Balloning

Para aqueles que não se conseguem manter no asfalto...

Moderador: prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #1 a segunda 06 set 2010, 15:08 

Balloning

Imagem

Já que tem havido algum interesse em se discutir por aqui algumas actividades pouco divulgadas em Portugal, gostaria de partilhar convosco a minha experiência em Balloning. Faz no próximo dia 20, precisamente um ano, e na altura tive oportunidade de de a relatar neste log

Aconselho vivamente e experimentar. É uma sensação única de liberdade. Não será tão radical como Skydive mas é muito agradável. Para todas as idades!

Imagem

Aqui fica o relato:

A visita a Coruche já estava planeada há alguns meses quando recebi no meu aniversário uma viagem de balão, ao sabor do vento, a partir desta localidade e até onde o destino nos levasse.
Às 7.45 horas já estávamos nós os 3 (eu, a Elsa e o Jr) a cerca de 2 kilómetros desta cache a descolar do solo, pilotados pelo Luís Ferreira campeão nacional de Balloning, dando início a esta inesquecível aventura.

Imagem

Ao mesmo tempo largaram mais dois balões da empresa Wind Passenger, que nos proporcionou umas magníficas fotos, a partir do nosso balão. Imagens memoráveis, que seguramente nos vão acompanhar até aos últimos dias da nossa vida .
Às 8.00 horas da manhã, o tempo estava fresco, mas os queimadores de aquecer o ar do balão quase faziam dispensar o casaco.
A imagem que temos a 1000 metros de altitude, em cima dum cesto, é semelhante à do Google Earth. Conseguimos distinguir perfeitamente as casas, as estradas e os carros, mas as pessoas já parecem formiguinhas.

Imagem

Contudo é quando se baixa a menos de 100 metros de altitude que o vôo se torna mais emocionante, principalmente quando o cesto toca na copa das árvores.
Nessa altura, quase que é possível conversar com as pessoas que acenam à passagem do balão. Digo quase, porque apesar de aparentemente a velocidade do balão ser muito reduzida (a altitude elevada quase parece que estamos parados), junto ao solo, com pontos de referência muito próximos, a sensação de velocidade é bem maior, e obviamente mais real.

Imagem

O nosso vôo teve a duração de uma hora e meia, percorrendo uma distância de 43 kilómetros, entre Coruche e Piçarras (perto de Águas de Moura).
Uma das curiosidades destes vôos de balão é nunca sabermos onde vamos parar. Sabendo a direcção do vento, temos uma noção para onde nos dirigimos, mas dificilmente se fará uma previsão de onde aterrar, pelo que o resgate terrestre vai sendo feito à vista. Mas para o encontro final, que nem sempre fica junto a uma estrada, é fundamental o recurso a GPS para podermos informar a localização exacta do nosso posicionamento.

Imagem

E é de facto a aterragem, o ponto alto de toda a viagem. Impossível de direccionar o balão à vontade do piloto, só nos resta esperar que o vento nos leve na direcção de terrenos desimpedidos sem quaisquer obstáculos físicos (árvores, casas, estradas, linhas de alta tensão, postes, animais, etc. etc.).
Neste aspecto não tivémos muita sorte, pois quando a autonomia do balão estava a chegar ao fim, surge-nos no horizonte um pinhal a perder de vista . Teve que ser no último terreno disponível antes do pinhal... um canavial .

Imagem

Foi radical! Radical mesmo!! Mas ao mesmo tempo muito louco. A sensação é fantástica. É normal nestas aterragens o cesto tombar, mas felizmente tal não aconteceu, porque mesmo a dois metros estava uma vala cheia de silvas . Ainda assim, tivémos que as sentir para conceguir resgatar o envelope (o tecido do balão) que passou para o lado de lá da vala. Uma nova aventura.

Imagem

Passados alguns minutos já tínhamos o carro de apoio no Ground Zero e o balão todo desmontado pronto a carregar no atrelado do jipe que nos levaria de volta a Coruche onde aproveitámos para visitar esta curiosa ponte que sempre nos passou despercebida ao passarmos pela estrada principal.
A cache só seria encontrada com helpdesk depois de muito picarmos. TFTC. TNLN.

Team Prodrive
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 28 mai 2010, 13:55

Mensagem Post: #2 a segunda 06 set 2010, 15:19 

Re: Balloning

Gustavo,

Obrigado pela partilha!
Sou capaz de ter a minha primeira experiência em balão na viagem que farei à Turquia no final deste mês... a ver vamos se será possível...
Desde já fiquei com água na boca!
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #3 a segunda 06 set 2010, 15:32 

Belo relato. Apesar de ser óbvio que é complicado prever onde acaba a viagem, estando esta dependente do vento; desconhecia que era assim tão improvisado :)
ImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #4 a segunda 06 set 2010, 15:42 

Espectacular!
Uma viagem de balão está na minha lista "1000 coisas que quero fazer antes de morrer"!
Agora fiquei ainda com mais vontade!
Obrigada pela partilha!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #5 a terça 07 set 2010, 00:41 

Lusitana Paixão Escreveu:Espectacular!
Uma viagem de balão está na minha lista "1000 coisas que quero fazer antes de morrer"!
Agora fiquei ainda com mais vontade!
Obrigada pela partilha!

Faço minhas estas palavras

GeoKolob Escreveu:Gustavo,

Obrigado pela partilha!
Sou capaz de ter a minha primeira experiência em balão na viagem que farei à Turquia no final deste mês... a ver vamos se será possível...
Desde já fiquei com água na boca!

Uma das imagens espectaculares que retenho de Capadócia foram as dezenas de balões que se viam. Infelizmente o meu programa não me permitu ver aquela fascinante paisagem a partir de cima. Se tiveres essa oportunidade não a percas.
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #6 a terça 07 set 2010, 17:41 

Já por duas vezes que tive marcado, mas depois vinha vento e não se pode realizar :(

Mas, nós não tínhamos problemas com a aterragem, a ideia era abandonar o balão a meio da viagem ;)

Espero ainda ter oportunidade de o fazer sem o vento o impedir [}:)]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #7 a terça 07 set 2010, 18:02 

Paulo_Domingues Escreveu:Já por duas vezes que tive marcado, mas depois vinha vento e não se pode realizar :(

Mas, nós não tínhamos problemas com a aterragem, a ideia era abandonar o balão a meio da viagem ;)

Espero ainda ter oportunidade de o fazer sem o vento o impedir [}:)]

4.200m é muito. Mas e 31.330m ;) E não queres disputar o record para Portugal? :) Não me parece que seja mais difícil do que ir para a Mauritãnia em autonomia 8-)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #8 a terça 07 set 2010, 20:50 

jasafara Escreveu:4.200m é muito. Mas e 31.330m ;) E não queres disputar o record para Portugal? :) Não me parece que seja mais difícil do que ir para a Mauritãnia em autonomia 8-)

Acredita que é muito mais difícil. Conhecia o projecto do Francês que perdeu a "boleia" e que iria tentar novamente, não sei se o chegou a fazer ou vai tentar. Sei que há mais, nomeadamente este Austríaco, que será o melhor posicionado, devido a outros "feitos" anteriores e aos apoios que tem.

Mas, Portugal já está na corrida. É um sonho / projecto do amigo Mário Pardo. Só que o orçamento são "só" 4 milhões de euros. Digamos que é um pouco mais caro que uma viagem à Mauritânia ;)
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a segunda 11 nov 2013, 14:59 

Próxima Quarta-Feira, 13 de Novembro, decorre em Fronteira mais uma etapa do 17º Festival de Ar Quente.

Vou saír de Lisboa, às 7 da manhã com o paulowjorge. Se alguém quiser alinhar, tenho dois lugares livres no jipe. Reservas por PM.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #10 a segunda 11 nov 2013, 15:47 

Voltam a que horas? :)
Próximo

Voltar para TT, BTT & Pedestrianismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes