Geopt - Um gigante com pés de barro

Boas Vindas, Felicitações, Sugestões e Duvidas sobre o fórum.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #61 a quarta 14 mai 2014, 21:53 

Re: Geopt - Um gigante com pés de barro

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:...Sem qualquer margem de dúvida, considero que as Badges são o melhor, o mais interessante e mais utilizado produto do (geopt-) [^]

E um produto que garantidamente não pode ser substuído por um qualquer outro (ex: http://project-gc.com/) por muito bom que ele seja ;)

Nem pelo Projecto GC nem tão pouco pela própria Groundspeak :)

Na verdade pode pelo Project GC, eles já utilizam os Bookmarks para filtros e podiam utilizar (por ex) para Badges, mas não creio que seja do interesse dele pois a escala dele é global.

Voltando ao assunto inicial...

Sempre vi falarem que precisam de mais dinheiro para o ferro, precisam de mais developers .NET... então e que tal voltar atrás?

A maquinaria que existe faz sentido? A tecnologia utiliza faz sentido? Podemos mudar? Não? Podemos mudar parte da tecnologia?

Sou webdeveloper, e apesar de não ser da área da "big data" sempre tive um especial interesse em algumas migração que grandes companhias e projectos têm feito nos últimos tempos para poupar dinheiro/tempo.

Para mim (e talvez para outros developers Geocachers) o problema é estar na incerteza que serem outro tipo de ajudas, sem obrigar a que continue tudo fechado nesse ambiente (.NET/MSSQL).

Podemos tentar? Estão abertos?

Sim talvez possam fazer uma campanha para developers/sysadmin's/whatever que possam analisar a situação actual do IAAN e pensar numa solução melhor, as melhores soluções a que cheguei raramente (nunca?) foi sozinho.

Cláudio
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #62 a quarta 14 mai 2014, 22:25 

Cláudio

Proposta arrojada. Acredito que o João gostará do desafio :)

Project Geocaching Powered by Geocaching Live

Pedidos servidos com: Apache • PHP • MySQL • InfiniDB • Redis • PostGIS
Software open source utilizado: Bootstrap • Leaflet • PHP GoogleMapApi • Highcharts JS • jQuery
Dados de mapa utilizados: Google Maps • Bing Maps • OpenStreetMap

http://infinidb.co/
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 09 out 2010, 13:28

Mensagem Post: #63 a sábado 17 mai 2014, 01:20 

Geopt - Um gigante com pés de barro

hulkman Escreveu:não... apenas o Ajsa desenvolve em .NET e tem andado por fora do geocaching nos últimos tempos. se houver mais pessoas interessadas em desenvolver o IAAN, toda a ajuda é bem vinda.

Eu estou disponível para ajudar (desenvolver ou testar) no que for preciso.

Sent from my iPhone using Tapatalk
ImagemImagemImagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #64 a sábado 17 mai 2014, 01:38 

dupladepeso Escreveu:
prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:...Sem qualquer margem de dúvida, considero que as Badges são o melhor, o mais interessante e mais utilizado produto do (geopt-) [^]

E um produto que garantidamente não pode ser substuído por um qualquer outro (ex: http://project-gc.com/) por muito bom que ele seja ;)

Nem pelo Projecto GC nem tão pouco pela própria Groundspeak :)

Na verdade pode pelo Project GC, eles já utilizam os Bookmarks para filtros e podiam utilizar (por ex) para Badges, mas não creio que seja do interesse dele pois a escala dele é global.

Voltando ao assunto inicial...

Sempre vi falarem que precisam de mais dinheiro para o ferro, precisam de mais developers .NET... então e que tal voltar atrás?

A maquinaria que existe faz sentido? A tecnologia utiliza faz sentido? Podemos mudar? Não? Podemos mudar parte da tecnologia?

Sou webdeveloper, e apesar de não ser da área da "big data" sempre tive um especial interesse em algumas migração que grandes companhias e projectos têm feito nos últimos tempos para poupar dinheiro/tempo.

Para mim (e talvez para outros developers Geocachers) o problema é estar na incerteza que serem outro tipo de ajudas, sem obrigar a que continue tudo fechado nesse ambiente (.NET/MSSQL).

Podemos tentar? Estão abertos?

Sim talvez possam fazer uma campanha para developers/sysadmin's/whatever que possam analisar a situação actual do IAAN e pensar numa solução melhor, as melhores soluções a que cheguei raramente (nunca?) foi sozinho.

Cláudio

não percebi este post Cláudio.

qual o problema de usar .NET/MSSQL? não pagamos nada por usar estas ferramentas porque temos as licenças gratuitamente por um membro da administração. O servidor é on premisses, ou seja não pagamos um aluguer pelo servidor do IAAN...

o meu problema não é migrar dados, é fazer toda a plataforma IAAN noutra linguagem de programação... Aliás, migrar isto para uma BD mysql era questão de umas horas de trabalho. já o resto... se alguém quiser tentar, be my guest. Isto implica não só o que se vê do site, como também a plataforma de recolha de dados, geração de PQs, corridas, etc.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #65 a sábado 17 mai 2014, 01:46 

abmapags Escreveu:
hulkman Escreveu:não... apenas o Ajsa desenvolve em .NET e tem andado por fora do geocaching nos últimos tempos. se houver mais pessoas interessadas em desenvolver o IAAN, toda a ajuda é bem vinda.

Eu estou disponível para ajudar (desenvolver ou testar) no que for preciso.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigado. Tens experiência em que tipo de desenvolvimento?

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #66 a sábado 17 mai 2014, 01:52 

e depois de uma semana intensa no trabalho, lá tive um pouco de paciência para olhar para o IAAN e vi um problema no plano de manutenção da BD que estava a degradar a performance. Já correu, à partida deverá estar tudo mais rápido.

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #67 a domingo 18 mai 2014, 14:30 

hulkman Escreveu:não percebi este post Cláudio.

qual o problema de usar .NET/MSSQL? não pagamos nada por usar estas ferramentas porque temos as licenças gratuitamente por um membro da administração. O servidor é on premisses, ou seja não pagamos um aluguer pelo servidor do IAAN...

o meu problema não é migrar dados, é fazer toda a plataforma IAAN noutra linguagem de programação... Aliás, migrar isto para uma BD mysql era questão de umas horas de trabalho. já o resto... se alguém quiser tentar, be my guest. Isto implica não só o que se vê do site, como também a plataforma de recolha de dados, geração de PQs, corridas, etc.

Não existe nenhum problema hulkman... talvez eu me explique mal, não sei, não faço ideia do que vocês utilizam (procurei se havia algum post com uma breve explicação do vosso setup mas não encontrei nada) e sem saber, claro, mando postas para o ar.

Não faço ideia do que é pendura a maioria das vezes o servidor do IAAN, mas imagino, que de forma separada, gerar tantos badges, PQs e importar (seja por webservices ou por scrappping) tenha algum peso.

A minha sugestão (atenção que é uma sugestão, o projecto é vosso) é que provavelmente há coisas que se poderiam mudar, como tu dizes, há um trabalho imenso feito por ti que ia dar uma dor de cabeça migrar para outra linguagem... não migremos.

Mas do que está feito (e vou pegar num exemplo vago sem saber se de facto há problemas) gerar milhares de badges num servidor na casa de alguém, pendurado numa ligação da ZON que por muito boa que seja tem sempre falhas.
Nesta situação (relembro... estou a mandar uma enorme posta de pescada para o ar) não podia ser mais eficaz ter isto a correr numa VPS (5 usd) numa outra linguagem, com uma boa cache a gerir a questão da geração de imagens? Com base por ex numa actualização periódica do vosso MSSQL para o MySQL (ou outro) apenas dos badges? Assim tiras carga do servidor que importa caches e gera PQ's para um outro, que provavelmente para servir este tipo de requests (imagens que estão em N sites, Fóruns, etc) mais vale estar num centro de dados, mesmo que seja numa VPS com 1gb de ram por 5usd mês.

Repito, isto é uma enorme posta de pecada, sem saber o que se passa, quais são os vossos problemas (seja no IAAN, seja no site) não é fácil mandar sugestões muito válidas.

Mas admito que me existem alguns números que me fazem confusão.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #68 a domingo 18 mai 2014, 15:55 

Sem dúvida que os VPS estão na moda. Mas eu tenho ideia que uma parte dos dados já estão na Clound. Ou não?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #69 a domingo 18 mai 2014, 17:08 

As badges são um peso mínimo em toda a estrutura iaan. O maior peso é a recolha de dados. 5 dólares por mês são mais 5 dólares do que pagamos hoje e como se vê pela barra lá em cima as contas não estão para invenções.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #70 a domingo 18 mai 2014, 17:10 

E já agora as badges uma vez vistas só são descarregadas 24 horas depois. Não têm qualquer impacto no servidor aplicacional muito menos no de BD.

AnteriorPróximo

Voltar para FORUM

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes