[GSAK] Ajuda Gsak

Para além do canivete suíço do geocaching, este espaço serve para discussão de outros aplicativos de gestão de bases de dados

Moderadores: hulkman, migueis

Small
Small

Registado: segunda 14 jun 2010, 15:55

Mensagem Post: #31 a quarta 16 jun 2010, 23:36 

Re: [GSAK] Ajuda Gsak

Não sei se estou no sitio certo, mas alguém sabe se existe alguma macro, como existe para criar os ficheiros para o tomtom, mas para a ndrive? :oops: :oops:

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #32 a quarta 16 jun 2010, 23:44 

isto foi o guia que segui há uns tempos quando precisei de usar o ndrive... não sei se ainda se aplica da mesma forma, mas mal não fará!

1. No Gsak uso a Macro Tomtom.gsk para exportar as caches que pretendo. Na caixa de diálogo da macro escolhi o prefixo Geo e elas saem arrumadinhas com nomes no género Geo Found.ov2 e Geo Found.bmp
2. Agora precisas de transformar os BMp em PNG.
Há para aí muito software que faz isso bem, já não me lembro qual usei.
3. Vais ao portalppc e descarregas os pois dos restaurantes para Ndrive, por exemplo.Tens três pastas com os ícones dos restaurantes, em tamanhos diferentes. Tens que copiar essas três pastas para os favoritos do Ndrive. Agora precisas de fazer os icones das caches, formato PNG com os mesmos tamanhos dos dos restaurantes e colocá-los lá nas respectivas pastas.
Eu converti os ícones do Gsak só num dos tamanhos e copiei sempre os mesmos ícones para as três pastas. Mas, como digo só uso isto por curiosidade. Tu podes perder algum tempo e converter os BMP em PNG nos três tamanhos.
3. Depois vais a http://www.portalppc.com/v2/forum/viewt ... +v10#p1614, descarregas o ficheiro OV2toKML v11.zip e descomprimes no disco do computador (Pass: portalppc.com).Vai criar uma pasta OV2toKML v10.
4. Agora precisas de copiar para esta pasta os PNG que transformaste, só um dos tamanhos. O software precisa de detectar os pngs mas não é exigente ao ponto de querer os três. Os PNG ficam aqui para sempre.
6. Vais à pasta para onde foram os Ov2 do Tom e copias para aqui também.
Corres o Ficheiro OV2toKML v10.xls e segues as instruções.
No fim tens um ficheiro KML para importar no Ndrive.
No Ndrive podes associar cada ícone ao respectivo tipo de cache.
Na próxima actualização de caches só precisas de correr o Gsak copiar os Ov2 para a pasta OV2toKML v10 e voltar a correr o ficheiro.
No drive basta importar de novo e se tiver o mesmo nome ele actualiza tudo.
Espero ter ajudado.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #33 a quarta 16 jun 2010, 23:48 

aproveito para adicionar a informação que o Coruja divulgou no mesmo tópico, caso sirva a alguém:

:arrow: Fazer download desta macro http://gsak.net/board/index.php?showtop ... entry74743 e instalar no gsak
:arrow: Fazer download desta aplicação http://www.portalppc.com/v2/forum/viewtopic.php?t=118 , mas para isso tem de estar registados
:arrow: Converter os icons dos vários tipos de caches nos diversos tamanhos usados pelo NDRIVE tal como está em (SDMMC/NDrive/images_favorites)...eu usei o "photoshop", mas este parece mais acessivel http://www.deviouscodeworks.co.uk/imagicon.html

Após estes passos:
1- vamos ao gsak e executamos um filtro das caches que queremos
2- corremos a macro TOMTOM
3- com o resultado corremos a aplicação de conversão
4- importamos para (SDMMC/NDrive/favourites);

Imagem da Macro TOMTOM (config)
Imagem

Depois no GPS:
5- vamos a (Navigation/Menu/Configurações/Importação de Dados/Importar Favoritos/ficheiro.KML)
6- (Navegar/Favoritos) onde vamos editar as imagens que aparecem, onde colocamos a imagem correspondente.

Para actualizar as caches, só de tem repetir os passos (1,2,3,4 e 5)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #34 a quarta 16 jun 2010, 23:50 

hulkman Escreveu:cheira-me a instalação marada do GE... tenta instalar de novo a ver se resolve!

Bom nariz :) Aproveitei que não tinha a última versão do GE instalado e já funciona. A macro é a GoogleEarth. Continua a dar erro no import do -gpx mas também não é necessário visto a ligação natural ser a .kml.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #35 a quinta 17 jun 2010, 10:10 

o suporte a gpx foi abandonado há algum tempo... agora é mesmo kml ou kmz

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #36 a terça 17 ago 2010, 16:31 

O pedido de ajuda não é tanto sobre o GSAK, mas sobre a forma como se consegue ter a informação actualizada para as caches arquivadas.

Assim como muitos, tenho as minhas 8 PQ que semanalmente me actualizam a posição de todas as caches não arquivadas de Portugal. O problema é as caches que vão sendo arquivadas e que ficam como disabled para as caches que passaram por este estado (nomedamente as arquivadas pelo revisor) ou então e mais chato ainda, ficam como activas se se tratam de eventos ou caches arquivadas directamente pelos owners.

A forma como consigo ir detectando isto é verificar as caches que têm datas de actualização GPX antigas e depois tem de se entrar na página da cache e gerar o GPX individual o que é uma grande chatice. Alguém consegue actualizar as caches arquivadas de uma forma mais inteligente?

Outra coisa que eu tinha interesse era ter um GPX com todas as caches arquivadas de Portugal. Neste momento tenho apenas aquelas que foram sendo arquivadas desde que comecei a utilizar o GSAK (há cerca de um ano) e algumas pontuais anteriores (nomeadamente as do concelho de Tavira que são poucas). No Excel das GeoStats elas estão lá todas, mas o problema é importá-las para o GSAK. Há forma de produzir um GPX a partir do Excel?

Claro que posso sempre entrar em negociações com o Prodrive :).
Mas como quando ele começou já haviam caches arquivadas , algures terá aparecido o GPX...
É preciso fazer parte da IPF, para ter acesso a essas coisas? Se essa mítica entidade não for apenas resultado de um sonho de verão do Paidaines (quem não saiba do que estou a falar deve ler a GZ Portugal), solicito o ingresso (condicionado a saber qual os passos da Iniciação...) :D
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quinta 06 mai 2010, 16:16

Mensagem Post: #37 a terça 17 ago 2010, 17:09 

Eu também tinha esse problema de exportar as caches para o NDrive e por isso resolvi criar uma pequena aplicação em C# que se liga a Base de Dados do GSAK e cria um ficheiro KML para ser importado como favorito do NDrive.

A aplicação permite fazer filtro para exportar só as caches seleccionadas no GSAK, ou todos as caches podendo excluir como opção as já encontradas, as que não estão disponíveis e filtro também por distrito.

Também tem a particularidade se a cache tiver um child do tipo parque, as coordenadas que exporta são as do parque em vez dos da cache.

Quem quiser usar posso enviar a aplicação.
ImagemImagem
ImagemImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #38 a terça 17 ago 2010, 17:19 

Eu trato as arquivadas da seguinte forma:

Todas as semanas actualizo com todas as caches de Portugal (activas e desactivas). À sexta-feira orden(h)o pela data de actualização do GPX, e as anteriores à primeira actualização dessa semana são movidas para uma base de dados paralela chamada Arquivadas. Não preciso de actualizar a informação das arquivadas, pois se estão arquivadas o que pode ser lá colocado de interesse?? Se ficar "desarquivada" por alguma relação, ela volta a vir na actualização das pocket semanais voltando a ficar na base de dados das activas.
As arquivadas antes de fazer geocaching ou antes de mexer no GSAK, foram inseridas manualmente (trabalho titânico?? naaaaa)

Eu podia deixar aqui o GPX da minha base de dados arquivada mas parece que é pirataria e era logo "flamado" :?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #39 a terça 17 ago 2010, 17:44 

the_Ateam Escreveu:Eu trato as arquivadas da seguinte forma:

Todas as semanas actualizo com todas as caches de Portugal (activas e desactivas). À sexta-feira orden(h)o pela data de actualização do GPX, e as anteriores à primeira actualização dessa semana são movidas para uma base de dados paralela chamada Arquivadas. Não preciso de actualizar a informação das arquivadas, pois se estão arquivadas o que pode ser lá colocado de interesse?? Se ficar "desarquivada" por alguma relação, ela volta a vir na actualização das pocket semanais voltando a ficar na base de dados das activas.
As arquivadas antes de fazer geocaching ou antes de mexer no GSAK, foram inseridas manualmente (trabalho titânico?? naaaaa)

Eu podia deixar aqui o GPX da minha base de dados arquivada mas parece que é pirataria e era logo "flamado" :?

O problema das caches não ficarem como arquivadas é fundamentalmente o da produção de GPX para o Cachebox, GCzII ou equivalente. Se forem para uma BD de arquivadas ou não forem seleccionadas por filtro de data de actualização GPX não vão para o GPX exportado e assim mantêm a cache activa no PDA... Claro que se podem ir sempre apagando todas as caches anteriormente carregadas, antes de se carregar outro GPX, mas não é a forma mais elegante, até porque por vezes pode haver interesse em manter as caches feitas/arquivadas no PDA
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #40 a terça 17 ago 2010, 17:54 

nesse caso podes também fazer um filtro das caches que não foram actualizadas (e portanto arquivadas) e mudar-lhe o status para "Archived". Se um dia for actualizado o seu status através de uma nova entrada na pocket, ela passa automaticamente também a disponivel.
AnteriorPróximo

Voltar para GSAK

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante