GPS 2012 - Expectativas

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #131 a terça 19 fev 2013, 19:10 

Re: GPS 2012 - Expectativas

A propósito de alteração de "regras" com antecipação.
Este ano tive vontade de retirar as caches arquivadas...Não o fiz porque isso já seria muito menos abstrato do que jogar com minimos.
Vão se nomeadas 18 caches arquivadas. Só 5 são tradicionais. Ou seja são caches complicadas e de que o owner desistiu ao fim de menos de um ano de publicação.
É verdade que o objetivo dos prémios a premiar as caches publicadas num ano e que sejam apanhadas pelas fórmulas. E estas foram-no, muitas deles de forma muito confortável.

Possivelmente vão ser prejudicadas na votação pelo facto de estarem arquivadas. mais não sejam porque não podem ter mais visitas de potenciais votantes.

Mas eu pessoalmente acho que antecipadamente deveria ser divulgado que para o ano não seriam nomeadas caches arquivadas. OS prémios tem contribuido muito para que sejam colocadas caches fantásticas, mas o que se pretende é que sejam fantásticas e que durem mais do que um ano...
Se não forem excluídas não tem gravidade nenhuma, mas o sairem corresponderia a um sinal que acharia positivio ser dado.

Claro que esta discussão fica um bocado inquinada pelo caso da "(bar) OU (psi)"...No excel que extrai no domingo ela ainda estava arquivada...
Assim teria de ser sempre equacionado o caso muito improvável (mas que aconteceu) de uma cache ser arquivada antes das nomeações e desarquivada depois.

Outra hipótese é estas caches serem consideradas extra-cota pelo facto de não estarem disponíveis para ser visitadas, mantendo então o número em torno das 400 só com caches não arquivadas a que se somariam as arquivadas.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #132 a terça 19 fev 2013, 19:17 

joom Escreveu:Este é para mim o maior erro deste sistema. Descartar caches, não as nomeando, para não terem uma votação baixíssima.

Aquilo que disse foi exactamente o contrário! Não estou a falar de descartar caches, mas sim incluír caches que não aparecem em fórmula nenhuma.
joom Escreveu:Também há uma grande vantagem: menos visitas, menos estragos.

Exacto!! Naturalmente nem todas as caches estão talhadas para os Prémios GPS. Sendo este um processo de selecção e eleição assente nas opiniões e nos votos de quem visitou, é natural que as caches sem visitas ou com pouca expressão de visitas, nunca serão as "estrelas" dos Prémios GPS :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #133 a terça 19 fev 2013, 19:19 

joom Escreveu:...
jasafara Escreveu:...No entanto caches com muito puucas visitas, mesmo que com rácios de 100% são muito complicadas de ser apanhadas automáticamente.

Não vejo muita dificuldade, é só procurar por caches com 100% de rácio (o real, a meu ver, que é o da GS). Se calhar o melhor era fazer duas etapas de nomeadas. Uma com todas e outra como agora.

O ano passado a conversa era sobre o mesmo tema e fiquei a pensar que haveria mais discussão sobre o mesmo e com um ano de distância. Afinal não houve.

Claro que não há nenhuma dificuldade de as apanhar automáticamente. O que há dificuldade é sem as analisar manualmente saberem se merecem ser realçadas...

Toma lá estas caches potencialmente fantásticas e que não foram nomeadas. E de certeza que não existem caches com 50% de rácio, igualmente fantásticas mas em que um dos dois PM que a visitou não atribui favoritos? E caches ainda sem a visita de PM? E depois vamos analisá-las uma a uma manualmente? Continuo a dizer isso pode ser feito numa badge ou no limite irei fazê-lo numa bookmark. Aqui nas nomeadas acho que não devem entrar...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #134 a terça 19 fev 2013, 19:30 

prodrive Escreveu:
joom Escreveu:Este é para mim o maior erro deste sistema. Descartar caches, não as nomeando, para não terem uma votação baixíssima.

Aquilo que disse foi exactamente o contrário! Não estou a falar de descartar caches, mas sim incluír caches que não aparecem em fórmula nenhuma.
joom Escreveu:Também há uma grande vantagem: menos visitas, menos estragos.

Exacto!! Naturalmente nem todas as caches estão talhadas para os Prémios GPS. Sendo este um processo de selecção e eleição assente nas opiniões e nos votos de quem visitou, é natural que as caches sem visitas ou com pouca expressão de visitas, nunca serão as "estrelas" dos Prémios GPS :)

Os prémios GPS são para todos os efeitos uma festa para todos. Interessa nomear caches boas mas relativamente acessíveis e que mobilizem o máximo de geocachers a visitá-las. Estar a misturar com badges/bookmarks de caches gourmet ou com poucas visitas não iria levar a lugar nenhum sem ser ficarem injustamente mal classificadas por terem e irem continuar a ter poucas visitas...

Pode-se eventualmente fazer uma selecção ao lado de caches com muito poucas visitas e haver um prémio especial para essas. Rápidamente vou criar uma bookmark com as caches que estão nas condições a incluir a nível total e a nível de caches publciadas em 2012 e 2013.
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #135 a terça 19 fev 2013, 19:47 

prodrive Escreveu:

jasafara Escreveu:.. E Por outro lado são caches sem a minima massa crítica para terem alguma hipótese de boa votação.

Estava-me a referir a este conceito. Se as caches não são nomeadas, não têm mais visitas e depois não têm boa votação. Isto partindo do pressuposto que é uma cache recompensadora.

jasafara Escreveu:Os prémios GPS são para todos os efeitos uma festa para todos. Interessa nomear caches boas mas relativamente acessíveis e que mobilizem o máximo de geocachers a visitá-las.

Não sabia que este era um dos critérios para uma cache "de qualidade": ser relativamente acessíveis e que mobilizem o máximo de geocaches a visitá-las. Há alguma numa área de serviço das autoestradas?

jasafara Escreveu: Estar a misturar com badges/bookmarks de caches gourmet ou com poucas visitas não iria levar a lugar nenhum sem ser ficarem injustamente mal classificadas por terem e irem continuar a ter poucas visitas...

Os meus comentários nem têm a ver com badges/bookmarks, nem sequer com classificações. Tem mais a ver se as caches não aparecem numa lista de nomeadas, do ano, ficam num limbo (referente a esse ano) e assim têm menos visitas comparando com as que são nomeadas e assim têm mais visibilidade. Daí os exemplos que referi e que são exactamente iguais aos do ano passado.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 15 dez 2010, 11:40

Mensagem Post: #136 a terça 19 fev 2013, 20:13 

joom Escreveu:
Os meus comentários nem têm a ver com badges/bookmarks, nem sequer com classificações. Tem mais a ver se as caches não aparecem numa lista de nomeadas, do ano, ficam num limbo (referente a esse ano) e assim têm menos visitas comparando com as que são nomeadas e assim têm mais visibilidade. Daí os exemplos que referi e que são exactamente iguais aos do ano passado.

Concordo com o ponto de vista do Joom no que diz respeito a essas caches boas não nomeadas ficarem num limbo, mas sinceramente acho que se fossem nomeadas continuariam a ter um numero reduzido de visitas, das que conheço (este ano espero conhecer algumas assim no Geres ;) ) poucos seriam os geocacheres que iriam procura-las, e esses poucos irão na mesma estando elas nomeadas ou não.
Quem perde? Quem não vai em busca delas, a titulo de exemplo, aqui na Estrela existem caches com 3 visita por ano (num ano bom), locais magníficos que poucos geocacheres podem dizer que conhecem.

p.s.- Joom um intercambio Estrela-Gêres parece-me uma ideia interessante [;)]

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #137 a terça 19 fev 2013, 20:21 

Sphinx1975 Escreveu:Concordo com o ponto de vista do Joom no que diz respeito a essas caches boas não nomeadas ficarem num limbo, mas sinceramente acho que se fossem nomeadas continuariam a ter um numero reduzido de visitas, das que conheço (este ano espero conhecer algumas assim no Geres ;) ) poucos seriam os geocacheres que iriam procura-las, e esses poucos irão na mesma estando elas nomeadas ou não.

Sim, era isso que iria acontecer, poucas visitas, mas não estavam num limbo e assim até tinham alguma publicidade. É verdade que os verdadeiros interessados nestas caches não precisam que estas estejam numa lista para as irem visitar. Estou mesmo a pensar nos outros que ainda não descobriram o outro lado.

Sphinx1975 Escreveu:Quem perde? Quem não vai em busca delas, a titulo de exemplo, aqui na Estrela existem caches com 3 visita por ano (num ano bom), locais magníficos que poucos geocacheres podem dizer que conhecem.

p.s.- Joom um intercambio Estrela-Gêres parece-me uma ideia interessante [;)]

Isso é sempre, nas boas claros, que quem perde é quem não vai lá.

A ideia do intercâmbio parece-me interessante mas primeiro tenho que ir à Estrela numa perspectiva de geocaching e não sei quando é que isso vai aocntecer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 27 jun 2012, 17:22

Mensagem Post: #138 a quarta 20 fev 2013, 01:53 

jasafara Escreveu:Vão se nomeadas 18 caches arquivadas. Só 5 são tradicionais.

Quer dizer, então o Gustavo assina um documento que o proíbe de dizer o que quer que seja e tu andas a espalhar aos 4 cantos do mundo essa informação?! :twisted: :twisted: :twisted:

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #139 a quarta 20 fev 2013, 02:02 

Geo Âncora Escreveu:
jasafara Escreveu:Vão se nomeadas 18 caches arquivadas. Só 5 são tradicionais.

Quer dizer, então o Gustavo assina um documento que o proíbe de dizer o que quer que seja e tu andas a espalhar aos 4 cantos do mundo essa informação?! :twisted: :twisted: :twisted:

Ele já me deu na cabeça o suficiente por causas das fugas de informação... Não era preciso agora vires tu picar mais [:D]
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 05 mai 2010, 12:39

Mensagem Post: #140 a quarta 20 fev 2013, 04:25 

jorgetadeuramos Escreveu:Só tenho de agradecer ao Jasafara e a todos os elementos da GeoPt por dispenderem tanto tempo em nossa prol.
Curiosamente quem critica é quem nunca apresenta trabalho em prol dos outros. Comum na nossa mentalidade portuguesa. É mais fácil destruir do que criar.
Até podiam ter sido escolhidas manualmente que decerto a correcta postura dos elementos desta equipa não deixaria qualquer dúvida,
PORQUE EU CONFIO NO GEOPT.ORG

Têm trabalhado para nós, abdicando do seu tempo livre!

Desculpa Pimigas, para falares apresenta uma fórmula concreta, até pode ajudar a melhorar para o próximo ano, em vez de criticas gratuitas. Que tal nos focarmos nas soluções em vez dos problemas. Essa é a atitude a tomar.

Não querendo fazer de advogado, porque se ele se quiser defender, lá língua tem ele. [:D]
Mas dizer isto é uma completa mentira...
Até porque o Pimigas já organizou dois GeoAcampamentos, trabalha no Geocaching de qualidade cá para cima, faz guias para caches, ajudou a organizar a Mini liga no Norte, entre outros.

E se bem me recordo deu uma opinião bem construtiva, no tópico que pedia opiniões para os critérios deste ano...

Mas pronto...

Anyway voltando ao tópico, realmente não me agrada que haja "dedo humano" depois das "urnas fechadas".
Esse tipo de alterações deveria ser à priori...
ImagemImagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes