GPS : Reflexões...

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #51 a terça 23 jul 2013, 19:43 

Re: GPS : Reflexões...

paragrama Escreveu:...
Se calhar uma reflexão possível para os prémios 2013 era fazer uma visita às caches antes da nomeação... talvez esta cache não tivesse sido nomeada nesse caso (poderia ir aos logs da cache ver se algum membro do staff do GeoPT visitou a cache antes das nomeações saírem, mas considero que isso é uma invasão de privacidade e deselegante para com os colegas geocachers).

Quem me dera poder visitar as caches todas nomeadas :)
O que estás a sugerir é uma "validação" de cumprimento de guidelines e de impacto na envolvente que ligada aos GPS criaria uma verdadeira "caça às bruxas"...
No geral todas estas situações deviam-se reflectir em denúncias publicas nos logs ou privadas aos revisores e independentemente das caches serem nomeadas GPS ou não.

PS. Não tenho a consciência tranquila em relação à última frase que escrevi...

edit: Os logs, stats e posts são publicos. Não considero haver invasão de privacidade ou ser deselegante fazer as análises que achares por bem. Se achasse não podia escrever metade dos posts que escrevo [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #52 a terça 23 jul 2013, 19:47 

Torgut Escreveu:Não te interessará especialmente saber quais são as caches que eu gosto ou não, e muito menos à audiência em geral.

Talvez não...
Mas por exemplo, achei bastante curioso saber que saiste de Almodôvar com o pára-choques riscado, porque aconteceu-me exactamente a mesma coisa... Marcha-atrás e pimba, toca de andar a roçar no raio do poço...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #53 a terça 23 jul 2013, 20:14 

Torgut Escreveu:Não te interessará especialmente saber quais são as caches que eu gosto ou não, e muito menos à audiência em geral.

Concordo pouco... [:D]
Certamente que existem muitos em que as caches que apreciam me dizem pouco mas existem uns poucos em que as caches que apreciam me dizem muito...
E tenho sempre alguma curiosidade em ver as bookmarks de alguns geocachers para tirar indicações para os locais onde parar, especialmente fora da minha zona de conforto.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #54 a terça 23 jul 2013, 20:21 

RuiJSDuarte Escreveu:...Certamente que existem muitos em que as caches que apreciam me dizem pouco mas existem uns poucos em que as caches que apreciam me dizem muito...

Eh pá que grande frase!
Refere-se a uma actividade "relativamente desinteressante como o Geocaching" (Torgut dixit) e só por isso não pode ser colocada a par com a

'Nunca Tantos Deveram Tanto a Tão Poucos'
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #55 a terça 23 jul 2013, 20:46 

Torgut Escreveu:
jasafara Escreveu:
Torgut Escreveu:Isso já não sei, só perguntei onde estava a lógica de poder considerar caches que viveram um dia "para não deixar de fora caches de excelência em locais remotos".

E não tem. O que o Prodrive queria dizer era caches com poucos founds.

Ah pronto. Mas o que escreveu foi outra coisa, e foi isso que me despertou curiosidade.

Exacto!! O tempo de vida foi um "problema" que nunca tinha sido abordado em anos anteriores. Eventualmente poderá ser uma condicionante em futuras nomeações, mas sinceramente parece-me uma questão de somenos importância.

Large
Large

Registado: domingo 26 fev 2012, 23:18

Mensagem Post: #56 a terça 23 jul 2013, 21:04 

jasafara Escreveu:
paragrama Escreveu:...
Se calhar uma reflexão possível para os prémios 2013 era fazer uma visita às caches antes da nomeação... talvez esta cache não tivesse sido nomeada nesse caso (poderia ir aos logs da cache ver se algum membro do staff do GeoPT visitou a cache antes das nomeações saírem, mas considero que isso é uma invasão de privacidade e deselegante para com os colegas geocachers).

Quem me dera poder visitar as caches todas nomeadas :)

Eu não estava (obviamente) a sugerir que APENAS uma pessoa visitasse as potenciais nomeadas. Pelo que tenho visto, o GeoPT está recheado de bons artistas que conseguem dar uma contribuição (bastante) positiva para o geocaching aqui do rectângulo e ilhas, de certeza que dividindo iam conquistar :)

jasafara Escreveu:O que estás a sugerir é uma "validação" de cumprimento de guidelines e de impacto na envolvente que ligada aos GPS criaria uma verdadeira "caça às bruxas"...

Claro que não, o que estou a sugerir é que quando o GeoPT nomeia caches como sendo as melhores de 2012 se salvaguarde. A parte de cumprir as guidelines parece-me de tal forma embrenhado no conceito de "melhores caches do ano" que nem sequer a ponho em causa.
Mas já agora, é uma caça às bruxas identificar e não premiar uma cache que causou danos na sua colocação ? Se calhar temos um conceito de bruxa diferente...

jasafara Escreveu:No geral todas estas situações deviam-se reflectir em denúncias publicas nos logs ou privadas aos revisores e independentemente das caches serem nomeadas GPS ou não.

PS. Não tenho a consciência tranquila em relação à última frase que escrevi...

Nunca me aconteceu, mas acredito que seja difícil denunciar uma cache de um amigo ou conhecido. Se calhar se dermos um toque a essa pessoa ela até ignora e diz que se ninguém se queixou é porque não há problema (erro de lógica, alguém acabou de se queixar...) e deixa andar. E também já passei por caches que não estavam 100% de acordo com algumas interpretações das guidelines e eu optei por seguir em frente. É uma questão do tal bom senso que se pode usar. O problema é quando pensamos "não me vou dar ao trabalho, alguém há-de o fazer", se todos pensarmos assim ninguém faz nada.

jasafara Escreveu:
edit: Os logs, stats e posts são publicos. Não considero haver invasão de privacidade ou ser deselegante fazer as análises que achares por bem. Se achasse não podia escrever metade dos posts que escrevo [:D]

Ora então aí está um (outro) bom tema de reflexão.
ImagemImagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #57 a terça 23 jul 2013, 22:42 

paragrama Escreveu:na altura ocorreu-me imediatamente que a minha ultima desilusão (do geocaching) foi precisamente com uma cache nomeada. É verdade que não tinha 50% de favoritos, mas ainda assim acho que a percentagem/quantidade de favoritos não me parece um bom indicador de qualidade das caches. Esta opinião ficou reforçada por essa tal cache que na minha opinião estava mal, criou dano, e como já disse deixou-me desiludido.
Não digo que a culpa seja dos prémios GPS, nada disso, até porque a nomeação surgiu depois da cache e dos favoritos, mas fiquei bastante impressionado por esta cache em particular:
- danificar património natural
- ter mais de 20 favoritos
- continuar há meses activa sem ninguém achar que ela estava mal

E que cache era essa?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #58 a terça 23 jul 2013, 23:50 

Admito que também já tenho tido algumas pequenas desilusões com caches Nomeadas dos Prémios GPS, algumas delas em que até favoritei a cache em que essa se inspirou, mas por serem conceitos que favoritei pelo factor surpresa, a réplica não me causou qualquer impacto. Ainda assim compreendo os favoritos que têm, naturalmente atribuídos por Geocachers que se depararam com esse conceito nessa cache.

Mas tudo isto é muito relativo. Ainda esta semana me cruzei aqui no Algarve com um Geocacher checo que tinha apenas 10 founds e que se babou literalmente quando lhe mostrei a cache escondida na tampa de um poste dum caixote do lixo. Parecia um bebé com o seu melhor brinquedo :)

Large
Large

Registado: domingo 26 fev 2012, 23:18

Mensagem Post: #59 a quarta 24 jul 2013, 11:56 

ArqueoLobo Escreveu:
paragrama Escreveu:na altura ocorreu-me imediatamente que a minha ultima desilusão (do geocaching) foi precisamente com uma cache nomeada. É verdade que não tinha 50% de favoritos, mas ainda assim acho que a percentagem/quantidade de favoritos não me parece um bom indicador de qualidade das caches. Esta opinião ficou reforçada por essa tal cache que na minha opinião estava mal, criou dano, e como já disse deixou-me desiludido.
Não digo que a culpa seja dos prémios GPS, nada disso, até porque a nomeação surgiu depois da cache e dos favoritos, mas fiquei bastante impressionado por esta cache em particular:
- danificar património natural
- ter mais de 20 favoritos
- continuar há meses activa sem ninguém achar que ela estava mal

E que cache era essa?

Prefiro não a identificar, até porque (acho que) não é relevante para este debate saber qual é a cache específica que me provocou incómodo.
Não quero, para usar a expressão do jasafara, abrir uma caça às bruxas :)
ImagemImagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #60 a quarta 24 jul 2013, 12:14 

paragrama Escreveu:...Não quero, para usar a expressão do jasafara, abrir uma caça às bruxas :)

Só esclareceer isto. Eu acho muito bem que se denunciem de forma pública ou em privado com os revisores, as caches que se considerem que de alguma forma prejudicam a envolvente (e isto não é necessariamente o mesmo de cumprirem as guidelines...).
O que não acho positivo é ligar isso ao processo de nomeação das caches GPS que por norma estão envolvidas em "paixões" que importa não exacerbar...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante