[IAAN] It's All About Numbers

Estatísticas... It's All About Numbers!

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #271 a terça 28 fev 2012, 00:53 

Re: It's All About Numbers

jasafara Escreveu:
ArqueoLobo Escreveu:
jasafara Escreveu:Entre os 10 são owners de 103 caches das melhores 1.000 by fórmulas. E depois existem mais 422 owners que são donos das restantes 897.

E para quando uma badge com actualização mensal com essas 1000 melhores caches?
Assim limpinha, sem quotas por anos, distritos, nº de founds ou qualquer outro desses factores que se costumam usar?

Não sei... Uma badge estática, tipo "Nomeadas GPS" é uma coisa. Uma badge dinâmica com entradas e saídas acho que ia dar confusão e criar ressentimentos...E é essa a razão porque eu não identifico as caches, mas apenas os números e a agregação por owner...

Já existe uma badge "TOP 100 Favoritos" e nunca ouvi ninguém queixar-se, de certeza que também tem entradas e saídas. Neste caso seria uma badge semelhante, mas que iria espelhar melhor a lista de caches a incluir nas viagens por este nosso país. Ao contrário dessas listas estáticas como a dos prémios GPS 2011, esta lista iria, com a maturidade das caches, revelar belas surpresas que existem espalhadas pelo país, mas que possuem poucas visitas.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #272 a terça 28 fev 2012, 01:18 

ArqueoLobo Escreveu:...
Já existe uma badge "TOP 100 Favoritos" e nunca ouvi ninguém queixar-se, de certeza que também tem entradas e saídas.

Não é bem a mesma coisa. TOP 100 Favoritos é pura ordenação simples por favoritos. Não há razão para queixas... No caso das fórmulas haverá sempre alguma coisa que não agrada a alguém (vê por exemplo o que aqui se discute por causa de uma cache...)

ArqueoLobo Escreveu:Neste caso seria uma badge semelhante, mas que iria espelhar melhor a lista de caches a incluir nas viagens por este nosso país. Ao contrário dessas listas estáticas como a dos prémios GPS 2011, esta lista iria, com a maturidade das caches, revelar belas surpresas que existem espalhadas pelo país, mas que possuem poucas visitas.

Em teoria concordo contigo. No entanto receio bem que os inconvenientes já referidos eram capazes de ser superior às vantagens...
E o problema é que se se colocar a questão a votação a grande maioria é capaz de querer a badge. Não sei é se estão a ver o potencial de problemas que pode haver...
A badge a existir deveria ser automática o que transferiria oficialmente para o Geopt/IAAN a responsabilidade das fórmulas e a justificação pelas eventuais reclamações que apareçam. Recordo que até agora todos os rankings oficiais são inatacáveis por básicos (no máximo entram em conta com uns rácios simples...). Se me quiserem tirar esse peso dos ombros até sou capaz de agradecer :) Para já punha o Hulkman a responder ao pimigas ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #273 a terça 28 fev 2012, 02:16 

Eh pá pensando melhor deixa lá! :p

sent from my HTC hd2 using tapatalk
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #274 a terça 28 fev 2012, 15:47 

Eu sei que vão dizer "Essa lista não está boa...Então mas o Team Ribeiro aparece nela com 8 caches...?"

Já viste que só eu e tu é que ainda falamos do Team Ribeiro? :)
Essas 8... Caches bem boas... o que me aborrecem são umas outras 150...
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 15:21

Mensagem Post: #275 a terça 28 fev 2012, 16:20 

jasafara Escreveu:Como conseguir fazer cada vez melhores caches no meio de cada vez maior lixo

Imagem
Caches (não eventos) publicadas até 2011/12/31 c/arquivadas

Resulta da classificação de todas as caches analisadas ordenadas pelo Ranking da média dos rankings das fórmulas GPS.
Para se perceber dou um exemplo concreto de uma cache de Vila de Rei (que se tiverem para aí virados não é difícil de identificar)...

“Cozinhar os números” – Fórmulas GPS

Imagem

Para já sem comentários... Cada um que chegue às suas conclusões...As colunas % e %ACUM parecem-me que são claras. A %TOT tem a ver com a % dos N.CACHES de cada quadro em relação ao ano.

1ª Pergunta:
Dos ingredientes que juntaste para o cozinhado, incluiste o GCVote?
Why?

2ª Pergunta: Todos os ingredientes misturados nesta receita incluem apenas os Premium members. Certo?
A minha questão depreende-se com o facto de nem todas as vistas serem premium members, nem poucos visitantes usarem o GCVote e os favoritos serem apenas atribuidos pelos PM.
Estava a tentar entender a % de ingredientes utilizada para obter esta obra prima.

Mais um pouco e já és digno de uma estrela Michelin! [;)]

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 15:21

Mensagem Post: #276 a terça 28 fev 2012, 16:29 

OK. Já percebi os rácios.
Existe algum factor de ponderação para a fórmula ou trata-se de uma soma?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #277 a quarta 29 fev 2012, 01:09 

Silvana Escreveu:OK. Já percebi os rácios.
Existe algum factor de ponderação para a fórmula ou trata-se de uma soma?

As fórmulas são altamente complexas e requerem uma explicação que não cabe neste post [:D].

Fora de brincadeiras... Não são fórmulas muito complicadas (estão por aí publicadas), mas são mais do que simples somas.
Por exemplo com os favoritos uma multiplica por 10 o rácio de favoritos, o que fará obter um factor superior a 1 se o rácio for superior a 10% (pode ir até um máximo de 10) enquanto outra utiliza um rácio pesado (fav * fav) / founds PM que dará maior do que 1 também para um rácio superior a 10% mas pode ir até ao n.de favoritos para um rácio de 100%.

Quanto ao GCVote, ele está a entrar porque embora seja verdade que propicia mais possibilidades de favor/fraude, também permite uma graduação que os favoritos não permite. Além disso neste momento ainda existe quase o dobro de votos GCVote em relação a favoritos, embora distribuídos por menos caches.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #278 a quarta 29 fev 2012, 01:11 

Silvana Escreveu:...Mais um pouco e já és digno de uma estrela Michelin! [;)]

E eu que já me estava a abalançar às duas... :(
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #279 a quarta 29 fev 2012, 01:31 

jasafara Escreveu:
Quanto ao GCVote, ele está a entrar porque embora seja verdade que propicia mais possibilidades de favor/fraude, também permite uma graduação que os favoritos não permite. Além disso neste momento ainda existe quase o dobro de votos GCVote em relação a favoritos, embora distribuídos por menos caches.

que queres dizer com isto?

P.S.- Quantas caches nomeadas tem votos GCVote?
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #280 a quarta 29 fev 2012, 01:46 

pimigas Escreveu:
jasafara Escreveu:

que queres dizer com isto?

P.S.- Quantas caches nomeadas tem votos GCVote?

299. Contra 364 que têm favoritos (mas isto tu já sabes ;)). Eu acima refiro-me à generalidade das caches e não às nomeadas GPS. Essas é quase impossível (com a honrosa excepção) serem nomeadas sem terem favoritos. E já agora têm 4.375 favoritos contra 910 votações GCVote. Aqui a diferença ainda é maior. Os GCVote são mais distintivos para caches já arquivadas ou mais antigas, o que obviamente não é o caso das nomeadas para os GPS 2011.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para IAAN, BADGES, BANNERS, MAPAS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante