[AJUDA] Instalar TopoLusitania no Etrex

Tenha à mão toda a informação relativa ao terreno e nunca perca o Norte. Saiba onde põe os pés.

Moderadores: hulkman, migueis

Micro
Micro

Registado: terça 05 out 2010, 16:56

Mensagem Post: #1 a quinta 28 out 2010, 13:03 

[AJUDA] Instalar TopoLusitania no Etrex

Boas,
comprei um etrex legend HCx e estava a tentar instalar o TopoLusitania. Como dizia no site, saquei primeiro o MapSetToolKit e segui os passos, mas depois pede-me o overview map ou então para checar a box. O que acontece é que não está lá a box e não sei o que fazer para criar um overview map.
Alguém me pode esclarecer? Será muita burrice minha? :cry:

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #2 a quinta 28 out 2010, 13:41 

Re: Ajuda instalar TopoLusitania

Eu costumo instalar a versão img.
Mas esta ultima actualização/correcção de erros só saiu para o mapsource..

Qual versão estas a instalar??

Micro
Micro

Mensagem Post: #3 a quinta 28 out 2010, 13:47 

Estou a instalar a 0.87. Mas é a primeira vez, o gps é novo. E não sei como instalar sem o Mapsource (porque não há instruções para isso!)

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #4 a quinta 28 out 2010, 13:58 

ATENÇÃO - FAÇA BACKUP DOS MAPAS QUE TEM NO GPS, ANTES DE INICIAR QUALQUER ALTERAÇÃO AOS MESMOS

A instalação do TYP é facultativa. O TYP apenas altera o grafismo dos mapas.

Se não está familiarizado com o REGEDIT e com o REGISTRY, use o programa Mapsetoolkit para instalar.
O Mapsetoolkit pode ser encontrado aqui: http://cypherman1.googlepages.com/

MAPSOURCE
Como instalar:
1- Descomprima os ficheiros numa pasta qq. (por exemplo c:/Garmin/TopoLusitaniaVxxx)
2- Inicie o Mapsetoolkit
3- Escolha o botão Update List. - Verá os conjuntos de mapas já instalados no Mapsource.
4 - Escolha o botão Install - uma nova janela aparecerá.
Indique nesta janela a pasta onde colocou o TopoLusitania Vxxx. Comece pelo ficheiro TDB.
Parte da janela fica preenchida automaticamente. Indique os restantes ficheiros. Preencha o
overview map (mapa de pré visualização - TopoLusitaniaVxxx.img).
Preencha com o nome TopoLusitaniaVxxx o campo "Registry name".
Pode optar para usar o TYP ou não.
5 - Escolha "Install" e já têm o seu TopoLusitaniaVxxx pronto para o Mapsource o usar.
6 - Se por qualquer razão o Mapsource não funcionar, desinstale com o Mapsetoolkit o TopoLusitaniaVxxx.

Versão GMAPSUP2.IMG - em imagem
TopoLusitania vxxx - versão Gmapsup2.img
Ficheiro gmapsup2.img para ser usado directamente no cartão do GPS.
Coloque-o na pasta Garmin do cartão SD ou microSD do seu GPS.

Coloque o TopoLusitania no cartão do GPS. Nunca na memória interna do GPS. Se houver um "crash", removendo o cartão, resolvemos o problema, (no terreno é dificil encontrar um PC por perto)
Se o GPS não aceitar o nome gmapsup2.img, mude-o para gmapsupp.img.

Atenção não apague qualquer mapa já existente. O ficheiro gmapsupp.img é muito comum em GPS mais antigos, pois é o "contentor" de mapas mais usado pela Garmin

A versão imagem xxx.img basta copiar para o cartão para a pasta Garmin. Se o cartão for novo, é só criar essa pasta e copiar para lá (isto nos oregons, nos outros não sei se é igual)
É mais simples instalar logo a imagem...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #5 a quinta 28 out 2010, 15:45 

Já agora, há alguma forma de ordenar as layer's no GPS (no meu caso, o velhinho 60Cx)?

É que depois de instalar o TopoLusitânia no GPS, por vezes não consigo ver as linhas magenta das rotas, ficam no Mapsource que está "por baixo" do TopoLusitânia. Resolvo o problema desactivando o TopoLusitânia quando estou a navegar por estrada, mas se desse para estar "por baixo" era bom.
Imagem Imagem Imagem

Micro
Micro

Mensagem Post: #6 a quinta 28 out 2010, 22:43 

[/quote]
A versão imagem xxx.img basta copiar para o cartão para a pasta Garmin. Se o cartão for novo, é só criar essa pasta e copiar para lá (isto nos oregons, nos outros não sei se é igual)
É mais simples instalar logo a imagem...[/quote]

Mania de complicar :oops:
Obrigado

Micro
Micro

Mensagem Post: #7 a quinta 28 out 2010, 23:04 

Bem, afinal ainda não está resolvido!
Como é que se vê se o TopoLusitania ficou instalado ou não? É que passei o ficheiro para o cartão do etrex mas os mapas continuam na mesma [xx(]

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #8 a sexta 29 out 2010, 00:26 

Nunca tendo utilizado esse GPS, se for nos mesmos moldes do meu, é nas opções -> mapas e selecionar..

Mas posso estar a dizer uma grande asneira..

[ Post made via GeoPT Mobile ] Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #9 a sexta 29 out 2010, 02:18 

Paulo_Domingues Escreveu:Já agora, há alguma forma de ordenar as layer's no GPS (no meu caso, o velhinho 60Cx)?

É que depois de instalar o TopoLusitânia no GPS, por vezes não consigo ver as linhas magenta das rotas, ficam no Mapsource que está "por baixo" do TopoLusitânia. Resolvo o problema desactivando o TopoLusitânia quando estou a navegar por estrada, mas se desse para estar "por baixo" era bom.

Pois.. não tenho a certeza, mas penso que não dá. Tenho o mesmo problema no meu Nuvi. Se fosse o City Navigator em cima do TopoLusitania..... (dava um City Lusitania ou um Topo Navigator :D )
Lembro-me de há uns tempos pesquisar um pouco e encontrar algo sobre colocar transparência no mapa. Mas, infelizmente, não aprofundei muito.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #10 a sexta 29 out 2010, 02:30 

Em muitas zonas eu vejo os dois mapas sobrepostos, só em algumas é que o TopoLusitânia se torna opaco, normalmente onde tem mais "informação" concentrada. Pelo que, se desse para inverter a ordem das layers, era capaz de ficar resolvido.
Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para CARTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes