Douro Património Mundial UNESCO em risco?


A malta da seita do Baden... e a Fauna, Flora, Geologia....

Avatar do Utilizador

TB
TB

Mensagens: 343

Registado: domingo 20 nov 2011, 21:46

Localização: Trofa

Mensagem Post: #61 a quarta 21 dez 2011, 01:53 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

Na tomada de decisão deste tipo de empreitada pública temos sempre uma cara e uma coroa da medalha. Por um lado temos o governo da república, as autarquias, a empresa exploradora, as empresas que geram a obra e grupos económicos que o seu principal objectivo é o aumento de capital e a migalha é a captação da água e a produção da energia que beneficia a população. Por outro lado temos os ambientalistas, historiadores, arqueólogos e os geólogos que defendem a conservação do património cultural e ambiental. As divergências são muitas seja qual for a tomada de decisão, logo na minha opinião a população local devia ser ouvida para que a decisão tomada tivesse em conta a opinião pública local fosse ao encontro dos interesses das "gentes locais".
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador

TB
TB

Mensagens: 433

Registado: quinta 10 fev 2011, 13:21

Localização: Vila Nova de Paiva

Mensagem Post: #62 a quarta 21 dez 2011, 19:19 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

É muito mau... Andam meia duzia de empresas a encher o papo à custa do Zé Povinho.... É só interesses ali metidos.
Os nossos governantes deverião pensar era em por de novo o comboio turistico na linha do tua... Mas não isso não interessa não dá rendimento!

A curto prazo quero ver se vou fazer as caches da linha do tua... uma vez que depois isso será totalmente impossível...

Para quem ainda não viu o documentário "pare, escute e olhe" deixo um excerto:
http://www.youtube.com/watch?v=P12po7P6lq8
ImagemImagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador

TB
TB

Mensagens: 470

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Localização: Amarante

Mensagem Post: #63 a quinta 22 dez 2011, 00:52 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

tmob Escreveu:Pimigas, tiveste oportunidade de ver o Biosfera onde foi abordado este tema?

http://www.faroldeideias.com/arquivo_fa ... ra&id=1193


Vi e por vezes tive que esfregar os olhos com tanta fantasia que lá aparece!!! Fez-me lembrar aqueles documentários americanos sobre teorias da conspiração...

dmelo Escreveu:É muito mau... Andam meia duzia de empresas a encher o papo à custa do Zé Povinho.... É só interesses ali metidos.


...e as teorias da conspiração dão nisto!
ImagemImagem ImagemImagem
Avatar do Utilizador

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagens: 1374

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Localização: Invicta

Mensagem Post: #64 a quinta 22 dez 2011, 03:15 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

Tu és a luz...
Avatar do Utilizador

TB
TB

Mensagens: 298

Registado: terça 27 abr 2010, 15:21

Localização: Grande Porto

Mensagem Post: #65 a quinta 26 jan 2012, 17:22 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

Voltando ao Douro...
Creio que já existem vitimas nas obras da barragem do Tua. [8)]
Avatar do Utilizador

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagens: 7494

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #66 a quinta 26 jan 2012, 21:01 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

Silvana Escreveu:Voltando ao Douro...
Creio que já existem vitimas nas obras da barragem do Tua. [8)]

[:-(]
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador

TB
TB

Mensagens: 323

Registado: sábado 04 dez 2010, 21:06

Mensagem Post: #67 a quinta 26 jan 2012, 21:54 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagens: 29303

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #68 a quinta 26 jan 2012, 23:22 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

Eish! Um acidente de Terreno 5.

R.I.P.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador

Geocoin
Geocoin

Mensagens: 887

Registado: domingo 05 set 2010, 18:25

Mensagem Post: #69 a quarta 19 jun 2013, 21:21 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

A propósito:


"UNESCO aprova barragem de Foz Tua

O Comité Mundial da UNESCO aprovou, no Camboja, o projecto de deliberação que compatibiliza a Barragem de Foz Tua com o Douro Património Mundial, mas exige medidas de salvaguarda.

Para Ana Paula Amendoeira, presidente do Icomos/Portugal, a ONG que aconselha a UNESCO em matéria de património cultural, esta não é uma decisão surpreendente. "Nada disto é novidade, a decisão segue o curso normal daquilo que vem sendo este processo", diz ao PÚBLICO a especialista, não deixando de lamentar a aprovação da barragem. "É uma decisão política, que nos ultrapassa por não ser baseada em pareceres técnicos e científicos."

Em 2011, o Icomos publicou um relatório em que concluía que a construção da barragem de Foz Tua provocaria um “impacto irreversível” e ameaçaria “o VEU (Valor Excepcional Universal) da região”, defendendo assim que a obra não era compatível com a manutenção do estatuto de Património da Humanidade ao Alto Douro Vinhateiro. Mais tarde, na sequência da missão de inspecção ao Tua, em Julho e Agosto de 2012, assumiu com o Comité do Património e com a IUCN, consultora da UNESCO para o património natural, uma posição conjunta mais contemporizadora.

"Continuamos a rever-nos e a identificar-nos com o parecer do Icomos, mesmo depois da missão da Unesco as alterações que foram feitas não alteraram a substância para podermos mudar a nossa posição", explica Ana Paula Amendoeira, que não tem dúvidas de que esta construção "vai afectar o bem".

Para o Governo é uma vitória, atesta a especialista. "Era um objectivo, o Governo tem estado a trabalhar nesta posição", diz, garantindo que agora não há nada que o Icomos possa fazer. "Nós já demos a nossa contribuição com a elaboração de relatórios e pareceres. O comité é que decide, é soberano", acrescenta.

João Branco, vice-presidente da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, vai mais longe e acredita que a decisão esta quarta-feira anunciada "comprometerá não só o Douro como todo o Património Mundial". "É uma decisão vergonhosa e que envergonha a própria Unesco", reagiu ao PÚBLICO João Branco, defendendo que "ficou provado que quem manda na Unesco são os governos, são eles que a financiam". "Ainda acreditei que pudessem decidir em contrário e por isso sinto-me desiludido, foi um erro ter confiado na Unesco", continua o vice-presidente da Quercus. Acrescenta: "Os governos ficaram agora a saber que podem fazer o que quiserem com o Património Mundial".

Em reacção, a Plataforma Salvar o Tua - Associação de Defesa do Ambiente, anunciou que vai recorrer aos tribunais para travar a construção daquele empreendimento hidroeléctrico. Em comunicado de imprensa, a associação considera "lamentável" a decisão da Unesco, justificando que "não obstante o Comité do Património Mundial da Unesco ter exigido medidas de salvaguarda, estas não serão suficientes para reparar os danos irreversíveis que a barragem irá provocar no Vale do Tua e no Alto Douro Vinhateiro".

No mesmo comunicado, a Plataforma Salvar o Tua escreve ainda que foram enviados dois relatórios à comissão, um em Agosto de 2012 e outro no mês passado, que comprovam que "as medidas agora propostas são completamente ineficazes". "O dossiê Douro foi levado a votação novamente este ano, tendo sido ignorados os dois relatórios enviados que comprovam que a construção desta barragem afecta de forma irreversível o Alto Douro Vinhateiro, destacando-se, a título de exemplo, a situação do paredão da barragem que representa um grande impacto sobre a paisagem e o enterramento da central ser uma medida irrelevante, ou a ausência de estudos que demonstrem o risco de alteração climática que pode afetar a produção dos vinhos do Douro e Porto", conclui a associação.

O Comité Patrimonial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que está reunido no Camboja, desde segunda-feira e até dia 27, analisou o dossier Douro novamente este ano e levou-o à votação, depois de, no ano passado, ter estado em cima da mesa a suspensão das obras em Foz Tua. Na altura, o comité aceitou a proposta do Governo português para um abrandamento do ritmo de construção do empreendimento.

Agora, o projecto de deliberação foi aprovado sem discussão, concluindo que a barragem “não afecta de forma irreversível” o Alto Douro Vinhateiro (ADV), podendo a obra prosseguir com algumas salvaguardas.

Por exemplo, a organização pede ao Governo para concluir o plano de gestão do bem classificado, bem como informações sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha de Alta Tensão, pedindo que a documentação seja enviada até 1 de Setembro e antes de qualquer decisão sobre o traçado.

A UNESCO pede ainda que sejam suspensas as escavações no canal de navegação do rio Douro, até que sejam concluídos os estudos hidráulicos, e que seja garantida a estabilidade operacional da entidade responsável pela manutenção do ADV, que é a Estrutura de Missão do Douro (EMD).

Já em Maio, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, se mostrava satisfeita com esta informação enviada pela UNESCO ao Estado, referindo ainda que a organização recomenda a Portugal que “mantenha o nível abrandado das obras”.

A barragem, concessionada à EDP, começou a ser construída há dois anos, ficando a conclusão da obra adiada para meados de 2016 por causa do abrandamento imposto pela UNESCO.

Joanaz de Melo, do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) que integra a Plataforma Salvar o Tua, lamentou à Lusa a aprovação desta proposta de resolução que diz ser baseada em “informação falsa enviada pelo Estado português à UNESCO”.

Esta plataforma, que junta nove associações ambientais e uma quinta de produção vinícola, enviou uma nova queixa ao organismo refutando as medidas de mitigação anunciadas pelo Estado português e que, segundo Joanaz de Melo, são “totalmente ineficazes”.

O responsável acusou a UNESCO de “politicamente ignorar” um conjunto de situações denunciadas como o paredão da barragem representar “o grande impacto” sobre a paisagem e o enterramento da central “ser irrelevante”, ou a “falta de estudos” sobre o risco de alteração climática afectar a produção dos vinhos do Douro e Porto.

Joanaz de Melo anunciou que, nos próximos dias, a plataforma vai colocar um processo em tribunal para parar as obras da Barragem de Foz Tua, a qual considera ser “um verdadeiro crime contra o património, o ambiente e o desenvolvimento local”.

Referiu ainda que vão continuar a ser desenvolvidas acções para chamar a atenção da opinião pública nacional e internacional para a forma “inadmissível como o processo tem estado a ser tratado quer pelo Estado português quer pela própria UNESCO”."

Fonte:Público
Avatar do Utilizador

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagens: 30152

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Localização: Lisboa

Mensagem Post: #70 a domingo 07 jul 2019, 12:08 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

Imagem Imagem
Anterior

Voltar para ESCUTISMO & NATUREZA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Powered by PHPBB - Geopt.org 2013