prodrive Escreveu:Gatarron Escreveu:Acompanho o prodrive e o jasafara quando consideram que as caches virtuais valorizam mais a experiência, porque permitem usufruir melhor sem ter de andar de rabo para o ar à procura da cache. É por essa razão que gosto cada vez mais de fazer earthcaches e que tenho menos paciência para resolver enigmas, que muitas vezes se resumem a encontrar as cifras corretas. Mas isto só funciona, na minha opinião, se não se perder completamente esse elemento romântico que é o troféu no final da caçada.
Atenção, não sei se me exprimi bem, mas eu ADORO encontrar a cache e registar a presença no log-book, o que cada vez tenho menos paciência é andar a desperdiçar tempo à procura de containers demasiado escondidos que são verdadeiras agulhas em palheiros.
A minha cache ideal é aquela que está à vista de todos os Geocachers, fácil de encontar mas que passa despercebida ao comum dos mortais. O owner que consegue isso é para mim o tipo genial e bestial. Aquele que esconde a agulha no palheiro é da família dos bestiais, mas não passa de uma besta

Percebi muito bem, e o que disseste resume perfeitamente o que é, também para mim, a cache ideal. Não tenho nada a acrescentar, nem ao comentário sobre as agulhas nos palheiros. Foi em cheio
Não sei é se a perspetiva mais orientada para o mercado, de que fala o prodrive, no sentido de aumentar a virtualização do jogo, não corre o risco de descaracterizar o jogo (mesmo falar do Geocaching como jogo já me faz confusão...)
Reflectindo sobre a razão da descontinuação das caches virtuais, parece-me que se justificou porque a evolução do Geocaching trouxe uma massificação que teve de ser contida. Essa massificação, que deu origem ao Geoturismo a que assistimos, das excursões para fazer PTs e varrer todas as caches de uma região, em vez de ir às mais interessantes, é que me parece ser a maior ameaça. Imagine-se um PT de caches virtuais...
Mas acho que está muito bem assim, como disse é uma solução justa e ponderada que tem o meu aplauso. Não me parece que faça sentido reintroduzir as caches virtuais para membros premium, mas já não me repugnaria, por exemplo, que qualquer utilizador pudesse colocar uma só cache virtual, ou, quando muito, um número limitado.
Mas é muito interessante toda a discussão que esta decisão da Groundspeek suscitou neste fórum, para refletir sobre o que queremos disto.