Escutismo VS Geocaching

A malta da seita do Baden... e a Fauna, Flora, Geologia....

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 22:35

Mensagem Post: #1 a terça 23 ago 2011, 17:05 

Escutismo VS Geocaching

O GeoScouts quer criar um texto a partir da vossa opiniao.
O que que voces acham disto que ja foi falado monte de vezes Escutismo VS Geocaching.
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: sexta 26 mar 2010, 17:42

Mensagem Post: #2 a quarta 14 set 2011, 14:48 

Re: Escutismo VS Geocaching

Acho que não será tanto um contra o outro.
O conceito do geocaching, tirando o facto da necessidade de GPS, não é nada de novo para o escutismo. Por outro lado, a técnica escutista está cada vez mais a introduzir-se no geocaching quer pela criação/formulação de enigmas/bases de caches, quer pelas vivências que os grupos cada vez mais praticam.
Cada um tem o seu espaço.

Micro
Micro

Registado: terça 09 ago 2011, 13:52

Mensagem Post: #3 a quarta 14 set 2011, 16:33 

Escutismo VS Geocaching

Bem, eu concordo com o Geocaching no escutismo e o escutismo no Geocaching... Embora ainda muita gente pensa o contrário, acho que tem tudo a ver um que o outro. É também verdade que muitos agrupamentos não concordem, mas pronto opiniões são opiniões!
ImagemImagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 21 ago 2011, 22:25

Mensagem Post: #4 a quarta 14 set 2011, 17:21 

Se calhar não percebi a pergunta mas porque é que não poderão coexistir?
Imagem

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 22:35

Mensagem Post: #5 a quarta 14 set 2011, 22:26 

A muita gente que pensa que nao a Geocaching sem Escutismo
Imagem Imagem

Small
Small

Registado: terça 13 set 2011, 16:15

Mensagem Post: #6 a quarta 14 set 2011, 23:26 

jpcenoura Escreveu:A muita gente que pensa que nao a Geocaching sem Escutismo

Essa é nova.

...

Eu gostava que todo o meu agrupamento fizesse geocaching, mas é difícil comprar material que torne a atividade viável para todos. No meu agrupamento (46) toda a malta é fraquinha em orientação e esta é uma skill que é possível de desenvolver com o projeto das caixinhas.

Acho que a convivência pacifica entre os dois "modos de vida" é possível, com ou sem ligações entre ambos :ugeek: .

Não acho que vá haver uma batalha mortal pela sobrevivência entre qualquer um dos envolvidos. Mas se tiverem tempo para fazer parte de ambos ficam muito mais ricos. :idea:

Tudo isto no meu ponto de vista de escuteiro e geocacher.
Imagem Imagem Imagem
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 28 mar 2010, 20:55

Mensagem Post: #7 a quinta 15 set 2011, 10:58 

Podes tentar fazer geocaching de mapa... :)
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #8 a quinta 15 set 2011, 11:18 

A meu ver, e em como tantas outras coisas, são duas coisas diferentes que partilham coisas entre si mas que sobreviveriam uma sem a outra.

E digo isto porque:
O escutismo existe há não sei quantos anos e nunca precisou do geocaching para existir e ser praticado.
O geocaching como é mais novo e já havia o escutismo antes de ser inventado não conseguimos saber como seria o geocaching sem a existência do escutismo, mas pela minha experiência pessoal de não-escuteiro, nunca senti falta dessa vivência escutista, nem me sinto compelido a procurá-la devido ao geocaching.
Certamente uso técnicas no campo que os escuteiros também usam, tal como os militares, e do mesmo modo que uso técnicas que os praticantes de Todo-o-Terreno também usam quando levo a Hilux, mas isso não faz de mim nem escuteiro nem TT-eiro.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: sexta 26 mar 2010, 17:42

Mensagem Post: #9 a quinta 15 set 2011, 11:30 

MightyReek Escreveu:Certamente uso técnicas no campo que os escuteiros também usam, tal como os militares

O escutismo, implicitamente, tem origem na experiência militar. Apenas aligeirou a rigidez e a estrutura militar, transpondo para um ambiente mais informal.
Muitos dos expedicionários nunca foram escuteiros e muitos escuteiros nem sequer sabem o que é uma expedição a sério.

Geocaching sim, escutismo sim. Se podem se interligar? Podem, mas não é obrigatório, nem essencial...

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #10 a quinta 15 set 2011, 11:35 

Lembram-se de estudar na escola os conjuntos?
Pois o que temos aqui são 2 conjuntos (bolas) que se interceptam.

Cada conjunto tem as suas características, que podem ser usadas em exclusivo ou que podem interceptar-se.

Antes de existir geocaching os escuteiros já praticavam orientação. Lembro-me perfeitamente dos ateliers de orientação, conhecimento e uso da bussola, cartografia, azimutes e afins. Quantas actividades é que se faziam/ fazem no escutismo com base nas cartas militares? E os jogos de pista? Por exemplo, as letterbox são (mais ou menos) os jogos de pistas que se fazem...

O geocaching, através da introdução/ uso do GPSr veio introduzir mais uma variável/ equipamento numa actividade escutista. Faz sentido? TODO O SENTIDO!! Hoje em dia, pratiquemos ou não o geocaching, (quase) todos um GPS, principalmente para a navegação auto. Assim, o GPRs torna-se em mais uma ferramenta que o escutismo pode usar e potenciar.

Claro que temos que ter em conta o custo de aquisição dos equipamentos e as dificuldades de tesouraria de (alguns) agrupamentos, mas creio que o a introdução do GPRs no escutismo, seja através do geocaching ou de outras actividades, faz sentido.

Devem as actividades de orientação no escutismo serem exclusivamente geocaching? Claro que não! A componente de orientação "pura", como a orientação por cartografia, azimutes e afins deve continuar!
Mais ainda, a orientação pelos astros (sol e estrelas) deve ser fomentado, assim como por outras variáveis da natureza: cursos de água (rios, ribeiras, ...), existência de musgo nas árvores e afins...

Quanto ao geocaching enquanto hobbie/ desporto/ actividade, este existe sem o escutismo! Acho que o Jeremy e os restantes "pioneiros" do geocaching não são/ foram escuteiros... Agora que o escutismo pode enriquecer o geocaching, totalmente de acordo!
Próximo

Voltar para ESCUTISMO & NATUREZA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes