[IAAN] Concelhos...

Estatísticas... It's All About Numbers!

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #41 a sexta 04 fev 2011, 20:40 

Re: IAAN - concelhos...

MightyReek Escreveu:...Mais que os distritos, a divisão em NUTS III sempre fez muito mais sentido para mim...

Desconhecia que já estávamos regionalizados... :) E não só a NUTS II, mas a III...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #42 a sexta 04 fev 2011, 20:54 

MightyReek Escreveu:Parece-me excelente.
Mais que os distritos, a divisão em NUTS III sempre fez muito mais sentido para mim.

A divisão NUTS III é abstracta para a maioria das pessoas. O Geocaching.com faz a separação por Distritos e toda a gente está muito familiarizada com ela.
MightyReek Escreveu:A divisão por municípios devo confessar que nunca me atreveria a pedir, mas pelos vistos chegaram até às freguesias, o que me deixou :o e ficou espectacular.
Excelente trabalho, parabéns.

Confesso que esta divisão por Municipios também me agrada e poderia ser interessante. Obrigado pela sugestão ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #43 a sexta 04 fev 2011, 20:58 

Concelhos e Municípios, no ponto de vista de divisão do território não são a mesma coisa...?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #44 a sexta 04 fev 2011, 21:04 

jasafara Escreveu:Concelhos e Municípios, no ponto de vista de divisão do território não são a mesma coisa...?

Concelhos

Municípios

Descubra as diferenças [:D]

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #45 a sexta 04 fev 2011, 21:43 

prodrive Escreveu:
MightyReek Escreveu:Parece-me excelente.
Mais que os distritos, a divisão em NUTS III sempre fez muito mais sentido para mim.

A divisão NUTS III é abstracta para a maioria das pessoas. O Geocaching.com faz a separação por Distritos e toda a gente está muito familiarizada com ela.

Certo, mas para mim, e na zona onde vivo, faz mais sentido estar incluído num grupo que contém Alcácer do Sal, Grândola, Sines, Santiago do Cacém e Odemira do que num grupo que contém Almada, Seixal, Palmela, e esses concelhos da Península de Setúbal que nem pertencem ao Alentejo... Lá está: Península de Setúbal...

jasafara Escreveu:Desconhecia que já estávamos regionalizados... :) E não só a NUTS II, mas a III...

Para não estar a fugir mais ao tópico fica aqui um link onde se pode ler sobre as divisões de Portugal.
As NUTS actualmente não têm qualquer valor administrativo, mas com base nelas já foram criadas 3 comarcas judiciais piloto: Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Grande Lisboa-Noroeste.

E nos meus filtros do GSAK são o que uso quase exclusivamente (só Grande Lisboa e Oeste estão subdivididas devido ao grande número de caches e à demora em carrega-las para o CacheBox)...

Mas já estou a fugir demais ao tópico, peço desculpa e vou para dentro...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #46 a sábado 05 fev 2011, 14:26 

João... és grande...

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #47 a segunda 14 fev 2011, 00:02 

hulkman Escreveu:que outros rankings fariam sentido para vocês?

Como sempre, depois de adicionada uma coisa muito bem feita como os mapas de founds por concelhos novas ideias aparecem, tal como a de termos mapas de "hides" por concelhos... Just a thought...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #48 a segunda 14 fev 2011, 17:18 

Recentrando estas análises no tópico certo, há realmente situações muito interessantes...

Por exemplo a Carvalhal colocada por um geocacher denominado CMAGUEDA e que se destina a divulgar a aldeia do Carvalhal, concelho de Águeda, distrito de Aveiro, foi colocada nos arredores da aldeia em território de Viseu :)

Imagem
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #49 a segunda 14 fev 2011, 17:23 

Embora esta CMAGUEDA também faça founds e fale como pessoa física :D

March 7, 2009 by kitakatita (61 found)
É um local muito agradável para passear e passar uns bons momentos!
A cache é simples de descobrir, mas difícil de a tirar sem darmos nas vistas. O que também a torna interessante! ;)

Feita com CMAgueda.

IN:
OUT:

[This entry was edited by kitakatita on Monday, March 09, 2009 at 4:44:06 PM.]

View Log

March 7, 2009 by CMAgueda (14 found)
Found it!
Um pouco óbvia a cache, mas o lugar está espectacular..
Ideal para uma tarde de domingo.

Foi complicado fazer o log por causa dos muggles que andavam por lá, mas depois de muita persistência lá conseguimos.. Até os polícias que por ali circulavam conseguimos iludir..

Feita com a Kitakatita.

In: Pin CMAGUEDA

View Log
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #50 a segunda 14 fev 2011, 17:47 

Muito interessante esta FAQ especialmente nestes pontos...

Como podem as autarquias e outras entidades públicas intervir na representação de limites administrativos?
Uma autarquia pode solicitar determinada alteração de limite administrativo ao IGP, sendo necessário dar conhecimento da sua pretensão às autarquias confinantes e aguardar que estas se pronunciem relativamente ao assunto. Pretende-se que a CAOP traduza de forma fiel a realidade existente, pelo que a participação activa das autarquias e demais entidades públicas detentoras de dados administrativos, que a validem, complementem ou rectifiquem, torna-se imprescindível ao seu sucesso. (Início)

Uma autarquia pode solicitar alteração dos seus limites administrativos?
Relativamente às alterações de limites de freguesia/município realizadas anualmente na CAOP, além daquelas que são consequência de criação, extinção ou modificação de freguesias consagradas em Diplomas Oficiais, as mesmas apenas poderão ser desencadeadas pelas autarquias. Estas alterações só serão introduzidas na CAOP se houver a concordância de todas as autarquias abrangidas (consultar a página Alterações da CAOP ). (Início)

Como se estabelecem limites administrativos em caso de existência de litígio entre autarquias?
As competências do IGP, em matéria de delimitação administrativa estão circunscritas à determinação de limites para fins cadastrais e cartográficos, podendo desenvolver as actividades técnicas conducentes à definição de um limite. No caso de não existir acordo entre as partes, ao abrigo do Despacho Conjunto n.º 542/99 de 31/05/99, o IGP tendo por base a documentação cedida por ambas as partes poderá traçar um limite com carácter provisório, válido apenas para efeitos administrativos.

E um dia deste a realidade de Lisboa muda radicalmente. A maior contestação parece ser a dos residentes do Parque das Nações que não querem continuar divididos em dois concelhos...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para IAAN, BADGES, BANNERS, MAPAS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes