BookCrossing

GPS Games!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #1 a sexta 30 abr 2010, 23:37 

BookCrossing

O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros.

Embora o objectivo inicial do Bookcrossing fosse libertar livros num espaço público, para que pudessem ser encontrados por outros, a evolução do site permitiu a criação de novas formas de troca dentro da comunidade.

Existem várias formas de partilhar livros através do Bookcrossing. Dos circuitos de livros como bookrings e bookrays, aos empréstimos e libertações, os livros continuam a ser o elemento fundamental do Bookcrossing.

Página oficial do bookcrossing.com e página do bookcrossing-portugal.com

Imagem

:arrow: BOOKCROSSING
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #2 a sexta 30 abr 2010, 23:55 

BOOKCROSSING: perguntas frequentes

:arrow: BOOKCROSSING

O que é o Bookcrossing?
O Bookcrossing é o acto de deixar livros num espaço público, para que possam ser encontrados por outros, que irão continuar a cadeia. O objectivo é transformar todo o mundo numa biblioteca.

Como funciona?
Depois de registados os livros no site e de serem deixados num local público com a devida identificação, basta esperar que sejam encontrados por um novo leitor, que percorre o seu caminho para o site e deles dá notícias.

Os livros são realmente encontrados?
Geralmente os livros são encontrados, mas apenas 10% a 20% recebem novos comentários indicando seu caminho. No entanto, é frequente alguns livros darem notícias passados muitos anos, em cidades, países ou até mesmo continentes diferentes.

É obrigatório registar-me no Bookcrossing?
Para escrever no diário de um livro encontrado não é necessário o registo, o comentário pode ser anónimo. Para usar o site, encontrar livros e falar com os restantes utilizadores é necessário uma inscrição.

Onde posso ver números e estatísticas sobre o Bookcrossing?

O que posso fazer se me registar no Bookcrossing?
Registando-se no Bookcrossing, os utilizadores podem registar e libertar livros, entrar em contacto com outros utilizadores, escrever no fórum, receber por email os comentários feitos nos livros libertados e receber alertas quando forem libertados livros num determinado local.

O Bookcrossing não prejudica os autores e editores?
Não. Uma pesquisa feita no site constatou que os Bookcrossers compram tantos ou mais livros do que antes de começarem a usar o site. As recomendações e a compra de livros especificamente para libertar faz com que aumentem as vendas.

Onde posso ver números e estatísticas sobre o Bookcrossing?
Número de novos membros desde o início do site: http://www.bookcrossing.com/newmemberscount

Projecção de novos membros: http://www.bookcrossing.com/newmembersprojections

Membros com mais livros registados e libertados: http://www.bookcrossing.com/people

Número de membros por país: http://www.bookcrossing.com/members

Estatísticas dos livros: http://www.bookcrossing.com/books

Total de membros e de livros registados: em qualquer página do site oficial, no canto superior direito

:arrow: INSCRIÇÃO

Onde é que me posso inscrever?
O Bookcrossing Portugal é apenas um site de apoio, não sendo possível efectuar a inscrição aqui. A inscrição terá de ser feita no site internacional. Mais informações no Guia do Utilizador.

O Bookcrossing protege os meus dados?
A utilização do Bookcrossing é perfeitamente segura, pois todos os contactos com outros utilizadores são feitos através de um sistema interno de mensagens, nunca divulgando os dados pessoais do utilizador.

Sou menor de idade. Posso-me inscrever?
A inscrição em comunidades da internet deve ser sempre supervisionada por uma adulto. A divulgação de dados pessoais fica à descrição dos utilizadores.

:arrow: LIVROS

Que tipo de livros posso registar?
Livros novos, usados, muito usados, livros técnicos, diários, e-books, audiobooks, graphic novels. Não devem ser registados: revistas, CDs de música, vídeos, software, catálogos, etc...

Como é que se regista um livro?
Para registar livros, basta seguir as indicações dadas no passo 4 do Guia do Utilizador "Registar Livros".

Como é que se liberta um livro?[/b][/color]
Para libertar livros livros, basta seguir as indicações dadas no passo 5 do Guia do Utilizador "Libertar Livros".

Como é que se procuram livros na base de dados?
O sistema permite procurar livros por título, autor ou categoria na página http://www.bookcrossing.com/search.

Como é que posso pedir um livro a alguém?
O Bookcrossing tem por objectivo transformar o mundo numa biblioteca, mas isso não significa que os utilizadores sejam obrigados a emprestar os seus livros. Caso se pretenda pedir um livro, convém primeiro verificar se o dono empresta livros e se o livro está disponível na sua prateleira. O pedido deve ser feito com muita educação, através do sistema de mensagens privadas do site, oferecendo-se sempre algo em troca. Caso a resposta seja negativa ou mesmo inexistente, não se deve insistir: cada pessoa usa o site como quiser, não sendo obrigado a emprestar ou enviar livros a ninguém.

Sou obrigado a emprestar livros?
Não. Cada pessoa usa o site como quiser, não sendo obrigado a emprestar ou enviar livros a ninguém.

Como é que encontro um livro que foi libertado?
Na secção "Go Hunting" (http://www.bookcrossing.com/hunt) são listados todos os livros libertados nos últimos 30 dias que ainda não deram notícias.

Não tenho coragem de abandonar um livro. Essa é a única forma de partilhar livros no Bookcrossing?
Não. Os bookcrossers também trocam e dão livros de presente. Os Bookrings e os Bookrays são algumas das alternativas mais populares.

Qual a diferença entre um Bookring e um Bookray?
O Bookring é um circuito, onde no final o livro regressa ao dono. No Bookray o circuito prossegue indefinidamente enquanto houver interessados.

O que é o BCID?
O BCID é o número de identificação atribuído pelo site a cada livro, e que é necessário para se poder fazer um comentário no diário de um livro. O BCID completo dos livros deve ser mantido em segredo.

:arrow: COMUNIDADE

Onde posso conversar com outros bookcrossers?
Os bookcrossers de todo o mundo reúnem-se nos vários fóruns disponíveis no site. Existe um fórum específico para os bookcrossers de língua portuguesa na página http://www.bookcrossing.com/forum/19.

Como é que encontro bookcrossers na minha região?
Fazendo uma pesquisa em http://www.bookcrossing.com/membersearch, encontra-se listas de utilizadores do local desejado.

Os bookcrossers encontram-se pessoalmente?
Sim, os bookcrossers encointram-se regularmente trocar livros ou simplesmente conversar conversar (não só sobre livros!). Os encontros oficiais do Bookcrossing são geralmente marcados no fórum português.

* Texto colocado com a devida autorização da comunidade bookcrossing-portugal ao qual agradecemos o contributo.
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Nano
Nano

Registado: domingo 25 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #3 a domingo 02 mai 2010, 15:38 

Bookcrossers

Hey,

Anda por aí mais algum BC'er?

The isabelrodrigues Bookshelf

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #4 a domingo 02 mai 2010, 19:19 

Re: Bookcrossers

Eu já fiz o registo à uns tempos mas ainda não mexi nos livros, estou a pensar em colocar uns na loja.

The gcbolacha Bookshelf

Small
Small

Registado: domingo 25 abr 2010, 10:33

Mensagem Post: #5 a terça 04 mai 2010, 18:45 

Também fiz o registo há algum tempo e libertei um livro, mas depois a coisa arrefeceu :roll:

The olivenj Bookshelf

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 14:45

Mensagem Post: #6 a quarta 16 jun 2010, 18:03 

mas nó libertamos os livros em algum local por nós escolhido ou enviamos a outros?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #7 a quarta 16 jun 2010, 21:22 

Papaleguas Escreveu:mas nó libertamos os livros em algum local por nós escolhido ou enviamos a outros?

1. Primeiro registas o livro na base de dados e colas as etiquetas com o código de registo.
2. Podes largar onde quiseres, entregar a um amigo... É a coisa mais parecida com um TB ;)

Até num banco de jardim podes deixar ou encontrar um, ou em locais específicos.

Voltar para MUNZEE, INGRESS E OUTROS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante