[Password] Falta de segurança!

Boas Vindas, Felicitações, Sugestões e Duvidas sobre o fórum.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #1 a quinta 09 dez 2010, 13:53 

[Password] Falta de segurança!

Será que alguém já reparou que é uma falha de Segurança enorme (e também de consideração, mas isso são outros quinhentos) que o e-mail que é enviado para activar a nossa conta tenha lá escarrapachada com todas as letras (sem estar encriptada) a password?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a quinta 09 dez 2010, 14:03 

Re: Falta de segurança!

Embora o teu 1ºpost não seja propriamente de boas vindas :) (mas pertinente), por minha parte bem vindo ao GeoPT.
Aproveito para referir que te fiz muito recentemente uma referência aqui. Se estiveres para aí virado podias fazer lá uma breve resenha das tuas cachadas pelo United Kingdom...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #3 a quinta 09 dez 2010, 14:04 

Falas de que?
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 28 mar 2010, 20:55

Mensagem Post: #4 a quinta 09 dez 2010, 14:06 

Pois.. do geopt.org ou do geocaching.com?
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #5 a quinta 09 dez 2010, 14:13 

geopt.org
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #6 a quinta 09 dez 2010, 14:47 

Não estamos a lidar com um homebanking ou algo parecido. A password é enviada, sem estar encriptada para o mail.
Se podia estar melhorado? Podia. Mas vale o esforço? Com um acesso ao mail seguro, essa questão não se coloca.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #7 a quinta 09 dez 2010, 14:50 

Concordo com o Sup3r. Se o acesso ao email for seguro, não vejo qual o problema da password seguir em claro. Até porque se o acesso ao email não for seguro, quem sabe não tens um sniffer a obter a password que envias quando fazes login no site? Quem diz neste diz em muitos outros!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #8 a quinta 09 dez 2010, 15:18 

Lamentavelmente não posso concordar!
Qualquer pessoa de bom senso sabe que regra numero UM no que diz respeito a passwords é que Nunca se escrevem, nem sequer na areia molhada da praia. Quando estamos a falar de pessoas com conhecimentos profundos na área de IT, muito mais estas pessoas deveriam perceber o problema.
Um acesso seguro ao e-mail não produz segurança a uma password a descoberto, há diversos snifers de mensagens de e-mail que apanham as mensagens na sua transacção, sem ser preciso sequer qualquer acesso à conta portanto isso fica logo de fora, por outro lado mesmo acedendo de forma segura à conta nada impede que de repente apareça alguém alguém por trás e como a janela estava aberta pode ler a password.
Se podia estar melhorado? Podia. Mas vale o esforço? Claro que sim. Tudo o que é para melhorar é bom (ou será que não?), e não deverá ser um esforço assim tão grande... Se há mais sites fazendo o mesmo? Há, mas estão errados, e inclusive já alguns reconheceram e mudaram depois deste tipo de feedback. Se é grave? No meu caso considero que não, mas a resposta tem que ser sim. Se isto é uma queixa/reclamação? Claro que não, funciona e deve-se reconhecer o esforço de quem se dedicou para ter a funcionar. Mas se estamos abertos a receber o feedback dos utilizadores e melhorar com isso, não me parece que a melhor acção seja na primeira ideia diferente cortar logo dizendo que podia ser melhor mas não é.
Só apontando defeitos, podemos ter noção de por onde melhorar, não significa isso que num todo não seja já excelente!
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #9 a quinta 09 dez 2010, 15:31 

Falta de segurança!

IDILIO49 Escreveu:Será que alguém já reparou que é uma falha de Segurança enorme (e também de consideração, mas isso são outros quinhentos) que o e-mail que é enviado para activar a nossa conta tenha lá escarrapachada com todas as letras (sem estar encriptada) a password?

Mas nao costuma ser assim na maioria dos registos em sites similares?

E aproveito para perguntar.
O site permite ou nao a alteração da password??

Creio que sim. So... Problem solved

Sent from my iPhone!
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #10 a quinta 09 dez 2010, 15:43 

Concordo em parte com o Idilio49.
No entanto gostava de clarificar algumas coisas.
A plataforma usada no GeoPT.org não foi por nós desenvolvida. É uma plataforma "standard", open source utilizada em portais de todo o Mundo. Se essa situação acontece, é porque o mercado assim o exige.
Se é grave? Nem é grave nem é problema.
Se assim não fosse haveriam com certeza outros tantos a contradizer.
Vamos imaginar que eu fiz o meu registo. E por hipótese penso que escrevi a minha pass em minúsculas, mas o caps estava ligado e não me apercebi.
Ao receber o mail de activação passo logo a certificar-me dessa situação.
Mas isso é a minha opinião.
No entanto, a password na base de dados está encriptada e ninguem a consegue ver. No entanto se a opinião dos nossos membros for a de retirar essa informação do mail de activação, faça-se a sua vontade. Nada mais simples!
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem
Próximo

Voltar para FORUM

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante