O que o Geocaching nos mostra...

Low-cost it's my middle name

Moderador: prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a segunda 03 jan 2011, 05:09 

O que o Geocaching nos mostra...

Não sei se será o melhor sítio para colocar este tópico... Se não for logo se muda...

A ideia é irmos aqui colocando lugares que visitámos por estarem próximos de caches ou cuja visita é mesmo recomendada na listing.

Claro que um dos objectivos principais do Geocaching é mostrar coisas bonitas. Pode ser património natural com mais ou menos estrelas de terreno, mas também pode ser património edificado. Quantas vezes as caches têm na sua designação monumentos,igrejas, museus, ou outro tipo de construção e quantas vezes nos convida a visitar esse mesmo património. E quantas vezes é que nós seguimos a sugestão e damos mais do que uma olhadela (quando damos ao menos uma) enquanto despachamos mais uma cache e partimos para outra...

Eu próprio tenho muitos telhados de vidro, mas começo hoje a procurar redimir-me e com um sítio de que desconhecia completamente a existência, dar-vos conta da experiência, e especialmente fazer-vos o convite para que façam o mesmo. Ou seja que parem, visitem e depois compartilhem.

Assim ainda em estado de graça por na vingança de um DNF recente, ter feito a (tradicional-) As Almas, segui até ali ao pé à (tradicional-) Convento do Varatojo. Jardim simpático, com uma estátua no meio, com uma mitra na cabeça. A cache apareceu com facilidade e estava quase a partir para outra, quando pensei "Afinal a cache chama-se convento do Varatojo, e eu vou-me embora daqui só vendo a entrada..." e recordei ainda que os owners nos convidam a visitá-lo sendo bastantes descritivos na listing sobre o que podemos ver. Assim decidi-me a por uma vez ir visitar o convento. Comecei pelos belíssimos claustros com toda a sua azulejaria, mas confesso que o que mais me chamou a atenção não está referido na listing. Foi uma fantástica glicínia «irmã glicínia», muitas vezes centenária e já muito retorcida com ramos que se prolongam por dezenas de metros ao longo de três das quatro paredes do claustro. Na sua raiz confundo-se com uma árvore tal a sua dimensão...Verdadeiramente sublime (e valerá a pena lá voltar na Primavera para a ver florida) [^]. Depois a igreja encontrava-se fechada, mas o guardião do convento, suponho que um Franciscano, já muito velhinho disponibilizou-se para a mostrar. Tivemos (eu, o Francisco e mais um casal) direito a uma explicação muito interessante sobre várias componentes do riquíssimo interior. Uma delicia, o fato de às tantas, o senhor nos ter deixado lá sozinhos, com a recomendação que quando saíssemos fechássemos a luz, pois ele tinha de ir dar de comer às galinhas antes do sol se por...

Em suma, não 'perdemos' mais de 30m, mas gánhamos imenso em ter parado, entrado e visto com olhos de ver aquele convento que esteve em risco de como muitos outros, o conhecermos apenas de nome por dar o nome a uma cache...

Nas logs existem umas tantas referências a visitas realizadas, mas quero crer que a grande maioria dos mais de cento e vinte geocachers e familias que por ali passaram, fizeram o found da cache, mas não fizerem o attend a uma visita ao objecto da cache. Não sabem o que perderam [V].

A mim pessoalmente serviu-me de lição e espero repetir estas visitas no futuro com muito mais frequência...

Bem no meio deste arrazoado todo, que não se perca o essencial... Visitem o Convento do Varatojo.

Imagem
A glícinia em flor...agora no Inverno os ramos estão nus o que não deixa de dar uma perspectiva completamente diferente...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #2 a segunda 03 jan 2011, 20:54 

Re: O que o Geocaching nos mostra...

Esta referência do Prodrive, fez-me recordar quando finalmente conheci a famosa Oliveira com 2000 anos.
Esta é uma cache em que aqueles que recebem a tal newsletter da IPF e só tem as coordenadas finais no GPS não sabem o que perdem [V]
Deixam de ver a Árvore mais velha de Portugal...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a segunda 17 jan 2011, 23:26 

Com esta cache do Kelux relembrei que Benfica e Carnide já pertenceram ao Concelho de Belém.

Imagem
foto do pjneves

Quem tiver curiosidade sobre os antigos e mais recentes limites administrativos da cidade de Lisboa, pode além da listing tirar mais algumas referências da minha log.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #4 a terça 18 jan 2011, 12:35 

jasafara Escreveu:Quem tiver curiosidade sobre os antigos e mais recentes limites administrativos da cidade de Lisboa, pode além da listing tirar mais algumas referências da minha log.

O link para o log não funciona :(
Não queres colocar o correcto? [:P]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a terça 18 jan 2011, 12:53 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Quem tiver curiosidade sobre os antigos e mais recentes limites administrativos da cidade de Lisboa, pode além da listing tirar mais algumas referências da minha log.

O link para o log não funciona :(
Não queres colocar o correcto? [:P]

vai.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a terça 18 jan 2011, 14:00 

Assim de repente lembro-me da Casa de Mateus.

Procurar a cache e não visitar o Palácio pode ser uma experiência um pouco deprimente.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 05 mai 2010, 12:39

Mensagem Post: #7 a terça 18 jan 2011, 14:07 

prodrive Escreveu:Assim de repente lembro-me da Casa de Mateus.

Procurar a cache e não visitar o Palácio pode ser uma experiência um pouco deprimente.

I did it :cry: Shame on me.

Bah lá foi um drive in (que me custou um casquilho da direcção devido a um buraco ao lado da cache) nocturno.
ImagemImagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a terça 18 jan 2011, 14:17 

Mr.Henrique Escreveu:I did it :cry: Shame on me.

Eu também, mas não é uma experiência que me orgulhe. Foi tão efectivo como logar uma cache numa estação de serviço ou numa borda de estrada sem assunto interessante aparente. A minha conta ficou um Found mais gorda, mas apenas isso.

Conheço o Palácio de Mateus bastante bem. Já lá fui umas 8 ou 9 vezes, e sei bem o tesouro que está para lá daqueles muros: Palácio + Jardins + Terrenos cultivados.

Agora lembrei-me de outra nas mesmas condições: Quinta dos Loridos.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #9 a quinta 21 jun 2012, 19:10 

jasafara Escreveu:Esta referência do Prodrive, fez-me recordar quando finalmente conheci a famosa Oliveira com 2000 anos.
Esta é uma cache em que aqueles que recebem a tal newsletter da IPF e só tem as coordenadas finais no GPS não sabem o que perdem [V]

Já não é!
A árvore mais velha de Portugal pode ser encontrada nesta cache.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a quinta 21 jun 2012, 19:14 

ajsa Escreveu:
jasafara Escreveu:Esta referência do Prodrive, fez-me recordar quando finalmente conheci a famosa Oliveira com 2000 anos.

Já não é!
A árvore mais velha de Portugal pode ser encontrada nesta cache.

Olha! E aqui tão perto...
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para VIAJAR

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1 visitante