[Poll] Fórmulas de valorização das votações

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Qual a lista/hierarquia de vencedores que mais te agrada?

A que foi o resultado da fórmula ofiicial em 2013 e nos anos anteriores
4
24%
A que foi a oficial em 2013 e anos anteriores para o apuramento das finalistas/vencedoras mas com ponderação das caches finalistas/vencedoras pelo número de visitantes/votantes
12
71%
A resultante de um processo de ponderação da votação de todas as nomeadas pelo número de visitantes/votantes
1
6%

Total de votos : 17

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #121 a quinta 09 out 2014, 20:35 

Re: [Poll] Fórmulas de valorização das votações

jasafara Escreveu:
joom Escreveu:
jasafara Escreveu:
joom Escreveu:...Então no essencial a cache com mais visitas tem melhor resultado...

E não é sobre isso que temos estado aqui a falar [:D]

É, mas percebes o que quero dizer.

Claro, mas acho que é utopico pensar (ou mesmo ter a completa certeza) que basta a cache ser boa para levar lá (muitos) geocachers.
Com a quantidade de oferta actual, as caches mais distantes dos grandes centros de geocahing ou se "vendem" muito ou não têm hipóteses.
As de Beja, Évora e Faro que ficam nas rotas migratórias para o Algarve ainda se vão safando. Agora as outras só com grandes "campanhas" e muita publicidade...
A dos Açores que ganhou a categoria do Local ate não beneficiou muito das fantásticas campanhas que foram feitas. Ganhou foi por ter lá ido um grupo de continentais com o "engodo" de terem um distrito virgem para os números (...e admito que também foram pelas belezas naturais :)) . No meio das muitas encontraram umas muito boas entre as quais essa e pronto teve sorte ;) Como felizmente o Gerês e a generalidade dos distritos interiores não rendem tanto nos mesmos dias que rende S.Miguel, infelizmente não têm visitas dessas...

Acabaste de descrever o que muitos pensam sobre os prémios e que deixaram de votar.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #122 a sexta 10 out 2014, 10:57 

joom Escreveu:Acabaste de descrever o que muitos pensam sobre os prémios e que deixaram de votar.

Se deixaram de votar deixaram de ser alvo dos Prémios GPS. Não me preocupo mais com eles. São assunto encerrado para mim! Preocupo-me com os que votam e querem que os resultados sejam o espelho do seu voto e não o espelho dos gostos daqueles que não votam.

O voto é uma arma, a abstenção não!

Mais transparente que isto não posso ser. Espero ter conseguido passar a mensagem de uma forma clara e inequívoca.

Se quiserem continuar a correr à volta da mesa a tentar apanhar a causa sintam-se à vontade. Eu vou ali tratar de outros assuntos. Não me levem a mal mas estamos todos a ser totalmente inconsequentes :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #123 a sexta 10 out 2014, 11:26 

jasafara Escreveu:A dos Açores que ganhou a categoria do Local ate não beneficiou muito das fantásticas campanhas que foram feitas. Ganhou foi por ter lá ido um grupo de continentais com o "engodo" de terem um distrito virgem para os números

Não sei se foi nesta perspetiva que foste a São Miguel, Joaquim, mas não generalizes por favor. "Ir aos Açores para picar distrito", com todo o respeito amigo, soa-me a desequilíbrio mental.

jasafara Escreveu: (...e admito que também foram pelas belezas naturais :)) .

Pois, se calhar...

jasafara Escreveu: No meio das muitas encontraram umas muito boas entre as quais essa e pronto teve sorte ;)

Não, não teve sorte.
É uma excelente cache, despertou a curiosidade dos Geocachers, não desiludiu os que lá foram, levou inequivocamente votos de ponderação altíssima de todos ou quase todos aqueles que a visitaram.
Ganhou.
Não vejo onde o fator sorte é para aqui chamado...

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #124 a sexta 10 out 2014, 11:31 

prodrive Escreveu:O voto é uma arma, a abstenção não!

Portanto, imaginando que alguém... um grupo, whatever não concorda com o sistema de votações como o joom ou outros referem, como a abstenção não é uma arma o que sugeres? Que esse grupo de "protesto" escolha uma cache de treta e a meta como vencedora para alguém reparar nesse "voto" de protesto?
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #125 a sexta 10 out 2014, 11:56 

dupladepeso Escreveu:

Portanto, imaginando que alguém... um grupo, whatever não concorda com o sistema de votações como o joom ou outros referem, como a abstenção não é uma arma o que sugeres? Que esse grupo de "protesto" escolha uma cache de treta e a meta como vencedora para alguém reparar nesse "voto" de protesto?

Não consigo distinguir o "protesto" de alguém que não votou porque não concorda com os critérios de votação ou de alguém que não votou porque não teve conhecimento da iniciativa.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #126 a sexta 10 out 2014, 12:14 

prodrive Escreveu:
dupladepeso Escreveu:

Não consigo distinguir o "protesto" de alguém que não votou porque não concorda com os critérios de votação ou de alguém que não votou porque não teve conhecimento da iniciativa.

Comparando com uma votação política o que interessaria seria avaliar a expressão dos votos nulos ou em branco (infelizmente mal representados nas eleições políticas) a que se somariam os votos em partidos de protesto (tipo Tiririca "Pior do que está não fica" e Marinho Pinho). Os votos nulos não podem acontecer numa votação electrónica. Restam os votos em branco e os de protesto, estes como é referido concentrando os votos nas piores caches nomeadas...Mas os votos em branco seriam a forma mais civilizada de mostrar protesto, especialmente se dados por votantes que até poderiam atribuir um número significativo de votos.
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #127 a segunda 13 out 2014, 12:36 

prodrive Escreveu:
dupladepeso Escreveu:

Voto branco ou nulo. Estar inscrito e não votar é voto em branco? Ou é "abstenção"?

Num cenário teórico, posso ter visitado meia dúzia de nomeadas e não ter gostado de nenhuma. Mesmo estando a organizá-las por ordem de "desgostei menos" esse voto é igual aquele que as organiza pela ordem das que gostou mais. Não digo que isto me sucedeu, mas sim que sistema não é perfeito, nem há nenhum que o seja. [B)]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #128 a segunda 13 out 2014, 13:24 

Cacheight Escreveu:Voto branco ou nulo. Estar inscrito e não votar é voto em branco? Ou é "abstenção"?

Num cenário teórico, posso ter visitado meia dúzia de nomeadas e não ter gostado de nenhuma. Mesmo estando a organizá-las por ordem de "desgostei menos" esse voto é igual aquele que as organiza pela ordem das que gostou mais. Não digo que isto me sucedeu, mas sim que sistema não é perfeito, nem há nenhum que o seja. [B)]

Estar inscrito e não votar, pode significar muitas coisas:

- Teve intenção de participar e no final não teve oportunidade de o fazer, porque se esqueceu, porque passou o prazo, porque não conseguiu actualizar os logs a tempo, whatever.

- Não gostou de nenhuma das caches Nomeadas que visitou e achou que nenhuma merecia o seu voto

- Protesto, puro e duro contra a iniciativa, os seus métodos, a cara dos organizadores, o Geopt e tudo o que fazem, o aumento dos combustíveis, os logs de sofá, as caches eremitas, o carteiro que deixa sempre a porta da rua aberta, whatever.

- Ter zero caches Nomeadas encontradas. Ainda que submeta o seu voto (e acredito que haja muitos que o façam) não é contabilizado na base de dados como votante.

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #129 a segunda 13 out 2014, 15:11 

prodrive Escreveu:
Cacheight Escreveu:Voto branco ou nulo. Estar inscrito e não votar é voto em branco? Ou é "abstenção"?

Estar inscrito e não votar, pode significar muitas coisas:

- Teve intenção de participar e no final não teve oportunidade de o fazer, porque se esqueceu, porque passou o prazo, porque não conseguiu actualizar os logs a tempo, whatever.

- Não gostou de nenhuma das caches Nomeadas que visitou e achou que nenhuma merecia o seu voto

- Protesto, puro e duro contra a iniciativa, os seus métodos, a cara dos organizadores, o Geopt e tudo o que fazem, o aumento dos combustíveis, os logs de sofá, as caches eremitas, o carteiro que deixa sempre a porta da rua aberta, whatever.

- Ter zero caches Nomeadas encontradas. Ainda que submeta o seu voto (e acredito que haja muitos que o façam) não é contabilizado na base de dados como votante.

De acordo, isso são as motivações para não votar. Existem essas e muito mais.

Mas no contexto das fórmulas e corolários que norteiam o sistema atual, quem está inscrito e não vota, é abstencionista? Ou voto branco? Ou o abstencionista é aquele que podendo votar, não se inscreve para tal?

Isto é mera e simples curiosidade.

Small
Small

Registado: quarta 03 out 2012, 01:16

Mensagem Post: #130 a segunda 13 out 2014, 17:03 

Estes últimos posts vêm levantar uma questão interessante, realmente...

Tudo se tem visto pelo ponto dos geocachers votantes, mas também seria engraçado ver numa perspectiva de geocachers não votantes. Quer sejam os inscritos mas que não votam (mesmo tendo votos válidos), qual o motivo, talvez até mesmo perceber quais os seus distritos, ou quer sejam os que nem se inscreveram, perceber também o porquê, e se possível os distritos bem como outras mais informações de relevância para o assunto.

Não sei se alguém já terá estas respostas, mas com certeza seria um exercício benéfico, embora trabalhoso, para se encontrarem soluções para vários problemas no geocaching, GPS incluso.
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes