Escutismo VS Geocaching

A malta da seita do Baden... e a Fauna, Flora, Geologia....

Small
Small

Registado: terça 13 set 2011, 16:15

Mensagem Post: #11 a quinta 15 set 2011, 13:44 

Re: Escutismo VS Geocaching

jpgjpg em Escreveu:Cada conjunto tem as suas características, que podem ser usadas em exclusivo ou que podem interceptar-se.

Antes de existir geocaching os escuteiros já praticavam orientação. Lembro-me perfeitamente dos ateliers de orientação, conhecimento e uso da bussola, cartografia, azimutes e afins. Quantas actividades é que se faziam/ fazem no escutismo com base nas cartas militares? E os jogos de pista? Por exemplo, as letterbox são (mais ou menos) os jogos de pistas que se fazem...

O geocaching, através da introdução/ uso do GPSr veio introduzir mais uma variável/ equipamento numa actividade escutista. Faz sentido? TODO O SENTIDO!! Hoje em dia, pratiquemos ou não o geocaching, (quase) todos um GPS, principalmente para a navegação auto. Assim, o GPRs torna-se em mais uma ferramenta que o escutismo pode usar e potenciar.

Claro que temos que ter em conta o custo de aquisição dos equipamentos e as dificuldades de tesouraria de (alguns) agrupamentos, mas creio que o a introdução do GPRs no escutismo, seja através do geocaching ou de outras actividades, faz sentido.

Devem as actividades de orientação no escutismo serem exclusivamente geocaching? Claro que não! A componente de orientação "pura", como a orientação por cartografia, azimutes e afins deve continuar!
Mais ainda, a orientação pelos astros (sol e estrelas) deve ser fomentado, assim como por outras variáveis da natureza: cursos de água (rios, ribeiras, ...), existência de musgo nas árvores e afins...

Quanto ao geocaching enquanto hobbie/ desporto/ actividade, este existe sem o escutismo! Acho que o Jeremy e os restantes "pioneiros" do geocaching não são/ foram escuteiros... Agora que o escutismo pode enriquecer o geocaching, totalmente de acordo!

Totalmente de acordo ;)

Marú Escreveu: Podes tentar fazer geocaching de mapa... :)

Bem essa é difícil. Já sou preguiçoso por natureza :roll: , mas geocaching não está adaptado aos mapas que dispomos, passo a explicar:
A escala é enorme (1:25.000, nos mapas normais) 1 cm no mapa equivale a 250m, é algo enorme, muito terreno para bater, quando com um gps temos erros de 20m, e já é muito.
Erros na marcação de pontos no mapa são bastante fáceis de fazer, pois os mapas são copiados (o que dá logo cabo da escala), pois fazer risquinhos no mapa original é um enorme prejuízo. E depois nem sempre temos pessoas com bastante precisão e matemática para fazer o cruzamento das coordenadas no sítio correto.

É normal em caminhadas fazerem-se os cálculos do ponto para onde vamos. Acertar no edifício já é muito bom (por exemplo: um campo de futebol), agora acertar no objeto (a baliza situada a sul) é quase milagre.

Para o geocaching ser bem feito com mapas teria de ter dicas muito menos pormenorizadas que fossem entrando no promenor ao longo delas mesmas (Estádio> Interior do estádio> Relvado> Campo sul> Baliza> poste esquerdo) e isso destrói a paciência de qualquer um.

Uma pergunta: Alguém tem feito geocaching com cartas militares? [:D]

Grande testamento.
Imagem Imagem Imagem
Imagem

Large
Large

Registado: quinta 26 mai 2011, 10:47

Mensagem Post: #12 a sexta 16 set 2011, 15:04 

quickscout Escreveu:

Sempre! :)
Só nos metros finais é que saco do GPS.

Regular
Regular

Registado: sexta 26 mar 2010, 17:42

Mensagem Post: #13 a sexta 16 set 2011, 15:14 

quickscout Escreveu:

Para os trilhos de montanha são muito úteis...

Small
Small

Registado: terça 13 set 2011, 16:15

Mensagem Post: #14 a domingo 18 set 2011, 20:58 

que escala?

Isto já está a sair do tema. Desculpem.
Imagem Imagem Imagem
Imagem

Large
Large

Registado: quinta 26 mai 2011, 10:47

Mensagem Post: #15 a segunda 19 set 2011, 12:01 

quickscout Escreveu:que escala?

Isto já está a sair do tema. Desculpem.

Normais, 1:25000.
Mas não as compro, faço só print screens do site do IGEOE da zona que quero e depois arrumo aquilo.

Micro
Micro

Registado: quarta 25 jul 2012, 00:31

Mensagem Post: #16 a quinta 26 jul 2012, 00:22 

Boas, registei-me à pouco mas sendo escuteiro não resisti a ver uns tópicos sobre escutismo. Embora esteja neste mundo à pouco tempo penso, como aqui já foi dito, que são duas actividades distintas mas que se relacionam. Dei a conhecer o geocaching ao meu agrupamento (mais propriamente à minha secção) e foi bem aceite. Como já disse são actividades distintas mas porque não interligá-las de vez em quando? São diferentes mas penso que combinam.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 15:10

Mensagem Post: #17 a quinta 26 jul 2012, 01:42 

Olá, pertencia ao Agrupamento 1321 de Vila Verde e na altura não fi muito bem aceite devido ao uso de GPS e não cartas militares e assim.
Nunca consegui mover muitas pessoas lá dentro para fazer geocaching, mas nos acampamentos deixavam-me sempre fugir para fazer uma ou duas que calhassem em caminho.
Mas na minha humilde opinião, acho uma das actividades mais propicias para conciliar com o escutismo.
Rock Hard Ride Free!

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 15:10

Mensagem Post: #18 a quinta 26 jul 2012, 01:44 

Olá, pertencia ao Agrupamento 1321 de Vila Verde e na altura não fi muito bem aceite devido ao uso de GPS e não cartas militares e assim.
Nunca consegui mover muitas pessoas lá dentro para fazer geocaching, mas nos acampamentos deixavam-me sempre fugir para fazer uma ou duas que calhassem em caminho.
Mas na minha humilde opinião, acho uma das actividades mais propicias para conciliar com o escutismo.
Rock Hard Ride Free!

Micro
Micro

Registado: quarta 25 jul 2012, 00:31

Mensagem Post: #19 a quinta 26 jul 2012, 02:14 

Boas, quando falei ao meu chefe ele disse-me até que poderíamos marcar uma actividade dedicada ao geocaching para o dar a conhecer ao pessoal da secção que desconhecia. Ele sempre foi aberto a novas propostas e o próprio me disse: "Achei o conceito do geocaching interessante e conciliável com o escutismo. "Porque não?". De facto, é conciliável embora ainda não tenhamos realizado essa actividade totalmente dedicada. Enquanto isso, dou um exemplo... Ainda no outro dia realizamos uma acção de voluntariado de apoio aos sem abrigo. No regresso, tínhamos de esperar cerca de uma hora pelo comboio no Porto, pretexto para fazer umas buscas e dar a conhecer aos restantes o que era o geocaching. Fiquei surpreendido até com os chefes que ajudaram nas buscas. Tenho a plena consciência de que nem todos ficaram convencidos mas é sempre positivo conhecer novos lugares e actividades. Talvez um ou outro tenha ficado mais entusiasmado e com vontade de continuar.
Aqui que ninguém nos ouve, também já fiz uns desvios para fazer uma ou outra que ficasse em caminho.

Regular
Regular

Registado: sexta 26 mar 2010, 17:42

Mensagem Post: #20 a quinta 26 jul 2012, 09:41 

TDiPower Escreveu:Fiquei surpreendido até com os chefes que ajudaram nas buscas.

Olha que há por cá muitos dirigentes (eu incluído) [;)] .
Há alguns conceitos que se confundem nos dois "mundos", mas têm espaços bem definidos. Eu sou adepto da possibilidade de inclusão do conceito geocaching no escutismo. A utilização do GPS só vem enriquecer o método. Só não podemos é esquecer as cartas militares. Isso sim, é fundamental para a orientação no terreno (sempre dispensam o uso de baterias...).
AnteriorPróximo

Voltar para ESCUTISMO & NATUREZA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante