Gsak sem registo ou...

Para além do canivete suíço do geocaching, este espaço serve para discussão de outros aplicativos de gestão de bases de dados

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #31 a segunda 07 fev 2011, 18:38 

Re: Gsak sem registo ou...

lmpinto Escreveu:
prodrive Escreveu:
masasi Escreveu:Só queriar saber se o reguisto depois irá dar para dois pc's diferentes. Como tenho 2 computadores por vezes ligo o progarama num e outras vezes no outro.

Sim, dá!

Para quem faz isto - que método utilizam para sincronizar as instalações? Estou a pensar colocar os ficheiros do gsak no dropbox - haverá algum inconveniente?

Para além da eventual falha ou redução de velocidade de rede, julgo que não haverá qualquer problema mas uma óptima alternativa poderá ser em colocar as bases de dados numa pen, por exemplo.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #32 a segunda 07 fev 2011, 19:15 

lmpinto Escreveu:
prodrive Escreveu:
masasi Escreveu:Só queriar saber se o reguisto depois irá dar para dois pc's diferentes. Como tenho 2 computadores por vezes ligo o progarama num e outras vezes no outro.

Sim, dá!

Para quem faz isto - que método utilizam para sincronizar as instalações? Estou a pensar colocar os ficheiros do gsak no dropbox - haverá algum inconveniente?

eu uso um programa de backups e sincronização automático. Para além de fazer backups, quando detecta que o portátil se ligou, o desktop automaticamente sincroniza o gsak (entre outros) com o portátil. Há várias soluções para isso, umas pagas, outras gratuitas. O que eu uso é o goodsync e é pago. Se pesquisares na net terás boas alternativas.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #33 a segunda 07 fev 2011, 20:07 

paulohercules Escreveu:Apenas quem utiliza o GSAK sabe o valor e potencialidades desta ferramenta.

O problema é mesmo esse! E, como eu não utilizo, não conheço as potencialidades! Por isso perguntei quais as vantagens "tipo".

Para mim, não está em causa o preço do registo, de facto se o programa for útil, o valor é insignificante. Mas, não me apetece estar a "aprender" mais um programa se este não me trouxer vantagens. De repente não vi ainda em que é que o utilizaria, sem ser para as "barrinhas", mas se tanta gente o usa e diz bem é porque deve de ter algumas funcionalidades que ainda não me apercebi, por isso perguntei lá para trás, para que o usam, em concreto.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #34 a segunda 07 fev 2011, 20:12 

Paulo_Domingues Escreveu:
paulohercules Escreveu:Apenas quem utiliza o GSAK sabe o valor e potencialidades desta ferramenta.

O problema é mesmo esse! E, como eu não utilizo, não conheço as potencialidades! Por isso perguntei quais as vantagens "tipo".

Para mim, não está em causa o preço do registo, de facto se o programa for útil, o valor é insignificante. Mas, não me apetece estar a "aprender" mais um programa se este não me trouxer vantagens. De repente não vi ainda em que é que o utilizaria, sem ser para as "barrinhas", mas se tanta gente o usa e diz bem é porque deve de ter algumas funcionalidades que ainda não me apercebi, por isso perguntei lá para trás, para que o usam, em concreto.

Eu pessoalmente é para gerar GPX/POI. Com as PQ mantenho actualizado o GSAK e depois faço todas as seleções de caches que me lembre para carregar os GPS/PDA...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #35 a segunda 07 fev 2011, 20:14 

jasafara Escreveu:

Eu pessoalmente é para gerar GPX/POI. Com as PQ mantenho actualizado o GSAK e depois faço todas as seleções de caches que me lembre para carregar os GPS/PDA...

Para além disso, eu uso para gerar as estatísticas do meu Profile.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #36 a segunda 07 fev 2011, 20:18 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:

Para além disso, eu uso para gerar as estatísticas do meu Profile.

Claro! Eu também... Embora esteja a precisar de uma actualização para incluir os mapas do IAAN (mas vou esperar pelos concelhos :D).
Uma parte do que antes só se conseguia com o GSAK ou com outros aplicativos equivalentes agora já existe nativamente nas STATS, mas ainda não tirei as redundâncias...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 28 mar 2010, 20:55

Mensagem Post: #37 a segunda 07 fev 2011, 20:32 

Assim, resumidamente, serve para fazeres gestão das caches que já fizeste ou planeares uma cachada.

Por exemplo, se vais para um determinado distrito, não consegues tirar uma PQ por distrito, logo, importas as PQs da zona ou por datas e lá, exportas para o teu GPS as que quiseres.
Podes filtrar por caches começadas em One for the Road* e/ou A1, logo tens as caches One for the road todas ou então as que estão na A1. ( Por exemplo ) Isto serve para não teres as caches todas de Portugal no GPS.

Podes imprimir as listings de lá.. podes exportar os POIs para TomTom.

Há várias makros de ajudam em diversas coisas ( não conheço muitas ).

Há quem use para ter as estatísticas, para usar alguns Banners.

Se tiveres a tua Base de Dados sempre actualizada a qq momento tens as caches que quiseres em Off-line ( sem ligação a internet ).

Se tiveres um GPS que só consiga guardar 1000 pontos, GSAK dá jeito.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #38 a terça 08 fev 2011, 00:39 

São tantas que só mesmo começando a utilizar o programa e a ler o fórum do GSAK (http://gsak.net/board/index.php?) é que se vão descobrindo as funcionalidades que nos interessam.
Depois cada um utiliza aquelas que precisa de acordo com a sua maneira de jogar, os equipamentos adquiridos, etc.
Por exemplo para além da base de dados de todas as caches de Portugal com as respectivas páginas e fotografias, últimos cinco registos (ou mais), atributos, hints e fotos spoiler que, em qualquer momento posso passar para o GPS, ainda tenho outras bases de dados dedicadas aos países para onde viajo com mais frequência.
Em termos práticos as macros que mais utilizo são:

- "Garmin Export" que serve para exportar as caches como POIs para o Oregon550 e os respectivos waypoints adicionais.
http://gsak.net/board/index.php?showtopic=7745&st=20

- "TomTom" que serve para exportar as caches como POIs para o TomTom e os respectivos waypoints adicionais.
http://gsak.net/board/index.php?showtop ... ntry122019

-"FieldNotesImportAndLog" Automates as much as possible the process of reading the geocache_visits.txt file from the Garmin Colorado, Oregon and Dakota (perhaps the Nuvi 500) and DeLorme PN-40 GPSrs and logging the finds on both GSAK and GC.com.
http://gsak.net/board/index.php?showtop ... ntry123968

-"CacheRoute" The macro will create a circular route for the current filter, starting at the current GSAK Centre point. The algorithm is extremely computationally intensive and also uses the Google Maps API extensively thus it is currently limited to a total of 25 points. The Centre point (or Home) point is used twice - once at the beginning and once at the end - so you can route up to 23 caches.
http://gsak.net/board/index.php?showtopic=15390&st=0

- "SpoilerSync" A utility that enables you to grab pictures from the Geocaching.com cache page. This macro enables you to automatically integrate those pictures into GSAK by generating links in the GSAK user notes.
http://gsak.net/board/index.php?showtop ... ntry124740

- "Spoiler2POI" Generates a gpx file containing waipoints and spoiler pictures. You can use the PoiLoader to generate a gpi which is working with Garmin Oregon devices also.
http://gsak.net/board/index.php?showtop ... ntry108892

E podia continuar a elencar mais umas dezenas de macros úteis e, ainda nem sequer referi as que geram as estatísticas como a que tenho no meu profile: http://www.geocaching.com/profile/?guid ... 92b812e4de
Para saberes mais detalhes sobre as macros acima referidas só mesmo lendo as respectivas páginas no "Online Macro Index" (http://gsak.net/board/MacroIndex.php), ou então, conversando com quem as utiliza, de preferência efectuando uma demonstração da sua utilização no computador e depois no GPS procurando algumas caches.
Não querendo ser indelicado mas, a panóplia de funcionalidades e pormenores é demasiado vasta para se conseguir explicar tudo por escrito.
Duvido que alguém tenha paciência e tempo disponível para responder à tua pergunta de uma forma mais completa ou como desejarias.
Até porque como já referi cada caso é um caso e, as funcionalidades úteis para mim, poderão não o ser para ti.
E à conta desta resposta tive de prescindir de actualizar uns quantos registos de found online (a quantidade de palavras neste texto dava para alguns geocachers registarem mais de uma centena de founds...). LOL
Concluindo, cada um terá de dedicar algum tempo a estudar, pesquisar e descobrir quais as funcionalidades que poderão ser úteis.
Não é um programa que se fique a perceber de imediato, requer algum trabalho e dedicação mas, depois de se perceber como funciona e quais são as potencialidades são só benefícios.
Além disso,as macros estão em constante evolução e desenvolvimento, basta haver alguém que sugira uma coisa lógica ou partilhe uma ideia que seja útil e, rapidamente é posta em prática.
É um pouco como o que acontece no IAAN ou Cachebox e o Hulkman, o pessoal vem aos tópicos do fórum sugere e, se for útil e viável, torna-se realidade.
Convém ir acompanhando os fóruns do GSAK, lista de macros (http://gsak.net/board/MacroIndex.php) e perceber o mínimo para depois se conseguir tirar dúvidas junto de quem já utiliza o GSAK há mais tempo.
No próprio fórum consegue-se resolver os problemas com erros e outras situações particulares porque, desde o criador aos outros utilizadores do programa, todos estão disponíveis e prontos para ajudar.
Ao princípio estranha-se mas depois entranha-se.
O homem sonha e o mundo pula e avança.
GSAK=PRICELESS
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #39 a terça 08 fev 2011, 00:59 

Eu que até sou bastante utilizador do GSAK, só tenho de agradecer ao Paulo por utilizar mais do que as duas lâminas que a maioria de nós utiliza deste (e já agora do canivete própriamente dito [:)] )Swiss Army Knife.

Mais uma vez me relembrou desta macro

-"CacheRoute" The macro will create a circular route for the current filter, starting at the current GSAK Centre point. The algorithm is extremely computationally intensive and also uses the Google Maps API extensively thus it is currently limited to a total of 25 points. The Centre point (or Home) point is used twice - once at the beginning and once at the end - so you can route up to 23 caches.
http://gsak.net/board/index.php?showtopic=15390&st=0

que tenho de ver se começo mesmo a utilizar, para racionalizar um bocado mais as minhas micro-cachadas...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #40 a quinta 10 fev 2011, 18:16 

paulohercules Escreveu:Não querendo ser indelicado mas, a panóplia de funcionalidades e pormenores é demasiado vasta para se conseguir explicar tudo por escrito.
Duvido que alguém tenha paciência e tempo disponível para responder à tua pergunta de uma forma mais completa ou como desejarias.

Muito obrigado Paulo, confesso que não estava à espera de tanto. Estava à espera apenas dos tópicos, para eu depois explorar.

paulohercules Escreveu:E à conta desta resposta tive de prescindir de actualizar uns quantos registos de found online (a quantidade de palavras neste texto dava para alguns geocachers registarem mais de uma centena de founds...). LOL

Peço desculpa aos owner's que ficaram com os log's em atraso por minha culpa ;) E, sim, isso tudo em "TFTC's" dava para muito.

paulohercules Escreveu:Concluindo, cada um terá de dedicar algum tempo a estudar, pesquisar e descobrir quais as funcionalidades que poderão ser úteis.

Por agora, vou-me ficar pelas "barrinhas" senão o pouco tempo que tenho para o Geocaching vai ficar todo agarrado ao computador e fico sem tempo para ir procurar umas caixinhas!

Mais uma vez, muito obrigado!
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GSAK

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes