prodrive Escreveu:nunogil Escreveu:Claro que com todo o respeito pelo projecto corresponde à opção d) prodrive.
Se me vais perguntar porquê aproveito e digo já que tenho os meus motivos.
Queres partilhá-lhos, ou vieste aqui apenas despertar a curiosidade?
A existência de Fóruns Regionais, tal como o bife com batatas fritas, a ida do homem à Lua, a descoberta/sequenciação do genoma humano e mais umas quantas coisas, tem aspectos positivos e negativos.
Não me quero alongar nesta análise mas os dois aspectos que primeiro me ocorrem são a “maior capacidade de foco/concentração nas questões regionais” pelo lado dos positivos e a “maior dispersão da informação de interesse nacional” pelo lado dos negativos. Também me ocorre que determinados procedimentos de quem use estes fóruns, podem minorar essas desvantagens.
Obviamente que a mesma teoria se aplica aos sites Nacionais enquanto regiões do Mundo, sem no entanto perder de vista a relevância do factor escala.
O facto de já existirem algumas iniciativas regionais de vários tipos, entre as quais o GeoRibatejo
http://www.georibatejo.org/ (quanto a mim subjacente ao big LOL do nunogil) demonstra dois factos muito relevantes:
Facto 1 - A comunidade tem no seu seio pessoas muito criativas e activas que se esforçam por dinamizar esta actividade e dedicam por vezes muito do seu tempo à melhoria do geocaching em Portugal e na sua Região.
Facto 2 - Há espaço e apetência para a existência de Fóruns de discussão de nível regional.
Relativamente ao “facto 1” apraz-me dizer que, o círculo de geocachers do Ribatejo é um dos grupos onde muita gente activa e com qualidade se tem revelado e isso nota-se nas caches que vão aparecendo, nas actividades que vão organizando e na criação do meritório site Regional. Tive o prazer de conhecer já alguns dos geocachers desse círculo e acredito muito na sua dedicação e capacidade.
Relativamente ao “facto 2”, parece-me que o GeoPT, assumindo a sua quota de responsabilidade no GeoCaching em Portugal, decidiu tomar esta iniciativa (criar os fóruns Distritais) mostrando que continua atento às tendências e vontades da nossa comunidade.
Embora pessoalmente, não seja apoiante incondicional de nenhuma destas iniciativas, parecem-me ambas de indiscutível interesse para o nossa comunidade e não vejo qualquer tipo de sobreposição de áreas e menos ainda qualquer tipo de colisão de interesses. Vejo, isso sim, larga margem para que os assuntos e actividades veiculadas em eventuais sites regionais possam também ser discutidos/difundidos nos fóruns Distritais do GeoPT e margem também para que as pessoas com valor que dedicam o seu tempo e capacidade a esses sites regionais, possam também contribuir activamente para a manutenção e crescimento dos fóruns regionais agora em criação.