Adrenalina 1/10. Beleza cénica 7/10. O percurso ganharia em ser feito na Primavera ou Outuno e principalmente com mais água. O rio até tinha um bom caudal porque durante a noite foi despejada a água que em períodos de menos consumo é elevada até ao reservatório no alto da montanha. Mas via-se que em alguns sítios haveriam cascatas em alturas de chuva. A visita ganhou em ser feita com guia porque sempre se aprende algumas coisas que não estão na internet...
Ao contrário do que acredito seja a experiência de quase todos que é fazerem o acesso só pelo caminho mais curto/túnel mais longo eu aproveitando ter ficado no hotel a 300m do início do caminho pelo túnel mais curto e de a minha visita estar marcada apenas para as 12:20, levantei-me bem cedo (com o bónus de ter vistos 2 cabras montesas a atravessarem a estrada a meio da estrada deserta) e fiz o caminho todo (acesso mais longo por baixo até ao centro de visitantes e volta por cima pelo caminho "normal"). Depois já com a Teresa (para ela a adrenalina foi mais 5/10 porque tem muitas vertigens...embora tenha reconhecido que foi mais fácil do que estava à espera

) fiz outra vez o caminho que a quase totalidade dos visitantes faz (e realmente o túnel ao princípio contribui um pouco para o 1/10 de adrenalina...mas apenas para quem tem claustrofobia ou medo do escuro
![Big Smile [:D]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
).
Depois o percurso é realmente um passeio em que um dos motivos de interesse é ir acompanhado por onde passava o caminho original que muitos que foram escrevendo neste tópico fizeram.
Um dia destes faço um artigo sobre a experiência que recomendo...mesmo sem adrenalina