Prémios GPS - Opinião

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Small
Small

Registado: quarta 03 out 2012, 01:16

Mensagem Post: #1 a quarta 08 out 2014, 00:49 

Prémios GPS - Opinião

Antes de mais, as minhas desculpas por ter aberto novo tópico sobre o assunto. Ainda pensei 2 vezes antes de o fazer, mas a conclusão a que cheguei foi de que o meu comentário iria ser contraproducente ao verdadeiro propósito do outro tópico e, como tal, atrapalhá-lo-ia na busca de seu objectivo.

Vendo este como uma alternativa, deixo ao critério do moderador a sua continuidade, fusão ou mudança, da forma como melhor entender. :)

Passando ao assunto em questão:

Como já disse anteriormente, os GPS não pretendem, em minha opinião, mostrar as melhores caches nacionais, mas sim as preferidas. Uma vez mais, isso não significa que as preferidas não sejam também as melhores. Tanto podem ser, como podem não ser. Felizmente tem havido uma boa aceitação universal em relação às caches mais destacadas na vertente positiva. Isso indica-me que realmente a fórmula está correcta ou muitíssimo aproximada desse grau de correcção. ;)

Por outro lado, se uma ou outra cache isolada ou com um numero substancialmente baixo de visitas fosse hipoteticamente melhor que as outras, seria impossível de receber os votos suficientes para a fazer subir ao pódio. Isso é ponto assente, o qual eu compreendo. Mas pelo que tenho presenciado, este jogo de formulas é como o jogo da corda, em que puxando de um lado o outro fica mais fraco e vice-versa. Ou como o lençol curto, em que tapando mais acima ficam os pés de fora.

Esta é a minha opinião e pode muito bem estar errada, por isso vou deixar o outro tópico para as contas objectivas em busca de uma solução, enquanto pretendo com este as ideias para uma solução globalizada que não comprometam uma formula que tem até agora oferecido bons frutos.

Soluções?

A meu ver, a solução ideal passaria indiscutivelmente por um crescendo de qualidade no geocaching nacional. E quando falo em crescendo de qualidade, refiro-me aos geocachers. Tudo o mais viria por acréscimo.

Não pretendo dizer o que está mal, mas sim encontrar as soluções para passar a ser melhor. Vou dar o meu exemplo:

Tenho poucos founds (logados online), mas desde que comecei até ao dia de hoje, tenho vindo a corrigir o meu geocaching. Um caso mais ou menos gritante, é a atribuição de favoritos na altura em que fui PM por 3 meses. Na minha parca lista de founds dei alguns favoritos a caches que hoje não daria, mas que por falta de melhores referências, lá foram então encaminhados. Como eu existem muitos outros, e se bem que um favorito não faz mossa, como se de um grão de areia se tratasse, também muitos grãos de areia já formam um areal, mais ou menos extenso. Isso irá repercutir-se em que algumas nomeadas existam em detrimento de outras? Deixo, por enquanto, apenas ao vosso critério.

Outra situação: desde o principio que leio por completo todo e cada listing de todas as caches que se me aparecem. Mesmo aqueles maus, mesmo aqueles aborrecidos e extensos copiados com todos os pontos e vírgulas da wiki. Aquelas bolas redondas, douradas ou prateadas, não me chamaram à atenção de principio. E mesmo depois, quando percebi o que eram, tomei nota delas como sendo alguma classificação do GC.com, sendo que só este ano percebi (tarde demais) que até eu podia votar nessa contenda e isto apenas depois de andar a pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Para o ano, a certeza de que participarei. Quantos mais não votam por falta de conhecimento? Quantos mais deixam em branco a oportunidade de deixar uma estatística mais completa?

Nos últimos tempos, tenho reparado em cada vez mais logs de novos geocachers. Muitos e muitos geocachers novos. Para quem, pelo que me dá a entender a leitura de muitos deles, isto é uma coisa individual, não tendo noção da enorme comunidade e todas as suas sub-comunidades presentes no jogo. Alguns, mesmo tendo essa noção, tomam o jogo como uma competição, mais do que uma união ou partilha.

E podia continuar com os exemplos...

Mas agora paro e reflito: o que podia mudar, se eles tivessem oportunidade de conhecer o geocaching em todas as suas vertentes e esplendor? Tenho a certeza que tudo e todos teriam a ganhar. E é aqui que entra em cena a Comunidade, neste caso o geopt.

Eu acredito, e muito, em todo o potencial do geopt. Mas não basta apenas 'estar lá' para quem o queira procurar... Talvez devesse encontrar mais formas de 'ajudar a encontrá-lo', mesmo a quem não procura por ele, pois muitas das vezes não sabemos o que queremos até que nos apareça à frente. E não pretendo com isto dizer que existe uma má divulgação. Apenas que podia ser ainda melhor.

Depois, com as magnificas dissecações nos conteúdos aqui dentro, mais e mais poderiam saber o que é realmente o geocaching em toda a sua força. Consequentemente, tudo o resto vinha por acréscimo. Qualidade. Valor. Maior prazer.

Continuo já de seguida...

Small
Small

Mensagem Post: #2 a quarta 08 out 2014, 02:53 

Re: Prémios GPS - Opinião

Ora bem, tenho então para mim que uma solução para a melhoria dos GPS (e muitos outros aspectos relativos ao geocaching) começaria por uma consciencialização de comunidade. Simplesmente isso. Mostrar que isto é muito mais que uma simples caça aos Tesourinhos, que existem pessoas por trás de cada cache, por trás de cada log, e que todas e qualquer uma delas são acessíveis pois vivem no nosso mundo e têm pelo menos um interesse em comum: o geocaching.

Pondo isto assim, lembro-me de repente do georibatejo, que tem uma cache em cada concelho da região e em todas elas a informação daquilo que é, do que trata, de como podemos lá ir parar. Ou seja, sem ser intrusiva, é eficaz na propaganda, fazendo-nos tropeçar nela de uma forma agradável.

O geopt oferece à vista medalhas nas caches nomeadas, uns badges todos catitas e úteis, mas sem mais informação que não tenhamos de ter o trabalho de procurar.

Mais: eventos. Podem ser aproveitados para uma excelente divulgação, não só do geopt como também do seu conteúdo, que verdade seja dita é uma mais valia para o geocaching. Porque não aproveitar a ideia dos dinamizadores regionais (ou mesmo equipas de dinamização regionais) para promover regionalmente a divulgação dos projectos e mesmo usar parte deles para promover o geocaching de qualidade em curtas palestras lá pelo meio que agucem a curiosidade dos atendees?

Outras ideias vi por aí, como o adopt a newbie, ou até mesmo este recente 'vamos lá a escrever o português correcto' que podia ser bem aproveitado para promover as comunidades, o projecto e o geocaching de qualidade...

O que interessaria aqui seria mesmo aguçar o interesse, despertar a curiosidade por mais, e fazer com que os geocachers mais anónimos se envolvessem e se sentissem envolvidos, levando-os à descoberta de um jogo melhor.

A partir daqui, muito mais seria possível. Conheci já na estrada um ou outro geocacher de quintal que pensavam que as caches apenas existiam em postes e, ao se aperceberem de que existiam caches muito alem disso, se prontificaram e se prometeram a ir à procura de outras caches com outra qualidade, mesmo sendo mais longe, nem que seja apenas na ida ao interior à terra dos pais, ou mesmo uma voltinha mais objectiva na busca de tesouros recomendados. Penso que percebem onde quero chegar...

Small
Small

Mensagem Post: #3 a quarta 08 out 2014, 03:16 

E pronto, assim em jeito de esboço e traços muito grossos, temos um principio de contacto com o geopt e, consecutivamente, com o geocaching de qualidade e com os prémios GPS.

A partir daqui, temos as bases e as ferramentas para que, com mais ou menos oportunidades, se possam procurar outras caches fora do nosso quintal, incluindo as nomeadas, com outro tipo de facilidade.

Dá-se então uso e abuso dos lobbys. Neste contexto do geocaching, parece-me realmente algo positivo e não tao tendencioso como poderia ser em outros contextos.

Uma vez mais, poderia até a tal dinamização regional criar um evento por distrito, em nome do geopt, apenas para uma jantarada ou outra do género em que pretendesse apenas anunciar as nomeadas do distrito, em local que favorecesse o maior numero possível de attends dentro desse mesmo distrito. Mas isto já sou eu a pensar em voz demasiado alta... ;) Seja como for, já por aí ouvi dizer... Qualquer pretexto é bom para se fazer um evento e juntar malta. :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #4 a quarta 08 out 2014, 08:51 

Caro,

Não tenho hipótese de te reponder condignamente aqui, mas convido te a ir ao próximo meetup no Monumental ja na próxima sexta feira dia 10 a partir das 19.30 e teremos oportunidade de falar pessoalmente sobre todos estes temas.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Small
Small

Mensagem Post: #5 a quarta 08 out 2014, 11:03 

Caro clcortez, parece-me a mim que essa é uma resposta bem válida e condigna no meu ponto de vista e que, despretensiosamente me mostra o espírito que por aqui vou absorvendo de geocachers dispostos e com muita vontade. :)

Infelizmente esse meetup não está ao meu alcance, visto que a minha vida usa o pronome possessivo 'minha', mas na verdade o seu tempo é mais como uma sociedade da qual eu tenho uma cota muito pequena... Eheheh ;)

No entanto, estarei atento e ansiosamente à espera de algum outro evento ao meu alcance e onde possa ter o prazer de te ouvir assim como a outros como tu que, pelas vossas participações aqui e noutros sítios, sei à partida que terei muito a aprender. :)

Obrigado na mesma pelo convite, reservando-me o direito de o guardar para o usar numa outra ocasião que, espero, apareça muito em breve. ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #6 a quarta 08 out 2014, 11:13 

Em relação ao que referes de haver publicitação do (geopt-) e das boas prácticas, é suposto que todos os geocachers inscritos após 2009 recebam um mail pouco tempo após o IAAN o detectar como geocacher português.
O processo foi iniciado mais ou menos por altura do teu registo com um envio maciço aos geocachers inscritos de 2010 até á altura e depois o processo é diário. Ou deveria ser. Eu questionei aqui se realmente a coisa está a funcionar, porque nunca vi nem aqui nem no geocaching@PT (visto que o mail é em nome dos dois fóruns) nenhum geocacher a referir que tinha cá chegado por essa via...
Tu recebeste o mail?
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #7 a quarta 08 out 2014, 11:19 

De onde és?
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Small
Small

Mensagem Post: #8 a quarta 08 out 2014, 11:31 

Pois é, Joaquim, ainda vi o teu post ontem à noite, e depois de ler o tópico completo cheguei à conclusão de que me teria acontecido o mesmo que ao Bingre: descriminação pelo uso do '&' :p

Não, amigo, não recebi.

E essa iniciativa é louvável, muito embora não a considere suficiente, pois com todo o spam recebido nos mails, esse mail logo ao primeiro log poderá não surtir tanto interesse em quem o recebe, ou até mesmo passar despercebido.

No entanto, e volto a dizer, é uma excelente iniciativa, necessitando apenas de complementos posteriores em outros níveis.

Atenção que isto é sempre, apenas e só, o meu ponto de vista pessoal.

Clcortez, moro no Porto Alto mas trabalho em Lisboa, mais propriamente no aeroporto.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #9 a quarta 08 out 2014, 11:40 

Dá uma vista de olhos também por estes tópicos. Pode ser um bocado utópico, mas parece-me que vai de acordo ao que com entusiamo também propões ;)

http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?f=24&t=4764&p=106955
http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?f=24&t=4780&p=107475

PS. Sabes que existem mais geocachers que também trabalham no aeroporto :)
Imagem Imagem

Small
Small

Mensagem Post: #10 a quarta 08 out 2014, 12:20 

Ahahah tenho a perfeita consciência de que, num universo de milhares de funcionários, haverá com certeza uma quota parte de geocachers. :) Aliás, decorreu um evento mesmo na zona do meu local de trabalho, ao qual nem assim me foi possível ir.

Darei ainda hoje, mais logo, uma vista de olhos nesses links aí acima. :)
Próximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante