[DPSTOP] Recepção a um novo geocacher

Boas Vindas, Felicitações, Sugestões e Duvidas sobre o fórum.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #11 a quarta 22 ago 2012, 11:45 

Re: [DPSTOP] Recepção a um novo geocacher

Lopesco Escreveu:Eu não estou nem contra nem a favor desta ideia. Não estou a arranjar problemas. Estou só a dar uma opinião acerca de algo que, para mim, me parece abusivo. Posso estar errado, como já estive em outras vezes... :)

A minha opinião é que estás errado, embora eu também possa estar errado :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #12 a quarta 22 ago 2012, 11:47 

btrodrigues Escreveu:...
Lê primeiro os termos de utilização do Geocaching.com antes de propor estas aventuras. Tenho impressão que o TOS impedem este tipo de recolha de dados e acções decorrentes associado directamente aos users geocaching.com.

4. Use of Publishing Tools and Forums
(k) Collect or store personal data about other Site users.

Não estou a ver como a GS pode proibir que os geocachers permitam que uma terceira parte guarde informação deles.
Como o Prodrive e o Migueis já referiram o Geopt não tem acesso a dados pessoas (nomeadamente mail). Utilizará a funcionalidade existente de enviar um mail via GS. Se verem o que eu propûs inicialmente não era isso (principalmente porque não sabia que era possível). Concordo que será mais prudente contactar a GS pedindo autorização para o envio de mails. Não será SPAM porque em nenhum momento se quererá mandar para a totalidade dos membros, mas de qualquer forma o envio de mails de forma automática com intervalos de 20 em 20m concordo que deverá ser do conhecimento da GS.
Nessa altura poderá ser clarificada as outras eventuais questões ligadas aos TOS, mas como comecei os dados não serão recolhidos pelo Geopt, mas fornecidos pelo geocachers o que não é de todo a mesma coisa. Peço que o Prodrive e o Migueis se pronunciem sobre esta questão que é básica e que sem estar bem esclarecida, bloqueia a iniciativa.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #13 a quarta 22 ago 2012, 11:50 

btrodrigues Escreveu:wow. "abusivo" em três replies diferentes e seguidas.

isto há coincidências...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #14 a quarta 22 ago 2012, 11:51 

Concordo contudo que seja demasiado intrusivo estares a enviar um mail com o contacto de determinado Geocacher a oferecer a ajuda. Acho que apenas deveria ser incluído nessa carta de acolhimento um link para essa base de dados, onde estão disponibilizados os profiles do Geocaching de cada um desses padrinhos voluntários e respectivas áreas de acção. Contactá-los ou não, deverá ser sempre um passo dado pelo novo Geocacher :)

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #15 a quarta 22 ago 2012, 11:51 

Lopesco Escreveu:Acho que a "venda", não implica somente dinheiro.
Se lá colocarem links para algum site, seja este ou outro qualquer, estão a "lucrar" hits na página. Visitantes aos locais. Logo isso, tem valor no que toca a publicidade.
Estarão também a vender-lhes umas ideias, as vossas (nossas?) ideias. A vossa (nossa?) maneira de ver o geocaching.

Uma coisa, é tu, como owner, teres esse cuidado e enviares um email a alguém que aches que precisa de alguma ajuda. Outra é ter uma ferramenta automática, à caça desses logs.

Só para complementar esta minha participação:

Eu não estou nem contra nem a favor desta ideia. Não estou a arranjar problemas. Estou só a dar uma opinião acerca de algo que, para mim, me parece abusivo. Posso estar errado, como já estive em outras vezes... :)

Abreijos!

Com o devido respeito pela tua opinião, obviamente,...mas acho que oferecer ajuda voluntariamente não é tentar vender nada ;) O próprio nome VOLUNTÁRIO já pressupõe isso e é disso que se trata aqui.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #16 a quarta 22 ago 2012, 11:54 

jasafara Escreveu:Não estou a ver como a GS pode proibir que os geocachers permitam que uma terceira parte guarde informação deles.
Como o Prodrive e o Migueis já referiram o Geopt não tem acesso a dados pessoas (nomeadamente mail). Utilizará a funcionalidade existente de enviar um mail via GS. Se verem o que eu propûs inicialmente não era isso (principalmente porque não sabia que era possível). Concordo que será mais prudente contactar a GS pedindo autorização para o envio de mails. Não será SPAM porque em nenhum momento se quererá mandar para a totalidade dos membros, mas de qualquer forma o envio de mails de forma automática com intervalos de 20 em 20m concordo que deverá ser do conhecimento da GS.
Nessa altura poderá ser clarificada as outras eventuais questões ligadas aos TOS, mas como comecei os dados não serão recolhidos pelo Geopt, mas fornecidos pelo geocachers o que não é de todo a mesma coisa. Peço que o Prodrive e o Migueis se pronunciem sobre esta questão que é básica e que sem estar bem esclarecida, bloqueia a iniciativa.

Também concordo que a Groundspeak deva ser informada desta iniciativa assim como dos conteúdos que estaremos a incluír nessa carta de acolhimento.
Basicamente, estamos a difundir conteúdos criados pela Groundspeak traduzidos para português, e conteúdos criados em português, que eles não conseguiram criar em inglês por manifesta falta de talento ;)

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #17 a quarta 22 ago 2012, 11:55 

Nice!

Que eu esteja errado.

Boa sorte para o vosso projecto. :)

Abreijos!
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #18 a quarta 22 ago 2012, 11:56 

prodrive Escreveu:Concordo contudo que seja demasiado intrusivo estares a enviar um mail com o contacto de determinado Geocacher a oferecer a ajuda.

Repara que nesse caso houve uma autorização explicita do geocacher ao geopt para fornecer o contacto...
A questão perante a GS parece-me realmente de se estar a utilizar o funcionalidade por eles disponibilizada de se contactar confidencialmente um geocacher, de forma automática e semi-spam com intervalos geridos de 20m para contornar as regras anti-spam da GS. Pessoalmente estou de acordo que a GS tenha de autorizar isso.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #19 a quarta 22 ago 2012, 12:04 

A questão levantada pelo Lopesco de canalização de "clientes" para os sites por trás dos links disponibilizados também é pertinente e deve ser analisada.

Eu já tinha pensado nisso. Esta iniciativa vai potenciar enormemente a canalização de tráfego para os sites indicados. No meu ponto de vista devem ser indicados pelo menos o GS.com, o Geocaching@pt e o Geopt. E estou a falar dos três porque eles deverão ser referidos explicitamente no mail de recepção sem preponderância de nenhum deles, para evitar acusações de desvio de tráfego de outros fóruns. Cada novo geocacher depois retira as suas conclusões e frequenta os fóruns que entender.
Com autorização dos moderadores do fórum da GS.com deve ser referido que esse fórum está em redefinição de objectivos e deve ser utilizado principalmente em perguntas aos revisores.
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #20 a quarta 22 ago 2012, 13:13 

Há algum tempo que penso também em criar algo do género, mas não é nada automático nem geral.. porque cada caso é um caso.

Acho que seria útil (para mim enquanto geocacher que quer dar alguns conselhos/dicas) ter guias/infografias de acordo com vários temas para que eu possa rapidamente indicar a um geocacher sem o massar.

Isto porque não acredito que se enviar um brochura/texto enorme com tudo misturado (como fazer logs, como esconder uma cache, etc) ele vá ler... aliás, nem eu ia.

O que proponho é algo fora do Portal GEOPT (mas dentro do projecto) para fácil consulta e referência (não me levem a mal, mas o Portal está algo confuso nos dias que correm) em que um geocacher "sénior" possa ir buscar meia duzia de linhas de acordo com o caso e enviar uma mensagem/email ao owner.

O que eu quero no fundo é dizer a um owner "novo" para ele ter atenção que não se deve meter caches em muros (link para uma breve explicação) e não enviar um texto ou um link com 50 linhas de regras de como esconder caches.

Cláudio
dupladepeso
Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para FORUM

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes