Prémios GPS 2012 - rescaldo

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Mensagem Post: #41 a segunda 16 set 2013, 13:57 

Re: Prémios GPS 2012 - rescaldo

Vou deixar aqui a minha opinião sobre este assunto.
No dia em que aqueles que submetem uma cache para revisão, o fizerem descrevendo a forma real de como está escondida, sem ocultar "artimanhas" e não ocultando nada e, tiverem em consideração de que o geocaching é apenas uma actividade lúdica que não põe em causa, por exemplo, a segurança nacional, estes problemas deixam pura e simplesmente de o ser.
Das geocaches que submeti nunca escondi a forma como as coloquei nem usei nenhuma outra para comparação. Umas vezes passaram com distinção à primeira. Outras, foram alteradas e nunca "morreu" ninguém.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #42 a segunda 16 set 2013, 14:44 

SUp3rFM Escreveu:Contudo, se a geocache foi colocada antes da data de uma regra ser emitida ou actualizada, a geocache tem muito provavelmente direitos adquiridos e está autorizada a ficar assim como está.

isto é mais uma incoerência da groundspeak. Quando foi feita a abolição das caches com ALR, as que já tinham sido publicadas tiveram que ser arquivadas. Já outras guidelines são "grandfathered". Porquê esta distinção?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #43 a segunda 16 set 2013, 14:46 

Gato Maltês Escreveu:Vou deixar aqui a minha opinião sobre este assunto.
No dia em que aqueles que submetem uma cache para revisão, o fizerem descrevendo a forma real de como está escondida, sem ocultar "artimanhas" e não ocultando nada e, tiverem em consideração de que o geocaching é apenas uma actividade lúdica que não põe em causa, por exemplo, a segurança nacional, estes problemas deixam pura e simplesmente de o ser.
Das geocaches que submeti nunca escondi a forma como as coloquei nem usei nenhuma outra para comparação. Umas vezes passaram com distinção à primeira. Outras, foram alteradas e nunca "morreu" ninguém.

Indiscutivelmente a melhor postura. Acho que ajudaria se fotos fossem SEMPRE exigidas. Quando uma realidade diferente fosse demonstrada, não haveriam mal entendidos. O owner tinha mentido e isso poderia ficar claro para todos se juntamente com o arquivamento compulsivo fossem publicadas as fotos enviadas.
Isso ajudaria também às denúncias, porque quem as fizesse tinha a certeza que tinha havido "dolo" intencional e não apenas "deixa ver se passa se não disser nada...".
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #44 a segunda 16 set 2013, 16:18 

Dispenso as fotos em troca desta funcionalidade: uma checkbox no passo anterior à submissão da geocache para revisão:

"Sim, declaro ter sido honesto, tal como os meus paizinhos me ensinaram a ser e não ser gabirú como o Cajó lá da rua quando ia fanar ameixas à mercearia do Ti Zé e depois lhe dizia na cara que não tinha fanado nada."
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #45 a segunda 16 set 2013, 16:24 

se na posição de revisores já foram enganados/aldrabados tanta vez e por tantos porque não vos vejo aqui a enxovalhar esses tantos? em vez de apenas um? parece uma perseguição pessoal.

vejam a proporção ridícula da atitude que estão a tomar.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #46 a segunda 16 set 2013, 16:28 

SUp3rFM Escreveu:Dispenso as fotos em troca desta funcionalidade: uma checkbox no passo anterior à submissão da geocache para revisão:

"Sim, declaro ter sido honesto, tal como os meus paizinhos me ensinaram a ser e não ser gabirú como o Cajó lá da rua quando ia fanar ameixas à mercearia do Ti Zé e depois lhe dizia na cara que não tinha fanado nada."

Todos somos mais ou menos honestos. No geocaching, como nos impostos como nas infrações de transíto, somos tanto mais honestos quanto mais possibilidade de sermos apanhados existe.
E então quando as guidelines são assim umas regras em que casos passados não criam doutina, acredito que ainda menos haverá propensão de muitos geocachers (representativos da sociedade que como todos sabemos está longe de ser perfeita em Portugal) para proactivamente porem todas as cartas da mesa. Acredito que a maioria dos "infractores" apenas espera não ser apanhada e se o for fica sinceramente envergonhada...É para esses que serão a grande maioria dos infractores que acho que se justificaria uma coisa tão simples nestes tempos de fotos digitais que seria a explicação por imagens do esconderijo do container final e de todos os passos intermédios quando aplicável...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #47 a segunda 16 set 2013, 16:31 

David Santos 87 Escreveu:se na posição de revisores já foram enganados/aldrabados tanta vez e por tantos porque não vos vejo aqui a enxovalhar esses tantos? em vez de apenas um? parece uma perseguição pessoal.

vejam a proporção ridícula da atitude que estão a tomar.

Ridículo é discutir-se uma, duas, dez caches como um todo e não olhar para o restante. Isso é que é ridículo.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #48 a segunda 16 set 2013, 16:32 

jasafara Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Dispenso as fotos em troca desta funcionalidade: uma checkbox no passo anterior à submissão da geocache para revisão:

Todos somos mais ou menos honestos. No geocaching, como nos impostos como nas infrações de transíto, somos tanto mais honestos quanto mais possibilidade de sermos apanhados existe.
E então quando as guidelines são assim umas regras em que casos passados não criam doutina, acredito que ainda menos haverá propensão de muitos geocachers (representativos da sociedade que como todos sabemos está longe de ser perfeita em Portugal) para proactivamente porem todas as cartas da mesa. Acredito que a maioria dos "infractores" apenas espera não ser apanhada e se o for fica sinceramente envergonhada...É para esses que serão a grande maioria dos infractores que acho que se justificaria uma coisa tão simples nestes tempos de fotos digitais que seria a explicação por imagens do esconderijo do container final e de todos os passos intermédios quando aplicável...

Isso não resolve nada. Há poucos (POUCOS, ok David?) que optam por enviar fotos diferentes, dizer que é assim e assado. A cache é publicada e nunca foi como descrito ou fotografado. Depois sabemos da situação, somos forçados a agir e a discussão acaba aqui ou no facebook.

Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #49 a segunda 16 set 2013, 16:48 

hulkman Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Contudo, se a geocache foi colocada antes da data de uma regra ser emitida ou actualizada, a geocache tem muito provavelmente direitos adquiridos e está autorizada a ficar assim como está.

isto é mais uma incoerência da groundspeak. Quando foi feita a abolição das caches com ALR, as que já tinham sido publicadas tiveram que ser arquivadas. Já outras guidelines são "grandfathered". Porquê esta distinção?

AFAIK e IIRC, porque os ALR são exigências do owner e podem ser facilmente retirados do texto da cache. Porque a conversão era simples.
O geocacher deixa de ter que escrever o log em swahili ou tirar uma fotografia a fazer o pino para que o log seja aceite. Logbook assinado -> Found.

Os owners que não acataram o pedido e/ou que assim desejaram, viram as caches arquivadas.
--
BR

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #50 a segunda 16 set 2013, 16:51 

btrodrigues Escreveu:Gostava de dar os parabéns aos owners das caches nas quais estive envolvido no processo de revisão e que vejo aqui premiadas. Foi bom estar presente no momento de arranque dessas caches e é com muito gosto que vejo o esforço dos owners reconhecido pela comunidade, esperando um dia juntar-me à lista de geocachers que delas desfrutaram.

Gostava também de dar os parabéns aos owners de todas as caches que encontrei e que foram agraciadas com estes prémios, confirmando que, de facto, são especiais. Todas menos uma.

Premiar duplamente uma cache colocada contra as linhas de orientação, cuja colocação foi um compêndio de manobras para vilipendiar os revisores e o próprio geocaching, que deu origem a múltiplas cópias igualmente irregulares, que foi arquivada porque se descobriram as manobras referidas, que teve ao longo do processo de reactivação toda a espécie de fenómeno anormal associado e que sucumbiu pouco tempo depois à mentira na qual estava enterrada até ao pescoço, porque o owner insistiu em perpetuar a sequência de mentiras iniciais...

... retira por completo a credibilidade aos prémios GPS, um projecto que visa na sua origem promover a qualidade e a excelência das caches nacionais.
... retira por completo a credibilidade dos prémios GPS como estandarte do GeoPT perante a Groundspeak ("olha, estamos aqui a premiar e dar destaque às melhores caches nacionais e, quem sabe, do mundo - algumas delas escondidas de forma irregular e à vossa revelia. Estamo-nos a caXar para vocês em Seattle, excepto quando for para pedinchar isto e aquilo").
... retira mérito a todos aqueles que jogaram by the book mas que ficaram na sombra aka lugares que não recebem medalhinha.

Bem jogado. NOT.

Na minha humilde opinião, retiraria por completo a credibilidade aos prémios GPS alterar a meio do processo, as regras de jogo pré-definidas.

Sou sensível ao assunto e sendo os Prémios GPS uma iniciativa que tem como missão principal promover o que de melhor se faz em Portugal, propus aos vários parceiros da iniciativa analisar uma proposta do Hugo (Paragrama) no sentido de no próximo ano se exlcuír das Nomeadas caches de tenham sido arquivadas pelos revisores por não respeitarem as Guidelines.

Os Prémios GPS são um modelo em constante aperfeiçoamento e está permanentemente aberto a sugestões válidas de melhoramento, mas não esperem que seja usado como instrumento de caça às bruxas :)
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes