Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Boas Vindas, Felicitações, Sugestões e Duvidas sobre o fórum.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #61 a quinta 02 ago 2012, 23:32 

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

jasafara Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:Hum... isto fez-me lembrar que estive a "concurso" nos Logs com um belíssimo DNF na cache Dress Code do Super... Parafraseando e traduzindo o Paulo, "não é sempre a descoberta que nos dá o sorriso". :)
Adiante, alguem achou que o log era interessante e contactou-me. Simpático ser apreciado...

lynxpardinus Escreveu:Concurso mensal de melhores logs - Fev 2011 - Resultados

Nada mau. Um log proposto e votado ao mais alto nível da adminsitração geocaching@pt :)

Lol, e eu votei no meu... não percebi como funcionava e depois já não dava para alterar, se bem me lembro.

Ia comentar e opinar acerca das picardias, peixeiradas e afins mas, amanhã quero passar no CoinFest... Frontalidade e etc, como se leu noutro post...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #62 a terça 07 ago 2012, 02:36 

Pequena interrupção na história mais antiga, só para indicar o novo moderador não oficial do fórum português da groundspeak. Rui de Almeida também moderador do fórum brasileiro.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #63 a sexta 26 abr 2013, 18:04 

Enquanto não fica a história toda feita, uma pequena história que faz referência a algumas estórias...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #64 a domingo 28 abr 2013, 11:02 

[Exorcização de um Fantasma] GEOPT Abril 2010 - Novembro de 2011

ORIGENS

Agora que o Geopt faz 3 anos passado o tempo suficiente sobre a "cissão" (Jasafara és um poeta...) e por ler textos que fariam corar os revisionistas do Estado Novo, fica aqui o relato na primeira pessoa, sem merdas, apenas a forma como eu vi e vivi as coisas. (Jasafara vai comprar as pipocas e aproveita... Alguns episódios já foram referidos... mas aproveito para falar de alguns pormenores.

A ideia do forum surgiu inicialmente, como um lugar de oposição/confronto de ideias ao geocaching@pt. A moderação exageradamente polida, de querer evitar "conflitos e a constante lamúria de que era a vida pessoal deles.. bla bla bla fez com que cada vez mais fosse "irritante" participar naquele forum, desde não compreenderem brincadeiras de 1 de Abril (remember Sup3r) até ao assobiar para o lado quando um dos membros da "comunidade" infernizava a vida de um dos seus moderadores (Jasafara.... as novelas que tu perdeste.... onde estavas tu no 25 de Abril de 2010...). Eu e mais algumas pessoas cessam a participação naquele forum.

Devido a experiências anteriores em administração/moderação de foruns sempre disse ao meu camarada Pache que era possível fazer melhor.... e a ideia foi marinando... o trigger (é agora) surgiu quando o Bolacha criou um forum à pressa (remember Álvaro) e nos convidou para moderador. Em que lhe disse, espera, vamos fazer algo sólido, nós conseguimos.

E na famosa reunião em Ermesinde (faltaram as gajas boas... as miudas que estavam lá eram como homens para mim) o projecto ganhou as suas primeiras formas, com alguns princípios:

- Ser um forum sem censura
- Ser Nacional, ter representação possível de toda a comunidade
- Ser um projecto "profissional".... mas... que nunca pusesse em causa a vida pessoal de cada um e que não se intrometesse na amizade entre os membros ou seria encerrado... (ainda existe... o forum [:o)] )
- Ser um forum de Geocaching e Aventura (esta foi a primeira discussão, porque eu defendia a não limitação do forum a um "nicho" e outros preferiam a especialização... na altura não sabia que já estava a praticar SEO)

A comunidade em 2010 era bem mais pequena que é actualmente, os mais activos quase todos se conheciam entre si. Por uma questão de credibilidade, não faria sentido termos só representantes do Norte e pensamos em que seriam pessoas que confiávamos e que conheciam bem a realidade a Sul, daí os convites ao Bruno (sim.... é que além de reviewer, é um dos fundadores do GEOPT, parece que se esquecem disso nas entrevistas) e ao Gustavo.

Em seguida elencámos uma lista de moderadores que gostariamos que trabalhassem connosco. A ver se não me esqueço de ninguém dos que foram convidados e aceitaram: Kelux, Lopesco, Eniel, Marú, Daniel Oliveira, Ricardo Matosinhos, VSergio, Billy dos Vespa Friends, Nacs, Bolacha e Hulkman.

O João e o Álvaro foram logo convidados para administradores pois só assim fazia sentido.

Fun facts:

O nome surgiu num brainstorming entre mim e o Óscar, com a curiosidade do .org, ser "implementado" pelo Bruno, pois como ele bem lembrou na altura, eramos um "organização" e não um negócio.

Após a edificação da coisa, começou a campanha de promoção do geopt, com o famoso "brevemente no topo" e a contagem decrescente para a inauguração, com os episódios e a participação de cada um já relatados...

IANN

Uma história que vejo poucas vezes referidas foi a origem do IAAN. Um dos pilares do geocaching@pt eram as stats, era algo que a comunidade apreciava bastante. Sabiamos que para ter sucesso teriamos que ter algo melhor. Curiosamente, também está relacionado com o primeiro "geoterrorismo"... palavras do Pedro Zoombee, que infelizmente nunca acreditou que a administração do Geopt foi alheia...
"Antigamente" os dados das stats eram obtidos por scraping intrusivo sem autorização e vimos-nos perante um dilema, ou embarcava-mos no mesmo barco, ou estabelecíamos pontes com a Groundspeak. Reza a história que após conversações via Skype com a Groundspeak conseguimos a autorização e assinatura de respectivo acordo. Nesta mesma altura, a Groundspeak congela as contas dos admin do @pt por scraping abusivo... e pensaram que tinha sido um acto nosso, mas foi apenas uma questão de timing, felizmente os 2 foruns ficaram autorizados a efectuar o mesmo. Kudos para o João pelo trabalho magnífico.

E a cena do código... Pache... lembras-te...? adiante...

DINHEIRO / RECEITAS / PARCERIAS / O INTRUJA E O AMIGO

Um dos pontos de discórdia inicial sobre o GEOPT, como em qualquer projecto, foi a rentabilidade do mesmo. Sempre defendi que um projecto não originar receitas próprias para se manter, está destinado ao fracasso, pois por muita boa vontade que se tenha inicialmente, algures no tempo ninguém vai estar sempre disposto a pôr dinheiro do próprio bolso. Defendi que tinhamos que ter formas de... os outros opunham-se, nomeadamente o chato do Pache, que "dinheiro é para dar merda bla bla", como um dos princípios era que as decisões eram tidas por maioria... "ganhou" o Pache... sim, por vezes, determinados elementos esquecem-se que tudo que foi realizado em democracia... antes da eleição do grande líder. Agora até existem donativos.... faz-me lembrar algures em 2010... "facebook para quê, isso não interessa nada".

De forma a dinamizar o site, começou-se à procura de parceiros, para efectuar projectos para "activar" a comunidade. E aqui começa a genesis da "cissão" (really..? não havia expressão melhor) com entrada do INTRUJA (aka o dono da geocacherzone) em cena. Na altura, com o fim da loja do Touperdido (então tudo bem?.. ainda continuas a gostar tanto de mim como eu de ti...? fodido os almoços grátis...), a geocacherzone era a única loja nacional online (btw... lembram-se da cena com o Plnauta... hilariante... jasafara... procura, tu gostas dessas coisas) e o INTRUJA achava que era a geoprofeta do novo século e que tudo onde tocava era ouro, mas primeiras reuniões com o GEOPT, basicamente queria que o GEOPT prestasse vassalagem e publicidade de borla. O INTRUJA era tão bom a "bater punho" que convenceu realmente o agora aclamado Grande Líder que ele é que ia por o geocaching em destaque e por arrasto o geopt devia-lhe fazer a vontade.
Aqui começam as primeiras convulsões internas, porque eu e alguns defendiam que ele se queria promoção iria ter que "pagar", o Grande Líder achava que deviamos dar redea solta ao senhor... porque ele é que dinamizava.... pena que para dinamizar... tenha só em vista o bolso dele e ausência de ética profissional.

Depois de alguma fissão... chega-se à acordo para o patrocínio do IAAN pela Geocacherzone e esta iria produzir a geocoing do Geopt, com uma parte do lote a reverter para o site para iniciativas... passatempos e afins. Reza a história.... que acabou o Geopt através do trabalho fantastico do Kelux a produzir a mesma. No meio disto tudo houve amuos e ameças de bater com a porta, porque a sua vontade não era realizada... e falta de humildade para aceitar a decisão da maioria.

Entretanto, começam as parcerias nacionais e internacionais (e parece que afinal havia mais mercado do que a INTRUJA LDA) onde algumas ainda estão na respectiva secção.

O forum/site ganhou a sua dimensão, mas a partir desta clivagem, a união entre a equipa de administração nunca mais foi a mesma... e focos de conflitos começaram a surgir, a confiança quebrou-se e agonia de um "fim" anunciado surgiu.

Felizmente a actual equipa, independentemente da minha opinião pessoal sobre as suas personalidades, tal como eles da minha, conseguiu com o que o GEOPT continuasse, evoluísse e seja acima de tudo respeitado e mantenha na base, a sua missão, ser um espaço de livre discussão da comunidade para a comunidade. Se tem mais "palminhas" menos "palminhas", seja o SDG ou âncora pessoal de alguns... não interessa, porque a essência continua lá.

Como nota final... gostava de ressalvar o papel de uma pessoal, em prol do Geocaching em Portugal e para mim, sim, a pessoa a que mais "devemos" que exista o geocaching e a continuidade dos foruns, etc etc, o Hugo. O Sup3rfm mais que o reviewer que substituiu o Garri, é uma pessoa que sempre lutou pelo Geocaching e pela seriedade do mesmo e foi sempre mantendo a sua imparcialidade, sem nunca perder o direito à sua opinião pessoal. O Hugo foi convidado para moderador do GEOPT e declinou para não ferir a isenção como reviewer, no entanto, desde o primeiro momento do Geopt acompanhou e deu valiosos contributos para a construção do mesmo.
Personaliza uma das ideias originais, o GEOPT foi feito para o geocacher que faz 100 participações por dia no forum, como para o o que só vem ler os artigos, a comunidade é feita de indivíduos diferentes e há que respeitar essa diferença.

Cheers,

Rui 'Insano' Oliveira

Fun Fact: No 1º de Abril de 2011... o site esteve para aparecer com um mapa dividido a 2... com links para 2 foruns diferentes... era o Norte vs Sul... saudades da irreverência...

Fun Fact: O primeiro anúncio que o GEOPT teve foi de uma garrafeira.... amigo ajuda amigo, e o logo actual foi desenhado por um amigo meu... que em troca pediu para dar destaque ao negócio dele.

Ps: Sim... chamem-lhe ressabianço... eu chamo-lhe tou farto das vossas merdas de adornamentos e lambe cús...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #65 a domingo 28 abr 2013, 11:43 

Podes por um glossário?

SEO?
SDG?
Grande Líder? Será o migueis/Óscar, mas nada como ser claro.

"...e por ler textos que fariam corar os revisionistas do Estado Novo". Se te referes aos que eu escrevi, podes fazer o favor de precisar?
"...das vossas merdas de adornamentos e lambe cús...". O vossas aplica-se a quem?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #66 a domingo 28 abr 2013, 11:52 

Insano Escreveu:Agora que o Geopt faz 3 anos passado o tempo suficiente sobre a "cissão" (Jasafara és um poeta...) ...

Além do facto de ter escrito a palavra de forma errada...devia ser cisão e não cissão, parece-me que não é nada poético e é a palavra certa.
cisão
nome feminino
1. ato ou efeito de cindir
2. separação; corte
3. figurado desinteligência; dissidência

cisão In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-04-28].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/cis%C3%A3o>.

Insano Escreveu:...De forma a dinamizar o site, começou-se à procura de parceiros, para efectuar projectos para "activar" a comunidade. E aqui começa a genesis da "cissão" (really..? não havia expressão melhor)...

Aqui não chamei "cissão", mas e cito
"Movimento "Fim de Ciclo" com saída do Pache e do Insano da Admin. Nas reformulações que se seguiram o Geopt ganha as características actuais.".
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #67 a domingo 28 abr 2013, 12:14 

"...eu chamo-lhe tou farto das vossas m#$%#%s de adornamentos e lambe cús..."

fiquei a saber que o filtro de palavras do Geocaching@pt, deixa passar cús [:|]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #68 a domingo 28 abr 2013, 22:20 

jasafara Escreveu:... mas no entanto a partir de 2007 o geocacher que tem vindo a marcar os fóruns em Portugal tem sido o Prodrive. Foi a sua insatisfação por não conseguir concretizar no @PT as suas ideias e projectos que o levou a provocar uma 1ª cissão (parcial pois não cortou de todo com o @PT), passando a dinamizar o fórum português do GC.com e depois a juntar-se aos geocachers que provocaram a 2ª cissão...

O Prodrive, que até aí só tinha tido condições para ser um dinamizador de conteúdos, conseguiu finalmente participar numa equipa que lhe permitiu levar para a frente projectos e iniciativas há muito idealizados.

Claro que é muito redutor, resumir a história dos fóruns em Portugal ao Manuel "MAntunes" Antunes e ao Gustavo "Prodrive" Vidal. No entanto decidi coorporizar neles este pequeno resumo, pois julgo que será a melhor forma de se entender a (r)evolução que deu origem ao nascimento do Geopt. A cronologia apresentada acima é também muito clara.

Concordo que é muito redutor resumir a história dos fóruns em Portugal a estes dois intervenientes. Houve ao longo dos anos gente tão ou mais importante que participou de forma activa nos vários fóruns. Sem menosprezar ninguém, tanto o SUp3rFM como o BTRodrigues tiveram vozes muito activas ao longo dos anos, bastante mais intervenientes que qualquer um dos acima citados.

Mesmo no Geopt, acho bastante injusto para as dezenas de intervenientes que de forma altruísta e por vezes anónima, dão tudo o que conseguem, para que se possa disponibilizar tanta informação, tanta ferramenta e tanta funcionalidade ao serviço da comunidade.

Muitas vezes acabo por apresentar e dar a cara por inúmeros projectos fantásticos com os quais nem sequer estive envolvido. É mais uma questão organizativa que me empurra para essa função que propriamente qualquer mérito no seu desenvolvimento. Gostaria que isto ficasse bem claro :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #69 a domingo 28 abr 2013, 23:52 

prodrive Escreveu:...Mesmo no Geopt, acho bastante injusto para as dezenas de intervenientes que de forma altruísta e por vezes anónima, dão tudo o que conseguem, para que se possa disponibilizar tanta informação, tanta ferramenta e tanta funcionalidade ao serviço da comunidade.

É muito injusto...mas a vida é mesmo assim ;)

E depois interessou-me principalmente realçar as razões que levaram à cisão do geocaching@pt e tu fostes claramente quem corporitizou mais visivelmente as críticas que lá se fizeram.

Como já disse em privado, os capitães que pensaram o geopt, precisavam de patentes mais elevadas para dar credibilidade ao projecto. Tu já tinhas escrito "O Geocaching e o Futuro" no fórum português da GC.com. Assim foste claramente o Spínola do Geopt [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #70 a segunda 29 abr 2013, 00:17 

jasafara Escreveu:E depois interessou-me principalmente realçar as razões que levaram à cisão do geocaching@pt e tu fostes claramente quem corporitizou mais visivelmente as críticas que lá se fizeram.

Eu fiz as críticas que fiz na altura, porque tinha esperança que as coisas pudessem mudar e fazer no fórum antigo tudo aquilo que se veio a fazer no Geopt. O resto da comunidade limitou-se a virar as costas e a deixar de participar.
No fundo bastava haver vontade de mudança que as coisas naturalmente apareceriam, mas não, essa vontade nunca aconteceu e foi o descalabro que se viu. Se calhar ficava aqui bem um "foi pena, ficámos todos a perder", mas não, com o aparecimento do Geopt ficaram reúnidas as condições para se fazer muito melhor do que provavelmente se teria conseguido fazer no @pt, por isso remato com um "foi melhor assim, ficámos todos a ganhar" :)
AnteriorPróximo

Voltar para FORUM

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes