Como esconder uma letterbox hybrid

Um espaço onde poderás colocar todas as tuas dúvidas acerca das guidelines do geocaching.

Moderador: prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #101 a segunda 26 out 2015, 09:40 

Re: Como esconder uma letterbox hybrid

Acho que já foi tudo dito.
Uma cache letterbox-hybrid é uma adaptação do letterboxing ao Geocaching.
No letterboxing são usadas pistas para encontrar a caixa.
No Geocaching são usados os vários formatos de caches para lá chegar.
Estas caches são uma adaptação do conceito, não pretendem desvirtuar nada. Quem quiser procurar uma letterbox no seu verdadeiro conceito não o deve fazer através do Geocaching.
Quanto ao carimbo, uma letterbox-hybrid tem que ter um carimbo... Mas uma caixa cheia de carimbos não tem necessariamente que ser uma Letterbox-hybrid...

Enviado de cima de um tractor com o iPhone numa mão e uma chave de fendas na outra
Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: sábado 27 abr 2013, 14:20

Mensagem Post: #102 a terça 27 out 2015, 01:25 

Obrigado Mighty pelo feedback! :)

MightyReek Escreveu:Quem quiser procurar uma letterbox no seu verdadeiro conceito não o deve fazer através do Geocaching.

Why not? É dos melhores conceitos que já vi. Poruqe não termos no verdadeiro conceito? O facto de ser portado para o Geocaching não muda nada. Já o facto de se passarem certos conceitos ao contrario pode ser negativo. Alguem que experimente a tentar publicar uma verdadeira letterbox sem nada no ponto inicial... Fun!

MightyReek Escreveu:Quanto ao carimbo, uma letterbox-hybrid tem que ter um carimbo... Mas uma caixa cheia de carimbos não tem necessariamente que ser uma Letterbox-hybrid...

Concordo plenamente! Dai a minha pergunta inicial: porque razão são publicadas letters sem nada no ponto inicial, quando as unicas caches que não tem nada no ponto inicial e é necessáario fazer o TPC são caches mistério?
O facto de lá estar um carimbo não é o mais relevante! Se as coordenadas publicadas são "falsas" e é preciso decifirar em casa com antecedencia, é uma mistério! Pensei que isto era ponto mais que assente?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #103 a terça 27 out 2015, 12:25 

a1000car Escreveu:Alguem que experimente a tentar publicar uma verdadeira letterbox sem nada no ponto inicial... Fun!

Já existe... NOT FUN!!

http://www.geocaching.com/geocache/GC3YRQV_a-veiga-de-chaves

But well... siga para a próxima...

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #104 a terça 27 out 2015, 13:12 

a1000car Escreveu:Why not? É dos melhores conceitos que já vi. Poruqe não termos no verdadeiro conceito? O facto de ser portado para o Geocaching não muda nada. Já o facto de se passarem certos conceitos ao contrario pode ser negativo. Alguem que experimente a tentar publicar uma verdadeira letterbox sem nada no ponto inicial... Fun!
....

Concordo plenamente! Dai a minha pergunta inicial: porque razão são publicadas letters sem nada no ponto inicial, quando as unicas caches que não tem nada no ponto inicial e é necessáario fazer o TPC são caches mistério?
O facto de lá estar um carimbo não é o mais relevante! Se as coordenadas publicadas são "falsas" e é preciso decifirar em casa com antecedencia, é uma mistério! Pensei que isto era ponto mais que assente?

Não percebo a questão, mas podemos fazer um exercício prático e eu vejo se seria possível ou não... Como funcionaria essa suposta cache cache? Como chegariam os visitantes à última etapa e o que precisariam fazer para lá chegar? Quem sabe se conseguimos chegar a um conceito válido.

No entanto há que ter em atenção:
Uma cache, com a excepção das (earth-), tem que envolver SEMPRE o uso de GPS para encontrar pelo menos um dos seus pontos.
O Letterboxing foi inventado no séc. XIX ou assim e o uso de GPS não é obrigatório (até diria que deve ser mal visto na comunidade deles, mas nem vou por aí porque não tenho conhecimento de fundo). Portanto logo aí há uma diferença: uma cache TEM que envolver GPS.

As Letterbox originais também podem ter um puzzle que precisa ser desvendado antes de sair para o terreno e também podem envolver a procura de várias etapas antes da final. Parece-me muito próximo daquilo que conhecemos das (unknown-) e (multi-) .

O exemplo que o Gustavo deu, por aquilo que vejo na página, funciona como qualquer (unknown-) pode funcionar:
- Coordenadas publicadas irrelevantes
- Coordenadas do 1º ponto ocultas numa foto
- Uso de GPS para chegar ao 1º ponto
- 1º ponto com indicações para chegar ao final

Se as coordenadas publicadas fossem as do 1º ponto teríamos uma (multi-).
Se o recipiente final estivesse nas coordenadas publicadas teríamos uma (tradicional-).

Resumindo:
Se tiver um carimbo, qualquer (tradicional-) , (multi-) ou (unknown-) pode ser publicada como (letter-) .
Uma (letter-) , só por si, não tem uma estrutura pré-definida associada.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #105 a terça 27 out 2015, 16:06 

MightyReek Escreveu:Uma cache, com a excepção das (earth-), tem que envolver SEMPRE o uso de GPS para encontrar pelo menos um dos seus pontos.

As (earth-) não têm de envolver GPS? Então como se chega la? [:O]
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 27 ago 2014, 19:01

Mensagem Post: #106 a terça 27 out 2015, 21:02 

IDILIO49 Escreveu:
MightyReek Escreveu:Uma cache, com a excepção das (earth-), tem que envolver SEMPRE o uso de GPS para encontrar pelo menos um dos seus pontos.

As (earth-) não têm de envolver GPS? Então como se chega la? [:O]

Posso dizer que a primeira earthcache que fiz foi sem GPS
Epá, não te xateies... vai fazer geocaching que isso passa ;)

Imagem
Imagem

Regular
Regular

Mensagem Post: #107 a quarta 28 out 2015, 01:07 

prodrive Escreveu:
a1000car Escreveu:Alguem que experimente a tentar publicar uma verdadeira letterbox sem nada no ponto inicial... Fun!

Já existe... NOT FUN!!

http://www.geocaching.com/geocache/GC3YRQV_a-veiga-de-chaves

But well... siga para a próxima...

Por "verdadeira Letterbox" quero dizer Letterboxing mesmo, não letterbox Hybrid Geocaching. Aquele jogo antigo que independentemente de não haver GPS começava sempre num local, onde havia qq coisa para começar a aventura, mesmo que fosse um enigma. Mesmo assim seria um Field Puzzle dentro de uma letter. Mas estava lá, no local.
A cache que colocaste é o exemplo do que estou a perguntar: não se encontra nas coordenadas publicadas. No meu ver uma cache que não se encontra nas coordenadas publicadas é uma mistério.

Regular
Regular

Mensagem Post: #108 a quarta 28 out 2015, 01:40 

MightyReek Escreveu:
a1000car Escreveu:Why not? É dos melhores conceitos que já vi. Poruqe não termos no verdadeiro conceito? O facto de ser portado para o Geocaching não muda nada. Já o facto de se passarem certos conceitos ao contrario pode ser negativo. Alguem que experimente a tentar publicar uma verdadeira letterbox sem nada no ponto inicial... Fun!
....

Não percebo a questão, mas podemos fazer um exercício prático e eu vejo se seria possível ou não... Como funcionaria essa suposta cache cache? Como chegariam os visitantes à última etapa e o que precisariam fazer para lá chegar? Quem sabe se conseguimos chegar a um conceito válido.

Exactamente como uma multi com carimbo. Enigmas, só no terreno como filed puzzle. Nunca para ir para um local onde não está nada porque é necessário resolver alguma coisa que se devia ter feito em casa...

MightyReek Escreveu:No entanto há que ter em atenção:
Uma cache, com a excepção das (earth-), tem que envolver SEMPRE o uso de GPS para encontrar pelo menos um dos seus pontos.
O Letterboxing foi inventado no séc. XIX ou assim e o uso de GPS não é obrigatório (até diria que deve ser mal visto na comunidade deles, mas nem vou por aí porque não tenho conhecimento de fundo). Portanto logo aí há uma diferença: uma cache TEM que envolver GPS.

Da mesma forma que digo que tem que existir algo no primeiro ponto, o uso de GPs será sempre necessário para pelo menos o primeiro ponto.
Este é sempre referencia fisica de algo que está lá! Se é um local, tem coordenadas!

MightyReek Escreveu:As Letterbox originais também podem ter um puzzle que precisa ser desvendado antes de sair para o terreno e também podem envolver a procura de várias etapas antes da final. Parece-me muito próximo daquilo que conhecemos das (unknown-) e (multi-) .

Resolver várias etapas até ao final sim. Desvendar algo antes de ir para o terreno não encontrei nada até agora, possivelmente porque é contra o conceito de letterboxing. Mas se puderes dar o exemplo de uma existente em que isso aconteça. Eu sei que o letterboxing é americano e nós somos tugas, mas tambem o geocacing assim o é.

MightyReek Escreveu:O exemplo que o Gustavo deu, por aquilo que vejo na página, funciona como qualquer (unknown-) pode funcionar:
- Coordenadas publicadas irrelevantes
- Coordenadas do 1º ponto ocultas numa foto
- Uso de GPS para chegar ao 1º ponto
- 1º ponto com indicações para chegar ao final

It's a Mystery right! ;)

MightyReek Escreveu:Se as coordenadas publicadas fossem as do 1º ponto teríamos uma (multi-).
Se o recipiente final estivesse nas coordenadas publicadas teríamos uma (tradicional-).

Resumindo:
Se tiver um carimbo, qualquer (tradicional-) , (multi-) ou (unknown-) pode ser publicada como (letter-) .
Uma (letter-) , só por si, não tem uma estrutura pré-definida associada.

[/quote]

Não é a estrutura que define os diferentes tipos de cache mas sim a sua especificidade. Se fosse a estrutura, tudo o que tivesse mais que 1 ponto seria categorizado de forma igual.
Se está no local das coordenadas é Tradicional, se não está nas coordenadas publicadas é mistério, etc...
Essa assunção de que o facto de ter carimbo prevalecer acima das outras regras defenidas é algo incrivelmente estranho e dificil de entender para mim.

Foi uma boa e salutar troca de ideias sobre este tema! Foi optimo ter opiniões difentes sobre este assunto.
Posso não concordar, mas cada um com o seu ponto de vista!

Obrigado a todos!
E continuem a opinar, estou a gostar! :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #109 a quarta 28 out 2015, 01:52 

a1000car Escreveu:Posso não concordar, mas cada um com o seu ponto de vista!

Não sei se o teu ponto de vista será muito diferente do das outras pessoas.
O problema é que de nada servem pontos de vistas diferentes quando o único que conta é o da GS...
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #110 a quarta 28 out 2015, 12:27 

a1000car Escreveu:Essa assunção de que o facto de ter carimbo prevalecer acima das outras regras defenidas é algo incrivelmente estranho e dificil de entender para mim.

Subscrevo integralmente, mas já desisti de lutar para tentar tornar as coisas melhores.
A Groundspeak e os revisores querem tornar o Geocaching numa coisa pior. Seja feita a sua vontade.
AnteriorPróximo

Voltar para DÚVIDAS SOBRE GUIDELINES

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes