Waypoints no GPS

Para além do canivete suíço do geocaching, este espaço serve para discussão de outros aplicativos de gestão de bases de dados

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #11 a domingo 26 jan 2014, 22:45 

Re: Waypoints no GPS

IDILIO49 Escreveu:Uma das razões para apenas mandar para o GPS como POIs é para ficarem com o nome da cache...visto que com o código estranbólico não me dizem nada que possa identificar a onde pertencem...

Idilio, pode explicar mais detalhadamente como se faz isso?

Estou a ver através do tlm. Espero não estar a compreender erradamente.
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #12 a domingo 26 jan 2014, 22:49 

misticspell Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:Uma das razões para apenas mandar para o GPS como POIs é para ficarem com o nome da cache...visto que com o código estranbólico não me dizem nada que possa identificar a onde pertencem...

Idilio, pode explicar mais detalhadamente como se faz isso?

Estou a ver através do tlm. Espero não estar a compreender erradamente.

Não conheço em detalhes a macro de que estão a falar portanto não sei exactamente o que ela faz (embora no menu fale lá em POI's)...
No entanto há por ai várias macros que permitem criar POIs...a questão é que no fim utilizam o programa da Garmin POILoader para os enviar para o GPS e os pontos aparecem na categoria Extra (categoria essa que não aparece no menu se tiver vazia). É preciso também ajustar algumas configurações do mapa para ajustar o zoom com que se vê esses pontos no mapa...
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #13 a segunda 27 jan 2014, 06:17 

Ainda não consegui enviar os POI com o nome da cache, mas ainda vou fazer mais umas experiências, incluindo investigar a alternativa indicada pelo IDILIO49.
Contudo, os waypoints aparecem-me com uma bandeira azul quando eu abro o mapa. Ou seja, se eu for ao mapa e navegar para uma multicache, por exemplo, os waypoints irão aparecer como bandeiras azuis sem eu ter de ir ao outro menu. Aparecem com os códigos, mas pelo menos sei que pertencem àquela cache.

Large
Large

Registado: quarta 28 abr 2010, 01:13

Mensagem Post: #14 a segunda 27 jan 2014, 09:53 

Na imagem que foi colocada, com o menu da macro, atenta à "coluna" do meio, onde diz "use custom name". Activa essa opção e as caches deverão aparecer com o Nome em vez do GCcode.

Podes ver que nessa imagem aparece logo a opção 'Name'. Trata-se de uma special tag do GSAK.

Para mais detalhes sobre as special tags do GSAK usa o menu de ajuda do programa ou vê aqui - http://gsak.net/help/v7/hs10300.htm
Estas Tags são códigos que permitem modificar a forma como o nome da cache é apresentado no GPS. Por exemplo:

%typ1-%Dif-%Ter-%Name resultaria em "T-2-3-Castelo de Beja", ou seja, só pela leitura do nome da cache vês logo que se trata de uma tradicional, com dificuldade 2, terreno 3, chamada "castelo de Beja"

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 02 out 2012, 23:18

Localização: Venda do Pinheiro; Santarém; Praia das Maças; Guarda

Mensagem Post: #15 a segunda 27 jan 2014, 15:32 

E os waypoints ficam com esse nome também?
Abraço, Daniel Branco & Saphira!

Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #16 a segunda 27 jan 2014, 15:38 

Não sei, nunca usei essa macro.
Acredito que sim, ou que os wpts digam "child of Nome-da-cache".
Experimenta com apenas meia duzia de caches, umas trad, outras multi.

Por falar em macro, acho que até uso apenas a função "send to GPS", tendo configurado o gsak para detectar o meu Dakota 20, e nas definições lá está o %name em vez do %code.
Uso uma macro apenas para meter as caches no Nuvi 200 como extras.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 02 out 2012, 23:18

Localização: Venda do Pinheiro; Santarém; Praia das Maças; Guarda

Mensagem Post: #17 a segunda 27 jan 2014, 15:42 

Mas com esta macro as caches já nos aparecem automaticamente com o nome, e os waypoints aparecem (numerodowaypoint)(código da cache)...e não sei onde alterar isso.
Abraço, Daniel Branco & Saphira!

Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #18 a segunda 27 jan 2014, 16:09 

Como disse, nunca usei essa macro. A minha configuração é mais basicazinha. Teria que instalar a macro e testar no dakota.
Sugiro que desmarques todas as opções que não digam respeito a caches e waypoints, reduzindo as probabilidades de falhas ao mínimo. Desactiva aquilo dos atributos também, pois cria mais waypoints no GPS. Limpa as caches e pontos que já tenhas no GPS para não confundir. Depois começa do zero. Para mim, e isto é sempre subjectivo, quanto menos coisas para marcar melhor, menos probabilidades de chegar ao terreno e ter o GPS vazio. Se um único GPX tiver tudo, melhor.
Sugiro que vejas também o link que foi dado nos primeiros posts, que a determinada altura é falado de wayoints e seus números.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #19 a segunda 27 jan 2014, 17:31 

alieri Escreveu:Por falar em macro, acho que até uso apenas a função "send to GPS", tendo configurado o gsak para detectar o meu Dakota 20, e nas definições lá está o %name em vez do %code.

Mas com essa opção os childs são enviados para o GPS como waypoints e não como POIs e com uns nomes esquisitos....a questão das definições %name apenas é aplicável ao pai... [B)]
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #20 a segunda 27 jan 2014, 17:51 

Como o IDILIO47 já referiu, este custom name diz respeito ao nome das caches, não aos "child waypoints"...

alieri Escreveu:Na imagem que foi colocada, com o menu da macro, atenta à "coluna" do meio, onde diz "use custom name". Activa essa opção e as caches deverão aparecer com o Nome em vez do GCcode.
AnteriorPróximo

Voltar para GSAK

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes