GPS com CARTAS MILITARES

Tenha à mão toda a informação relativa ao terreno e nunca perca o Norte. Saiba onde põe os pés.

Moderadores: hulkman, migueis

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 07 jun 2011, 18:04

Mensagem Post: #11 a terça 03 out 2017, 17:19 

Re: GPS com CARTAS MILITARES

ZéSampa Escreveu:Atente-se que eu nunca usei uma carta militar! *

Pois, nota-se! :)

Eram esses mapas topográficos que eu levava na mochila para me orientar quando ia fazer caminhadas, antes de aparecerem os rGPS. São mapas físicos com uma grande riqueza de informação, mas com a revolução digital caíram em desuso e infelizmente o Instituto Geográfico do Exército não soube acompanhar os novos tempos. Os mapas do OSM apresentam agora o essencial dos dados desses mapas e muito, muito mais, com a vantagem de estarem actualizados e poderem ser editados/melhorados por qualquer um de nós.

* Exemplo de uma carta militar do IgeoE:

Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #12 a terça 03 out 2017, 17:41 

marulhar Escreveu:
ZéSampa Escreveu:Atente-se que eu nunca usei uma carta militar! *

Pois, nota-se! :)

Eram esses mapas topográficos que eu levava na mochila para me orientar quando ia fazer caminhadas, antes de aparecerem os rGPS. São mapas físicos com uma grande riqueza de informação, mas com a revolução digital caíram em desuso e infelizmente o Instituto Geográfico do Exército não soube acompanhar os novos tempos. Os mapas do OSM apresentam agora o essencial dos dados desses mapas e muito, muito mais, com a vantagem de estarem actualizados e poderem ser editados/melhorados por qualquer um de nós.

* Exemplo de uma carta militar do IgeoE:

Imagem
Dou a mão à palmatória! :D

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #13 a quarta 04 out 2017, 20:31 

Eu sou maluco por mapas e cartografia e tenho algumas destas cartas em formato físico, que me foram oferecidas por um tio que trabalhava no Exército.
Apesar da sua beleza e do facto de ser um artefacto físico, os mapas da OSM vieram ocupar o lugar destes mapas para o uso quoatidiano, com imensa informação (nem sempre correta).
No entanto, qualquer um pode contribuir para melhorá-los. No sítio oficial existe uma ferramenta que torna essa tarefa facílima. Sempre que saio para o terreno, confirmo se falta alguma coisa no mapa OSM ou se existe algo de errado. Além de me dar imenso gozo, estou a contribuir para o melhoramento dos mapas.
Como referência, o Locus tem uma ferramenta que permite marcar locais no mapa que estão em falta ou errados. Essas marcações aparecerão depois no sítio da OSM e poderão ser revistas por voluntários ou pelo próprio quando chegar a casa.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #14 a quarta 04 out 2017, 22:25 

Os mapas militares do IgeoE ainda continuam a ser vendidos em muitos lados, mas para quem vive ou passa por Lisboa, só posso recomendar um local: o edifício sede na Av. Dr. Alfredo Bensaúde. Os preços das cartas na escala 1/25000 (1cm=250m), M888 e afins, até é bastante acessível (5,20€) e a visita à loja é uma experiência única que vale bem a pena (parece que entramos num wormhole que nos leva directamente a algumas décadas atrás! [:)] ). E descobri agora que até já se pode fazer uma visita virtual através do Street View. Experimentem!

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #15 a quinta 05 out 2017, 00:45 

Há tanto tempo que ando a adiar essa visita... sempre que vou a Lisboa é com o tempo contado, mas para a próxima tenho mesmo de ir lá.
Até tem uma cache mistério à porta chamada Cartografia que já foi resolvida há dois anos... [:P]

Large
Large

Registado: quinta 30 ago 2012, 11:19

Mensagem Post: #16 a quinta 05 out 2017, 15:57 

marulhar Escreveu:Os mapas militares do IgeoE ainda continuam a ser vendidos em muitos lados, mas para quem vive ou passa por Lisboa, só posso recomendar um local: o edifício sede na Av. Dr. Alfredo Bensaúde. Os preços das cartas na escala 1/25000 (1cm=250m), M888 e afins, até é bastante acessível (5,20€) e a visita à loja é uma experiência única que vale bem a pena (parece que entramos num wormhole que nos leva directamente a algumas décadas atrás! [:)] ). E descobri agora que até já se pode fazer uma visita virtual através do Street View. Experimentem!
Continua na mesma, já lá não vou há largos anos

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.infoportugal.cartasmilitares
Encontrei isto no outro dia, pode ajudar alguns. Atenção que é pago.

Acho que os mapas da open street maps, são a melhor opção.
Custumo mapear zonas por onde passo. E por vezes pego em cartas militares e coloco os tais nomes das zonas

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #17 a quinta 05 out 2017, 18:07 

Ora aí está algo que desconhecia.
É uma aplicação um pouco limitada e é preciso pagar a partir de um determinado nível de zoom, mas nunca se sabe quando poderá ser útil.

Obrigado pela dica!

Large
Large

Registado: quinta 28 ago 2014, 00:12

Mensagem Post: #18 a segunda 09 out 2017, 16:20 

O facto de ter perguntado aqui, foi por achar que alguém poderia ter o backup desses ficheiros (seriam para fins militares). Mas com as alternativas que aqui apresentadas acredito que não seja necessário passar a linha do permitido por lei. [8D]

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #19 a segunda 09 out 2017, 23:49 

biscas Escreveu:https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.infoportugal.cartasmilitares

Também desconhecia essa aplicação. Instalei-a e fiz um teste rápido. Não me parece uma opção minimamente razoável — não tem utilidade nenhuma sem comprar as cartas deles (a 10€ cada para a escala 1/25000, quando as versões em papel são 5,20€!), pois restringem o nível de zoom a um ponto ridículo.
É uma aplicação para milionários: para cobrir o país inteiro teríamos que desembolsar para cima de 6500€! [615 cartas da série M888 (Continente) + 35 da série M889 (Açores) + 15 da série P821 (Madeira)]
Disparate completo!!! [xx(]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #20 a segunda 09 out 2017, 23:57 

marulhar Escreveu:
biscas Escreveu:https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.infoportugal.cartasmilitares

Também desconhecia essa aplicação. Instalei-a e fiz um teste rápido. Não me parece uma opção minimamente razoável — não tem utilidade nenhuma sem comprar as cartas deles (a 10€ cada para a escala 1/25000, quando as versões em papel são 5,20€!), pois restringem o nível de zoom a um ponto ridículo.
É uma aplicação para milionários: para cobrir o país inteiro teríamos que desembolsar para cima de 6500€! [615 cartas da série M888 (Continente) + 35 da série M889 (Açores) + 15 da série P821 (Madeira)]
Disparate completo!!! [xx(]
Olha que me parece, que é por todas...
Comprei as de 1:50.000 para experimentar e porque era apenas 1€ e dá-me o país todo...

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para CARTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante