Mensagem Post: #1 a sexta 06 mar 2015, 22:23 

Afinal, viajar está nos genes...

Afinal, viajar está nos genes...

Humanidade divide-se em duas partes: as pessoas que preferem o sossego de casa e as que sentem uma vontade insaciável de viajar.
O que determina o lado a que se pertence é a genética.

Imagem
O gene DRD4 tem a resposta para o gosto humano pela viagem.

Chama-se DRD4-7R o gene que é responsável por determinar se alguém prefere a comodidade de casa ou a urgência de viajar. Quando processada, a informação transportada por este gene relaciona-se com os níveis de dopamina no cérebro, o neurotransmissor que expressa as sensações de prazer. Além disso, “o gene da sede por viagens” aumenta os níveis de curiosidade e de inquietação.

Apenas 20% da população mundial expressa o gene DRD4 , sendo mais comum nas regiões do planeta onde se incentiva à descoberta ao longo da História. Chaunsheng Chen, que conduziu um estudo sobre a relação entre os quadros migratórios e os níveis de dopamina, concluiu que a unidade genética da viagem está atualmente concentrada nas zonas para onde migraram indivíduos vindos de regiões mais distantes.

Estes resultados foram confirmados por David Dobb, da National Geographic. O investigador acrescentou ainda que os portadores de formas mutantes do gene DRD4 “estão mais dispostos a correr riscos e a explorar novos lugares, ideias, comidas, relações, drogas e oportunidades sexuais”.

Mas esta informação não convence toda a gente. Para Kenneth Kidd, da Universidade de Yale, “não se pode reduzir algo tão complexo como a exploração humana para um único gene”. O geneticista Jim Noonan explica que a predisposição para explorar depende de dois sistemas: límbico e cerebral, que determinam o comportamento de cada espécie animal ao longo da evolução.

Embora estas notícias pareçam positivas à primeira vista, a realidade pode ser diferente: segundo Garret LoPorto, o facto do gene DRD4-7R dotar as pessoas de espírito criativo e de aventura, ele também pode significar uma maior tendência para estar “fora do controlo”.

Fonte: http://observador.pt/2015/03/04/afinal-viajar-esta-nos-genes/
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!