Documentários - A Natureza em Portugal

A malta da seita do Baden... e a Fauna, Flora, Geologia....

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #11 a quarta 01 out 2014, 08:14 

Re: Documentários - A Natureza em Portugal

AntMadeira Escreveu:Não sei o que terias em mente com esse repto, mas as histórias vão surgindo espontaneamente quando algo as acciona, como foi o caso do teu comentário. ;)

Tocaste num ponto que daria muito que falar, porque durante muitos anos ouvia muita gente dizer que "lá fora é que é bom", "lá fora é que se faz bem".
Eu tenho muito orgulho em ser português. Penso que aquela máxima de que só damos valor às coisas quando as perdemos ou nos afastamos delas, nunca se deu bem comigo, talvez por causa da tal influência que tive dos meus pais. Por exemplo, se eu for perguntar a 10 pessoas em Leiria quando foram visitar o castelo pela última vez, 8 dirão que não se lembram ou que nunca lá foram. No entanto, ele está ali à frente de todos, todos os dias. É uma questão de educação e de saber como e porquê valorizar o que é nosso.
Somos o país mais antigo do mundo no que às fronteiras fixas diz respeito e isso dá-nos uma riqueza que não tem paralelo. A história, a cultura, a arquitetura, o folclore, a gastronomia, a natureza, a variedade paisagística e as pessoas, fazem deste país uma pérola que, permitam-me a ousadia, poucos portugueses conhecem e valorizam. Claro que as coisas hoje estão diferentes, o turismo é um grande motor económico e os jovens, essencialmente, começam a aprender e a reconhecer que, aquilo que têm na sua aldeia, cidade ou região e que não existe em mais nenhuma parte do mundo, deve ser compreendido, preservado e divulgado.
Bom, já me alonguei demais. :D
Um dia destes, encontramo-nos por aí algures junto de um tupperware e trocamos mais impressões a este respeito. ;)

Não está nada alongado.

Estou a sorver cada palavra.

Por favor continua.
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #12 a quarta 01 out 2014, 11:03 

Muito bom! Revejo-me totalmente nesta tua visão! Foi das coisas mais agradáveis que li aqui hoje pela manhã :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #13 a quarta 01 out 2014, 11:24 

Basicamente é isto!!

Não achas que isto um pouco mais alongado e ilustrado daria um óptimo artigo para a Homepage?

Creio que nos faz falta valorizar estas pequenas coisas, estes pequenos tesouros que estão debaixo do nosso nariz e que nem os enxergamos porque andamos sempre à procura de não sabemos bem o quê :)

Pela forma como como escreves e sobretudo como sentes, acho que tinhas sumo para alimentar uma rubrica terra-a-terra, simples e despretenciosa, contando apenas umas histórias simples sobre os locais que visitaste e as experiências que viveste, ou mesmo até sobre isto, sobre o valor inestimável do nosso património e tão pouco valorizado.

Uma coisa sem regularidade, sem prazos estabelecidos, em que escrevesses apenas quando sentisses vontade de os partilhar. Uma coisa de autor, mesmo :)

Pensa nisso :)

TB
TB

Registado: quarta 29 fev 2012, 14:38

Mensagem Post: #14 a quarta 01 out 2014, 13:35 

prodrive Escreveu:Basicamente é isto!!

Não achas que isto um pouco mais alongado e ilustrado daria um óptimo artigo para a Homepage?

Creio que nos faz falta valorizar estas pequenas coisas, estes pequenos tesouros que estão debaixo do nosso nariz e que nem os enxergamos porque andamos sempre à procura de não sabemos bem o quê :)

Pela forma como como escreves e sobretudo como sentes, acho que tinhas sumo para alimentar uma rubrica terra-a-terra, simples e despretenciosa, contando apenas umas histórias simples sobre os locais que visitaste e as experiências que viveste, ou mesmo até sobre isto, sobre o valor inestimável do nosso património e tão pouco valorizado.

Uma coisa sem regularidade, sem prazos estabelecidos, em que escrevesses apenas quando sentisses vontade de os partilhar. Uma coisa de autor, mesmo :)

Pensa nisso :)

Ainda não fiz nenhum comentário neste tópico apenas tenho observado e concordo contigo prodrive, se tiveres vontade Antmadeira poderias partilhar tua vivência estou-me a deliciar com tuas palavras.
ImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #15 a quinta 02 out 2014, 03:27 

Bom, não estava nada à espera de uma reação destas. [:P]

Estou certo de que todos nós teríamos histórias para contar que seriam lidas ou ouvidas por muitos, mas muitas vezes ou achamos que ninguém se interessaria por elas ou simplesmente não temos jeito/habilidade para contá-las.
Claro que a paixão com que vivemos as coisas faz toda a diferença. Quando alguém tem entusiasmo e fascínio por algo, as coisas acabam por acontecer naturalmente, e eu tenho realmente paixão por Portugal (em todas as suas vertentes históricas, sociais, culturais, etc), em particular pela língua portuguesa. Talvez estas duas coisas possam ajudar a transmitir certas histórias e ideias, embarcando em algo que nunca fiz, mas que poderei experimentar.
Podemos fazer a experiência. Sempre que algo surgir cá dentro, poderei escrever umas linhas e partilhá-las. Se o que for escrito puder ser debatido como se estivéssemos à volta da fogueira, tanto melhor.

prodrive Escreveu:Uma coisa sem regularidade, sem prazos estabelecidos, em que escrevesses apenas quando sentisses vontade de os partilhar. Uma coisa de autor, mesmo :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #16 a quinta 02 out 2014, 10:15 

Soa-me tão perfeito que nem imaginas :)

Quando quiseres. Estou pronto ;)

Quem sabe se as tuas histórias não estimulam outros a partilhá-lhas também :)

TB
TB

Registado: quarta 29 fev 2012, 14:38

Mensagem Post: #17 a quinta 02 out 2014, 13:36 

AntMadeira Escreveu:Bom, não estava nada à espera de uma reação destas. [:P]

Estou certo de que todos nós teríamos histórias para contar que seriam lidas ou ouvidas por muitos, mas muitas vezes ou achamos que ninguém se interessaria por elas ou simplesmente não temos jeito/habilidade para contá-las.
Claro que a paixão com que vivemos as coisas faz toda a diferença. Quando alguém tem entusiasmo e fascínio por algo, as coisas acabam por acontecer naturalmente, e eu tenho realmente paixão por Portugal (em todas as suas vertentes históricas, sociais, culturais, etc), em particular pela língua portuguesa. Talvez estas duas coisas possam ajudar a transmitir certas histórias e ideias, embarcando em algo que nunca fiz, mas que poderei experimentar.
Podemos fazer a experiência. Sempre que algo surgir cá dentro, poderei escrever umas linhas e partilhá-las. Se o que for escrito puder ser debatido como se estivéssemos à volta da fogueira, tanto melhor.

prodrive Escreveu:Uma coisa sem regularidade, sem prazos estabelecidos, em que escrevesses apenas quando sentisses vontade de os partilhar. Uma coisa de autor, mesmo :)

Tiro o chapéu
ImagemImagemImagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #18 a sexta 03 out 2014, 12:25 

Olha aqui que tópico tão porreiro. [:D] Força nisso AntMadeira!
Anterior

Voltar para ESCUTISMO & NATUREZA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante