IAAN - Balanço Ano N / Previsões Ano N+1

Estatísticas... It's All About Numbers!

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #91 a sábado 13 dez 2014, 11:18 

Re: IAAN - Balanço 2013 / Previsões 2014

IDILIO49 Escreveu:Sim não há duvida que qualquer um novato se sentirá motivado em ir atrás de um compal atrás do caixote do lixo... [xx(]

A probabilidade é razoável de ir atrás de um compal atrás de uma árvore ou debaixo de uma pedra. Atrás de um caixote do lixo apesar de tudo é pequena ;)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #92 a domingo 14 dez 2014, 01:27 

Além de tudo o que já foi referido sobre os possíveis motivos para o visível "abrandamento" do geocaching em Portugal, há alguns factores que poderão ter ajudado a isso este ano:
- Emigração em massa de jovens licenciados com algum poder aquisitivo e de jovens que terminam o 12.º ano.
- Ano anormalmente chuvoso, inclusive no verão, o que, quer queiramos quer não, ameniza a vontade de querer andar por aí.
- Degradação das condições socio-económicas. Para comprar brinquedos e acessórios para esta atividade, bem como ter veículo e pagar combustível, é preciso estar empregado e ter alguma almofada no fim do mês para poder praticar geocaching.

Dou um exemplo pessoal. Tenho três pessoas que costumam andar regularmente comigo (não todas ao mesmo tempo) que nunca se registaram, mas que fazem geocaching. Fazem-no porque eu tenho equipamento para isso e entusiasmo, é óbvio. Se juntarmos estes factores todos para 2014, creio que poderemos ter um quadro mais composto, juntamente com o claro saturamento que ocorreu nos últimos anos.

O geocaching é uma atividade que não pode estar dependente de pessoas que fazem isto por moda ou por números. É preciso gostar muito da adrenalina da descoberta e do prazer de andar na natureza e descobrir novos locais e histórias. Eu arriscaria dizer que metade dos geocachers entram por curiosidade, fazem meia-dúzia de caches e nunca mais voltam ou até fazem umas centenas pelos números e depois desaparecem quando percebem que o status que isso lhes dá é efémero. Esses obviamente que não fazem falta. Contudo, e eu não posso opinar por aí afora porque só ando nisto há ano e meio, penso que existe uma comunidade saudável e geocaching de grande qualidade. A perda de massificação poderá trazer coisas boas, tirando a pressão sobre as caches mais apetecíveis e seus responsáveis, sendo possível assim, com uma comunidade mais pequena, mas dedicada, que as coisas melhorem ainda mais e que os que estão gostem realmente de andar por aí a encher as botas de lama ou as mãos de espinhos.
Bem sei que as estatísticas levantadas pelo jasafara não têm o intuito de dizer que algo está mal, mas eu penso mesmo que as coisas têm tudo para se consolidarem e criar um geocaching de maior qualidade no nosso país.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #93 a domingo 14 dez 2014, 10:38 

AntMadeira Escreveu:Além de tudo o que já foi referido sobre os possíveis motivos para o visível "abrandamento" do geocaching em Portugal, há alguns factores que poderão ter ajudado a isso este ano:
- Emigração em massa de jovens licenciados com algum poder aquisitivo e de jovens que terminam o 12.º ano.
- Ano anormalmente chuvoso, inclusive no verão, o que, quer queiramos quer não, ameniza a vontade de querer andar por aí.
- Degradação das condições socio-económicas. Para comprar brinquedos e acessórios para esta atividade, bem como ter veículo e pagar combustível, é preciso estar empregado e ter alguma almofada no fim do mês para poder praticar geocaching.

Dou um exemplo pessoal. Tenho três pessoas que costumam andar regularmente comigo (não todas ao mesmo tempo) que nunca se registaram, mas que fazem geocaching. Fazem-no porque eu tenho equipamento para isso e entusiasmo, é óbvio. Se juntarmos estes factores todos para 2014, creio que poderemos ter um quadro mais composto, juntamente com o claro saturamento que ocorreu nos últimos anos.

O geocaching é uma atividade que não pode estar dependente de pessoas que fazem isto por moda ou por números. É preciso gostar muito da adrenalina da descoberta e do prazer de andar na natureza e descobrir novos locais e histórias. Eu arriscaria dizer que metade dos geocachers entram por curiosidade, fazem meia-dúzia de caches e nunca mais voltam ou até fazem umas centenas pelos números e depois desaparecem quando percebem que o status que isso lhes dá é efémero. Esses obviamente que não fazem falta. Contudo, e eu não posso opinar por aí afora porque só ando nisto há ano e meio, penso que existe uma comunidade saudável e geocaching de grande qualidade. A perda de massificação poderá trazer coisas boas, tirando a pressão sobre as caches mais apetecíveis e seus responsáveis, sendo possível assim, com uma comunidade mais pequena, mas dedicada, que as coisas melhorem ainda mais e que os que estão gostem realmente de andar por aí a encher as botas de lama ou as mãos de espinhos.
Bem sei que as estatísticas levantadas pelo jasafara não têm o intuito de dizer que algo está mal, mas eu penso mesmo que as coisas têm tudo para se consolidarem e criar um geocaching de maior qualidade no nosso país.

Gostei imenso deste post e acredito que não deva andar longe da realidade.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #94 a domingo 14 dez 2014, 12:45 

Concordo bastante com esta análise. Penso que tendencialmente acabarão por ficar aqueles que realmente amam a actividade, e pontualmente virá uma nova leva de Geocachers que o tempo acabará por triar :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #95 a domingo 14 dez 2014, 13:42 

AntMadeira Escreveu:O geocaching é uma atividade que não pode estar dependente de pessoas que fazem isto por moda ou por números. É preciso gostar muito da adrenalina da descoberta e do prazer de andar na natureza e descobrir novos locais e histórias. Eu arriscaria dizer que metade dos geocachers entram por curiosidade, fazem meia-dúzia de caches e nunca mais voltam ou até fazem umas centenas pelos números e depois desaparecem quando percebem que o status que isso lhes dá é efémero. Esses obviamente que não fazem falta. Contudo, e eu não posso opinar por aí afora porque só ando nisto há ano e meio, penso que existe uma comunidade saudável e geocaching de grande qualidade. A perda de massificação poderá trazer coisas boas, tirando a pressão sobre as caches mais apetecíveis e seus responsáveis, sendo possível assim, com uma comunidade mais pequena, mas dedicada, que as coisas melhorem ainda mais e que os que estão gostem realmente de andar por aí a encher as botas de lama ou as mãos de espinhos.

Bem, podia ter sido esta a conversa que tiveram comigo quando me convidaram para fazer parte dos B.O.D.A., a de que, fruto da massificação desenfreada do geocaching, as coisas iriam revelar-se demasiado "penosas" para alguns daqueles que nos brindaram com verdadeiras pérolas de locais e aventuras e que assim nos abriram as portas para esta actividade e que essas pessoas e essas histórias, partilhadas sob o manto de amizade e sem soberba, e que uma importante parte do que é para muito O Geocaching (a descoberta e do prazer de andar na natureza e descobrir novos locais e histórias) deveriam ser acarinhadas e preservadas, pelo menos por "uma comunidade mais pequena, mas dedicada" até que passem "estes tempos".
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quinta 06 mai 2010, 16:36

Mensagem Post: #96 a segunda 15 dez 2014, 12:35 

Na minha opinião e também o meu exemplo pessoal tem a ver com a necessidade de se ter de fazer um trabalho de casa maior.
Alegrava-me condicionar os meus passeios aos locais onde existiam caches, porque sabia que eram sempre locais que valiam a pena, e que a cache não seria por si só uma perca de tempo (como o já referenciado Compal atrás do caixote (dnf) ). Sabemos todos que agora qualquer que seja o local onde nos desloquemos por este Portugal... uma cache vai existir, no entanto a qualidade pode ser duvidosa... e andar a "perder tempo" para encontrar apenas qualquer coisa não é a mesma alegria que encontrar uma cache.
Imagem ImagemImagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #97 a segunda 15 dez 2014, 17:51 

Os meus números de 2014 são francamente inferiores aos de 2013. Isto deveu-se principalmente a algumas mudanças ao nível pessoal. A isso e ao facto de também ter passado por uma fase em que simplesmente não tinha grande disposição para a coisa (falta de motivação). Não me preocupo muito com os números, até porque alguns dos objetivos (se é que lhes posso chamar assim) não davam grande primazia à quantidade.
Ainda assim, sempre que tive oportunidade (acho que uma parte importante do meu geocaching passa por isso mesmo, pelo oportunismo), por exemplo numa viagem ou à hora de almoço, fiz algumas paragens técnicas para procurar um par de caches. A redução dos números está também associada ao facto de, aquilo que está mais perto, já ter sido feito e encontrado, contribuindo para um natural abrandamento quantitativo (até porque essas que estão perto deram jeito para aquela fase do entusiasmo inicial).

Tanto este ano como no anterior, coloquei alguns amigos a fazer geocaching. A maioria não se registou. Os que se registaram, fizeram algumas dezenas de caches, esgotaram o stock e ficaram-se por aí.

Acho que isto dos números é cíclico, e creio até que as análises exclusivamente baseadas em quantidades são bastante redutoras.Ainda assim, neste caso não me surpreende que este ano tenha sido um ano de aumento do número de praticantes relativamente estabilizado face ao boom de anos anteriores.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #98 a domingo 28 dez 2014, 17:26 

Este ano embora no geral se tenha iniciado o declíneo de colocação de novas caches potenciado pelo aumento dos arquivamentos, foi um bom ano para as (earth-), que alguns geocachers (quer dizer pelo menos um [:D]) consideram as melhores caches.

Assim temos publicadas até ao momento 82. O grande responsável por se ter ultrapassado a relativa estabilidade dos três últimos anos (74,73 e 70) são os Açores que com 38 têm quase metade do total. Curiosamente na recente leva de arquivamentos houve um de uma (earth-) e feito pelo btreviewer. Não pode publicar, mas no que toca a arquivar não há problema :)

As (wig-) também tiverem o seu melhor ano, mas sem grande expressão. As (letter-) embora mais do que em 2013 são menos do que as de 2012.

O maior aumento e que evita que a queda global seja maior foi nos eventos+CITO's, mais do dobro dos de 2012 e com um crescimento razoável em relação a 2013 (especialmente ser descontarmos o Agosto de 2013 que estabeleceu um record absoluto de eventos num mês). No de diz respeito aos CITO's de forma individual houve quase tantos em 2014 como nos outros anos todos... (58 vs 60) tendo dobrado o número de 2013.
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #99 a domingo 28 dez 2014, 17:31 

jasafara Escreveu:O maior aumento e que evita que a queda global seja maior foi nos eventos+CITO's, mais do dobro dos de 2012 e com um crescimento razoável em relação a 2013 (especialmente ser descontarmos o Agosto de 2013 que estabeleceu um record absoluto de eventos num mês). No de diz respeito aos CITO's de forma individual houve quase tantos em 2013=2014 como nos outros anos todos... (58 vs 60) tendo dobrado o número de 2013.
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #100 a domingo 28 dez 2014, 17:34 

nunogil Escreveu:
jasafara Escreveu:O maior aumento e que evita que a queda global seja maior foi nos eventos+CITO's, mais do dobro dos de 2012 e com um crescimento razoável em relação a 2013 (especialmente ser descontarmos o Agosto de 2013 que estabeleceu um record absoluto de eventos num mês). No de diz respeito aos CITO's de forma individual houve quase tantos em 2013=2014 como nos outros anos todos... (58 vs 60) tendo dobrado o número de 2013.

É isso! Corrigido, obrigado ;)
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para IAAN, BADGES, BANNERS, MAPAS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante