GPS : Reflexões...

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #21 a quarta 17 jul 2013, 09:56 

Re: GPS : Reflexões...

btrodrigues Escreveu:Se um owner de uma cache normalissima comer um frango assado inteiro e o helderjust não comer frango assado, a estatística diz que comeram meio frango cada um. Mas há um deles que ainda deve estar com fome.

A estatística não dá resposta para tudo.

;)

Enviado do bolso de trás das calças com o Tapatalk

A média não é a única variável estatística. Nesse exemplo tão referido do frango, a moda por exemplo permitiria verificar com facilidade que um tinha ficado com fome ;)
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #22 a quarta 17 jul 2013, 09:57 

jasafara Escreveu:
nunogil Escreveu:
jasafara Escreveu:Devotrio, Bruno Paixão e helderjst. 3 Geoabandonos com 6 caches GPS 2012 arquivadas pelos próprios ou pelos revisores. Dos 3 apenas o Bruno ficou com uma cache activa.
Grosso modo o motivo dos três foi o mesmo. Geovandalismo [V]

A sério?

A menos que uma análise mais apurada da tua parte, revele outras causas...

O helderjust não abandonou o geocaching nem arquivou as suas caches por geovandalismo.
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #23 a quarta 17 jul 2013, 10:02 

nunogil Escreveu:
jasafara Escreveu:
nunogil Escreveu:
jasafara Escreveu:Devotrio, Bruno Paixão e helderjst. 3 Geoabandonos com 6 caches GPS 2012 arquivadas pelos próprios ou pelos revisores. Dos 3 apenas o Bruno ficou com uma cache activa.

A sério?

O helderjust não abandonou o geocaching nem arquivou as suas caches por geovandalismo.

Nem helderjust, nem helderjst como escrevi acima...Queria-me referir ao helderjsd ;)
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #24 a quarta 17 jul 2013, 10:05 

jasafara Escreveu:
nunogil Escreveu:
jasafara Escreveu:
nunogil Escreveu:

A sério?

Nem helderjust, nem helderjst como escrevi acima...Queria-me referir ao helderjsd ;)

Ahhhh, ok. Nicks parecidos... Assunto resolvido.
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #25 a quarta 17 jul 2013, 19:08 

pimigas Escreveu:
jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:
pimigas Escreveu:http://coord.info/GC3TY15

uma cache que dura 1 dia foi nomeada... :lol: :lol:

É irrelevante... a justiça será feita durante as votações :)

Eu percebi onde o pimigas queria chegar :) E claro que é irrelevante...mas no entanto espera-se a sua contribuição para a melhoria das fórmulas para as nomeadas 2013 ;)

Sim, acho que é obvio esses casos [8D]

mas encontrei outra que durou um mes e outra 1 mes e meio. No meio de tantas nomeadas podem parecer residuais, mas foram escolhidas e ficaram de fora milhares delas que ainda cá andam...

P.S. - uma coisa simples seria a cache estar activa no mínimo o tempo que decorre entre 1 de Janeiro e o dia de recolha do excel para calcular as nomeadas. Assim as publicadas a 31 de dezembro já não eram rejeitas.

Essa abertura de possibilidade de cache com poucos founds e pouco tempo de vida pudessem ser Nomeadas foi propositada para não deixar de fora caches de excelência em locais remotos. Não me escandaliza que estas caches com tempo de vida igual ao duma pastilha elástica sejam nomeadas se isso implicar não sacrificar as caches de excelência.
Aliás, choca-me muito mais que uma cache deste calibre não tenha sido Nomeada: http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=004ed792-e715-4339-804b-1cf39c5a85fb
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #26 a terça 23 jul 2013, 16:25 

Mais uma reflexão :)

Os Meus Prémios GPS 2012
23/07/2013 por papaleguas
Antes de mais, tenho que esclarecer uma coisa: não acredito nisto dos Prémios GPS. E por duas razões, a primeira, pessoal, é que as caches que me dão mais gosto não são as que andam nestas andanças de nomeações; contentores XPTO dispenso-os bem, sobretudo quando contribuem para complicar o que deveria ser simples – o achamento, e depois, as caches ditas “de aventura”, que são aquelas que deviam ser chamadas de caches “de partir o pescoço”, também as evito, quanto mais não seja porque gosto de levar ao máximo as probabilidades de acordar no dia seguinte com o pescoço no lugar. O segundo motivo é mais lógico e racional: o país é finito e já está cheio de caches. Se há uns anos havia muitissimos locais divinais à espera de receber uma cache que levasse os jogadores a descobri-los, hoje a saturação faz-se sentir. Cada vez mais as marcas a bater são os tais containers e o grau de periculosidade. Não há volta a dar: as caches novas em sítios de grande interesse são cada vez mais escassas e tendem a acabar.

Mas eles estão ai, os Prémios GPS, e porque não participar? Leva uns poucos minutos, não custa nada e não faz mal nenhum. O pessoal da GeoPT engedrou um bem pensado mecanismo, bastante funcional, que permite uma votação sem problemas. Quando vejo a lista das caches a votação (não as nomeadas, mas aquelas em que, tendo-as visitado, posso efectivamente votar) tenho a confirmação do meu cepticismo. Algumas, nem me recordo delas. Outras sim, despertam-me um sorriso quando remexo nas minhas memórias, mas nenhuma, absolutamente nenhuma, se consegue comparar às grandes caches que ao longo destes últimos 9 anos fui encontrando. Vejamos:

Nr 1 – Limeira [Ghost village] (Faro); muita gente sabe que me pelo por vestígios de uma vida ida. Adoro sentir os “fantasmas” que habitam estes locais, imaginar vidas que foram, cheias de alegrias e agruras. Muitas das caches que mais me entusiasmaram foram encontradas em sítios assim. E a Limeira, localizada não muito longe de uma estrada que uso bastante, foi uma surpresa absoluta. Ali viveu uma comunidade, sabe-se lá durante quantos séculos. E hoje, é apenas lar para o vento que vai uivando, vergando as ervas secas que estão onde antes provavelmente se encontrava cereal. Aconselha-se uma visita num final de tarde cheio de sol. Aquela paisagem, devastada em 2004 pelo enorme incêndio que lavrou por toda a região, vai-se regenerando, e oferece um panorama deslumbrante.

Imagem

Nr 2 – Heróis,Vilões, Justiça / Heroes,Villains, Justice (Lisboa); Quem estudando um mapa observe a sua localização, sem mais nada, não terá expectativas nenhumas. Mas o gosto está mesmo em chegar lá sem saber bem o que se vai encontrar e dar com aquilo. Foi o que me ac0nteceu, e como sempre, quando as expectativas não são elevadas, a surpresa tem mais impacto. O que posso dizer deste local, eu, que sou fã de banda desenhada e adoro um bom mural? Fez-me lembrar as caminhadas por Bruxelas, de GPS na mão, procurando os murais dedicados aos heróis da banda desenhada belga, espalhados pela cidade. Aqui, estão todos reunidos, num banho de côr e vida bidimensional. À espera do feliz geocacher que se deslocar até lá.

Imagem

Nr 3 - O Sr. Polícia (Santarém) ; sabia à partida que se tratava de uma daquelas caches de container XPTO. Em princípio evito-as, mas aquela estava ali à beira da estrada onde forcosamente ia passar. Ia decidido a dar-lhe os cinco minutos que [quase] sempre é o “budget” de tempo que dedico a cada uma. Mal não havia de fazer. Mas afinal, foi chegar e encontrar. Nem 10 segundos. Assim sim. É verdade que visitar aquele local não me trouxe nada de novo. Mas mesmo assim ganhei um sorriso fugaz mas saboroso.

Nr 4 – Georibatejo (Santarém); tudo o que escrevi para a Nr 3 poderia repetir agora. Mas com algumas vantagens para a Georibatejo (Santarém): o container não será tão elaborado, mas pelo menos oferece um pequeno passeio campestre, passando-se junto a uma antiga estrutura – uma vacaria, se bem me lembro – que pode ser explorada. Há também um pequeno desafio para encontrar o acesso correcto. Também aqui a cache foi encontrada de imediato, mas mais não posso dizer sob o risco de cometer o crime de “spoilerismo”.

Nr 5 – Ermida de Santo António (Beja); esta cache, localizada em Almodôvar, exigiu duas visitas antes de ser encontrada. Afinal, estava escondida exactamente como pensava que estaria, mas por alguma razão estranha não a detectei aquando da primeira deslocação. Às vezes, como a minha mãe dizia, parece que o Diabo nos tapa os olhos. Terminei a expedição com uma pintura de carro riscada – porque diabo aquele poço se encontra no meio do asfalto? – mas gostei do local, da pacata ermida quase abandonada, nos limites da cidadezinha. Agora, sinto que esta cache só foi escolhida por mim porque não há mais nada melhor para escolher. Não posso dizer que seja especialmente interessante. É apenas uma das muitas caches simpáticas que encontrei no decorrer do último ano.

Nr 6 – Praia da Marinha – Lagoa (Faro); como sabemos, pelo menos os que conhecem o Algarve, a região é na realidade uma praia contínua interrompida aqui e acolá por arribas e falésias. Ou seja, tecnicamente resulta em centenas, literalmente falando, de praias. Com a saturação geral de que o Geocaching padece a todos os níveis, também nestas pelas praias as caches se multiplicaram. São agora às dezenas, e não posso dizer que me empolgue especialmente encontrar mais uma cache em mais uma praia algarvia. Tal como na escolhida para nr 5 acabei por assinalar esta por falta de melhor escolha. Reconhecp-lhe um mérito superior à da maioria daquelas muitas caches atribuidas a cada praia da região. Implica um esticar de pernas num percurso de extensão bem equilibrada, que visitei com um amigo de Malta que acolhi por uma semana em minha casa. Gostei dos painéis interpretativos da flora e da fauna local, e de descobrir que existe ali um percurso pedestre devidamente marcado.

Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #27 a terça 23 jul 2013, 16:44 

prodrive Escreveu:Essa abertura de possibilidade de cache com [...] pouco tempo de vida pudessem ser Nomeadas foi propositada para não deixar de fora caches de excelência em locais remotos.

Qual é a correlação entre o local remoto e o tempo de vida de uma cache? Se alguma, será concerteza de longevidade extra.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #28 a terça 23 jul 2013, 16:47 

prodrive Escreveu:Imagem

Nr 2 – Heróis,Vilões, Justiça / Heroes,Villains, Justice (Lisboa); a cache não tem nada de especial. Quem estudando um mapa observe a sua localização,

Isto é um erro de "impressão". O texto correcto é:

"Nr 2 - Heróis,Vilões, Justiça / Heroes,Villains, Justice (Lisboa); Quem estudando um mapa observe a sua localização, sem mais nada, não terá expectativas nenhumas. Mas o gosto está mesmo em chegar lá sem saber bem o que se vai encontrar e dar com aquilo. Foi o que me ac0nteceu, e como sempre, quando as expectativas não são elevadas, a surpresa tem mais impacto. O que posso dizer deste local, eu, que sou fã de banda desenhada e adoro um bom mural? Fez-me lembrar as caminhadas por Bruxelas, de GPS na mão, procurando os murais dedicados aos heróis da banda desenhada belga, espalhados pela cidade. Aqui, estão todos reunidos, num banho de côr e vida bidimensional. À espera do feliz geocacher que se deslocar até lá."
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #29 a terça 23 jul 2013, 16:58 

Torgut Escreveu:...Isto é um erro de "impressão". O texto correcto é:

"Nr 2 - Heróis,Vilões, Justiça / Heroes,Villains, Justice (Lisboa); Quem estudando um mapa observe a sua localização, sem mais nada, não terá expectativas nenhumas. ..."

Corrigido.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #30 a terça 23 jul 2013, 17:02 

Torgut Escreveu:
prodrive Escreveu:Essa abertura de possibilidade de cache com [...] pouco tempo de vida pudessem ser Nomeadas foi propositada para não deixar de fora caches de excelência em locais remotos.

Qual é a correlação entre o local remoto e o tempo de vida de uma cache? Se alguma, será concerteza de longevidade extra.

O problema é que como não se consegue avaliar algoritmicamente que a cache fica num lugar remoto, aceitaram-se caches com poucas visitas/favoritos e que não ficam em lugares remotos.
De resto estou de acordo contigo. Parece-me de senso comum, que as caches pouco visitadas duram mais :)
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes