funciona.
Se continuares a ter problemas reporta-os aqui que haverá quem te ajude! [;)]

Regular
Regular

Registado: segunda 03 mai 2010, 19:46

Mensagem Post: #29 a sexta 15 jul 2011, 23:42 

Uma coisa que faço antes de fazer geocaching com o TomTom é instalar o QuickGPSFix. Este ficheiro contém a localização dos satélites, o que faz com que o GPS demore muito menos tempo a apanhar e a precisão é muito melhor! Recomendo!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #30 a sábado 16 jul 2011, 10:41 

Esteves_Devil Escreveu:Por isso é que a minha seta não funciona! Tenho de começar a usar esse metódo!

Acredito mais em erro de configuração!
Aqui fica a solução:

fightnight by Geocaching"PT Escreveu:Eu tenho um TomTom One e é o que uso para cachar.
Para tal funcionar em linha recta tens de fazer 2 coisas:

- Instalas este software no cartão. http://www.webazar.org/tomtom/offroad.php?lang=uk (é só copiar para o cartão)

- Instalas também este (não é obrigatório, mas dá jeito para criar rotas para o geocaching): http://www.webazar.org/tomtom/tripmaster.php?lang=uk

- Depois de instalares, vais ao programa no GPS ( o Offroad Navigator) e vais as configurações.

Imagem

- Onde diz Target Distance metes 0 (isto vai fazer com que possas aproximar-te ao ponto 0 da cache.)
- O outro user estava a dizer que era necessário converter as coordenadas para decimal mas não é necessário. Basta mudar nas configurações para dº m.m' que fica logo pronto a navegar com as coordenadas dadas no site do GC.
- Se quiseres podes por em PT o programa, têm lá o idioma.

Imagem

Quando vais colocar as coordenadas, associas a Latitude ao N/S e a Longitude W/E.
Por defeito, as coordenadas lá são N/E, portanto se fores for umas coordenadas com N/W tens de por o sinal negativo antes do E.

Exemplo:
Cache:
N 12º 34.567 W 009º 87.654

Lá metes:
Latitude: 12 34.567
Longitude: -9 87.654 (com espaço a separar os graus)

----------
Com estas configurações com chegar ao ponto 0 da cache, mas o TomTom têm algumas limitações (demora as vezes a actualizar a tua posição, e é lento as escreveres as coordenadas que até irrita. :D).
Basta pôr as coordenadas e o programa mete a bússola com o sentido da cache (basta seguir a seta).

Boas cachadas. Cumprimentos :D

E para o caso de melhoria de leitura do programa, aqui fica a solução:
http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=7&t=6256&p=92294&hilit=offroad#p92294
Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para UTILITÁRIOS/OUTROS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes