Como esconder uma letterbox hybrid

Um espaço onde poderás colocar todas as tuas dúvidas acerca das guidelines do geocaching.

Moderador: prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #71 a segunda 24 nov 2014, 19:02 

Re: Como esconder uma letterbox hybrid

Quem quiser fazer uma letterbox a sério e sem precisar de GPS (http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?f=16&t=5753) :)
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #72 a segunda 24 nov 2014, 19:47 

MightyReek Escreveu: Se levar carimbo é Letterbox, se não levar não é...

Nada me impede de ter uma multi com carimbo... (aliás existem) [;)]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #73 a segunda 24 nov 2014, 22:48 

A ideia romântica de que uma letterbox é uma cache de excelência é algo muito genuinamente português e que desaparecerá quando aparecer o primeiro powertrail de letterboxes da treta, à semelhança do que já existe noutros países :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #74 a segunda 24 nov 2014, 23:01 

Não simpatizo particularmente com as Letterbox, pelo menos dentro do conceito com que surgiram massivamente nos últimos anos.
O estigma ultra-fantasioso, terror, suspense, sangue, suor e lágrimas é na minha opinião, cansativo e roça o deprimente.
Tiro contudo o meu chapéu a quem consegue fugir ao estereotipo e volta e meia fico agradavelmente surpreendida com obras de arte!
A melhor Letterbox que tive o prazer de visitar é, de longe, a Tomaz com Z! Tão, mas tão incrivelmente deliciosa esta cache...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #75 a segunda 01 dez 2014, 10:15 

Lusitana Paixão Escreveu:Não simpatizo particularmente com as Letterbox, pelo menos dentro do conceito com que surgiram massivamente nos últimos anos.
O estigma ultra-fantasioso, terror, suspense, sangue, suor e lágrimas é na minha opinião, cansativo e roça o deprimente.
Tiro contudo o meu chapéu a quem consegue fugir ao estereotipo e volta e meia fico agradavelmente surpreendida com obras de arte!
A melhor Letterbox que tive o prazer de visitar é, de longe, a Tomaz com Z! Tão, mas tão incrivelmente deliciosa esta cache...

Concordo e subscrevo! [^]
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Regular
Regular

Registado: sábado 27 abr 2013, 14:20

Mensagem Post: #76 a sexta 19 dez 2014, 14:39 

Estive a seguir este tópico e decidi deixar aqui os meus dois cêntimos de opinião.
Para nós poderá parecer à primeira vista que a única diferença entre letterbox e multi ou mistério é ter um carimbo, nas na realidade tem um background histórico mais relevante.
Bem antes de GPS e geocaching, existia um jogo denominado de Letterboxing que era uma espécie de caça ao tesouro em que eram usadas pistas ou referências para encontrar o dito tesouro.
Quem procurava estes tesouros, como ia provar que o realmente encontrou?
E aqui entra o verdadeiro conceito dos carimbos!
Quem procurava tinha um livro de registos. Ao encontrar a letter carimbava o seu próprio livro, como prova que encontrou.
Em seguida e opcionalmente, podia pegar no seu próprio carimbo e marcar a marcar a sua passagem carimbando a letter.

Resumindo: Quem procurava tinha um livro pessoal de registos para colocar o carimbo da letter como prova da visita. Opcionalmente poderia ter um carimbo pessoal para deixar a sua marca única no livro de registos da letter.

Tendo em conta que eram outros tempos (sem GPS, internets, logs online e afins), o que realmente interessava era o livro pessoal com os carimbos, seria o equivalente aos logs online que hoje fazemos.

Ao surgir o conceito de geocaching fez-se uma adaptação a este género de caça ao tesouro por forma a usar os projectos Letterboxing já existentes. Daqui se percebe o ser obrigatório uso de GPS em apenas um ponto e o carimbo ser obrigatório.

Relativamente ao conteúdo e pontos, desde que dentro das guidelines, pode-se usar de quase tudo, como numa multi ou mistério como já referido anteriormente.

Discordo plenamente de que este tipo de cache deveria ser abandonado! Tem um valor histórico muito importante e a sua razão de existir!
Pessoalmente, acho fantástico o conceito de ficar com uma recordação pessoal, algo único como sendo o carimbo da letter!
Creio que daqui a uns anos vou adorar desfolhar as folhas do meu blackbook, ver aquelas carimbadelas e lembrar-me das aventuras. Para mim mais gratificante do que fotos ou um log online que possivelmente nunca mais vou ver. Mas isto sou eu!

Relativamente aos carimbos, é um investimento extra mandar fazer algo profissional! Talvez dai quem cria este género de caches ter um bocado mais de trabalho e criar algo mais elaborado. Mas é apenas o que acho.

Quem tiver o gostinho que eu tenho em GeoBricolage (TM), pode sempre optar por fazer o seu próprio carimbo, como já vi alguém anteriormente com cortiça.
Deixo alguns exemplos de carimbos caseiros feitos por mim e pelo Gomes para exemplo. Fica diferente e é mais o tempo e paciência que o o custo de fabrico.
Alguns exemplos usados no evento dos Prémios GPS de leiria 2013 e outras experiências caseiras.

http://www.geopt.org/index.php/gps-2013/noticias/item/2920-premios-gps-lobby-distritais-leiria-por-listravels

Imagem

Imagem

TB
TB

Registado: terça 19 jun 2012, 21:50

Mensagem Post: #77 a sexta 19 dez 2014, 15:00 

Também sou contra o desaparecimento deste tipo de cache. A historia do letterboxing já conhecia e até é um conceito engraçado. Por acaso possuo um passaporte de geocacher que uso para carimbar as letter...vai de encontro a esse conceito primario do letterboxing

RubenVasconcelos

Regular
Regular

Registado: sábado 27 abr 2013, 14:20

Mensagem Post: #78 a sexta 19 dez 2014, 15:01 

Lusitana Paixão Escreveu:Não simpatizo particularmente com as Letterbox, pelo menos dentro do conceito com que surgiram massivamente nos últimos anos.

Assim como qualquer outro tipo de cache, as letterbox tem o seu próprio estereotipo associado.
Talvez o surgimento massivo nos últimos tempos tenha alguma relação com os estereótipos criados relativamente aos outros tipos mais parecidos, Multis e Mistérios, na ideia de que quem quer criar algo diferente queira fugir ao estereotipo que Multis são contar gaitinhas e fazer contas e que as Mistérios é preciso tirar um curso para dar com elas.
Quanto ao conteúdo e aventura, é como todas as outras, uns gostam, outros nem por isso. Nunca é possível agradar a todos.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #79 a sexta 19 dez 2014, 23:00 

a1000car Escreveu:Estive a seguir este tópico e decidi deixar aqui os meus dois cêntimos de opinião.
Para nós poderá parecer à primeira vista que a única diferença entre letterbox e multi ou mistério é ter um carimbo, nas na realidade tem um background histórico mais relevante.
Bem antes de GPS e geocaching, existia um jogo denominado de Letterboxing que era uma espécie de caça ao tesouro em que eram usadas pistas ou referências para encontrar o dito tesouro.
Quem procurava estes tesouros, como ia provar que o realmente encontrou?
E aqui entra o verdadeiro conceito dos carimbos!
Quem procurava tinha um livro de registos. Ao encontrar a letter carimbava o seu próprio livro, como prova que encontrou.
Em seguida e opcionalmente, podia pegar no seu próprio carimbo e marcar a marcar a sua passagem carimbando a letter.

Resumindo: Quem procurava tinha um livro pessoal de registos para colocar o carimbo da letter como prova da visita. Opcionalmente poderia ter um carimbo pessoal para deixar a sua marca única no livro de registos da letter.

Tendo em conta que eram outros tempos (sem GPS, internets, logs online e afins), o que realmente interessava era o livro pessoal com os carimbos, seria o equivalente aos logs online que hoje fazemos.

Ao surgir o conceito de geocaching fez-se uma adaptação a este género de caça ao tesouro por forma a usar os projectos Letterboxing já existentes. Daqui se percebe o ser obrigatório uso de GPS em apenas um ponto e o carimbo ser obrigatório.

Relativamente ao conteúdo e pontos, desde que dentro das guidelines, pode-se usar de quase tudo, como numa multi ou mistério como já referido anteriormente.

Discordo plenamente de que este tipo de cache deveria ser abandonado! Tem um valor histórico muito importante e a sua razão de existir!
Pessoalmente, acho fantástico o conceito de ficar com uma recordação pessoal, algo único como sendo o carimbo da letter!
Creio que daqui a uns anos vou adorar desfolhar as folhas do meu blackbook, ver aquelas carimbadelas e lembrar-me das aventuras. Para mim mais gratificante do que fotos ou um log online que possivelmente nunca mais vou ver. Mas isto sou eu!

Relativamente aos carimbos, é um investimento extra mandar fazer algo profissional! Talvez dai quem cria este género de caches ter um bocado mais de trabalho e criar algo mais elaborado. Mas é apenas o que acho.

Quem tiver o gostinho que eu tenho em GeoBricolage (TM), pode sempre optar por fazer o seu próprio carimbo, como já vi alguém anteriormente com cortiça.
Deixo alguns exemplos de carimbos caseiros feitos por mim e pelo Gomes para exemplo. Fica diferente e é mais o tempo e paciência que o o custo de fabrico.
Alguns exemplos usados no evento dos Prémios GPS de leiria 2013 e outras experiências caseiras.

http://www.geopt.org/index.php/gps-2013/noticias/item/2920-premios-gps-lobby-distritais-leiria-por-listravels

Imagem

Imagem

Belo post!
A propósito http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?f=16&t=5753&p=129842
Imagem Imagem

Site Admin

Registado: quarta 04 jul 2012, 00:23

Mensagem Post: #80 a sexta 19 dez 2014, 23:11 

a1000car Escreveu:Discordo plenamente de que este tipo de cache deveria ser abandonado! Tem um valor histórico muito importante e a sua razão de existir!

Também discordo. Apenas fiz um comentário nesse sentido porque me pareceu que reduzir uma letterbox a uma cache que apenas se distingue por ter um carimbo me pareceu um pouco redutor.

Bem pode ser que "tecnicamente" não seja muito diferente de uma multi mas pessoalmente reservo este tipo de caches para "projectos" mais elaborados e onde minimizo ao máximo a utilização do GPS.

a1000car Escreveu:Quem tiver o gostinho que eu tenho em GeoBricolage (TM), pode sempre optar por fazer o seu próprio carimbo, como já vi alguém anteriormente com cortiça.

Gostei do que vi nas fotos! Qual o material usado para a elaboração do carimbo?
AnteriorPróximo

Voltar para DÚVIDAS SOBRE GUIDELINES

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante