Unknown
Registado: segunda 23 set 2013, 22:12
Prémios GPS - desilusão
Já pratico o geocaching há uns anos embora nunca tenha dado muita importância a estas coisas dos prémios, ou tenha sequer feito grande uso deste site.
Por um lado não tenho caches colocadas só as procuro e nunca me interessou saber se as caches de que eu gosto agradaram de igual forma aos demais geocachers, motivo que me manteve até hoje afastado deste site.
Mas não sou surdo, nem info-excluído pelo que tenho pleno conhecimento da sua existência e depois de ter ouvido uns amigos geocachers a “discutir acesamente” sobre as “discussões” que por aqui se travavam resolvi vir ler.
Confesso que a tarefa me demorou bem mais do que estava à espera, aqui fala-se muito e escreve-se muito. No fim acabei um com uma ambivalência de sentimentos, por um lado surpreendi-me a mim próprio ao ficar um tanto desiludido com o que aqui li e muito satisfeito comigo mesmo por nunca ter metido aqui as unhas e garanto que esta, além de ser a primeira vez será a última. E sê-lo-á por mais de um motivo
1º Porque depois do que li não me interessa mesmo;
2º Seria muito provavelmente “corrido” daqui, porque ao que vejo quem não é dos vossos é contra vós e com “Vossos” quero dizer alguns de nicks que aparentemente se conhecem não só pelo nick , mas pelo nome próprio e que dominam aqui o território e que não gostam de opiniões divergentes, tratando rapidamente de colocar os emergentes no seu devido lugar : gz da cadeia alimentar .
Mas vamos ao que aqui me trouxe e a manifestar a minha opinião; não pedida é certo, mas ainda acredito na democracia e em “sites abertos” e na boa intenção de quem o criou,
Assim digo que fiquei deveras desiludido com a forma como escolhem as caches vencedoras. Algumas parece que até já estavam escolhidas, ou os possíveis votantes estavam a ser “empurrados” para as ditas. Acho essa coisa dos lobbies instituídos muito estranha, faz-me lembrar um candidato às autárquicas há uns bons anos atrás que oferecia electrodomésticos a quem nele votasse. Aqui oferecem o quê? Travelbugs, geocoins; t-shirts, Porta chaves ? Se for uma gps novo até posso considerar votar e arranjar votantes.
Basta registar os meus amigos levá-los às caches que já fiz e informar o respectivo lobby que já reúnem as condições para votarem. Ou até posso inscrever-me 15 vezes, passar pelas caches que já fiz e fazer 15 logs de empreitada e depois “vende-los ao lobby que melhor me pague” .
Por acaso alguém sabe se esta situação já não está a acontecer? Tem alguma garantia disto?
Se até caches que não seguem as orientações gerais (vulgo guidelines) e foram por isso arquivadas, podem ser votadas e consequentemente eleitas parece-me que vale tudo e sobretudo parece-me que isto deixou de ser um jogo e até apetece espantar a pontapé os vendilhões do templo por desvirtuarem um passatempo que tem tudo para ser excelente.
Mas a excelência deste jogo não passa certamente pela atribuição destes prémios e menos ainda pela forma como esta é feita. Até compreendo o Sr. que optou por desactivar as caches quando estas foram nomeadas e foi logo vítima de vários comentários menos abonatórios. Ora acho que ele está no seu pleno direito, afinal as caches são dele.
E mais não digo, passem bem
João Manuel Queiroz (totalmente consciente de que vocês todos se estão na tintas para a minha opinião)