Prémios GPS - Bolsa de Apostas

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #31 a quinta 02 jun 2011, 14:08 

Re: Prémios GPS - Bolsa de Apostas

2001 - Uma Aventura Na Lagoa - I [Mértola] Beja by Pedro Regalla (adopted by MAntunes)
2002 - Hanging Gardens of Babylon [Setúbal] Setúbal by pcardoso
2003 - Six Feet Under [Arrábida] Setúbal by pcardoso
2004 - J-ATBASH-te Banho? [VN1000F] Beja by 2 Cotas (adopted by paulohercules)
2005 - Tou às aranhas [Gerês] Braga by pcardoso
2006 - RUDIAN (Arrábida) Setúbal by samcam
2007 - Alien Invasion Setúbal by Edmi
2008 - La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva Guarda by clcortez & MAntunes
2009 - SUBIDA DO RIO POIO #6 - Cai D'Alto Vila Real by eterlusitano (não há mais nada para escolher...)
2010 - Sniper Spot Santarém by ftomar (não há mais nada para escolher...)
Imagem Imagem Imagem

Unknown
Unknown

Registado: segunda 30 mai 2011, 12:52

Mensagem Post: #32 a quinta 02 jun 2011, 16:29 

Aqui ficam as minhas apostas (apenas de entre as que conheço, tenho uma longa lista por visitar...):
2002 - Stairway to Heaven Viana do Castelo by GreenShades
2003 - The Nest of Jonathan Livingston Seagul Faro by GreenShades
2006 - RUDIAN (Arrábida) Setúbal by samcam
2007 - Alien Invasion Setúbal by Edmi

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #33 a quinta 02 jun 2011, 21:22 

Explicitando e sistematizando as minhas apostas...

2001 A Praia e o Rio [Ericeira] Lisboa by Pedro Regalla (adopted by btrodrigues)
2002 Last Home of Gertrude [Mafra] Lisboa by MikeAndCows
2003 Fenda da Calcedónia Braga by schprlock
2004 J-ATBASH-te Banho? [VN1000F] Beja by 2 Cotas (adopted by paulohercules)
2005 The Lost Nazi Mine [Arouca] Aveiro by Os Cacheiros Viajantes
2006 Tremelgo nas alturas [Marinha Grande] Leiria by olharapo
2007 Alien Invasion Setúbal by Edmi
2008 Convento de Monfurado [Montemor-o-Novo] Évora by HDV
2009 SUBIDA DO RIO POIO #6 - Cai D'Alto Vila Real by eterlusitano
2010 Mistério do Voo 666 Coimbra by The_GeoGang

em relação às apostas que tinha feito antes do anúncio das finalistas apenas troquei a

2009 Floresta Tenebrosa by PLnauta

As caches abaixo são alternativas, mas acho que não têm massa crítica de founds para poderem ser as vencedoras...

2008 La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva Guarda by clcortez & MAntunes
2010 The Grey Havens Lisboa by global trekkers

A azul as que fiz e a de 2003 é a minha aposta para o grande prémio GPS.
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 13:12

Mensagem Post: #34 a sexta 03 jun 2011, 12:30 

ora portanto, a minha bolsa de apostas para os diversos anos e de acordo com o que ja falei no podcast (dentro das que fiz, obviamente) vai para ....

(agora é aquela parte do rufar dos tambores) ........
......
......
.....
.....

2001: entre a cidade e a floresta
2002: last home of gertrude
2003: fenda da calcedonia
2004: nao fiz nenhuma destas ainda :(
2005: nao fiz nenhuma destas ainda :(
2006: monsanto subterraneo
2007: alien invasion
2008: belem time portal
2009: so fiz a minha, por isso nao conta :)
2010: nao fiz nenhuma destas ainda :(

sei que perdi e ainda nao fiz diversas caches espetaculares, mas dentro das que fiz, esta e a minha aposta.
abraços

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 21:18

Mensagem Post: #35 a segunda 06 jun 2011, 00:35 

As nossas escolhas são simples

2001 - Pela Pre- Historia do Alentejo
2002- Hanging Gardens of Babylon
2003 - Fenda da Calcedonia
2004 - (nao fazemos a minima ideia )
2005 -Tou as Aranhas (apesar de ainda não termos feito)
2006 - XXL Chalenge - Minas de Carris (apesar de ainda não termos feito )
2007 - Alien Invasion
2008 - La Ruta dos Tuneis
2009 - Canhoes do Barco dos Piratas
2010 - The Grey Havens

Geoabraço da familia Timearth

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #36 a segunda 06 jun 2011, 00:47 

Obrigado pelos vossos palpites.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Micro
Micro

Registado: quinta 26 mai 2011, 21:21

Mensagem Post: #37 a segunda 06 jun 2011, 23:28 

Ora aqui vão também as minhas apostas, já referidas no webcast da passada 6ªf, tendo como base uma análise grosseira ao número de founds e de favoritos de cada cache (e também fotos nalguns casos). Penso que os resultados finais, não se irão afastar muito desta previsão. Vamos então:

2001 - o único ano de que encontrámos todas as caches. Destas cinco, posso dizer que gostámos mais da "Uma Aventura Na Lagoa - I [Mértola]", encontrada bem há pouco tempo. Com apenas 31 founds em 10 anos (somente 3.1 founds por ano!) excluímos obviamente de ser a vencedora. A vencedora, essa, será provavelmente a "Entre a Cidade e a Floresta [Lisboa] ", uma cache que convida ao passeio no agradável parque no Calhau em Monsanto e com uns impressionantes 413 founds. "A Praia e o Rio [Ericeira]" vem logo a seguir em termos de número de founds, contudo com uns distantes 220 mas a seu favor com mais do triplo de votos favoritos. Luta renhida portanto, em que contudo vamos apostar na...

Vencedora de 2001 - "Entre a Cidade e a Floresta [Lisboa]"
----------------------------------------------------

2002 - O primeiro de dois consecutivos anos "dourados" de geocaching com caches do pcardoso e Greenshades (dois geocachers que na nossa opinião formam o "trio maravilha", o outro é o MAntunes). Uma análise ao número de founds e favoritos, faz com que hajam duas caches que claramente sobressaiam: "Last Home of Gertrude [Mafra] " com 200 founds e 35 favoritos e, "The Treasure Island [Abrantes] " com 279 founds e 26 favoritos. Já encontrámos a primeira mas ainda não visitámos a segundo. Contudo, pelo local histórico onde esta se encontra e pela monumentalidade deste local, vamos eleger esta como provável vencedora. Curioso que ambas as caches têm mais de 200 fotos publicadas cada uma, um sinal de elevada qualidade. Uma palavra ainda para outra cache, a "The Ways of Water" que ainda poderá ter uma palavra a dizer (240 founds, 19 favoritos e 177 fotos). Em resumo vamos apostar na...

Vencedora de 2002 - "The Treasure Island [Abrantes] "
----------------------------------------------------------------------

2003 - o segundo dos dois anos "dourados" do geocaching, tendo claramente como favoritos os Greenshades (3 nomeações em 5 possíveis). Como tal, não poderíamos deixar de apostar neles, nomeadamente na cache "The Jewell of Saphire" com 250 founds e mais de meia centenas de favoritos. Uma cache que certamente não vamos esquecer e muitos daqueles que publicaram várias das quase 300 fotos. A outra concorrente desta será a "Fenda da Calcedónia". Basta olhar para os indicadores desta cache muito semelhantes à primeira: perto de 250 founds e aproximadamente o mesmo número de favoritos! A diferença está contudo no números de fotos: quase 750 fotos publicadas!! um record que nunca vi tal!! Atendendo a isto vamos pois nomear esta cache como provável vencedora. Já a "Far away, so close " e a "The Nest of Jonathan Livingston Seagul" terão poucas hipóteses de almejar o prémio final, dado o relativamente baixo número de founds de ambas. Assim...

Vencedora de 2003 - "Fenda da Calcedónia"

2004 - ano a que não encontrámos qualquer uma das caches nomeadas. Não será contudo muito difícil de prever a vencedora. Sem dúvida, a "J-ATBASH-te Banho? [VN1000F] ". Veja-se os indicadores, sobretudo o número de favoritos - 31- que se afastam das restantes (segundo lugar ocupado pela arquivada "The Jump of the Water (Arouca)" com 17). Ainda assim a cache de Leiria "Ilha das Berlengas (Peniche)" com o maior número de founds (173) e de fotos (233) poderá ter uma palavra a dizer. Assim...

Vencedora de 2004 - "J-ATBASH-te Banho? [VN1000F] "

2005 - cinco caches nomeadas de cinco diferentes distritos, desde as altas montanhas do Gerês e da Estrela, às terras baixas de Aveiro e Coimbra. E é aqui onde vamos eleger uma das prováveis vencedoras, a "The Lost Nazi Mine [Arouca]", segundo lugar do lote em termos de founds - 165 - mas dominando em termos de favoritos - 46 - e de fotos - mais de 200. Se olharmos para estes indicadores, irá certamente concorrer com a "Porta da Traição" que quase lhe duplica o número de founds. Uma palavra ainda para a "Tou às aranhas [Gerês]", teoricamente que, com base nos referidos indicadores, teria uma baixa probabilidade de ser eleita. Mas é verdade que estas caches "Míticas", mesmo com poucos founds, podem causar surpresas, pois os poucos que lá vão jamais as esquecem (à nossa conta esta cache tem 26 pontos, foi a nossa #2 de sempre). Apesar de tudo...

Vencedora de 2005 - "The Lost Nazi Mine [Arouca] "
---------------------------------------------------------------

2006 - ano em que encontrámos quatro das cinco caches nomeadas (ficou a faltar a "Tremelgo nas alturas [Marinha Grande]") e um ano difícil de se escolher a vencedora. Vamos contudo apostar na "Monsanto Subterrâneo [Lisboa] " por original experiência que envolva, uma visita às entranhas na terra na ausência de luz total. Esta cache tem perto de 200 founds com meia centena de favoritos, seguindo-se logo atrás a "Penedo da Amizade [Sintra] Lisboa" que proporciona uma das melhores vistas e ascensões em Sintra! Um must certamente! Atrás destas duas estará a "Tremelgo nas alturas [Marinha Grande]" pronta a causar surpresas derivadas certamente do elevado número das últimas visitas aquando da realização dos eventos distritais. Pelo que li, esta cache proporciona uma experiência ímpar e inesquecível e não estranharia se fosse a surpresa ano. Ainda assim, o nosso palpite será...

Vencedora de 2006 - "Monsanto Subterrâneo [Lisboa] "
---------------------------------------------------------------------

2007 - este é claramente um ano diferente: é o ano dos containers especiais, diferentes, originais! Será complicado apostar num vencedor mas vejamos: em termos de founds a "House of Diamonds [Lisboa] - Mark IV " "esmaga" completamente as restantes caches: uns impressionantes 559 sucessos! O número de favoritos é também o mais alto - 53 - a par com "H5N1-Bird Epidemy/Epidemia de Aves", outra das nossas votadas sita no parque florestal de Monsanto. Ainda assim, esta última tem "apenas" 270 founds...e se há uma cache especial em termos de container especial e concepção a roçar a genialidade, então temos também a "Alien Invasion": mais de 200 founds com 46 favoritos fazem dela uma potencial vencedora. Contudo, o facto de ter sido arquivada tira-lhe preponderantismo em termos do utilizador que vai votar e que pensaria na sua recomendação a outros. Assim...

Vencedora de 2007 - "House of Diamonds [Lisboa] - Mark IV"
--------------------------------------------------------------------------

2008 - ano heterogéneo no que se refere ao ambiente onde se desenrolam as caches nomeadas: desde longas caminhadas em linhas ferroviárias abandonadas, passando por locais históricos, por grutas acessíveis por mar e aliando novas tecnologias interactivas. Aqui contudo, não nos parece haver muitas dúvidas. Se olharmos para os indicadores referidos, há uma cache que sobressai: "Belém Time Portal [Lisboa]"!! Tem pouco mais de 200 founds com um impressionante número de 67 favoritos! É obra (e qualidade)!! Praticamente 1 favorito para cada 3 founds! É muito! Como mais forte concorrente, terá a "Convento de Monfurado [Montemor-o-Novo] ", outra das nossas eleitas, com respectivamente 115 founds e 36 favoritos. É uma cache "mítica", tal como a "Tou às aranhas [Gerês]", e quem vai certamente não esquece. E é por isso que fazendo jus ao número de fotos publicadas, há uma que se destaca de todas: "La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva" - é a recordista absoluta nacional: 827 fotos publicadas!!! Um verdadeiro monstro do Geocaching (nem mesmo a "Fenda da Calcedónia" - 745 fotos - consegue tal proeza). Será portanto talvez a grande concorrente da cache interactiva de Belém a que, apesar de tudo, com base nos indicadores, damos favoritismo.

Vencedora de 2008 - "Belém Time Portal [Lisboa] "

2009 - talvez o ano que temos menos dúvidas em apontar um vencedor. É verdade que a "Canhões do Barco dos Piratas" prima pela originalidade da busca e do container, bem como pela beleza cénica do local (uma das mais belas praias do Algarve), mas o baixo número de founds, pouco menos de 40, pode não lhe dar grande margem de manobra para competir com as outras, nomeadamente os "Piratas das Caraibas (@Lisbon)", com 80 founds e 22 favoritos, fazendo desta a provável vencedora neste ano. Atenção também à "SUBIDA DO RIO POIO #6 - Cai D'Alto" que domina em termos de fotos publicadas - 73, pouco mais que os "Piratas das Caraibas (@Lisbon)" que tem 63 fotos. Também a "LINHA ESTREITA-NARROW LINE" pela original caminhada e belas paisagens, promete muito. Em resumo, provável vencedora...

Vencedora de 2009 - "Piratas das Caraibas (@Lisbon) "

2010 - à semelhança de 2008, o maior número de founds bem como de favoritos, vem de uma cache interactiva, a "A Cache do Gil", que como tal poderá ser a grande vencedora deste ano. Nada mau se se atender ao facto que a dita foi publicada a menos de 8 dias de acabar o ano, e como tal quase que estava fora da presente iniciativa. Tem 117 fotos publicadas, logo atrás de "Sniper Spot" (137) e "The Grey Havens" (300), ambas com o menor número de visitas do lote de cinco. A grande concorrente será certamente a "Mistério do Voo 666" com 146 founds e 37 favoritos. Quanto a outra candidata, a "Irmandade do Ponto Z" poderá ter menos hipóteses - 87 founds - também pelo facto de se encontrar arquivada desde Julho 2010. Assim,...

Vencedora de 2010 - "A Cache do Gil "

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #38 a terça 07 jun 2011, 15:04 

Então no seguimento da solicitação feita durante a entrevista no Webcast no dia 30 de Maio, aqui vão as minhas apostas:

2001 - Uma Aventura Na Lagoa - I [Mértola] Beja by Pedro Regalla (adopted by MAntunes)
(sendo que nas 5 finalistas trocava a Praia e o Rio pela vizinha A Pequena Gruta, mas destas finalistas a escolha recai sempre para a indicada em cima, no entanto existem caches publicadas em 2001 que conheci e que se calhar mereciam estar nas nomeadas (pena não chegassem a ter visitas para isso)

2002 - Stairway to Heaven Viana do Castelo by GreenShades
(este ano escolheria todas, mas como não posso escolho aquela que oferece um desafio maior e que muito prazer me deu fazer, e pela excelente paisagem)

2003 - Fenda da Calcedónia Braga by schprlock
(este é melhor ano de todos para mim, e como tal é onde é mais difícil escolher uma. Acabo por escolher aquela que também considero ser o maior desafio, e que para mim é a mais exigente, também por isso a visitei duas vezes, e numa delas dormimos lá. Vence também pela história associada!:))

2004 - The Jump of the Water (Arouca) Aveiro by zoom_bee
(também um ano difícil, relembro que nesta altura as caches urbanas eram uma coisa secundária, felizmente. A escolha aqui também recai na que foi a maior aventura das cinco finalistas)

2005 - Tou às aranhas [Gerês] Braga by pcardoso
(indiscutivelmente a escolha recai para a que considerei (e talvez ainda considere...) a melhor cache que temos. Não é de estranhar também por isso que a visitei três vezes, o que perfaz cerca de 80km de caminhada só por uma cache!)

2006 - Tremelgo nas alturas [Marinha Grande] Leiria by olharapo
(um ano também com boas escolhas, as caches do Bargão não vencem aqui por serem quase "citadinas", mas ambas muito, muito boas. A XXL acaba por ser uma "filha" das Aranhas, pois foi colocada no caminho desta, por isso a dúvida pairava entre o Tremelgo e a Rudian. Esta ultima era um desafio misto, que penso ser único nas nossas caches, mas o Tremelgo foi também uma "inovação", e pela seu impacto acaba por ser a escolhida.Ah, e para as "meninas" de Leiria, não foi preciso ser "comprado" pelo vosso lobby!)

2007 - ALDEIA DA PENA I Viseu by eterlusitano
(sem tirar qualquer mérito às outras, acabo por escolher a Pena por ser a que mais se aproxima do meu ideal de cache. Reconheço no entanto que quer a H5N1 e a Alien tem o seu mérito!)

2008 - La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva Guarda by clcortez & MAntunes
(epá...porque sim. Sei que estou a ser claramente tendencioso, mas do que conheço das outras, esta aliada à Linha do Douro são a/as cache/s do ano. No entanto, porque gosto bastante de ruínas, o Convento é uma verdadeira pérola! )

2009 - LINHA ESTREITA-NARROW LINE Coimbra by timearth
(A escolha difícil entre esta e a Subida do Rio Poio. Se a 1ª tem uma paisagem e um cenário a lembrar as fantásticas Levadas da Madeira, já a segunda está numa zona do país que tem das melhores paisagens)

2010 - The Grey Havens Lisboa by global trekkers
(difícil escolha quando não se conhece a fundo estas caches, mas atendendo ao que conheço, a minha escolha vai para aquela que mais adequa ao meu ideal de GC. E também porque a Nest of Seagull também merecia mas não podia escolher todas naquele ano, acabo agora por me "redimir" num desafio semelhante)

Espero ter sido claro nas minhas escolhas.

Cláudio Cortez
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #39 a terça 07 jun 2011, 19:04 

clcortez Escreveu:
2006 - Tremelgo nas alturas [Marinha Grande] Leiria by olharapo
(...Ah, e para as "meninas" de Leiria, não foi preciso ser "comprado" pelo vosso lobby!)

Cláudio Cortez

Obrigada Claudio por esta bela bolsa de apostas extremamente bem documentada!
Com sinceridade nenhuma das caches finalistas de Leiria precisou do "nosso" Lobby para se encontrar entre as melhores e mais votadas. O mérito é exclusivamente dos Owners, neste caso do Olharapo e do Tetra.
Dei todo o apoio possível às caches finalistas de Leiria simplesmente porque, no meu ponto de vista, elas preenchem os padrões de qualidade para competir entre as melhores; eu não seria capaz de defender uma causa na qual não acredito...

Posto isto, agrada-me muito a tua aposta no Tremelgo! [:D]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #40 a sábado 11 jun 2011, 11:33 

jasafara Escreveu:Explicitando e sistematizando as minhas apostas...

2001 A Praia e o Rio [Ericeira] Lisboa by Pedro Regalla (adopted by btrodrigues)
2002 Last Home of Gertrude [Mafra] Lisboa by MikeAndCows
2003 Fenda da Calcedónia Braga by schprlock
2004 J-ATBASH-te Banho? [VN1000F] Beja by 2 Cotas (adopted by paulohercules)
2005 The Lost Nazi Mine [Arouca] Aveiro by Os Cacheiros Viajantes
2006 Tremelgo nas alturas [Marinha Grande] Leiria by olharapo
2007 Alien Invasion Setúbal by Edmi
2008 Convento de Monfurado [Montemor-o-Novo] Évora by HDV
2009 SUBIDA DO RIO POIO #6 - Cai D'Alto Vila Real by eterlusitano
2010 Mistério do Voo 666 Coimbra by The_GeoGang

em relação às apostas que tinha feito antes do anúncio das finalistas apenas troquei a

2009 Floresta Tenebrosa by PLnauta

As caches abaixo são alternativas, mas acho que não têm massa crítica de founds para poderem ser as vencedoras...

2008 La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva Guarda by clcortez & MAntunes
2010 The Grey Havens Lisboa by global trekkers

A azul as que fiz e a de 2003 é a minha aposta para o grande prémio GPS.

Não foi nada mau [:D]
Acertei em 5 anos incluindo a GPS (2001, 2003, 2004, 2005 e 2007).
Em dois anos (2008 e 2010) referi as vencedoras como alternativas e apostei numa segunda e terceira classificadas.
E nos restantes três anos (2002, 2006 e 2009) apostei nas segundas classificadas...

Conforme referi ontem no webcast, a única verdadeira surpresa para mim foi o ano de 2009, onde também já tinha falhado na passagem das nomeadas a finalistas, até especialmente pela diferença de votos que teve da segunda. Resta-me agora acabá-la (estou no ponto 3...) para passar a ter a miséria de duas vencedoras feitas em dez, das quais só poderei ambicionar fazer oito, visto que duas estão arquivadas (embora não tivesse sido impossível fazê-las pois ambas tiveram curtos períodos de disponibilidade após a data em que me iniciei no geocaching 2009/08...).As Piratas das Caraíbas têm também a particularidade de ser a única vencedora urbana (vá lá semi-urbana, pois grande parte decorre em Monsanto).
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante